CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

 



     Boa tarde pessoal , não deixem de fazer as APPs , será preponderante para a conclusão do ano letivo remoto.  

     Use está semana para fazer as atividades do blog que estão atrasadas. Tudo de bom e até logo.


     email : klebernatividade@educacao.prof.sp.gov.br

 


     


     Boa tarde pessoal no intuito de reaver alguns conteúdos do 2 e 3 bimestre, nesta semana nós vamos estudar a centralização política européia no século XIV, XV. E a formação do Estado Moderno.  Faça um resumo deste texto.Para tanto é necessário retomar alguns conceitos sobre a Idade Média . Lembremos que o poder estava descentralizado ou seja cada senhor feudal detinha o controle de seu feudo , podendo este ser vassalo ou suserano de outros nobres ,também senhores feudais. Isto implica dizer que as Nações não estavam unificadas, sobre o domínio de uma coroa , de um rei .



     Na alta idade média o sistema feudal entra em crise  XIV, surge e ganha consistência uma nova classe social ,a Burguesia, esses elementos são favoráveis a uma centralização política em decorrência de mudanças sócio- culturais, e econômicos . Surgem novas demandas políticas e econômicas
     Ter o poder centralizado é um facilitador de movimentações comerciais , há uma unificação aduaneira , isso fortalece o Estado e o poder do Rei. lembrando que o sistema político é a Monarquia Absolutista, ou seja o poder está concentrado nas mãos de uma pessoa , o Rei, que invariavelmente provinha da nobreza, em contra posição há burguesia e os servos.


     O Absolutismo Monárquico é o sistema que caracteriza a centralização do poder , não há uma Constituição para a segurar os direitos das pessoas , o conceito de cidadania ainda era inexistente, O Rei governa segundo o seus interesses. O exercito está unificado , as fronteiras estão definidas há também uma unificação monetária. Este processo promove o fortalecimento dos Estados- Nações .



     Todas essas transformações ocorridas foram possibilitadas pelas pressões sociais ligadas aos novas demandas sociais diretamente ligadas ao capitalismo comercial e a ascensão da burguesia. Para entendermos mais a fundo é necessário termos claro os seguintes conceitos :

- Mercantilismo- Monopólio Comercial, Protecionismo, Metalismo

     Durante esses processo de consolidação de uma centralização política européia, é bom dizer que as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa foram pioneiras neste processo , se organizaram antes de outras países e daí a vanguarda neste movimento de unificação. Ocorrem outros processos históricos marcantes diretamente ou indiretamente, relacionados com a unificação desses reinos, como a guerra dos 100 anos entre a Inglaterra e a França, século XIV-XV que teve o protagonismo de uma figura histórica marcante Joana Darc .
As Cruzadas, movimento de ' guerra santa', dos cristãos na retomada de lugares sagrados para os religiosos cristãos em detrimento da religião e cultura muçulmana.
e por fim a peste bubônica que dizimou um terço da população europeia.

Estes fatores acima expostos moldaram o mundo moderno e consolidaram as chamadas monarquias absolutistas.


     Olá pessoal espero que estejam bem , nesta semana vamos retomar alguns tópicos da chamada expansão marítima européia e porquê o pioneirismo português ocorreu. Portugal se valeu de uma centralização política , possibilitada pela Revolução de Avis unificando seu reino . Isso fortaleceu sua administração e por conseguinte sua economia . Novas tecnologias foram cridas como a bússola ,a imprensa, novos mapas com maior precisão foram construídos.


   
 A expansão comercial marítima foi construída e financiada pela burguesia e é neste processo que se consolida a chegada dos europeus a América. É caracterizada sobretudo pelas buscas de gêneros alimentícios e metais preciosos escassos na Europa , Portugal e Espanha vão estar a frentes deste processo , isso pode ser explicado pelo fato destes países terem participado dum processo de centralização política.

 A seguir algumas das principais mudanças :
  • Decadência das cidades italianas.
  • Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
  • Formação do Sistema Colonial.
  • Enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América.
  • Retorno do escravismo em moldes capitalistas
  • Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo.
  • Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.

    Novas rotas foram criadas pelos Portugueses para buscar as especiarias na África e na Índia, foi criado o chamado Périplo africano , se antes as rotas comercias estavam ligadas ao mar mediterrâneo e eram dominadas pelos italianos e arabes , agora os portugueses vão estar a frente deste processo. E o que se buscava nestes lugares ? As chamadas especiarias : Noz de moscada, cravo , açafrão , gengibre, pimenta. E os artigos de luxo : porcelana , seda , tecidos finos, pérolas japonesas.


     No périplo africano ou seja volta a África são criadas as feitorias , entrepostos de trocas comerciais. Neste entrepostos começam a ser escravizada as pessoas para comércios e em Cabo Verde se tem o início o plantio da cana para fabricação do açúcar.   

     Em 1498 Portugal e Espanha acordam o tratado de Tordesilhas que era a divisão da América entre as duas coroas por tanto o conceito de descobrimento do Brasil não faz sentido algum, e por que sustentaram está mentira histórica por tanto tempo ?

     Consequência desses processos foram a ocupação e exploração do chamado novo mundo , fortalecimento das monarquias absolutistas, primórdios da globalização.


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    Vejam a vídeo aula :

    

 



      Eaiii galera , tudo certo ? No intuito de retomar alguns conteúdos do 2 e 3 bimestre, Nesta semana nós vamos continuar a estudar a Grécia Antiga , em particular Atenas e suas características físicas e sociais .  Peço que vocês facem um resumo do texto.



      Atenas fica localizada ao sul da península balcânica , banhada pelo mar Egeu, foi colonizada pelo Jônios, povo indo-europeu, por volta do século XII. Pelas suas características físicas , um solo montanhoso e litoral recortado , Atenas possuía uma vocação para navegação , para o comercio marítimo.

A estrutura social era formada pelos Eupátridas , (bem nascidos ), proprietários das melhores terras . Os Demiurgos, que vieram depois no processo de colonização , eram proprietários mas não detinham direitos politicos. Os Georgóis pequenos comerciantes e pequenos proprietários. OsThetas trabalhadores da terra , que eram possivelmente escravizados . E os escravizados que formavam 2/3 da população ateniense .

     No início , em sua organização política ,Atenas se valia da monarquia, aos poucos esse modelo de organização vai sendo enfraquecida e os aristocratas , composto pelos eupatridas assumem o poder  lentamente e no Areópago- conselho de aristocratas, organizam a sociedade para fortalecerem os seus privilégios. Formando uma Oligarquia.  Mas as outras classes começaram a questionar esse modo de fazer e organizar a política. A vida política em Atenas se torna turbulenta e a oligarquia passa a ser questionada.

Surgem alguns legisladores para por fim as tensões, em destaque Sólon- séculoVI A.C, e suas reformas :

- põe fim a dívidas dos camponeses
- fim da escravidão por dividas
- Cria o conselho dos 400 , bulé, responsável por elaborar as leis
- Cria a Eclésia responsável por votar as leis.


     Todos esses processos vão fazer com que a Democracia aos poucos seja criada e essas reformas começaram a ruir a Oligarquia. As tensões e rebeliões permaneceram ocorrendo . Então neste ínterim Psistrato , VI, 560-527, A.C- tirano - toma o poder , distribui terras tomadas dos Eupatridas aos pobres . Modernizou a cidade de Atenas  , governou por mais de 30 anos, reestabeleceu a ordem e passou a perseguir os inimigos. Hipias e Hiparco assumem e são assassinados um ano depois .
Clistenes , legislador , cria o Demos , organizado por tribos , ao todo são 10 , e somente os cidadãos , ( homem, maiores de 18 anos ,filhos de pais atenienses),participavam , independente de sua classe e renda.


      A Democracia Ateniense era direta e estava estruturada da seguinte maneira :  - Bulé , conselho de 500 , eleitos anualmente , construíam as leis . Eclésia , votava as leis , composta por todos os cidadãos atenienses. Mas vejam meus caros , uma pequena minoria gozava desses direitos políticos , as mulheres estavam fora, os estrangeiros e escravos também . Portanto somente 10 % da população ateniense participava destes processos políticos . Muito restrito, ainda mais quando pensamos que a maioria da população estava escravizada.



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     Veja a vídeo aula correspondente :



Reciclagem do lixo

 Boa tarde turmas, 6 ano C, 6 ano D e 6 ano E. Sou a Professora Rose nova de Ciências  de vocês. Estou enviando a primeira parte da atividade para ser entregue  no dia: 18 de Novembro, pode responder no próprio e-mail.  O meu e- mail é rosemeiremendonca@prof.educacao.sp.gov.br.

Qualquer dúvida, estou a disposição. 

Reciclagem do lixo

1 - Complete com os materiais  de acordo com das lixeiras.

Amarelo ------------------------------------

Verde ----------------------------------------

Azul ------------------------------------------

Vermelho ----------------------------------

Branco --------------------------------------

Preto ----------------------------------------

Laranja ------------------------------------

Roxo ----------------------------------------

Marrom -----------------------------------

Cinza ---------------------------------------

Complete colocando as cores das lixeiras:

Material não reciclável  --------------------------

Papel -------------------------------------------------------

Plástico ---------------------------------------------------

Metal -----------------------------------------------------

Vidro -----------------------------------------------------

Lixo comum ou resíduos ambulatoriais ----------------------------------------------

Resíduos perigosos ----------------------------------

Resíduos radioativas --------------------------------

Resíduos orgânicos ----------------------------------

Material não reciclável ou contaminado, misturado, não sendo possível de separação 

---------------------------------------------.

Ciências - Catástrofes naturais

Após feita a atividade, por favor, enviar para meu email: joycef@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/11! :)

                Impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais

Os desastres ambientais causados pelo homem no Brasil são vários, destacando-se como mais recente o acidente em Mariana (MG).

Frequentemente o homem é responsável por causar danos ao meio ambiente, danos esses que não atingem apenas plantas e animais, causando impacto negativo também na água, no solo e no ar. Quando realizamos uma atividade, estamos cientes de que ela pode trazer impacto negativo ao ambiente e é por isso que medidas de prevenção de acidentes são necessárias. O problema ocorre quando essas medidas falham.

Os desastres ambientais que ocorreram no Brasil e no mundo são consequência, principalmente, da estrutura precária de algumas instalações e falta de manutenção constante para evitar o risco de acidentes. Isso poderia ser resolvido com leis mais severas e maior consciência por parte das empresas. A seguir listaremos alguns dos principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil e como esses acidentes prejudicaram a população e o meio ambiente como um todo.

Acidente com o Césio-137

O acidente com Césio-137, considerado o maior acidente radioativo do Brasil, ocorreu em setembro de 1987, em Goiânia. Nessa ocasião, dois catadores de lixo encontraram um aparelho de radioterapia em um prédio abandonado. Acreditando que o aparelho lhes renderia uma boa quantia em dinheiro, levaram o objeto até a casa de um deles e, posteriormente, venderam-no para o dono de um ferro-velho. No ferro-velho, o equipamento foi aberto e observou-se no seu interior um pó brilhante de coloração azulada: o cloreto de césio-137. Sem saber do que se tratava e encantado pela cor do césio, o dono do ferro-velho levou-o para casa e mostrou para várias pessoas de sua família e amigos. Todas as pessoas que tiveram contato com o produto tiveram sinais de intoxicação. Diante disso, o material foi levado para análise e descobriu-se que se tratava de um produto radioativo. Oficialmente foram registradas quatro mortes em consequência do césio, mas várias outras pessoas sofreram com os efeitos da radiação.

Vazamento de óleo na Baía de Guanabara

O vazamento de óleo na Baía de Guanabara ocorreu em 18 de janeiro de 2000 como consequência do rompimento de um duto que ligava a Refinaria Duque de Caxias ao terminal Ilha d'água, na Ilha do Governador. Esse incidente ficou conhecido como um dos maiores acidentes ambientais ocorridos no Brasil e destacou-se pela grande quantidade de óleo derramado – cerca de 1,3 milhão de litros. Esse grande vazamento matou praticamente todo o ambiente marinho da região, afetando diretamente a economia, já que vários pescadores tiveram que abandonar a área que antes era rica em peixes.

Vazamento de óleo na Bacia de Campos

No dia 08 de novembro de 2011, a petroleira norte-americana Chevron foi responsável por um derramamento de óleo de grandes proporções na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O vazamento foi intenso e matou diversas espécies de animais, tais como peixes, mamíferos e aves marinhas. Acredita-se que foram liberados no mar cerca de 3.700 barris de óleo.

Rompimento da barragem de Mariana

O acidente de Mariana ocorreu em 05 de novembro de 2015 quando a barragem da mineradora Samarco rompeu e liberou uma grande quantidade de lama, que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, Minas Gerais. O corpo de 18 vítimas foram encontrados após o acidente, e uma pessoa ainda continua desaparecida. Além das perdas humanas, o acidente teve grande impacto ambiental, uma vez que grandes regiões ficaram cobertas de lama e rios foram atingidos pelos rejeitos. Nesse acidente, várias espécies morreram, tanto de plantas quanto de animais e micro-organismos. Além disso, a grande quantidade de resíduos afetou o solo e os rios. De acordo com especialistas, o rio Doce, o mais atingido, precisará de cerca de dez anos para se recuperar completamente do desastre.

                                                           Exercícios

1- Com base no que leu e já ouviu falar em sites, tv, rádio, etc, escreva um pequeno texto sobre o por que você acha que occorem essas catástrofes? 

2- Quais medidas você acha que poderiam ser tomadas para que essas catástrofes fossem evitadas?



ATIVIDADE CADERNO DO ALUNO APRENDER SEMPRE 6°ANO - Volume 3

 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO ( Continuação)

Sequência de Atividades 2  -  SA2

Assistam as aulas do Centro de mídias,(programa de recuperação) segue os links abaixo:
Click na imagem para ampliar


Realize os exercícios, fazendo todos cálculos não colocando apenas resultados e, envie para e-mail: mariaaparecidamagalhaes@prof.educacao.sp.gov.br

  • Identificação do aluno: nome, série e turma.
  • Data prevista para entrega é dia 18 /11/2020.

Profª Maria Aparecida Magalhães

Matemática




3° Trabalho do 4° Bimestre/7°A,B,C-Matemática

 Boa tarde!

Por favor, resolver o 3° Trabalho do 4° bimestre, colocando os cálculos, 

alternativas correta e enviar para o meu e-mail:

vaniadorico@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 18/11/2020.


3° Trabalho 4° Bimestre



 








Conteúdo/7°A,B,C-Matemática

 


Boa Tarde!


Por favor, resolver a atividade proposta da semana do Material: 

Aprender Sempre Volume 3 e enviar para o meu e-mail:

vaniadorico@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 18/11/2020.


ATIVIDADES: 1°-A história dos números inteiros. A representação inteiros na reta numérica; 2° Extratos Bancários; 3° Variando a temperatura até valores negativos e 4° Problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números inteiros. ( Páginas 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 do Material Aprender Sempre volume 3)

Conteúdo/Física 1°A

 Boa Tarde!


Por favor, resolver a atividade proposta da semana e 

enviar para o meu e-mail:

vaniadorico@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 18/11/2020.

Segue os links das videoaulas:

https://www.youtube.com/watch?v=TeQB6dxqV58&list=PLNfWNKz4iEr-UbUcgtvmtlLM5naAk4TFs&index=8

https://www.youtube.com/watch?v=IIVZ9pze0fE&list=PLNfWNKz4iEr-UbUcgtvmtlLM5naAk4TFs&index=9

https://www.youtube.com/watch?v=NLKS7AqHv0Y&list=PLNfWNKz4iEr-UbUcgtvmtlLM5naAk4TFs&index=10















































Ciências - Sistemas homogêneos e heterogêneos.

Boa tarde, sou a nova professora de ciências, me chamo Joyce Fernanda e estarei com vocês de hoje em diante no lugar da outra professora. :)

Após terminarem a atividade, por favor, enviem para meu email: joycef@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 17/11!

                                                     

Misturas homogêneas e heterogêneas

Antes de definirmos as misturas, é preciso saber o que são substâncias:
Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais.
É muito difícil encontrarmos substâncias puras na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação. Qualquer fração dessas substâncias apresenta a mesma característica que as demais, sempre igual a da própria substância.

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.

Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.


Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.


Exercícios

1-     1- O que é mistura?

 

 

2-    2-  O que são misturas homogêneas?

 

 

3-     3- O que são misturas heterogêneas?

 

 

4-     4- Dê 2 exemplos de misturas homogêneas.

 

 

5-     5- Dê 2 exemplos de misturas heterogêneas.



Catástrofes ambientais

 DISCIPLINA BIOLOGIA 

PROFESSORA PRISCILLA

ATIVIDADE  7A/B
ORIENTAÇÕES:
1- ESSA ATIVIDADE DEVE SER ENVIADA RESPONDIDA ATÉ DIA 18/11/2020 NO E-MAIL aleluia@prof.educacao.sp.gov.br;
2- PARA RESPONDER À ATIVIDADE ASSISTA À AULA DO CMSP PELO CANAL DO YOUTUBE OU PÁGINA DO FACEBOOK;
3- SE IDENTIFIQUEM COM NOME, SÉRIE E TURMA NO TITULO DO E-MAIL E NA ATIVIDADE;
4- QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO COMIGO POR E-MAIL OU PELO BLOG, OU AINDA POR ONDE FOR POSSÍVEL;
SE AINDA RESTAR DÚVIDAS, VÍDEO AULAS AJUDAM BASTANTE, ESTUDEM E SE INFORMEM PARA QUE ESSE INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SEJA VÁLIDO.

QUESTÕES 

- Com base em todas essa catástrofes ambientais causadas pelas queimadas que vem ocorrendo por todo o Brasil, em especial na região do pantanal, pesquise e forme a sua opinião quanto ao impacto que esta situação pode causar na vida humana, nos ecossistemas e biomas que foram atingidos e quais atitudes podem ser tomadas para remediar, a longo prazo, o que vem ocorrendo. 

Aula 18- 4º Bimestre - Caderno Aprender Sempre - volume 3

 

Bom dia alunos ,

Esta semana vamos retomar


algumas atividades em defasagem  do conteúdo : Frações

Serão 6 atividades a serem entregues até semana que vem , contendo 1 atividade para cada aula :

·         Assistir a aula do CMSP : 03/11/2020 – Frações  e anotar as atividades no caderno.

·         Fazer a leitura com auxílio do caderno do aluno, Volume 3 – Aprender sempre, e realizar os exercícios das aulas abaixo (páginas 36 a 56), disponível na escola para retirada

·         Aula 1 – as razoes da matemática

·         Aula 2 - campanha de vacinação

·         Aula 3 - de quantos modos

·         Aula 4 - competição

·         Aula 5 - Colorindo barras

·         Aula 6 - Mais e menos

·         Acompanhamento do professor  com plantão de  duvidas através dos canais de comunicação ( Email, Whatsapp, Blogguer e central de midias).

 

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO: resolver as atividades no caderno do aluno e enviar foto  por e-mail  ao  professor.

Email : joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br e 99835-2009