CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 13 de setembro de 2020

ANÁLISE GRAMATICAL: SUBSTANTIVO, ADJETIVO E VERBO

 

Olá, pessoal do 6ºA!

Espero que vocês estejam bem J

 

Nesta semana revisaremos algumas classes gramaticais. Enviem as respostas da atividade para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 21/09/2020.

 

Assunto: classes de palavras – substantivo, adjetivo e verbo.

 

I. Estudo do substantivo

 

a) Pense numa situação que aconteceu com você, hoje de manhã, e faça uma lista com o nome de todos os objetos que você usou durante esse período de tempo.

 

Sua lista:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 b) Leia o texto abaixo:

 

Domingo, manhã, TV

 

                   Boxe, entrevista, equipes. Pista, fiscais. Piloto, carro, banco, volante e pedais. Ignição e motor. Luzes, largada, asfalto, pneus. Reta, acelerador, câmbio, velocidade, ultrapassagem. Curva, espelho, freio, acelerador, marcha, acelerador. Reta, curva, reta. Volta, volta, propaganda, volta, volta. Cinemática, estática e dinâmica. Quilometragem, calor, termômetro,. Reta, óleo, pressão, placas, boxe. Cronômetro. Entrada, parada, mecânico, abastecimento, regulagem, pneus, saída.

                   Cronômetro, tempo. Posição, volta, volta, propaganda, volta. Curva, perigo, derrapada, grama, pedra, embreagem, equilíbrio. Comentário. Retomada, reta, velocímetro. Tempo e distância. Arquibancada, bandeiras, cores. Volta. Chegada.

 

Marco Antonio Hailer

 

c) Qual a situação apresentada no texto?

 

d) A que classe de palavras pertencem as palavras do texto e as da lista que você fez na atividade a?

 

e) Observe as manchetes de jornal e identifique os substantivos.

 

Praias do Rio voltam a ficar cheias em dia de forte calor

Fumaça de incêndios florestais nos EUA chega ao Canadá

Moradores reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo

Calor, pandemia e pouca chuva fazem reservatórios em SP registrarem queda no nível de água

 

II. Estudo do adjetivo

 a) O artista holandês Vincent Van Gogh criou a obra Quarto em Arles observando o lugar em que morava. Quando lhe perguntavam por que usava cores tão fortes, ele respondia que, em vez de tentar reproduzir exatamente o que via diante dos olhos, usava a cor de acordo com sua vontade, a fim de expressar-se com mais força. Observe a obra do pintor e responda: Quais as cores que você percebe nessa tela?



b) Van Gogh pintou muitos objetos nessa representação do seu quarto. Liste alguns deles e dê suas características, isto é, descreva esses objetos. Exemplo: cama pequena, antiga etc.

 

c) Escreva o nome de três objetos que você vê no seu quarto e dê suas características.

 

d) Num texto, para que são usadas as palavras que dão características às coisas?

 

e) Qual é o nome da classe de palavras em que estão inseridas as palavras que indicam as características dos seres?

 

III. Estudo do verbo

 

a) Leia:

 

Eu

Vesti. Calcei. Penteei. Peguei.

Saí. Andei. Subi. Entrei.

Cumprimentei. Entreguei. Brinquei. Comi. Bebi. Dancei.

Brinquei. Falei. Gritei. Cantei. Dancei.

Despedi. Corri. Cheguei. Dormi.

 

Qual é a situação que está sendo apresentada nesse texto?

 

b) Quem está vivendo essa situação?

 

c) Essa situação já ocorreu, vai ocorrer ou está ocorrendo no momento?

 

d) Escolha duas palavras do texto e amplie as ideias da situação apresentada. Exemplo:

Falei → Quando ele se aproximou eu falei, ali mesmo, que gostava muito dele.

 

e) Reescreva o texto mudando a situação para o presente (algo que está ocorrendo no momento).

 

Bibliografia: FERNANDES, Maria. Alp novo: Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 2000. (Adaptado)

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver dúvidas, não deixem de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

As transformações histórica do fenômeno esportivo

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

1. Quais as principais mudanças nos esportes desde o seu surgimento?

2. O que você sabe sobre a participação das mulheres nos fenômenos esportivos?

3. Qual o nome da primeira brasileira a participar de uma Olimpíada?

entregar: 18/09

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Ginástica de Conscientização Corporal

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

1. O que é Ginástica de Conscientização Corporal?

2. Em que a Ginástica de Conscientização Corporal pode contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida?

3. Cite dois exemplos de Ginástica de Conscientização Corporal?

entregar: 18/09

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Ginástica Rítmica

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

1. Como surgiu a Ginástica Rítmica?

2. Quais os tipos de Ginástica Rítmica?

3. Quais são os aparelhos da Ginástica Rítmica?

entregar: 11/09

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Praticas corporais de aventura urbana

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

 

1. O que são praticas corporais de aventura urbana?       

 

2. Você já praticou alguma pratica corporal de aventura urbana? Qual?

 

3. Cite duas praticas corporais de aventura urbana?

 

entregar: 18/09

 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Jogos de invasão

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:

1.Quais as dimensões do campo de Futebol americano?

2.Quais as dimensões de um campo de Rúgbi?

3. Cite 3 regras básicas do jogo de Rúgbi?

 

entregar: 18/09

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Gravidez na adolescência

 

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia:

1. Quais exames são obrigatórios na gestação?

2 . No período gestacional pode praticar atividade física?

3. Quanto tempo dura uma gestação?

entregar: 18/09

e-mail: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

papagaio

 

Olá turma ! Uma boa semana para todos.

Atividades de estudos da semana de 14/09 à 18/09/2020.


Faça as atividades e mande-me pelo e-mail : jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto e responda as questões:

Papagaio foge de casa e se dá mal

Papagaio e sua família foram apreendidos por causa de uma fuga malsucedida


No último dormindo, Celestino, um papagaio da espécie Curica, fugiu de casa, no bairro Moinho Torto, na cidade de Itaperópoles, no Amazonas.

O papagaio Celestino foi adotado pelo casal Antônio e Matilde, em 1994, e morava em uma chácara. Ao perceber seu sumiço, Matilde foi à sua procura, mas era tarde demais, pois o papagaio fora apreendido por um policial do IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O casal tentou resgatar Celestino, mas não conseguiu, pois não havia registros de legalização da adoção do papagaio.

Celestino ficará sob a proteção do IBAMA até se adaptar para voltar à floresta amazônica.

O casal foi preso por crime ambiental e inafiançavel, podendo ficar recluso no período de seis meses a um ano e pagará multa, uma vez que no Brasil é proibido criar aves silvestres sem autorização do IBAMA e dos órgãos ambientais de seu estado.


Iperópoles, 19 de fevereiro de 2020. Ano 4 n°75/1ª edição


Após a leitura, responda.

1_Qual o fato principal?---------------------------------------------------------------------------------------

2_Onde aconteceu?---------------------------------------------------------------------------------------------

3_Quando aconteceu?------------------------------------------------------------------------------------------

4_Quem são as pessoas envolvidas no caso?---------------------------------------------------------------

5_Qual a finalidade dessa notícia?


a)_Explicar o sumiço do papagaio.

b)_Noticiar um fato ocorrido em Itaperópolis.

c)_Divulgar a cidade de Itaperópolis.

d)_Ironizar a fuga do papagaio.


Leia o texto e responda as questões


Alguns animais têm hábitos que podemos considerar curiosos… Os gatos, por exemplo, se lambem para limpar o pelo. Já os cachorros instintivamente procuram comer certas ervas quando estão sentindo algum mal-estar. Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedras! É isso aí! E olha que, em vez de fazê-los passar mal, as pedras exercem funções úteis dentro do organismo.

As pedras engolidas por certos animais são chamadas gastrólitos, que quer dizer, pedras do estômago. É dentro deste órgão que elas ficam armazenadas e ajudam a triturar os alimentos e a limpar as paredes estomacais dos parasitas que a infestam. Além disso, as pedras aliviam a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem comer, já que ocupam um bom lugar em seu organismo.

Crocodilos, pinguins, focas e leões-marinhos, entre outros animais aquáticos, estão na lista dos engolidores de pedra.

Mas não pensem que os bichos engolem qualquer pedra que veem pela frente. Eles escolhem com muito cuidado as que vão para sua barriga. Valem as mais lisinhas e bem arredondadas.

(S. Salvatore)

6_ Os animais que comem pedras escolhem as que são:

a)_arredondadas. c)_grandes.

b)_macias. d)_pontudas.


7_Em “em vez de fazê-los passar mal...”,o termo destacado refere-se a:

a)_animais que comem pedras.

b)_cachorros que comem certas ervas.

c)_gatos que se lambem para limpar o pelo.

d)_parasitos que infestam os animais.


8_Em “Mas tem bicho com hábitos mais intrigantes, como comer pedras!” A palavra intrigante, quer dizer:

a)_ruim. c)_saudável.

b)_estranho. d)_doentio.


9_Esse texto que você leu:

a)_descreve como alimentar os animais doentes.

b)_informa curiosidades sobre alimentação de alguns animais.

c)_apresenta animais que precisam comer ervas todo tempo.

d)_explica como os gatos e cachorros se alimentam.


10_Além de triturar os alimentos, as pedras também são úteis porque:

a)_limpam as paredes do estômago e aliviam a sensação de fome.

b)_limpam o pelo e absorvem vitaminas.

c)_aliviam o mal - estar e limpam as paredes do estômago.

d)_ajudam a digerir ervas e matam a fome.