CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 24 de novembro de 2020

CANDIDO PORTINARI

 

Nome:

Turma:                                                                 Data: ___/___/2020

OLÁ, ESTUDANTES! Tudo bem? Você sabia que muitos pintores já representaram a dança, a música, o circo e o teatro em suas pinturas? Agora nós vamos conhecer e passear os olhos por essas obras incríveis.


Chorinho, de Portinari - 1943. Acervo digital ©Projeto Portinari

Acervo Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa/ Portugal

Fonte: http://www.elfikurten.com.br/2011/02/candido-portinari-mestres-da-pintura.html Acesso em: 04/11/2020

Cândido Portinari foi um artista plástico que morreu em 1962 e durante a sua vida ele buscou

representar em suas obras coisas relacionadas com a cultura do povo brasileiro.

Nessa atividade 17 você poderá deixar um dos exercícios abaixo sem fazer, mas capriche nos

outros. Ok?

1. Qual é o artista que pintou essa obra e qual é o título dela?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

2. Em que museu e cidade ela está?

_______________________________________________________________________________

3. Você consegue identificar na imagem 1 alguns instrumentos tocados pelos personagens da

pintura? Peça ajuda dos familiares.

_______________________________________________________________________________

4. Onde aparecem formas geométricas? Comente.

_______________________________________________________________________________

Alguns pintores têm coleções de obras com um título único como essa do artista Cláudio Caixeta

que chama “MÚSICOS”. Ele fez faculdade de artes visuais no estado de Goiás, mas suas obras são

conhecidas no Brasil e no exterior.

                                                                               IMAGEM 2


5. Observe essa obra; os instrumentos musicais também estão presentes e a forma de pintar é

diferente da imagem anterior:

A- Qual obra você gostou mais? Explique.

_______________________________________________________________________________

B- Comente sobre as linhas, as cores e as formas de pintar de Cláudio Caixeta:

 

C- O que você achou da linguagem das artes visuais e música estarem juntas na imagem 1 e 2?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

6. Crie um desenho do instrumento musical de que você mais gosta. Pode escolher na internet e

usar a técnica da imagem 1 ou 2. Tire foto e mostre aos colegas. Ok?

 

SITES DE BUSCA: Fonte: http://www.elfikurten.com.br/ 2011/02/candido-portinari-mestres-da-pintura.html     Acesso em: 04/11/2020 Fonte: https://claudiocaixeta.com.br/gallery.html?acervo=musicos&orientation  Acesso em: 07/11/2020



Professor Alexandre de Eletivas

   Volta ao mundo através do esporte!!!!!!


 Boa noite sextos anos vamos realizar agora a última atividade no blog.

 Descreva brevemente sobre o que mais interessou ou uma curiosidade que mais lhes chamou a atenção nesses países que pesquisamos.

Podem me enviar também no e-mail abaixo:

alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br

Tenham todos uma ótima semana !!!!!!!!!

ATT

Professor Alexandre

 



     Olá pessoal nesta semana faremos algumas questões sobre a Grécia antiga , já estudada anteriormente, para finalizarmos o 4 bimestre.

1 - Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.

b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
 

c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.

d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

 2 - Na Grécia Antiga, as principais cidades-estado foram

a) Babilônia e Atenas
 

b) Esparta e Roma
 

c) Babilônia e Esparta
 

d) Atenas e Esparta

 3 - A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C.. São eles:

a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico
 

b) greco-romano, dórico, homérico, clássico
 

c) dórico, ateniense, clássico e helenístico
 

d) helenístico, homérico, ateniense e clássico

 

4 - "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Troia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são:

a) A República - Platão.
 

b) Édipo Rei - Sófocles.
 

c) A Ilíada - Homero.
 

d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo.

 5 - Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:

a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
 

b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
 

c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
 

d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.



     email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 



          Olá pessoal boa tarde , nesta semana faremos alguns exercícios sobre História do Brasil e seus ciclos econômicos do açúcar e do ouro , para finalizarmos o 4 bimestre.



1 - As razões que fizeram com que no Brasil colonial e mesmo durante o império a escravidão africana predominasse em lugar da escravidão dos povos indígenas podem ser atribuídas a (à):
a) setores da Igreja e da Coroa que se opunham à escravização indígena; fugas, epidemias e legislação antiescravista indígena que a tornaram menos atraente e lucrativa.
b) religião dos povos indígenas, que proibia o trabalho escravo. Preferiam morrer a ter que se se submeterem às agruras da escravidão que lhes era imposta nos engenhos de açúcar ou mesmo em outros trabalhos.
c) reação dos povos indígenas, que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses.
d) ausência de comunicação entre os portugueses e os povos indígenas e à dificuldade de acesso ao interior do continente, face ao pouco conhecimento que se tinha do território e das línguas indígenas.

2 - No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):
a) maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga.
b) maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas.
c) existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra.
d) quase inexistência de quilombos no Sul do Brasil se relaciona à pequena porcentagem de negros na região, o que também permitiu que lá não ocorressem questões ligadas à segregação racial.
e) população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.

 3 - O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época, passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras".
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:
a) O lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) Os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) A mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) As feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
   
4 - "Na mineração, como de resto em qualquer atividade primordial da colônia, a força de trabalho era basicamente escrava, havendo entretanto os interstícios ocupados pelo trabalho livre ou semi-livre." (Souza, Laura de M. Desclassificados do Ouro: pobreza mineira no século XVIII. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990, p.68)
Com base neste trecho sobre o trabalho livre praticado nas áreas mineradoras do Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) devido à abundância de escravos no período do apogeu da mineração, os homens livres conseguiam viver exclusivamente do comércio de ouro.
b) em função da riqueza geral proporcionada pelo ouro, os homens livres dedicavam-se à agricultura comercial, vivendo com relativo conforto nas fazendas.
c) perseguidos pela Igreja e pela Coroa, os homens livres procuravam sobreviver às custas da mendicância e da caridade pública.
d) sem condições de competir com as grandes empresas mineradoras, os homens livres dedicavam-se à "faiscagem" e à agricultura de subsistência.

5 -  A expansão do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300 000 habitantes em 1690 para 2 500 000 em 1780. Metade desse aumento demográfico ocorreu na região mineradora. Considerando essas afirmações, pode-se afirmar que:
a) O denominado “ciclo do ouro” possibilitou uma espécie de atração centrípeta para o mercado interno desenvolvido pela mineração e, assim, contribuiu como fator de integração regional na América Portuguesa.
b) A população atraída para a mineração também desenvolveu intensa atividade agrária de subsistência, propiciando reconhecida autossuficiência que inibiu qualquer tipo de polarização.
c) O Regimento dos Superintendentes / Guardas-Mores e Oficiais Deputados para as Minas que em 1702 instituiu a Intendência das Minas mantinha rigorosa disciplina militar e constante vigilância na Estrada Real, impedindo o ingresso de emboabas e mascates nas regiões de ouro e diamantes.
d) O denominado “ciclo do ouro” ocasionou uma espécie de atração centrífuga, pois as riquezas auríferas de Goiás e da Bahia contribuíram para financiar simultaneamente o denominado renascimento agrícola no Nordeste do Brasil no final do século XVII.


email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Geografia - 4 Bimestre - 6C - Aula - 06

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".




Geografia - 4 Bimestre - Aula - 06

Semana de 23/11/2020 a 27/11/2020.

Tema para essa semana: GPS

Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema dessa semana.


Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância do tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões.




OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.




CANDIDO PORTINARI - MUSICA

 

Nome:

Turma:                                                                 Data: ___/___/2020

OLÁ, ESTUDANTES! Tudo bem? Você sabia que muitos pintores já representaram a dança, a música, o circo e o teatro em suas pinturas? Agora nós vamos conhecer e passear os olhos por essas obras incríveis.



Chorinho, de Portinari - 1943. Acervo digital ©Projeto Portinari

Acervo Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa/ Portugal

Fonte: http://www.elfikurten.com.br/2011/02/candido-portinari-mestres-da-pintura.html Acesso em: 04/11/2020

Cândido Portinari foi um artista plástico que morreu em 1962 e durante a sua vida ele buscou

representar em suas obras coisas relacionadas com a cultura do povo brasileiro.

Nessa atividade 17 você poderá deixar um dos exercícios abaixo sem fazer, mas capriche nos

outros. Ok?

1. Qual é o artista que pintou essa obra e qual é o título dela?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

2. Em que museu e cidade ela está?

_______________________________________________________________________________

3. Você consegue identificar na imagem 1 alguns instrumentos tocados pelos personagens da

pintura? Peça ajuda dos familiares.

_______________________________________________________________________________

4. Onde aparecem formas geométricas? Comente.

_______________________________________________________________________________

Alguns pintores têm coleções de obras com um título único como essa do artista Cláudio Caixeta

que chama “MÚSICOS”. Ele fez faculdade de artes visuais no estado de Goiás, mas suas obras são

conhecidas no Brasil e no exterior.

                                                                               IMAGEM 2



5. Observe essa obra; os instrumentos musicais também estão presentes e a forma de pintar é

diferente da imagem anterior:

A- Qual obra você gostou mais? Explique.

_______________________________________________________________________________

B- Comente sobre as linhas, as cores e as formas de pintar de Cláudio Caixeta:

 

C- O que você achou da linguagem das artes visuais e música estarem juntas na imagem 1 e 2?

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

6. Crie um desenho do instrumento musical de que você mais gosta. Pode escolher na internet e

usar a técnica da imagem 1 ou 2. Tire foto e mostre aos colegas. Ok?

 

SITES DE BUSCA: Fonte: http://www.elfikurten.com.br/ 2011/02/candido-portinari-mestres-da-pintura.html     Acesso em: 04/11/2020 Fonte: https://claudiocaixeta.com.br/gallery.html?acervo=musicos&orientation  Acesso em: 07/11/2020

 

 

 

 

 

 

 

Boa tarde, meus queridos alunos!         Professora: Rosi  

 4° bimestre.

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 30/11/20

 

leia as reportagens a seguir:

1.Brasil é o 4º país que mais produz lixo plástico no mundo

 

 No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários. [...] A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água [1]. Os impactos diretos estão relacionados à não regulamentação global do tratamento de resíduos de plástico, à ingestão de micro  (invisíveis aos olhos) e à contaminação do solo com resíduos. A queima ou incineração do plástico pode liberar na atmosfera gases tóxicos, alógenos, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, extremamente prejudiciais à saúde humana. O descarte ao ar livre também polui aquíferos, corpos d’água e reservatórios, provocando aumento de problemas respiratórios, doenças cardíacas e danos ao sistema nervoso de pessoas expostas

 

 

2. Dinheiro jogado na lata de lixo

Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, diz WWF. 2019. Disponível em: (acesso em: 09 abr. 2020). Dinheiro jogado na lata de lixo A cada ano, o Brasil produz quase 80 milhões de toneladas de lixo. Um terço desse volume vai parar nos lixões a céu aberto ou em aterros improvisados, sem a vedação adequada para impedir a contaminação do solo. Cerca de 90% dos resíduos descartados de forma inadequada poderiam ser reaproveitados, mas, por falta de políticas públicas para coleta seletiva e reciclagem do lixo [3], o país reutiliza menos de 4% do total descartado. Esse índice é pior ainda quando se considera apenas o lixo plástico, um dos vilões da polução de mares e oceanos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de lixo plástico, mas recicla apenas 1,3% desse material. Na Índia, 60% de todo o plástico produzido é reciclado. Além do impacto ambiental, há perda de uma importante fonte de receita. Na Alemanha, a reciclagem de lixo movimenta 70 bilhões de euros por ano. No Brasil, cerca de 14% do lixo produzido é de embalagens de plástico. Se fossem reciclados, esses resíduos poderiam gerar mais de 6,5 bilhões de reais [4].

 

 Texto adaptado. Fonte: ARANHA, C. Dinheiro jogado na lata de lixo. Revista Exame. 2020. Disponível em: (acesso em: 10 abr. 2020). 1)

ATIVIDADES:

1) Segundo as informações contidas nas reportagens, o Brasil está cumprindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável quando consideramos a situação do lixo plástico? Explique sua resposta, indicando quais são os impactos sociais, ambientais e econômicos dessa questão.

2) Faça um esquema explicando a relação existente entre impactos socioambientais e as etapas de extração, produção, circulação, consumo e descarte de produtos. Em um esquema é importante usar poucas palavras e criar uma estrutura que direcione a leitura. Por isso, converse com o(a) professor(a) e procure utilizar palavras-chave, setas, tópicos e outros recursos.

3)Agora você irá reescrever essa história! A partir do que você pesquisou e aprendeu até aqui, descreva como seria uma economia de materiais plásticos sustentável. Escolha um produto plástico como ponto de partida, e imagine que você é dono(a) da empresa que fabrica esse produto. Crie uma marca para sua empresa e faça uma descrição detalhada de todo o ciclo de vida dessa mercadoria, envolvendo produção, distribuição, consumo e descarte. Lembre-se que você é um(a) empresário(a) consciente, que busca adotar medidas sustentáveis em todas as etapas da economia de materiais.


Aula 22 de História - 7°s anos A e B

  


Olá a tod@s!



Tudo bem com vocês? Para esta semana, está será uma das últimas atividades para quem está em dia com as atividades em todos os bimestres, então ela será uma revisão geral apenas. Podem responder no formulário que eu criei, ou da forma como puderem:


Aula 22



1) O que era a Usura? E por que a usura não podia ser praticada na Idade Média?

2) Quais são os cinco períodos em que normalmente a maioria dos historiadores dividem a história humana?

3) Por que a coroa portuguesa precisava controlar a circulação de ouro em pó no Brasil?

4) O que era o Eurocentrismo? Explique.

5) As colônias tinham algum lucro no comércio com as metrópoles? Justifique sua resposta.



 Quem entregar atividades na escola, não se esqueçam de por favor colocar o nome e número na atividade. Estou indo buscar na escola, mas pego muitas atividades sem nome...


Outras orientações vocês irão receber ao longo da semana. Lembrando que atividades anteriores deste Quarto Bimestre, ou mesmo do Segundo e do Terceiro Bimestre estão disponíveis para os alunos que não tiverem feito fazerem, e todos os professores estão aceitando.



Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Boa semana para tod@s!

Aula 22 de História - 6°s anos B e C

 


Olá a tod@s!



Tudo bem com vocês? Para esta semana, está será uma das últimas atividades para quem está em dia com as atividades em todos os bimestres, então ela será uma revisão geral apenas. Podem responder no formulário que eu criei, ou da forma como puderem:


Aula 22


1) Por que foi necessário, ou o que levou o ser humano a procurar migrar de um lugar  para outro?               

     2) O que significa a palavra estamental?  E o que era uma sociedade estamental?

     3) Os Senhores feudais moravam em castelos por qual motivo?

     4) Por que quando o império romano começou a cair, as cidades começaram a perder importância?

     5)A denominação "povos bárbaros" pode ser definida como preconceituosa? Por qual motivo?


 Quem entregar atividades na escola, não se esqueçam de por favor colocar o nome e número na atividade. Estou indo buscar na escola, mas pego muitas atividades sem nome...


Outras orientações vocês irão receber ao longo da semana. Lembrando que atividades anteriores deste Quarto Bimestre, ou mesmo do Segundo e do Terceiro Bimestre estão disponíveis para os alunos que não tiverem feito fazerem, e todos os professores estão aceitando.



Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br



Boa semana para tod@s!

 


Boa tarde, meus queridos alunos!                     Professora: Rosi

 4° bimestre

Observações:

- Não esqueça de colocar Nome e o ano que você estuda.

- Seja organizado e fazer as atividades no caderno por escrito a caneta, não precisa copiar as perguntas, tire uma foto e enviar por E-mail institucional: mariarosinete@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 30/11/20

 

PROBLEMATIZANDO: BIODIVERSIDADE NOS BIOMAS BRASILEIROS

 

 A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE

Para conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade nos biomas brasileiros, leia os textos 1 e 2 a seguir:

Texto 1 O território brasileiro abriga cerca de um terço de todas as florestas tropicais do planeta e o maior sistema fluvial do mundo, além de reunir cerca de 1,8 milhão de espécies em seis biomas. Tal magnitude faz com que o Brasil esteja entre os cinco países que possuem maior diversidade biológica na Terra. Os biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são sistemas naturais que ao longo da história sofreram o impacto dos ciclos econômicos e do processo de ocupação do espaço brasileiro.

 

Texto 2 O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. [...] Maior segurança alimentar, energética, hídrica e climática; proteção contra erosão, enchentes, deslizamentos e outros desastres socioambientais; proteção natural contra pragas no campo e doenças nas cidades; potencial para a descoberta de novos fármacos, cosméticos e outros produtos naturais; preservação de culturas, saberes e costumes de populações tradicionais; paisagens belíssimas; incontáveis oportunidades de negócios ligadas ao ecoturismo, lazer e bem-estar social. [...] Esses são alguns exemplos dos serviços prestados gratuitamente pela natureza à sociedade. [...] Por outro lado, e ao mesmo tempo, é um país que se aproveita e cuida muito mal desse patrimônio natural único, com taxas elevadas de perda, degradação e fragmentação ambiental. Estudos indicam, por exemplo, que o Brasil poderá perder entre 20% e 25% de sua biodiversidade até 2050 [...]

 

1-Pesquise em livros didáticos, jornais, revistas e/ou sites outras informações para responder às questões propostas:

a) Por que a biodiversidade é importante?

b) O que ameaça a biodiversidade?

c) Quais atividades contribuem para a perda de biodiversidade?

d) Segundo o texto 2, o Brasil poderá perder até 25% da sua biodiversidade até 2050. O que isso significa?

e) Quais biomas brasileiros apresentam maior redução da sua biodiversidade?

 f) Como proteger a biodiversidade nos biomas brasileiros?

 

2 -Agora, imagine que você trabalha para uma editora que publica uma revista sobre meio ambiente. A revista terá uma matéria sobre a importância da biodiversidade no Brasil. A partir das informações que você obteve nesta atividade, elabore uma manchete para essa matéria, apresentando alguma informação que desperte o interesse do(a) leitor(a).

 

 

 

 


Semanário de História 6° D e 6° E 23/11/2020 a 27/11/2020


Olá turma tudo bem, Boa tarde!!!!!

Segue novas orientações de estudo.

Exercício de Recuperação

1) O idioma principal dos antigos romanos era:

A. (   ) O italiano

B. (   ) O latim

C. (   ) O hebraico

D. (   ) O aramaico

E. (   ) O greco-romano

 

2) Época em que Roma era uma pequena cidade sob a influência dos etruscos:

A. (  ) Monarquia

B. (    ) República

C. (    ) Império

D. (    ) Comunismo

E. (    ) Imperialismo

 

3) Chegaram à península por volta do século VIII a.C. Ocuparam de início a região central e, logo em seguida, estenderam seus domínios até o norte:

A. (   ) Italiotas

B. (   ) Gregos

C. (   ) Portugueses

D. (   ) Etruscos

E. (   ) Franceses

 

4)  Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:

A. (   ) Os plebeus

B. (   ) Os patrícios

C. (   ) Os clientes

D. (   ) Os clãs

E. (   ) Os trabalhadores rurais

 

5) As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

A. (    ) Romanos e cartagineses.

B. (    ) Gregos e persas.

C. (    ) Macedônicos e romanos.

D. (    ) Romanos e germânicos.

E. (    ) Gregos e romanos.

 

Responder e-mail somente com questão e alternativa correta.

Enviar o exercício via e-mail

marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

Roteiro de Estudos Semanal - De 23/11/20 a 27/11/20

SEMANA DESTINADA À REALIZAÇÃO E ENTREGA DE ATIVIDADES

Dúvidas entrem em contato.
Prof. Adailson (11-96778-8946)

AVALIAÇÃO 4º Bimestre

 Bom dia Alunos!

Essa semana teremos a avaliação abaixo para realizarmos.

Por favor, leiam com atenção e respondam às questões, de preferência no próprio corpo do e-mail.

  Enviem para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br até 01/12 (terça-feira que vem). NÃO ESQUEÇA DE IDENTIFICAR-SE COM SEU NOME COMPLETO E TURMA

1- Quem foi Luís de Camões e qual foi a sua principal obra?

2- Qual era a civilização que vivia na Península de Yucatán região que corresponde hoje à Guatemala, Honduras, Belize e o sul do México? 

3- Qual o ano e nome da primeira Vila fundada no Brasil? 

4- Quais eram os renascentistas?

5- Qual o nome da famosa obra escrita por Dante Aleghieri? 

Boa sorte! 

ATIVIDADE 4º Bimestre

Bom dia Alunos!

Essa semana teremos a avaliação abaixo para realizarmos.

Por favor, leiam com atenção e respondam às questões, de preferência no próprio corpo do e-mail.

  Enviem para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br até 01/12 (terça-feira que vem). NÃO ESQUEÇA DE IDENTIFICAR-SE COM SEU NOME COMPLETO E TURMA

1- Explique o que foi o voto censitário 

2- Explique quais foram as principais razões para ter acontecido a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

3- Explique o Golpe de 64

4- Fale sobre a criação do Plano Real

5- Explique líderes, objetivos e estratégias dos Bolcheviques e Mencheviques

Boa sorte 

AVALIAÇÃO 4º Bimestre

Bom dia Alunos!

Essa semana teremos a avaliação abaixo para realizarmos.

Por favor, leiam com atenção e respondam às questões, de preferência no próprio corpo do e-mail.

  Enviem para leonice1@prof.educacao.sp.gov.br ou tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br até 01/12 (terça-feira que vem). NÃO ESQUEÇA DE IDENTIFICAR-SE COM SEU NOME COMPLETO E TURMA

1- Explique o Iluminismo 

2- Quem foi Túpac Amaru?

3- Explique a Lei Eusébio de Queirós 

4- Qual o nome dos grandes pensadores iluministas

5- Qual o nome do político e principal de autor da declaração de Independência dos Estados Unidos (1776)? 

Boa sorte

AAP Digital - Prorrogada

 


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AVALIAÇÃO 4º Bimestre

Bom dia Alunos!

Essa semana teremos a avaliação abaixo para realizarmos.

Por favor, leiam com atenção e respondam às questões, de preferência no próprio corpo do e-mail.

  Enviem para tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br até 01/12 (terça-feira que vem). NÃO ESQUEÇA DE IDENTIFICAR-SE COM SEU NOME COMPLETO E TURMA

O território brasileiro, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possui uma grande variedade de características naturais (solo, relevo, vegetação e fauna), que interagem entre si formando uma composição natural única. Entre as principais características naturais que mais apresentam variação, estão os biomas, conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação.

De acordo com o IBGE, o país possui seis grandes biomas, que, juntos, possuem uma das maiores biodiversidades do planeta. São eles:


• AmazôniaA Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies de diferentes tamanhos – algumas podem alcançar até 50 metros de altura – com folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros.

• Cerrado: O Cerrado, ou a Savana brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, que, em razão da ocorrência de duas estações bem definidas – uma úmida (verão) e outra seca (inverno) –, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas etc.

• Mata AtlânticaO exemplar de Floresta Tropical do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Originalmente, a vegetação desse bioma encontrava-se localizada em uma extensa área do litoral brasileiro, que se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul, e era constituída por uma vegetação florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta e era constituída por micos-leões, lontra, onça-pintada, tatu-canastra, arara-azul e outros.

• Caatingaestende-se por todo o sertão brasileiro, ocupando cerca de 11% do território nacional. Trata-se da região mais seca do país, localizando-se na zona de clima tropical semiárido. A vegetação dessa região é composta, principalmente, por plantas xerófilas (acostumadas com a aridez, como as cactáceas) e caducifólias (que perdem a folha durante o período mais seco), além de algumas árvores com raízes bem grandes que conseguem captar a água do lençol freático em grandes profundidades e que, por isso, não perdem as suas folhas, como o juazeiro. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, sapo cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba etc.


• Pampas: Localizado no extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, esse bioma é bastante influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, que é constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode, capim-gordura, capim-mimoso etc. São exemplos de animais que vivem nesse bioma o veado, garça, lontras, capivaras e outros.

• Pantanal: trata-se da maior planície inundável do país e está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Esse bioma é muito influenciado pelos regimes dos rios presentes nesses lugares, pois, durante o período chuvoso (outubro a abril), a água do pantanal alaga grande parte da planície da região. Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu volume d'água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. Todos esses fatores tornam a vegetação do pantanal muito diversificada, havendo exemplares higrófilos (adaptados à umidade), plantas típicas do Cerrado e da Amazônia e, nas áreas mais secas, espécies xerófilas. A fauna é constituída por várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.


Atualmente, como resultado da expansão das atividades agropecuárias e da urbanização no país, todo os biomas brasileiros correm risco de extinção caso sejam mantidos os mesmos padrões de exploração. Dois desses biomas, o Cerrado e a Mata Atlântica, já se encontram na lista mundial de 


Hotsposts, isto é, áreas com grande diversidade que se encontram ameaçadas de extinção. Além deles, estima-se que a Amazônia brasileira desaparecerá em 40 anos caso sejam mantidos os índices de desmatamento atuais. O Pantanal e os Pampas são ameaçados pelas atividades agropecuárias que comprometem o sistema de cheias dos rios no Pantanal e contribuem para o processo de desertificação do solo nos Pampas. Asim, o Brasil, embora possua uma grande biodiversidade, corre o risco de perdê-la caso as leis ambientais de proteção desses biomas não sejam colocadas em prática.

 

1. O termo bioma pode ser conceituado como:


a) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.

b) O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.

c) O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.

d) O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

e) A camada do planeta Terra que abriga a vida. Abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.

 

2. Os principais biomas brasileiros são:


a) Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.

b) Mata de Galeria, Cerrado, Amazônia, Pantanal e Igapó.

c) Biomas costeiros, Campos, Pampas, Pradarias e Mata Atlântica.

d) Manguezal, Pradarias, Amazônia, Caatinga, Cerradão e Campo sujo.

e) Mata de Várzea, Mata dos Cocais, Mata de Araucárias, Pantanal e Cerrado.

 

3. (UNESP-2014) Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:


a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

 

4. O clima que caracteriza o Cerrado é:


a) Clima Equatorial.

b) Clima Tropical de Altitude.

c) Tropical Continental.

d) Tropical Úmido.

c) Subtropical.

 

5. A vegetação dos Pampas é composta, principalmente, por:


a) Árvores de grande porte.

b) Árvores de pequeno porte.

c) Plantas xerófilas.

d) Gramíneas.

e) Plantas higrófilas.