Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
terça-feira, 14 de julho de 2020
Olá pessoal tudo bem , nesta semana nós vamos analisar , resenhar, alguns videos e textos sobre o livro de Eduardo Galeano , As Veias Abertas da América Latina . É um texto clássico sobre o tema da exploração dos recursos na américa latina e o extermínio dos povos originários .
Temos aqui quatro breves vídeos que constroem reflexões sobre a História da América Latina , para cada um deles peço que vocês discorram um breve texto sobre eles . Evidente, me enviem pelo email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br
Nesta próxima quinta -feira teremos um debate as 19 horas no link : bit.ly/cinebonline1
sobre o filme : Nega que é nega não nega nega ser nega não.
Veja o filme e venha participar vai ser muito bom .
Olá pessoal tudo bem , nesta semana nós vamos pensar e refletir sobre o Fascismo italiano .
Muito se diz que a ascensão dos regimes totalitários como o Fascismo vai acontecer em função dum revanchismo causado pelas humilhações aos países derrotados na Grande Guerra . Fica a pergunta, em outras guerras do final do século XIX e início XX inúmeros países que saíram como derrotados não vivenciaram processos semelhantes .
A vocês mais jovens este parece ser um fenômeno distante no tempo e esclarecido sobre uma perspectiva teórica , com interpretações satisfatórias . Mas conforme o tempo passa e vamos ficando mais distantes deste fenômeno , fica nítida a necessidade de se estudar ainda mais o surgimento , a consolidação e as práticas fascistas .
Alguns tópicos sempre aparecem em seu bojo teórico , quais : belicismo e antipacifismo . Anti-semitismo , anti-liberalismo, anti-socialismo. Controle da imprensa e dos meios de comunicação , controle dos sindicatos . Regime político uni partidário, ou seja, somente o partido do governo é autorizado a funcionar . Orgãos de propaganda política e culto ao chefe do governo , controle dos corpos e do pensamento. Esses são elementos encontrados no corpo teórico do fascismo. Eles também se voltavam para um passado mítico , diziam ser descendente direto dos romanos , portanto domínio do passado para controlar o presente . Daí vem o nome e o simbolo o Fascio, uma arma de luta romana , caracterizada por um feixe de varas.
Esse movimento foi liderado e construído por Benito Mussolini, ex-combatente da primeira guerra mundial e proprietário do jornal Avante de orientação socialista. Como esse movimento dos camisas pretas conquistou inúmeros adeptos ? É certo que as crises econômicas e sociais impulsionaram esse movimento , que é sim uma milícia organizada, perseguia adversários políticos e instituições contrárias as orientações centrais .
Mussolini chegou ao poder depois da Marcha sobre Roma em outubro de 1922 , o Rei Vitor Emanoel III o coloca como primeiro ministro e em 1925 ele se auto -proclama o grande ditador da Itália . Esses práticas acima sitadas se intensificam e o Estado Totalitário se consolida.
Pessoal na próxima quinta feira teremos um debate as 19 horas sobre o filme : Nega que é nega não nega ser nega não .
Hoje
iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos
estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos.
A Nossa aula de História nessa semana pelo Centro de Mídias será exibida amanhã, 15/07, 19hs.
Por conta disso, ela somente será utilizara para trabalhar na semana que vem, na aula 11.
Por conta disso, a atividade dessa semana será diferenciada. Vocês irão fazer uma leitura do material de História preparado pelo Centro de Mídias do ENEM, cujo link no Google Drive vou colocar aqui abaixo, e em seguida vocês irão fazer um relatório com as maiores dúvidas do que foi proposto no material sobre História. Esse material também está no Google Sala de Aula da turma.
Para fazer o relatório, vocês podem ou mandar ele em arquivo Word para meu email, ou acessar um Google Documentos que postarei no Google Sala de Aula da Turma.
Lembrando que além dessa atividade, todos os Formulários das aulas anteriores estão disponíveis no
perfil da Sala de Aula no Google Classroom, além daqui do próprio Blog. Caso
ainda não tenha ativado seu email no SED, o portal do estudante para verem as
suas notas, ativem para que possam ter acesso.
Também irei realizar uma nova aula online no Centro de Mídias dia 20/07 as 20hs (oito horas da
noite ). O acesso pelo Centro de
Mídias é super simples, na sexta feira colocarei aqui no blog e no Google Sala
de Aula um tutorial de como acessar.
Dúvidas
comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Hoje iremos continuar com a nossa rotina de estudos on line, espero que todos estejam bem, e conseguindo acompanhar os estudos
. Vamos dar sequência ao nosso conteúdo. Caso tenha acesso, assista nossa ultima vídeo aula do Centro de Mídias:
06/07 - 2ª série EM - História - A colonização espanhola na américa acesso em 15:04 13/07/2020
Após assistir a videoaula acima, responder o seguinte formulário: Virreinatos
Essa atividade, e todos os Formulários das aulas anteriores estão disponíveis no perfil da Sala de Aula no Google Classroom, além daqui do próprio Blog. Caso ainda não tenha ativado seu email no SED, o portal do estudante para verem as suas notas, ativem para que possam ter acesso.
Pessoal, informação importante. Estou começando a fazer uso do Google Sala de Aula, e já convidei todos os alunos a participarem, já postei todos os formulários anteriores para quem não fez ou não tinha acesso a internet naquele momento poderem fazerem. Também irei realizar uma nova aula online no Centro de Mídias dia 20/07 as 20hs (oito horas da noite ). O acesso pelo Centro de Mídias é super simples, na sexta feira colocarei aqui no blog e no Google Sala de Aula um tutorial de como acessar.
Dúvidas comentar no post do blog, ou email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br
Abraços, Prof. Willian A. Almeida
Olá pessoal tudo bem , nesta semana nós faremos algumas reflexões sobre escravização em diferentes momentos da História , comparando o mundo antigo e o contemporâneo.
No mundo antigo pratica comum dos Estados Teocráticos era a servidão coletiva ou modo de produção asiático . Como funcionava ? Os trabalhadores cumpriam suas jornadas anuais em suas demandas privadas, eram agricultores camponeses em sua maioria , artesãos, trabalhadores urbanos . Parte do ano cumpriam suas demandas trabalhando em obras públicas para o Estado . No Egito e seus monumentos , nas cidades Mesopotâmicas e suas obras , esse tipo de trabalho era muito disseminado e praticado era em larga escala . Vejam é impossível entender essas grandes civilizações sem compreender a relação intensa e abrangente que elas mantinham com a religião , por isso Estados Teocráticos , uma obra pública era construída como oferenda , homenagem a alguma divindade. É o caso das piramides no Egito , dos Zigurates na mesopotâmia. Isso não anula a existência de outros modelos de trabalhos como o escravizado.
Nesta sociedades antigas a escravização se dava por dívidas ou por derrota em guerra . Esse modelo de trabalho era comum também nas sociedades citadas acima e muito presente na Grécia Antiga, no Império Romano. O escravizado era tido como uma propriedade privada podendo alcançar sua liberdade cumprindo prazos determinados pelos seus proprietários . Esse modelo de trabalho coloca em dúvida a Democracia grega VI-V , pois dois 2/3 daquela população estava na condição de escravizada , ou seja considerados propriedades , sem direitos políticos , portanto somente era considerado cidadão aptos a exercer os seus direitos cerca de 30 % daquela população . É isto a Democracia ? Esse modelo econômico social pressupunha vários tipos de escravizados podendo estes serem tutores dos filhos e parentes dos seus senhores ou trabalharem nas galés .
Na Roma antiga ocorreu a maior Revolta escravocrata do mundo antigo , este processo se de entre 71 a,c - 73 a.c contou com mais de 40 mil escravizados que questionavam as opressões romanas e lutavam pela sua liberdade, eles foram liderados por Espartacos.
A escravização do mundo moderno foi profundamente cruel , pois baseava-se numa Ciência plenamente racista , em ideais supostamente civilizatórios , e aprisionamentos em massa . Aquela antiga prática de escravização por dividas, ou por guerras fora abolida , os nativos , o índio , o negro fora tratados como animais selvagens , portanto passiveis de serem escravizados . Esse modelo brutal de exploração e extermínio começou no século XVI e foi abertamente até o final do século XIX. Foi o processo mais violento da história da humanidade pela sua abrangência , destruição de culturas , de nações , culturas e extermínio de povos . O que nos deixa absorto é não responsabilização dos algozes , dos violentadores que promoveram a morte de centenas de milhões de pessoas. Sobre este cenário e acontecimentos a uma literatura extensa . Aqui indico o texto de Machado de Assis , Pai contra Mãe , ( é pra ler hein rsss ), nele temos uma fiel descrição do violento mundo escravocrata em fins do século XIX na capital do Brasil , naquele momento Rio de Janeiro.
A pergunta que fica ,será que em nossa sociedade , " tão evoluída " existe esse modelo de exploração e brutalização humana ? Se sim aonde , quem explora ? Quem é explorado ? Escreva um breve texto em seu caderno sobre o assunto .
Pessoal na próxima quinta -feira , as 19 horas nós vamos fazer uma discussão sobre o filme : Nega que nega não nega ser nega não . Com a participação do diretor : Fábio Nunez
Veja o filme e venha participar .
link: bit.ly/cinebonline1
3º ANO – 2º Bimestre - FILOSOFIA
Esta semana a aula corresponde ao vídeo do Centro de Mídias
SP. O aluno pode assistir com atenção ao vídeo e aproveitar para realizar as
atividades pendentes.
1) 3ª série EM - Filosofia - Tema da aula: Desigualdade: Desafio político - 09/07
Atenção!
O aluno que ainda não realizou
as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.
2º ANO – 2º Bimestre - FILOSOFIA
Esta semana a aula corresponde ao vídeo do Centro de Mídias
SP. O aluno pode assistir com atenção ao vídeo e aproveitar para realizar as
atividades pendentes.
1) 2ª série EM - Filosofia - Tema da aula: A formação do
indivíduo - 09/07
Atenção!
O aluno que ainda não realizou
as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.
1B – 2º Bimestre - FILOSOFIA
Esta semana a aula corresponde ao vídeo do Centro de Mídias
SP. O aluno pode assistir com atenção ao vídeo e aproveitar para realizar as
atividades pendentes.
1) 1ª série EM - Filosofia - Tema da aula: Introdução à estética - 09/07
Atenção!
O aluno que ainda não realizou as atividades das aulas anteriores ficar atento aos prazos.
2 bimestre - Geografia aula - 05.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.
Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de CONFLITOS RECENTES NA AMÉRICA LATINA.
HOJE IREMOS REVER A AULA TRANSMITIDA NO CMSP REFERENTE AO TEMA CITADO ACIMA.
APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA VOCÊ IRA ACESSAR O LINK PARA RESPONDER AS QUESTÕES REFERENTE AO TEMA DA AULA.
ESCANEI O QR CODE E VOCÊ TERÁ ACESSO A VÍDEO AULA DIRETAMENTE NO SEU CELULAR
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.
BOA AULA A TODOS.....
2 bimestre - Geografia aula - 06.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.
Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de CIDADES BRASILEIRAS: PROBLEMAS E AÇÕES DE MELHORIA SOCIOAMBIENTAIS.
HOJE IREMOS REVER A AULA TRANSMITIDA NO CMSP REFERENTE AO TEMA CITADO ACIMA.
APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA VOCÊ IRA ACESSAR O LINK PARA RESPONDER AS QUESTÕES REFERENTE AO TEMA DA AULA.
ESCANEI O QR CODE PARA TER ACESSO A VÍDEO AULA DIRETAMENTE NO SEU CELULAR
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.
BOA AULA A TODOS....
2 bimestre - Geografia aula - 06.
Olá meus queridos alunos(as), vamos dar continuidades as nossas atividades de Geografia pelo o nosso blog. Estamos iniciando o nosso 2 Bimestre, NÃO DEIXEM DE FAZER AS ATIVIDADES. Lembrando que vamos continuar a acompanhar os conteúdos de Geografia pelo APP Centro de Mídias SP e pelo canal 2.3 da tv cultura.
Nessa atividade iremos falar sobre o conceito de AS TRANSNACIONAIS NO MUNDO GLOBALIZADO.
É MUITO IMPORTANTE VOCÊ ACOMPANHAR AS AULAS PELO APP, FAZER AS ATIVIDADES DO BLOG.
VAMOS COMEÇAR..........
HOJE IREMOS REVER A AULA TRANSMITIDA NO CMSP REFERENTE AO TEMA CITADO ACIMA.
APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA VOCÊ IRA ACESSAR O LINK PARA RESPONDER AS QUESTÕES REFERENTE AO TEMA DA AULA.
ESCANEI O QR CODE PARA TER ACESSO A VÍDEO AULA DIRETAMENTE NO SEU CELULAR
ATENÇÃO: NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE DO LINK PARA O MEU E-MAIL.
NÃO ESQUECER DE COLOCAR OS DADOS PESSOAIS. ( NOME, SERIE / SALA E A DATA ), O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DOS DADOS VAI CARACTERIZAR ATIVIDADE INCOMPLETA.
VOCÊS TERÃO 4 DIAS A PARTIR DA DATA DE POSTAGEM DO BLOG PARA RESPONDER A ATIVIDADE.
QUALQUER DUVIDA QUE VOCÊ TENHA DEIXE-A NOS COMENTÁRIOS DO BLOG QUE EU IREI RESPONDER.