CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

 Boa Noite! Segue a atividade para esta semana 

PERÍODO/SEMANA: DE  08/09 À 11/09

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·      Reconhecer situações de risco de contrair ISTs e aids, propondo estratégias para redução desse risco. Identificar as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação.

ATIVIDADES:

1)   Com base nos dados fazer um relato sobre as ISTs e HIV;

2)   O que é DST e IST qual a diferença e porque houve essa alteração ? ( ver vídeo ou pesquisar)

3)   Diga suas impressões sobre esse assunto, você já conhecia doenças como clamídia, HIV e Cancro mole por exemplo?Justifique sua resposta.

 

METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:

·      Vídeo aula CMSP;

·    https://www.youtube.com/watch?v=_rxH9oyvv_A&pbjreload=101 - Camisinha e IST: Se organizar direitinho todo mundo... se cuida

·      https://saude.gov.br/saude-de-a-z/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist - Texto indicado abaixo.

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:

1)   Ler o texto sobre IST – Infecções Sexualmente Transmissível;

2)   Assistir o vídeo, com DR Drauzio Varela e convidados;

3)   Responder as questões citadas acima.

 

 

                                                     Bons estudos!Professora Camilla

   

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): o que são, quais são e como prevenir

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

IMPORTANTE: A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:

 

Quais são os sintomas das infecções sexualmente transmissíveis?

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. E, quando indicado, avisar a parceria sexual.

Algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer exames laboratoriais para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual desprotegida – sem camisinha masculina ou feminina. 

IMPORTANTE: O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, porque isso pode ajudar a identificar uma infecção sexualmente transmissível ainda no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde. E, quando indicado, avisar a parceria sexual.

Quais são as características das infecções sexualmente transmissíveis?

Cada IST apresenta sinais, sintomas e características distintos. São três as principais manifestações clínicas das IST: corrimentos, feridas e verrugas anogenitais.

As principais características, de acordo com os tipos de infecções sexualmente transmissíveis, são:

Corrimentos

  • Aparecem no pênis, vagina ou ânus.
  • Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados, dependendo da IST.
  • Podem ter cheiro forte e/ou causar coceira.
  • Provocam dor ao urinar ou durante a relação sexual.
  • Nas mulheres, quando é pouco, o corrimento só é visto em exames ginecológicos.
  • Podem se manifestar na gonorreia, clamídia e tricomoníase. 

IMPORTANTE: O corrimento vaginal é um sintoma muito comum e existem várias causas de corrimento que não são consideradas IST, como a vaginose bacteriana e a candidíase vaginal.

Feridas

  • Aparecem nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo, com ou sem dor.
  • Os tipos de feridas são muito variados e podem se apresentar como vesículas, úlceras, manchas, entre outros.
  • Podem ser manifestações da sífilis, herpes genital, cancroide (cancro mole), donovanose e linfogranuloma venéreo.

Verrugas anogenitais

  • São causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV) e podem aparecer em forma de couve-flor, quando a infecção está em estágio avançado.
  • Em geral, não doem, mas pode ocorrer irritação ou coceira.

HIV/aids e hepatites virais B e C

  • Além das IST que causam corrimentos, feridas e verrugas anogenitais, existem as infecções pelo HIV, HTLV e pelas hepatites virais B e C, causadas por vírus, com sinais e sintomas específicos.

Verrugas anogenitais Doenças Inflamatória Pélvica (DIP)

  • É outra forma de manifestação clínica das IST.
  • Decorre de gonorreia e clamídia não tratadas.
  • Atinge os órgãos genitais internos da mulher (útero, trompas e ovários), causando inflamações.

Como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis?

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde.

Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST.

A prevenção combinada abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as PVHIV, redução de danos, entre outros.

 

Quem tiver maior interesse acessar o site.

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist

 

 

 

 


 

 

          

 

Trabalho de Matemática

2°Trabalho de Matemática do 3°bimestre.

Esboce os gráficos das funções:

a) f (x) = x^2 -- 1
b) f ( x) =( 2/4)^2
c) f (x) = -- X,^2 + 2x
e) f (x) = (2/10)^x

Assistam as aulas do centro de mídias Logaritmo:

https://m.youtube.com/watch?v=qvBFa283pbg&list=PL1EAsbCb8zET9NLyK1Nu68Z84ywqwDiiR&index=33

https://youtu.be/qvBFa283pbg?list=PL1EAsbCb8zET9NLyK1Nu68Z84ywqwDiiR

Atividade 20 página15
Atividade 21 página 16

Dúvidas : consulta o caderno do aluno, volume 3,parte 1 Orientações:

Essas atividades deverão ser respondidas e enviadas ao e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educacao.sp.gov.br Identificação do aluno ( nome, turma e série)


 A data prevista para entrega é dia 16/09/2020

ATV. 15 - CADERNOS "SP FAZ ESCOLA - 3º BIM" (PÁG. 12 A 14 - ATV 1 A 6) E "CRESCER SEMPRE - VOLUME ÚNICO" (PÁG. 71 E 72)

ATV. 15 - CADERNOS "SP FAZ ESCOLA - 3º BIM" (PÁG. 12 A 14 - ATV 1 A 6) E "CRESCER SEMPRE - VOLUME ÚNICO" (PÁG. 71 E 72)

DATA DE ENTREGA: ATÉ 15/09

OLÁ PERSONAS, PARA A ATV 15 FIQUEM ATENTOS AOS MATERIAIS QUE VOCÊS USARÃO. SÃO DOIS: O CADERNO SP FAZ ESCOLA - 3º BIM E O CADERNO APRENDER SEMPRE - VOLUME ÚNICO. 

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS SERIA MELHOR USAREM PAPEL QUADRICULADO SE POSSÍVEL. SE NÃO FOR POSSÍVEL TENTEM SIMULAR O QUADRICULADO NO CADERNO A LÁPIS BEM FRAQUINHO. 

ASSIM QUE DER POSTAREI A CORREÇÃO DESSA ATIVIDADE E DA ANTERIOR EM FORMATO DE VIDEOAULA NO MEU CANAL. 

MAIS PRA FRENTE USAREI O CADERNO DE SIMULADO DO ENEM QUE VOCÊS RECEBERAM, MAS É LÓGICO QUE VOCÊS JÁ PODEM IR TENTANDO FAZER PARA SE PREPARAREM PARA O ENEM.

NÃO DEIXEM ACUMULAR ATIVIDADES, POIS ESTAMOS NOS ENCAMINHANDO PARA A RETA FINAL E É MUITA COISA, MESMO SELECIONANDO OS CONTEÚDOS COMO PRIORIDADE, AINDA É MUITA COISA.

ASSIM 

ISOLAMENTO GEOGRÁFICO E FORMAÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES

  ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS

DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 3ºS
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 16/09/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE OU PÁGINA DO FACEBOOK;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

- ATRAVÉS DE UM TEXTO EXPLICATIVO E, NO MÍNIMO 3 EXEMPLOS, EXPLIQUE DE QUE FORMA O ISOLAMENTO GEOGRÁFICO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES EM IM ECOSSISTEMA.
UM EVENTO QUE CAUSOU O ISOLAMENTO GEOGRÁFICO, A SER CONSIDERADO, PODERIA SER O METEORO QUE OCASIONOU NA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS, MAS FEZ COM QUE NOVAS ESPÉCIES, ADVINDAS DOS MESMOS, PASSASSEM A EXISTIR E COMPARTILHAR DE CARACTERÍSTICAS DEIXADAS POR SEUS ANCESTRAIS.
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR AS REFERÊNCIAS DE ONDE TIRAREM OS EXEMPLOS E OS TEXTOS QUE POSSIBILITARAM A CONFECÇÃO DO SEU PRÓPRIO TEXTO!

DUPLICAÇÃO DO DNA

 ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS

DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE DE BIOLOGIA 2ºS
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 16/09/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE OU PÁGINA DO FACEBOOK;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

- FAÇA UM MAPA CONCEITUAL OU UM DESENHO ESQUEMÁTICO EXPLICANDO O PROCESSO DE DUPLICAÇÃO DO DNA E O RELACIONE AO PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR, NÃO ESQUECENDO DE IDENTIFICAR O PAPEL DA ENZIMA DNA POLIMERASE.

3° Bimestre – Atividade 4 –Arranjos Simples

 

Os exercícios devem ser  respondidos no caderno e enviar as imagens das Atividades por e-mail: jociener@prof.educacao.sp.gov.br ou responder o formulário no Google sala de aula até 16/09/2020

* As Atividades podem ser respondidas no Google Sala de Aula 

 

 Assistir às aulas relacionadas nos links a seguir para e resolver os exercícios propostos.

09/09 - 2ª série EM - Matemática - Arranjo simples: Parte VIII

Click na imagem para acessar o Formulário do Google Sala de Aula

1. Os números de telefone da cidade “vento Quente” são formados por 7 algarismos, e todos começam pelo número 8. Determine quantos números de telefone poderemos formar com algarismos diferentes.

 

2. Dado o conjunto B = , quantos serão os possíveis números formados com 2 elementos de B, sem repeti-los? Quais serão eles?

 

 

3. Dado o conjunto H = , quantos serão os possíveis agrupamentos formados com 2 elementos de H, sem repetir as letras?

 

4. Em uma caixa, foram colocadas 9 bolinhas numeradas de 1 e 9. Responda:

a) Quantas maneiras diferentes existem para se pegar 3 bolinhas dessa caixa sem reposição?

b) Quantas maneiras diferentes existem para se pegar 4 bolinhas dessa caixa sem reposição?

 

5. O Grêmio Estudantil “ Luz do Sol”, da escola “Sol Brilhante”, será eleito e se inscreveram 12 candidatos aos cargos de presidente, vice-presidente e secretário.

De quantos modos diferentes estes candidatos poderão ocupar as vagas deste grêmio?


 6. Três livros de Geografia diferentes e três livros de História diferentes serão colocados, um sobre o outro, de modo a formar uma pilha de livros. Quantas pilhas diferentes poderão ser formadas se:

 a) Não importar a matéria, e sim os livros, que, no caso, são todos diferentes?

b) A diferença entre os livros não for levada em conta, mas apenas o fato de que são de duas disciplinas diferentes?

 




ATV 15 - MATERIAL: SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO - 3º BIM - PÁG. 16 E 17

 ATV 15 - MATERIAL: SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO - 3º BIM - PÁG. 16 E 17 (ATIVIDADES 23 A 31). É necessário conter os cálculos ou estratégia de resolução. 

Prazo de entrega: até 15/09 para o meu e-mail institucional:

silvanoprates@prof.educacao.sp.gov.br

Entre hoje e amanhã finalizo as postagens das videoaulas referentes a atividade 14 para funcionar como correção. Da atividade 13 já consta. Confiram lá na série Análise Combinatória. Quem ainda não se inscreveu eu meu canal, se inscreva e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos. Forte abraço!

O nome do canal é PROFESSOR SILVANO PRATES

Obs.: Não garanto corrigir para dar devolutivas atividades atrasadas. Farei se for possível de acordo com o volume de trabalho. Então, se puderem evitar o atraso, será melhor. Grato pela compreensão.

Radiação eletromagnética.

 Recomendações aos alunos:

* Leiam com atenção e observem os exemplos.

* Assistam às vídeo aulas pelo CMSP, TV, plataforma Stoodi.

* Façam pesquisas em livros didáticos ou pela internet.

* Identifiquem as atividades com a data de postagem, nome, série, turma e n° de chamada (se possível).

* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br

* Data de entrega: até 15/09.

Olá pessoal! Que todos estejam bem.

Nessa semana vamos estudar a radiação eletromagnética.

Definição de ondas eletromagnéticas

São fenômenos oscilatórios que transportam energia e não necessitam de um meio físico para propagar-se. As ondas eletromagnéticas são produzidas por campos elétricos e campos magnéticos oscilantes e perpendiculares entre si. Seus tipos são classificados de acordo com seu intervalo de frequência, segundo o espectro eletromagnético.

As ondas eletromagnéticas foram descritas matematicamente, pela primeira vez, em 1864, pelo matemático escocês James Clerk Maxwell, por meio de um conjunto de equações conhecidas como equações de Maxwell.

A prova definitiva da existência das ondas eletromagnéticas veio por volta de 1880, na época, o físico alemão Heinrich Hertz produziu, detectou e comprovou a existência das ondas de rádio, que se movem à velocidade da luz e apresentavam todas as características das ondas descritas nos trabalhos de Maxwell. Caso tenha maior interesse no tema deste tópico, leia: Ondas eletromagnéticas.

Características das ondas eletromagnéticas

Vamos listar algumas das características das ondas eletromagnéticas, confira:

  • Não necessitam de um meio físico para propagarem-se. No vácuo, elas viajam na velocidade da luz — 299.792.458 m/s.
  • São transversais e caracterizam-se pelo fato da direção em que elas propagam-se ser perpendicular à direção do estímulo que as produz.
  • Propagam-se nas três direções do espaço, portanto, são ondas de propagação tridimensional.
  • Podem sofrer diversos tipos de fenômenos, como reflexãorefração, absorção, difração, interferência, dispersão, espalhamento, polarização etc.
  • Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que elas se propagam, uma vez que cada meio apresenta um determinado índice de refração.
  • De acordo com a dualidade onda/partícula, proposta pelo físico alemão Albert Einstein, em seu artigo de 1905 que explica o efeito fotoelétrico, a luz pode comportar-se tanto como uma onda quanto como um conjunto de partículas chamadas de fótons.

Além dessas, existem características físicas que distinguem uma onda eletromagnética de outra, confira:

  • Amplitude: tem relação com a intensidade das ondas eletromagnéticas, ou seja, depende da quantidade de energia que a onda é capaz de transferir a cada segundo.
  • Velocidade: depende do índice de refração em que a onda eletromagnética propaga-se. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas propagam-se na velocidade da luz.
  • Frequência: é a medida de oscilações que o campo elétrico realiza a cada segundo. Segundo o SI, essa unidade é o s-1, conhecido como Hertz,
  • Comprimento de onda: diz respeito ao tamanho que uma onda percorre até que se complete uma oscilação do campo elétrico. O comprimento de onda equivale à distância entre dois picos ou dois vales consecutivos.
A radiação eletromagnética pode ser representada como um campo elétrico oscilante (oscilando no plano da página/tela do computador), e um campo magnético perpendicular ao primeiro (neste caso, oscilando para dentro e para fora da página). O eixo Y é a amplitude, e o eixo X é a distância no espaço.
As ondas eletromagnéticas consistem em um campo elétrico oscilante com um campo magnético oscilante perpendicular. Imagem, disponível em UC Davis ChemWiki, CC-BY-NC-SA 3.0

Os campos elétricos e magnéticos são  perpendiculares, formam ângulo de 90° entre si.

Fórmula das ondas eletromagnéticas

A principal fórmula utilizada para as ondas eletromagnéticas é a que relaciona velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência, observe:

– velocidade de propagação (m/s)

λ – comprimento de onda (m)

f – frequência (Hz)

Espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências da radiação eletromagnética. Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádiomicro-ondasinfravermelholuz visívelradiação ultravioletaraios x e raios gama.

Espectro eletromagnético

espectro eletromagnético divide-se em sete intervalos de frequências de ondas eletromagnéticas. Esses tipos produzem efeitos diferentes sobre a matéria, confira quais são:

  • Infravermelho: também conhecido como ondas de calor, transfere energia para os átomos e moléculas, fazendo-os oscilar mais intensamente, causando um aumento de temperatura.
  • Luz visível: consegue excitar os elétrons dos átomos, causando mudanças nos níveis de energia dos átomos.
  • Radiação ultravioleta: transporta uma grande quantidade de energia, desse modo, é capaz de arrancar os elétrons dos átomos, ionizando-os.
  • Raios x: têm capacidade de ionizar os átomos e também produzir transições de energia no núcleo dos átomos, que reemitem novas frequências de raios x.
  • Radiação gama: transportam uma grande quantidade de energia e, por isso, podem desestabilizar o núcleo dos átomos, que podem sofrer fissão nuclear.

A figura seguinte apresenta o espectro eletromagnético, observe:

A figura mostra os diferentes tipos de radiação eletromagnética.
A figura mostra os diferentes tipos de radiação eletromagnética.

O espectro eletromagnético

As ondas eletromagnéticas podem ser classificadas e organizadas de acordo com seus diversos comprimentos de onda/frequências. Esta classificação é conhecida como o espectro eletromagnético. A tabela a seguir nos mostra este espectro, que é formado por todos os tipos de radiação eletromagnética que existem no nosso universo.
O espectro eletromagnético é composto por todas as variedades de radiação do universo. Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena do espectro todo.
Espectro eletromagnético. Imagem disponível em UC Davis ChemWiki, CC-BY-NC-SA 3.0

A radiação pode ser ionizante ou não ionizante.

A radiação ionizante possui alta frequência e alta energia, arrancando elétrons dos átomos, provocando a ionização.
A radiação não ionizante possui baixa frequência e baixa energia, portanto não provoca a ionização dos átomos.
A radiação ionizante pode provocar alterações nas células e doenças, como o câncer.
A radiação não ionizante não prejudica a saúde.

Exemplos de ondas eletromagnéticas em nosso dia a dia

Confira alguns exemplos de aplicações dos tipos de ondas eletromagnéticas em fenômenos e tecnologias presentes em nosso cotidiano:

  • Ondas de rádio: são usadas na transmissão dos sinais de TV, rádio, GPS e telefonia celular.
  • Micro-ondas: são usadas em fornos que aquecem alimentos. Esse aquecimento acontece graças à ressonância entre as moléculas de água e as micro-ondas de frequência próxima aos 2450 MHz.
  • Infravermelho: não é visível a olho nú, entretanto, existem câmeras de segurança que fazem imagens noturnas bastante nítidas por meio da sua captação.
  • Luz visível: é aquela que excita os órgãos sensoriais da visão, permitindo que enxerguemos o mundo e todas as coisas ao nosso redor. Essa luz estende-se pelos tons de vermelho, amarelo, verde, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta.
  • Ultravioleta: não é percebida pelo olho humano, entretanto, somos constantemente expostos a esse tipo de radiação graças à radiação solar. Por tratar-se de uma radiação ionizante, a luz ultravioleta pode causar mutações genéticas nas células da pele, levando ao surgimento do câncer de pele.
  • Raios x: são radiações ionizantes, com alto poder de penetração, e largamente utilizados para realizar exames de imagem, como a radiografia e a tomografia. Além disso, podem ser usados no combate ao câncer por meio da radioterapia.
  • Raios gama: são as ondas eletromagnéticas mais energéticas de todo o espectro eletromagnético. Eles são produzidos por reações nucleares e são altamente ionizantes, por isso, são usados para análise da estrutura interna de sólidos, esterilização de produtos e utensílios médicos etc.

Radar é um sistema de detecção de objetos, usando ondas de rádio para determinar o intervalo, altitude, direção e velocidade de tais objetos. Esses objetos podem ser aeronaves, navios, naves espaciais, mísseis teleguiados, automóveis, formações meteorológicas e geológicas. A antena transmite pulsos de ondas de rádio, ou microondas, que "ricocheteiam" em qualquer objeto que atingem. A energia resultante desse ricochete retorna para a antena, que geralmente está localizado no mesmo local que o transmissor.

Foto: David Monniaux / Wikimedia

Esse sistema foi secretamente desenvolvido por vários países antes e durante a Segunda Guerra Mundial. O termo "RADAR" foi foi cunhado em 1940 pela Marinha dos Estados Unidos, como uma sigla para "RAdio Detection And Ranging". Logo, o termo entrou em vários idiomas, tornando-se um substantivo comum.




Hoje, o uso do radar é bastante diversificado, incluindo o controle de tráfego aéreo, a astronomia, sistemas de defesa aérea, sistemas anti-mísseis, radares marítimos para localizar pontos de referência e outros navios, sistemas anticolisão das aeronaves, sistemas de vigilância do mar, vigilância espacial, sistemas de monitoramento e controle de rodovias, entre outros usos militares. Além dessas tarefas, o radar também pode ser usado para monitoramento metereólogo de precipitação pluviométrica. Sistemas de radar de alta tecnologia são associados com o processamento de sinal digital, sendo capaz de extrair a informação útil a partir de níveis de ruído muito elevados. Outros sistemas semelhantes ao radar fazer uso de outras partes do espectro electromagnético. Um exemplo é "lidar", que utiliza a luz visível de lasers em vez das ondas de rádio.

O que é Tomografia Computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador.

 

Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avaliar.

Diferenças entre RX e Tomografia Computadorizada

O que é Tomografia Computadorizada?

A maior diferença (e vantagem) entre a tomografia computadorizada e o raio X é que aquela é mais precisa, por isso, é mais eficiente na detecção de lesões, fraturas ou tumores que ainda estejam muito pequenos.

* Laser.

palavra Laser tem origem no inglês e é a abreviação para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que, traduzindo para o português, significa Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. O funcionamento do laser baseia-se na emissão estimulada, um conceito introduzido por Einstein em 1917. Porém, o laser só foi desenvolvido em 1960, configurando-se como um tipo de radiação eletromagnética visível que tem como principais características:

  • Monocromática: ou seja, a luz do laser apresenta somente um comprimento de onda e, consequentemente, uma única cor.

  • Coerente: se dois feixes produzidos por um mesmo laser forem separados e, em seguida, recombinados, mesmo após percorrerem longas distâncias, ainda haverá uma relação constante entre as fases dos dois feixes.

  • Direcional: o feixe de luz produzido por um laser é formado por ondas produzidas na mesma direção e é bastante estreito, ou seja, propaga-se na mesma direção e sofre o mínimo de dispersão.

  • Alta intensidade: Outra característica é que a luz do laser é muito potente, podendo chegar à ordem de 1012 Watts. Com isso, a intensidade da luz do laser produzida é extremamente grande.

Funcionamento

Um átomo é constituído de um núcleo, onde ficam os prótons e os nêutrons, e da eletrosfera ao redor do núcleo, onde ficam os elétrons em órbita. Cada órbita do elétron possui um nível energético. Quando submetido à energia eletromagnética, o elétron absorve energia e passa a ocupar um nível mais energético do átomo, ou seja, um estado excitado, possuindo uma forte tendência a retornar ao seu nível “natural”. Se o átomo está no estado excitado e novamente recebe uma radiação, esta pode estimular o átomo a passar para o estado fundamental, emitindo outro fóton de energia igual à que foi submetido.


O fóton emitido possui a mesma energia da radiação que estimulou a emissão e, ao atingir outro átomo em mesmo estado, também estimula a emissão de outros fótons com características iguais, produzindo um efeito em cascata. Quando o número de fótons emitidos for maior do que os absolvidos, o laser produz luz.

Entre as utilizações do raio laser, temos: a leitura de código de barras, fabricação e leitura de CDs e DVDs, cirurgias, tratamentos estéticos, geração de sinais a serem transmitidos por fibra óptica, tratamento fototerapêutico, entre outras.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Laser: radiação eletromagnética de alta potência
Laser: radiação eletromagnética de alta potência.

Exemplos.
1) Sabendo que a frequência da cor vermelha é f = 4,6 . 1014 e sendo a velocidade da luz                      c = 3.108 m/s, calcule o comprimento de onda dessa cor.
Resolução:

λ =   c   
         
f

λ =    3 . 108   
        
4,6.1014

λ = 0,65 . 10-6

λ = 6,5 . 10-⁷ m


Agora responda as questões que seguem.


Exercícios.


1) Assinale a opção correta:

a) Ao passar de um meio para o outro, um feixe monocromático de luz muda de cor;

b) O comprimento de onda para uma determinada cor permanece inalterado, independente do meio de propagação;

c) A luz branca é composta por apenas um comprimento de onda.

d) A frequência da luz é diretamente proporcional à sua velocidade de propagação.

e) A luz vermelha tem maior energia do que a luz violeta.



2) A faixa de radiação eletromagnética perceptível dos seres humanos está compreendida entre o intervalo de 400 a 700 nm (nanômetro).

Considere as afirmativas a seguir.

I - A cor é uma característica somente da luz absorvida pelos objetos;

II - Um corpo negro ideal absorve toda a luz incidente, não refletindo nenhuma onda eletromagnética;

III - A frequência de uma determinada cor (radiação eletromagnética) é sempre a mesma;

IV - A luz ultravioleta tem energia maior do que a luz infravermelha.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II e IV são corretas.


3) Em 1895, o físico alemão Wilheim Conrad Roentgen descobriu os raios X, que são usados principalmente na área médica e industrial. Esses raios são:

a) Radiações formadas por partículas alfa com grande poder de penetração.

b) Radiações formadas por elétrons dotados de grandes velocidade.

c) Ondas eletromagnéticas de frequências iguais as das ondas infravermelhas.

d) Ondas eletromagnéticas de frequências menores do que as das ondas luminosas.

e) Ondas eletromagnéticas de frequências maiores que as das ondas ultravioletas.


4) Há uma informação que está circulando nos grupos de WhatsApp sobre os termômetros de radiação infravermelha. Estão dizendo que esse tipo de termômetro, quando colocado em direção à testa das pessoas, pode prejudicar a glândula pineal, que se localiza no centro do cérebro, e é responsável pela produção de melatonina (hormônio do sono). Podemos afirmar que essa informação é FAKE NEWS, pois:

a) a radiação infravermelha é uma radiação ionizante, e portanto é prejudicial a saúde das pessoas.

b) a radiação infravermelha é radiação térmica, e portanto o nosso corpo emite esse tipo de radiação. Assim, não pode prejudicar a glândula pineal.

c) a radiação infravermelha possui alta frequência, e prejudica a saúde neural.

d) a radiação infravermelha não pode ser detectada, e por isso não faz mal à saúde das pessoas.

e) a radiação infravermelha tem frequência menor do que as ondas de rádio, e não podem prejudicar a glândula pineal, pois esta se encontra no centro do cérebro protegida por ossos e tecidos.


5) A velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo é de 3. 10⁸ m/s. Calcule qual a frequência dos raios X, sabendo que sua onda possui comprimento de 0,1 Å.

Observação:

Å ( angströn)

Å = 1 . 10-¹⁰ m

a) 3 . 10¹⁹ Hz.

b) 3 . 10¹⁸ Hz

c) 3 . 10-¹⁹ Hz

d) 3 . 10-¹⁸ Hz

e ) 3 . 10¹⁷ Hz