PROJETO ARTE AFRICANIDADE
Nome:
Turma:
Data: ___/___/2020
Olá! Vamos continuar nosso estudo sobre Cultura
Afro-brasileira!
Vamos conhecer o trabalho de mais alguns artistas...
YEDA MARIA CORREIA DE OLIVEIRA
Nome artístico YEDAMARIA (Salvador, 1932 - Salvador, 27 de
março de 2016), foi uma artista plástica afro-brasileira, com obras expostas no
Brasil e no exterior. Conhecida pelos seus quadros, gravuras e colagens de
paisagens, marinhas e naturezas-mortas de influência africana.
Figura 1
YEDAMARIA – A cor sem rancor
Fonte: http://www.omenelick2ato.com/artes-plasticas/1195 (Acesso 07/05/2020)
YEDAMARIA – Barco com frutas – 1964
Fonte: http://filosofaram.blogspot.com/2010/07/yedamaria.html (Acesso 07/05/2020)
HEITOR DOS PRAZERES
Compositor e pintor nascido no Rio de Janeiro em 1898. Autor
de sambas que marcaram a história do gênero no Brasil, Heitor dos Prazeres é
também conhecido por expressar por meio da pintura o Rio de Janeiro do seu
tempo por uma perspectiva valiosa. Negro e de família pobre.
Figura 3
HEITOR DOS PRAZERES – Favela – 1965
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4656/favela (Acesso 07/05/2020)
Figura 4
HEITOR DOS PRAZERES – Roda de samba – 1965
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4654/roda-de-samba (Acesso 07/05/2020)
A)
Observe as figuras 1 e 2 e descreva o que você
consegue identificar e qual a principal diferença que conseguiu perceber entre
as duas obras?
B)
Você viu o titulo da figura 1: “A COR SEM
RANCOR”
O que será que a artista Yeda Maria
queria nos comunicar ou questionar com esse título e com as cores em tons de
cinza (preto e branco)? Será que ela queria falar sobre preconceito,
racismo...?
Peça ajuda para alguém da sua
família, pais ou irmãos e escreva o que você entende, sabe ou vivenciou sobre
preconceito e racismo.
C)
As figuras 3 e 4 representam uma FAVELA e uma
RODA DE SAMBA. Nas duas obras você identifica pessoas que são da raça negra. Na
escola, ou na sua sala de aula também tem colegas negros ou de descendência
indígena. Assim podemos conhecer e aprender sobre diferentes culturas e
costumes... além de preservar e respeitar as diferenças!
No espaço abaixo, faça um
desenho/pintura de memória: dos seus colegas e do local onde vocês se encontram
pra brincar e se divertir (na praça, na rua, na escola, na casa de alguém...?)
QUERIDOS ALUNOS LOGO ENCERRANDO O 3ºBIMESTRE.
AQUELES ALUNOS ATRASADOS COM AS ENTREGAS DAS ATIVIDADES AGILIZEM POR FAVOR!!!
AINDA ESTOU RECEBENDO AS DO 1º E 2º BIMESTRE!!!