Olá,
pessoal do 6ºA!
Espero
que vocês estejam bem J
Nesta
semana revisaremos algumas classes gramaticais. Enviem as respostas da
atividade para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 21/09/2020.
Assunto: classes de
palavras – substantivo, adjetivo e verbo.
I. Estudo do substantivo
a)
Pense numa situação que aconteceu com você, hoje de manhã, e faça uma lista com
o nome de todos os objetos que você usou durante esse período de tempo.
|
Domingo, manhã, TV
Boxe,
entrevista, equipes. Pista, fiscais. Piloto, carro, banco, volante e pedais.
Ignição e motor. Luzes, largada, asfalto, pneus. Reta, acelerador, câmbio,
velocidade, ultrapassagem. Curva, espelho, freio, acelerador, marcha,
acelerador. Reta, curva, reta. Volta, volta, propaganda, volta, volta.
Cinemática, estática e dinâmica. Quilometragem, calor, termômetro,. Reta, óleo,
pressão, placas, boxe. Cronômetro. Entrada, parada, mecânico, abastecimento,
regulagem, pneus, saída.
Cronômetro,
tempo. Posição, volta, volta, propaganda, volta. Curva, perigo, derrapada,
grama, pedra, embreagem, equilíbrio. Comentário. Retomada, reta, velocímetro.
Tempo e distância. Arquibancada, bandeiras, cores. Volta. Chegada.
Marco Antonio
Hailer
c) Qual a situação apresentada no texto?
d) A que classe de palavras pertencem as
palavras do texto e as da lista que você fez na atividade a?
e) Observe as manchetes de jornal e
identifique os substantivos.
Praias do Rio voltam a ficar cheias em dia de forte
calor
Fumaça de incêndios florestais nos EUA chega ao
Canadá
Moradores reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo
Calor, pandemia e pouca chuva fazem reservatórios em SP registrarem queda no nível de água
II.
Estudo do adjetivo
a) O artista holandês Vincent Van Gogh criou a obra Quarto em Arles observando o lugar em que morava. Quando lhe perguntavam por que usava cores tão fortes, ele respondia que, em vez de tentar reproduzir exatamente o que via diante dos olhos, usava a cor de acordo com sua vontade, a fim de expressar-se com mais força. Observe a obra do pintor e responda: Quais as cores que você percebe nessa tela?
b) Van Gogh pintou muitos objetos nessa representação
do seu quarto. Liste alguns deles e dê suas características, isto é, descreva
esses objetos. Exemplo: cama pequena, antiga etc.
c) Escreva o nome de três objetos que
você vê no seu quarto e dê suas características.
d) Num texto, para que são usadas as
palavras que dão características às coisas?
e) Qual é o nome da classe de palavras
em que estão inseridas as palavras que indicam as características dos seres?
III.
Estudo do verbo
a) Leia:
Eu
Vesti. Calcei. Penteei. Peguei.
Saí. Andei. Subi. Entrei.
Cumprimentei. Entreguei. Brinquei. Comi.
Bebi. Dancei.
Brinquei. Falei. Gritei. Cantei. Dancei.
Despedi. Corri. Cheguei. Dormi.
Qual é a situação que está sendo
apresentada nesse texto?
b) Quem está vivendo essa situação?
c) Essa situação já ocorreu, vai ocorrer
ou está ocorrendo no momento?
d) Escolha duas palavras do texto e
amplie as ideias da situação apresentada. Exemplo:
Falei → Quando ele se
aproximou eu falei, ali mesmo, que
gostava muito dele.
e) Reescreva o texto mudando a situação
para o presente (algo que está ocorrendo no momento).
Bibliografia: FERNANDES,
Maria. Alp novo: Análise, Linguagem e
Pensamento. São Paulo: FTD, 2000. (Adaptado)
Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se houver
dúvidas, não deixem de perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida