CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 16 de junho de 2020


Aula 2 - 3º Anos - 2º Bimestre - FILOSOFIA 
1. Quais são os direitos essenciais ao homem

2. Assistir o vídeo sobre – Thomas Hobbes (1588-1679)
   
3. Atenção!
Não esquecer de realizar a atividade 

Escrever Redação



Aula 2 - 1º B - 2º Bimestre - FILOSOFIA 

1. Assistir o vídeo sobre – Tipos de conhecimentos

2. Atenção: não esquecer de realizar as entrevistas

Entrevistas 


Aula 06 de História - 3°C (Segundo Bimestre)



                              Olá novamente, queridos alunos e alunas!




  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, a cada dia a saudade, de vê-los aumenta!

 Nessa semana temos a primeira aula do Centro de Mídias para o segundo bimestre. Assistam:

 

acesso em 13/06/2020, 18:22



  Após assistir a aula (É muito importante que assistam, pois conseguindo acompanhar, todas as questões podem ser respondidas acompanhando o vídeo, sugiro anotarem os pontos que acharem mais importante caso tenham dificuldade para acompanhar. São anotações só para ajudar vocês, no caso), respondam as questões nesse link do Google Formulários:


 Questões Primeira Guerra Mundial


Quem puder, só responder direto clicando no link "Questões Primeira Guerra Mundial". Quem tiver qualquer dificuldade em acessar a atividade, pode me mandar um email, que eu ajudarei da forma que for possível. Se estiverem com dificuldades com o formulário, vocês também podem fazer as questões e responder no caderno, e me mandar a foto por email.


  Lembrando que toda atividade do blog vale de 0 a 10 na nota do bimestre. 


Outra coisa: Nós professores  sabendo das dificuldades que muitos alunos estão tendo em relação aos estudos remotos, preparamos um questionário, também no no Google Formulários, para procurar saber como vocês estão fazendo para realizar as atividades do blog. É muito importante para nós que também respondam esse formulário, para que nós possamos buscar a melhor forma que todos possam ter acesso e fazer as atividades. Segue o link:

 
  
Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajudá los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.



   
Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida

Aula 06 de História - 2°F (Segundo Bimestre)



                              Olá novamente, queridos alunos e alunas!




  Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, a cada dia a saudade, de vê-los aumenta!

 Nessa semana temos a primeira aula do Centro de Mídias para o segundo bimestre. Assistam:




acesso em 13/06/2020, 17:13


  Após assistir a aula (É muito importante que assistam, pois conseguindo acompanhar, todas as questões podem ser respondidas acompanhando o vídeo, sugiro anotarem os pontos que acharem mais importante caso tenham dificuldade para acompanhar. São anotações só para ajudar vocês, no caso), respondam as questões nesse link do Google Formulários:


Questões Crise do Feudalismo


Quem puder, só responder direto clicando no link "Questões ". Quem tiver qualquer dificuldade em acessar a atividade, pode me mandar um email, que eu ajudarei da forma que for possível. Se estiverem com dificuldades com o formulário, vocês também podem fazer as questões e responder no caderno, e me mandar a foto por email.


  Lembrando que toda atividade do blog vale de 0 a 10 na nota do bimestre. 


Outra coisa: Nós professores  sabendo das dificuldades que muitos alunos estão tendo em relação aos estudos remotos, preparamos um questionário, também no no Google Formulários, para procurar saber como vocês estão fazendo para realizar as atividades do blog. É muito importante para nós que também respondam esse formulário, para que nós possamos buscar a melhor forma que todos possam ter acesso e fazer as atividades. Segue o link:





 
  
Quem tiver dúvidas entre em contato comigo para que eu possa ajudá los. Comentando aqui no blog, ou me mandando email.



   
Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Abraços,
Prof. Willian A. Almeida



    Olá pessoal espero que estejam bem , nesta semana vamos retomar alguns tópicos da chamada expansão marítima européia e porquê o pioneirismo português ocorreu. Portugal se valeu de uma centralização política , possibilitada pela Revolução de Avis unificando seu reino . Isso fortaleceu sua administração e por conseguinte sua economia . Novas tecnologias foram cridas como a bússola ,a imprensa, novos mapas com maior precisão foram construídos.

   
 A expansão comercial marítima foi construída e financiada pela burguesia e é neste processo que se consolida a chegada dos europeus a América. É caracterizada sobretudo pelas buscas de gêneros alimentícios e metais preciosos escassos na Europa , Portugal e Espanha vão estar a frentes deste processo , isso pode ser explicado pelo fato destes países terem participado dum processo de centralização política.

 A seguir algumas das principais mudanças :
  • Decadência das cidades italianas.
  • Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
  • Formação do Sistema Colonial.
  • Enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América.
  • Retorno do escravismo em moldes capitalistas
  • Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo.
  • Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.

    Novas rotas foram criadas pelos Portugueses para buscar as especiarias na África e na Índia, foi criado o chamado Périplo africano , se antes as rotas comercias estavam ligadas ao mar mediterrâneo e eram dominadas pelos italianos e arabes , agora os portugueses vão estar a frente deste processo. E o que se buscava nestes lugares ? As chamadas especiarias : Noz de moscada, cravo , açafrão , gengibre, pimenta. E os artigos de luxo : porcelana , seda , tecidos finos, pérolas japonesas.


     No périplo africano ou seja volta a África são criadas as feitorias , entrepostos de trocas comerciais. Neste entrepostos começam a ser escravizada as pessoas para comércios e em Cabo Verde se tem o início o plantio da cana para fabricação do açúcar.   

     Em 1498 Portugal e Espanha acordam o tratado de Tordesilhas que era a divisão da América entre as duas coroas por tanto o conceito de descobrimento do Brasil não faz sentido algum, e por que sustentaram está mentira histórica por tanto tempo ?

     Consequência desses processos foram a ocupação e exploração do chamado novo mundo , fortalecimento das monarquias absolutistas, primórdios da globalização.

   Veja os vídeos :






   













      Boa semana pessoal, nesta semana nós vamos retomar algumas algumas discussões anteriores em nossas aulas , como por exemplo a problematização do conceito pré- história, que é sim limitador, porque reduz os povos que não se valiam da escrita , entendendo-os como inferiores. em outras palavras os seres humanos que viviam dentro dessa delimitação de períodos eram dotados de muita inteligência e acumularam diversos conhecimentos , desenvolveram inúmeras civilizações .

     Já vimos os conceitos de Paleolítico , Neolítico e suas características . É bom retomar a Idade do Bronze 3300 a.c a 1000 a.c nela as diferentes sociedades usaram em larga escala os metais em suas economias em diferentes setores , desde artefatos doméstico, bem como ferramentas para a produção agrícola e armas para se defender de invasores e promover conquistas territoriais.


     As primeiras sociedades se desenvolveram próximas aos grandes rios e por isso são chamadas de sociedades hidráulicas. Como no chamado Crescente Fértil , entre o norte da África e o oriente médio região da Mesopotâmia  rios Tigre e Eufrates atual Iraque e Turquia, Egito rio Nilo, Palestina rio Jordão. Sociedade Chinesa rio amarelo , Indiana rio Indu.
     Os rios favorecem as navegações , proporcionam lazer e oferecem alimentos , além de facilitar e possibilitar a agropecuária. Então é nesses lugares de muito calor e rios caudalosos que os primeiros povos vão se fixar e construírem as primeiras cidades , os primeiros Estados. Este primeiros Estados eram Teocracias , em geral Monarquia Teocráticas. Os reis eram representantes de Deus , as religiões tinham por características o politeísmo.


Façam uma breve pesquisa sobre as principais cidades -estados, poder descentralizado Mesopotâmicas , sua escrita , religião principais monumentos e feitos históricos.

     Pensem sobre a frase do historiador grego Heródoto ; ' O Egito é uma dádiva do Nilo ', até onde ela consegue explicar o esplendor da sociedade Egipicia ?









   

   







     Boa semana pessoal. Nesta semana vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre a Grande Guerra, 1914-1918.

   
     '' A guerra começou tal como se tinha imaginado, fértil em surpresas e reviravoltas: invasão da França, ofensiva inesperada dos Russos, batalha do Marne , vitória dos Alemães a leste, derrotaaustríacadiante de Belgrado, entrada em guerra da Turquia e do Japão.
     No Natal de 1914, vários milhões de combatentes ficaram totalmente surpreendidos por se encontrarem imobilizados e , ainda que parecesse um paradoxo, eram forçados a enterrarem-se para sobreviver.
     ... Em algumas semanas a guerra metamorfoseara-se : mudava, ao mesmo tempo, de método e de estilo, de natureza e de espirito, de objetivos e de extensão. Transformava-se na Grande Guerra. ( Marc Ferro , in : A Grande Guerra, pg 75 ). "




     Como dissemos na aula anterior os dirigentes, as sociedades como um todo, imaginavam que esses conflitos seriam de curta duração , em função da aplicação das novas tecnologias nos combates bélicos . Aconteceu o inesperado a primeira fase da guerra é marcada por um imobilismo estático dos exércitos em combate. Tanques , metralhadoras, granadas, aviões bombardeios, promoveram um banho de sangue , numa chuva de chumbo . Tão logo os exercito desenvolveram uma tática para tentar pormenorizar os horrores , criaram as Trincheiras , invernos rigorosos, verões intensos , insalubridade, doenças , fome ,morte , ratos,  a carta que não chega , esse são alguns dos aspectos que marcaram a vida dos soldados neste conflito. Foi um horror sem fim . Trincheiras com 2 metros de profundidade, 1,5 de largura, centenas de quilômetros de extensão, esse foi o cotidiano dos exercitos até o início de 1917 quando esse imobilismo é rompido .


     A Itália troca de lado em função de promessas econômicas e territoriais feitas pelos ingleses. A Russia sai derrotada assinando o tratado de Brest-Litovski e vai vivenciar uma Revolução interna de caráter socialista. O que definiu a guerra e pôs fim ao imobilismo , ao impasse, foi exatamente a entrada dos EUA no conflito , que até 1917 vinha fornecendo materiais bélico, remédios, vestimentas, para os dois lados do conflito mas quando os Alemães atacam com submarinos navios comerciais estadunidenses com objetivo de sufocar a população inglesa que está numa ilha e é abastecida por navios os EUA declaram guerra as potencias centrais e definem os rumos do conflito . No cenário internacional emergem como a principal potência internacional superando a Inglaterra destruída , assim como a Europa ocidental.

     As monarquias absolutistas imperiais ruíram , um novo mapa na Europa foi criado com inúmeros novos países e suas nacionalidades, em torno de 17 milhões de pessoas perderam suas vidas , foram assinados diversos tratados de paz como o de Versalhes , criaram a Liga das Nações preambulo do que viria a ser a ONU.

veja os vídeos : sobre o filme Glória Feita de Sangue.



Indicação do filme baseado num livro , Nada de Novo no Front ,de um soldado alemão Erich Maria Remarque, relatando os horrores da guerra





Aula 2 - 2º Ano - 2º Bimestre - FILOSOFIA 

1. Definição de indivíduo 


2. Assistir o vídeo sobre John Locke


3. Atenção: não esquecer de realizar a atividade 

Atividade 2


ARTE ESTÁ EM TODA PARTE DA VIDA

QUERIDOS ALUNOS, ESTOU FICANDO PREOCUPADA COM A NÃO ENTREGA DAS ATIVIDADES QUE POSTEI NO DRIVE. DEIXAR TANTO ALUNO ASSIM DE RECUPERAÇÃO VAI SER MUITO COMPLICADO. PASSEM PARA TODOS DO GRUPO DA SALA E FAÇAM! PASSEM A RESPOSTA APENAS, OS DESENHOS, MAS FAÇAM!

A AULA DO CENTRO DE MIDIA NESSE SABADO SERÁ UMA PREPARAÇÃO PARA O ENEM! ASSISTAM!
TENHO UMA SUGESTÃO DA USP

https://docs.google.com/document/d/18HiSg_Wx0DyKQ7Q8E-2vf9m1Sl6FhFv_2tfwSsI8lXY/edit?usp=sharing

2 Bimestre - Geografia - Aula 02














2 bimestre - Geografia aula - 02.





Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.

Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES.





É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.




VAMOS COMEÇAR..........





ASSISTA A VÍDEO AULA SOBRE O TEMA QUE JÁ INICIAMOS NA SEMANA PASSADA.


* AGORA QUE VOCÊ  ASSISTIU A VÍDEO AULA SOBRE CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES VAMOS PARA AS ATIVIDADES.



- POR FAVOR COLOCAR TODOS OS DADOS QUE SÃO SOLICITADOS NO FORMULÁRIO. 



- EXEMPLO : NOME: MARCO ANTONIO
                        SERIE/SALA: 3 W
                        DATA: 00/00/0000



* O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS CARACTERIZARÁ ATIVIDADE INCOMPLETA.



CLICK NO LINK PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.






ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.



NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.



VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.





QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.





BOA AULA A TODOS.....

2 Bimestre - Geografia - Aula - 02














2 bimestre - Geografia aula - 02.





Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.

Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de OS CIRCUITOS DE PRODUÇÃO.





É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.




VAMOS COMEÇAR..........





LEIA O TEXTO ABAIXO.

Espaço Industrial Brasileiro


Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território literalmente produz o espaço, transformando-o e conferindo a ele novas lógicas e novos significados. A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros.
No Brasil, o processo de industrialização iniciou-se enquanto política de Estado a partir da década de 1930, quando a dependência econômica nas exportações de matérias-primas, com destaque para o café, levou a economia do país a ruir diante da Crise de 1929. Tal proposição intensificou-se com o chamado Plano de Metas, na década de 1950, e acarretou para uma ampliação da produção industrial brasileira.
No entanto, essa concentração ocorreu, sobretudo, na região Sudeste do Brasil, com o predomínio da cidade de São Paulo, em função de sua posição geográfica estratégica e da herança econômica ofertada pela produção cafeeira, que conferiram a essa cidade uma ligação com o Oeste e com o Porto de Santos através das ferrovias.
Além disso, a partir da década de 1950, a indústria automobilística consolidou-se nessa região, o que foi fundamental para a concentração do parque industrial brasileiro na capital paulista e em sua região metropolitana. Tais processos provocaram uma rápida e precária urbanização, bem como a explosão de movimentos migratórios advindos das diferentes regiões do Brasil.
O resultado foi o grande surto populacional da região Sudeste. Em 1872, São Paulo contava com cerca de 32 mil habitantes e era a décima maior cidade brasileira; ao final do século XX, já se tornara a maior metrópole do país e a quarta maior do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes, contando a cidade e sua região metropolitana, e 11 milhões, contando apenas a capital.
Na década de 1970, a produção industrial da capital paulista e de seu entorno representava quase a metade de toda a produção industrial nacional.
Todavia, a partir da década de 1980 em diante, houve esforços governamentais que se preocuparam em proporcionar uma desconcentração industrial do país, fato que só se efetivou claramente a partir da década de 1990. Apesar disso, São Paulo continuou na liderança nacional industrial, muito em virtude de sua modernização e ampliação de seu aparato tecnológico e industrial.
Observe o crescimento demográfico da cidade de São Paulo no século XX e como ele diminuiu a partir do século XXI. ¹
Observe o crescimento demográfico da cidade de São Paulo no século XX e como ele diminuiu a partir do século XXI. ¹
Desconcentração industrial e Desmetropolização
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, as Unidades Federativas brasileiras ganharam maior autonomia no que diz respeito à política de implantação de impostos e de gerência de seu território.
O resultado disso foi a instauração de um fenômeno chamado de “Guerra Fiscal”, em que os estados passaram a brigar pela presença das indústrias em seus espaços. Tal preocupação dava-se no fato de que a instalação de indústrias em um dado local ampliava a geração de empregos, elevava o consumo e angariava investimentos para obras de infraestrutura.
O problema é que esse processo de desconcentração industrial do território brasileiro não foi acompanhado de uma política de gerência urbana do espaço, acarretando para a difusão de problemas socioambientais no espaço das grandes cidades, com o crescimento dos índices de violência e a precarização das escolas, que não possuíam capacidade para atender a todo o quantitativo populacional. Além disso, observou-se também a ocorrência da favelização das cidades, segregação urbana, crescimento desordenado e precarização do trabalho assalariado, o que reduzia o poder de consumo da população. Viver nas cidades, sobretudo a partir do final do século XX, tornou-se um grande desafio.
Diante disso, observa-se atualmente o crescimento dos polos industriais e farmoquímicos, bem como sua dispersão pelo país, o que vem resultando no processo de Desmetropolização das grandes cidades, que mesmo registrando crescimentos populacionais, não vêm atraindo mais a mesma quantidade de pessoas de outras regiões como anteriormente.
Em contrapartida, observou-se o crescimento das chamadas cidades médias, que se caracterizam por ter uma população fixada entre 200 e 500 mil habitantes e por não se encontrarem em regiões metropolitanas. Tais cidades vêm se tornando verdadeiros atrativos para indústrias que buscam menos prejuízos financeiros com transporte (em razão dos congestionamentos das grandes cidades), além de impostos menores, terrenos mais baratos e força sindical menos articulada, o que favorece a diminuição de custos com salários.
Outro fato que contribui para esse processo de desmetropolização é a consolidação da malha rodoviária do Brasil, diferentemente do que havia nos tempos de instalação das indústrias brasileiras. Atualmente é mais fácil – também em função da Revolução Técnico-Científica – a dispersão de produtos e serviços para dentro e para fora do território, de forma que a estratégia de localização da indústria no espaço diminuiu em importância.
Essa dinâmica vem favorecendo o crescimento das médias cidades que, no entanto, só oferecem boas condições de subsistência para trabalhadores que possuem qualificações ou experiência em ramos industriais cada vez mais avançados tecnologicamente.
Apesar disso, é importante frisar que não é possível dizer que as metrópoles tendem a reduzir suas populações nos próximos anos, até porque as cidades médias e pequenas já demonstraram não ser capazes de absorver toda a mão de obra presente nas grandes cidades. A tendência que vem se revelando é que elas também passem a apresentar problemas urbanos, sociais, ambientais e de mobilidade.

VOCÊ LEU O TEXTO ? ESTÁ COM DÚVIDAS AINDA ?
ASSISTA ESSA VÍDEO AULA PARA AJUDAR NA COMPREENSÃO DO TEMA DE HOJE.

* AGORA QUE VOCÊ LEU O TEXTO E ASSISTIU A VÍDEO AULA SOBRE COORDENADAS GEOGRÁFICAS VAMOS PARA AS ATIVIDADES.

- POR FAVOR COLOCAR TODOS OS DADOS QUE SÃO SOLICITADOS NO FORMULÁRIO. 

- EXEMPLO : NOME: MARCO ANTONIO
                       SERIE/SALA: 3 W
                       DATA: 00/00/0000

* O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS CARACTERIZARÁ ATIVIDADE INCOMPLETA.

CLICK NO LINK PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.


ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.

NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.

VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.

QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.





BOA AULA A TODOS.....


2 Bimestre - Geografia - Aula - 02














2 bimestre - Geografia aula - 02.





Olá  meus queridos  alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog.

Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES.


Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.


Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS.





É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.




VAMOS COMEÇAR..........





LEIA O TEXTO ABAIXO.

Redes geográficas

As redes geográficas envolvem o conjunto de fixos e fluxos que se comportam como instrumentos do processo de Globalização.

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.
Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.
É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.
Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.
A importância das redes geográficas deu-se também para o avanço do sistema capitalista financeiro, que, para muitos, ganhou o status de capitalismo informacional. A expansão das empresas multinacionais encontra-se bastante facilitada, incluindo a formação das holdings, que são agrupamentos entre empresas interligadas em redes internacionais.
As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes. Um exemplo é a rede urbana, que se define de local ao global nos mais diversos níveis hierárquicos, desde as cidades globais mais avançadas até os centros regionais dos países periféricos. Assim, o que se percebe nas diferentes redes geográficas é a constituição de “nós” formados por tamanhos diferentes, ou seja, alguns com mais fluxos dos que os outros.
As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.

VOCÊ LEU O TEXTO ? FICOU COM DÚVIDA AINDA ?

ASSISTA A VÍDEO AULA QUE FOI TRANSMITIDA PELO CMSP PARA AJUDAR VOCÊ NA COMPREENSÃO DO TEMA DESSA SEMANA.



* AGORA QUE VOCÊ LEU O TEXTO E ASSISTIU A VÍDEO AULA SOBRE FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS  VAMOS PARA AS ATIVIDADES.



- POR FAVOR COLOCAR TODOS OS DADOS QUE SÃO SOLICITADOS NO FORMULÁRIO. 



- EXEMPLO : NOME: MARCO ANTONIO
                          SERIE/SALA: 3 W
                          DATA: 00/00/0000



* O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS CARACTERIZARÁ ATIVIDADE INCOMPLETA.


CLICK NO LINK PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.





ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK  PARA O MEU E-MAIL.


NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.


VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA  RESPONDER A ATIVIDADE.


QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.





BOA AULA A TODOS.....

ARTE ESTÁ EM TODA PARTE DA VIDA

QUERIDOS ALUNOS, ESTOU FICANDO PREOCUPADA COM A NÃO ENTREGA DAS ATIVIDADES QUE POSTEI NO DRIVE. DEIXAR TANTO ALUNO ASSIM DE RECUPERAÇÃO VAI SER MUITO COMPLICADO. PASSEM PARA TODOS DO GRUPO DA SALA E FAÇAM! PASSEM A RESPOSTA APENAS, OS DESENHOS, MAS FAÇAM!

A AULA DO CENTRO DE MÍDA:

ARTE ESTÁ EM TODA PARTE DA VIDA II

CONTINUAÇÃO:

ARTE ESTÁ EM TODA PARTE DA VIDA

QUERIDOS ALUNOS, ESTOU FICANDO PREOCUPADA COM A NÃO ENTREGA DAS ATIVIDADES QUE POSTEI NO DRIVE. DEIXAR TANTO ALUNO ASSIM DE RECUPERAÇÃO VAI SER MUITO COMPLICADO. PASSEM PARA TODOS DO GRUPO DA SALA E FAÇAM! PASSEM A RESPOSTA APENAS, OS DESENHOS, MAS FAÇAM!

A AULA DO CENTRO DE MÍDA:

ARTE ESTÁ NO DIA A DIA

QUERIDOS ALUNOS, ESTOU FICANDO PREOCUPADA COM A NÃO ENTREGA DAS ATIVIDADES QUE POSTEI NO DRIVE. DEIXAR TANTO ALUNO ASSIM DE RECUPERAÇÃO VAI SER MUITO COMPLICADO. PASSEM PARA TODOS DO GRUPO DA SALA E FAÇAM! PASSEM A RESPOSTA APENAS, OS DESENHOS, MAS FAÇAM!

A AULA DO CENTRO DE MÍDA:
SONS CORPORAIS
-O QUE VOCE ENTENDE POR SONS CORPORAIS?
-VOZ E SONS CORPORAIS.
-EXEMPLOS DE SONS CORPORAIS:
HAMBONE
BEAT BOX
-GRUPOS QUE TRABALHAM SONS CORPORAIS:
BARBATUQUES
ORQUESTRA VEGETAL
STOMP
-INSTRUMENTOS MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS.
-NOTAS MUSICAIS.
-VOCE JÁ OUVIU OU PRODUZIU MÚSICAS COM INSTRUMENTOS NÃO CONVENCIONAIS?
-COMO ERAM ESSES INSTRUMENTOS E OS SEUS SONS?

Exercício Resolvido - Função Horária da Velocidade - MUV (Vídeo)

Exercício Resolvido - Função Horária da Velocidade - MUV (Vídeo)

Exercício Resolvido - Função Horária da Velocidade - MUV