CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 19 de julho de 2020

Adjetivos

Semana de estudos intensivos e recuperação _ De 20/07 à 24/07/2020
Olá turma! Uma boa semana
Leia os textos e responda as questões e envie-me pelo e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades para nota do 2° bimestre

Adjetivos são palavras que caracterizam substantivos , atribuindo-lhes noções de qualidade, condição, julgamento, estado, etc.
As expressões formadas por duas ou mais palavras com a função de adjetivos recebem o nome de locuções adjetivas. Geralmente são formadas por uma preposição e por um substantivo.
EX: carne de boi – Carne bovina. ­

Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentadona poeirado caminho imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.

_Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
_Ela não vai não: nós é que vamos nela.
_Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
_Eu não me chamo não: os outros é que me chamam de Zé.

(Paulo Mendes Campos)

1_Leia o texto e responda as questões:
a)_Quais são os adjetivos usados pelo narrador para caracterizar o menino Zé------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)_O que esses adjetivos podem revelar sobre a condição social do menino?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)_No conto, uma situação surpreendente provoca humor. Que situação é essa?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 Reescreva o texto a seguir, completando -o com os adjetivos e locuções adjetivas , que estão em negrito

de aranha- vivo - comprido - escuro- da gaiola -duro - de arame – terrível

Os passarinhos

Nossa casa tinha um porão cheio de mistério. Por causa dos ratos, que transmitem doenças-------------, minha mãe não deixava brincar lá, mas o Arlindo e eu desobedecíamos. Com medo, rastejávamos entre as tranqueiras do porão-------------------,aflitos com as teias ----------------que grudavam na boca.
Na entrada do porão, meu tio Constantino armava uma ratoeira----------------em forma de gaiola-------------,com um pedaço de queijo --------------pendurado no fundo. Quando o rato mordia a isca, a mola soltava e trancava a porta-------------------,com força. Prendia o rato--------------.

Leia o texto
O fotógrafo

Paulo é um fotógrafo e precisa tirar uma foto de um João-de-barro para completar seu álbum de fotografias. Por isso, resolveu fazer uma viagem pelo campo.
Abriu seu guarda-roupa, e colocou na mochila: seu diário, seu l[ápis, seu cantil e um porta-chaves, Achou que também era útil levar comida e encheu o porta-malas do carro com: pastel, chá de erva-doce, pão de ló, bom-bocado e grão- de -bico.
Quando chegou ao campo, resolveu tirar uma foto da paisagem para iniciar seu trabalho…. Foi então, que percebeu que, esqueceu a máquina fotográfica.


3_Paulo resolveu fazer uma viagem no campo porque:
a)_É um fotógrafo.
b)_Precisava tirar uma foto de um João-de-barro.
c)_Precisava tirar uma foto da paisagem.
d)_Precisava conhecer o campo.

4_ O trecho que torna esse texto irônico é:
a)_Paulo ser um fotógrafo e levar tudo que precisava .
b)_ Paulo ser um fotógrafo e precisar tirar uma foto.
C)_Paulo ser um fotógrafo e fazer uma viagem pelo campo.
d)_ Paulo ser um fotógrafo e esquecer a máquina fotográfica.

5_ Em qual trecho desse texto fica evidente que Paulo esqueceu a máquina fotográfica.
a)- “Paulo é um fotógrafo e precisa tirar uma foto de um João -de -barro.”
b)- “Quando chegou ao campo resolveu tirar uma foto da paisagem….”
c)_ “Abriu seu guarda-roupa e colocou na mochila seu diário , seu lápis, seu cantil e um porta-chaves.”
d)_ “ Achou que também era útil levar comida e encheu o porta-malas...”

6_ No trecho : “Abriu seu guarda-roupa e colocou na mochila seu diário, seu lápis, e o porta-chaves” O plural das palavras destacadas é:

a)_Guardas- roupas, lapises, portas -chaves.
b)_Guardas-roupas, lápis, porta-chave.
C)_Guarda-roupas, lápis, porta-chaves.
D)_Guarda-roupas, lápis, portas-chaves.

7_As palavras , mochila, campo, e foto são:
a)_Verbos. c)_Substantivos.
b)_Pronome. d)_Adjetivos.

8_ Leia esse trecho da notícia.

A brasileira Celina Turchi, especialista em doenças infecciosas da Fio-cruz Pernambuco, foi escolhida como uma das dez cientistas mais importantes de 2016 pela revista britânica Nature por causa da pesquisa que descobriu a relação entre a microcefalia e o vírus da zica.

a)_ Qual é o objetivo que caracteriza o substantivo doenças?----------------------------------------------------------------------------------------------------------

b)_Por que esse adjetivo está no plural?----------------------------------------------------------------------







Preconceito


Semana de 20/07 à 24/07/2020
Olá turma!
Leia o texto, responda as questões e mande-me pelo e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto a seguir:
O assalto

Quando a empregada entrou no elevador, o garoto entrou atrás. Devia ter uns dezesseis, dezessete anos. Preto. Desceram no mesmo andar. A empregada com o coração batendo. O corredor estava escuro, e a empregada sentiu que o garoto a seguia. Botou a chave na fechadura da porta de serviço, já em pânico. Com a porta aberta, virou-se de repente e gritou para o garoto:
_Não me bate!
_Senhora?
_Faça o que quiser, mas não me bate!
_Não, senhora, eu…
A dona da casa veio ver o que estava havendo. Viu o garoto na porta e o rosto apavorado da empregada e recuou, até pressionar as costas contra a geladeira.
_Você está armado?
_Eu? Não.
A empregada, que ainda não largara o pacote de compras, aconselhou a patroa, sem tirar os olhos do garoto:
_É melhor não fazer nada, madame. O melhor é não gritar.
_Eu não vou fazer nada, juro! _disse a patroa, quase aos prantos. _Você pode entrar. Pode fazer o que quiser. Não precisa usar a violência.
O garoto olhou de uma mulher para outra. Apalermado. Perguntou:
_Aqui é o 712?
_O que você quiser. Entre. Ninguém vai reagir.
O garoto hesitou, depois deu um passo para dentro da cozinha. A empregada e a patroa esgueirou-se pela parede até chegar à porta que dava para a seleta de almoço. Disse:
_Eu não tenho dinheiro. Mas o meu marido deve ter. Ele está em casa. Vou chamá-lo. Ele lhe dará tudo.
O garoto também estava com os olhos arregalados. Perguntou de novo:
_Este é o 712? Me disseram para pegar umas garrafas no 712.
A mulher chamou, com a voz trêmula:
_Henrique!
O marido apareceu na porta do gabinete. Viu o rosto da mulher, o rosto da empregada e o garoto e entendeu tudo. Chegou a hora de tirar a prova.
_O que você quer? _perguntou, dando-se conta em seguida do ridículo da pergunta. Mas sua voz estava firme.
Eu disse que você tinha dinheiro falou a mulher.
_Faço um trato com você _disse o marido para o garoto, _Dou tudo de valor que tem em casa, contanto que você não toque em ninguém.
E se as crianças chegarem de repente, pensou a mulher. Meu Deus, o que esse bandido vai fazer com as minhas crianças ? O garoto gaguejou:
_Eu...Eu...É aqui que umas garrafas para pegar?
_Tenho um pouco de dinheiro. Minha mulher tem joias, Não temos cofre em casa, acredite em mim. Não temos muita coisa. Você quer o carro? Eu dou a chave.
Errei, pensou o marido. Se sair com o carro, ele vai querer ter certeza de que ninguém chamará a polícia. Vai levar um de nós com ele. Ou vai nos deixar todos amarrados. Ou coisa pior…
Vou pegar o dinheiro, está bem? _ disse o marido.
O garoto só piscava.
_Não tenho arma em casa. É isso que você está pensando? Você pode vir comigo.
O garoto olhou para a dona da casa e para a empregada.
_Você está pensando que eles vão aproveitar para fugir, é isso? _continuou o marido. _Elas podem vir junto conosco. Ninguém vai fazer nada. Só não queremos violência. Vamos todos para o gabinete
A patroa , a empregada e o Henrique entraram no gabinete. Depois de alguns segundos, o garoto foi atrás. Enquanto abria a gaveta chaveada da sua mesa, o marido falava:
_Não é para agradar, não, mas eu compreendo você. Você é uma vítima do sistema. Deve estar pensando, “esse burguês cheio da nota está querendo me conversar”, mas não é isso não. Sempre me senti culpado por viver bem no meio de tanta miséria. Pode perguntar para minha mulher. Eu não vivo dizendo que o crime é um problema social? Vivo dizendo. Tome. É todo dinheiro que tenho em casa. Não somos ricos. Somos, com alguma boa vontade, da média alta. Você tem razão. Qualquer dia também começamos a assaltar para poder comer. Tem que mudar o sistema. Tome.
O garoto pegou o dinheiro, meio sem jeito.
_Olhe, eu só vim pegar as garrafas…
_Sônia, busque as suas joias. Ou melhor, vamos todos buscar as joias.
Os quatro foram para a suíte do casal. O garoto atrás. No caminho ele sussurrou para a empregada:
_Aqui é o 712?
_Por favor, não! _disse a empregada encolhendo-se.
Deram todas as joias para o garoto, que estava cada vez mais embaraçado. O marido falou:
_Não precisa nos trancar no banheiro. Olhe o que eu vou fazer.
Arrancou o fio do telefone da parede.
_Você pode trancar o apartamento por fora e deixar as chaves lá embaixo. Terá tempo de fugir. Não faremos nada. Só não queremos violência.
_Aqui não é o 712? Me disseram para pegar umas garrafas.
_N´s não temos mais nada, confie em mim. Também somos vítimas do sistema. Estamos do seu lado. Por favor, vá embora!
A empregada espalhou a notícia do assalto por todo o prédio Madame teve uma crise nervosa que durou dias. O marido comentou que não dava mais para viver nesta cidade. Mas achava que tinha saído bem. Não entrara em pânico. Ganhara um pouco de simpatia do bandido. Protegera o seu lar da violência. E não revelara a existência do cofre com o grosso o dinheiro {... } atrás do quadro da odalisca.(Luís Fernando Veríssimo)

1_A crônica de Luís Fernando Veríssimo narra um fato relativamente comum nas grandes cidades.
a)_Qual é o fato?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)_Qual é o tema abordado pelo texto?----------------------------------------------------------------------------------
2_ Releia a introdução da crônica:
Quando a empregada entrou no elevador, o garoto entrou atrás. Devia ter uns dezesseis , dezessete anos. Preto. Desceram no mesmo andar. A empregada com o coração batendo”.

a)_Por que a empregada estava “com o coração batendo”?-------------------------------------------------------------

b)_Havia motivos, até então, para ela se sentir e pensar assim? Se não, levante hipóteses sobre as causas de sentir-se desse modo.--------------------------------------------------------------------------------------------------------

3_Ao descer do elevador, a empregada fica ainda mais desesperada.
a)_O que contribuiu para isso?---------------------------------------------------------------------------------------------

4_ A dona do apartamento foi verificar o que estava acontecendo.
a)_O que ela deduziu ao ver a empregada e o garoto na porta? Por que fez essa dedução?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)_Ela também teve medo? Se sim, de que?-----------------------------------------------------------------------------

5_No decorrer do texto, por várias vezes, o garoto pergunta às pessoas se lá era o 712 e comenta que estava ali para pegar umas garrafas.

a)_Por que as pessoas não ouviam o que ele dizia?---------------------------------------------------------------------

b)_Por que o garoto pegou o dinheiro “meio sem jeito”?--------------------------------------------------------------

6_ A crônica intitula-se “O assalto”.
a)_Houve, realmente, um assalto? Justifique.---------------------------------------------------------------------------

b)_Se o garoto não fosse negro, a história seria diferente?-------------------------------------------------------------



Interpretação de texto

                       
                                   
                       Interpretação de texto e revisão sobre figuras de linguagem

                     
                                                   O Vento e o Sol


                   O Vento e o Sol estavam disputando quem era mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento."Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa.Aquele que fizer o homem tirar o casaco será considerado o mais forte.Você começa,Vento". E se retirou atrás de uma nuvem.
               O Vento ,furiosamente, começou a soprar tão forte quanto possível sobre o velho homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.
                 Então o Sol apareceu e brilhou com todo seu esplendor. O homem, que antes se protegia do vento e do frio, começou a sentir muito calor e logo tirou o casaco.

                  A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

                                                                                                       Esopo



               
                 Depois de ler o texto, responda às questões propostas.

         01.    Tanto no título da fábula quanto no "corpo" do texto, as palavras  "Vento e Sol" estão escritas com letra inicial maiúscula, porque:

                a)  o autor errou ao escrevê-las.

                b)  o autor cometeu erros de digitação.

                c)  são personagens da fábula.

                d)  são fenômenos da natureza.




         02.   Observe a seguinte passagem da fábula:


                "O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando, e o Sol disse ao Vento: "Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa [...]".


               As informações sobre o Vento e o Sol revelam que as personagens:

              a)  apresentam-se como fenômenos da natureza, na fábula.

              b)  apresentam características de animais que participam da fábula.

              c)   não podem ser considerados personagens da fábula

              d)  são seres inumanos que, na fábula, têm comportamentos humanos.




             No estudo do conto, foi possível analisar como a linguagem pode, em alguns textos aparecer em sentido figurado, conotativo. Quando isso acontece, manifestam-se as figuras de linguagem, em que palavras e expressões são organizadas para produzir sentidos conotativos, por exemplo, de:


           Comparação implícita: O velho homem é um leão (comparação explícita = O velho homem é forte e majestoso como um leão). Essa figura é a metáfora.


         Atribuição de características e atitudes humanas a coisas e seres inumanos: "O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento [...]". Essa figura é a personificação ou prosopopeia.


        * Oposição de sentidos: A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência. Essa figura é a antítese.


          * Relação parte/todo, continente/conteúdo etc.: Gosto de ler Esopo (= Gosto de ler fábulas de Esopo). Essa figura é a metonímia.




      03.  Com base nas questões anteriores, conclua: em relação às personagens, a figura de linguagem presente na fábula é:

            a)  antítese                                                  b)  metáfora

            c)  onomatopeia                                         d)  personificação



     04.  A moral da fábula O Sol e o Vento é "A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência". Os pares de palavras "bondade /amabilidade" e "fúria/violência" produzem, no enunciado, efeitos de sentido de :

           a)  antítese                                                  b)  metonímia

           c)  onomatopeia                                          d)  personificação




    05.  Escreva duas frases utilizando  a figura de linguagem antítese.

..................................................................................................................................................................................................................................................






                 
                     Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Professor Alexandre de Eletivas


 Boa noite sextos anos ! tudo bem com vocês . Estamos na reta final do segundo bimestre e agora vamos conhecer um pouco da Espanha dando continuidade no projeto Volta ao mundo através do esporte.Façam a pesquisa sobre a Espanha naquele modelo apresentado em sala de aula ok.

 Tenham uma ótima semana e qualquer dúvida enviem mensagem por aqui ou no e_mail abaixo:

  alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br

Ginástica Rítmica

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1.O que significa a sigla GR? 
2. A ginástica rítmica é uma modalidade exclusivamente feminina? Explique?
3. Explique sobre o aparelho fita utilizado na ginástica rítmica? 
*Entregar:24/07 
*Email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Desequilíbrio ambientais

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia: 
1.Quais as principais causas do desmatamento? 
2.Como ocorre o desmatamento? Explique?
3. Você acha que as suas atitudes contribuem para o desmatamento? Explique?
*Entregar: 28/07 

*Email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas do mundo

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. O que significa a sigla MMA? 
2. Cite o nome de dois esportes de combate? 
3. O que são artes marciais ? Explique?
entregar: 24/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas do mundo

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Em que ano o judô estreou nos jogos paralímpicos? 
2. Em que ano  a mulheres as mulheres estrearam nos jogos paralímpicos na modalidade do judô?
3. O que são jogos paralímpicos? 
entregar: 24/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas do mundo

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Em que ano o judô estreou nos jogos paralímpicos? 
2. Em que ano  a mulheres as mulheres estrearam nos jogos paralímpicos na modalidade do judô?
3. O que são jogos paralímpicos? 
entregar: 24/07 
email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas do mundo

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Em que ano o judô estreou nos jogos paralímpicos? 
2. Em que ano  a mulheres as mulheres estrearam nos jogos paralímpicos na modalidade do judô?
3. O que são jogos paralímpicos? 
entregar: 24/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Lutas do mundo

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. Em que ano o judô estreou nos jogos paralímpicos? 
2. Em que ano  a mulheres as mulheres estrearam nos jogos paralímpicos na modalidade do judô?
3. O que são jogos paralímpicos? 
entregar: 24/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Vivenciando exercícios

Observe as figuras e identifique as capacidades físicas predominantes nesses movimentos:
 
entregar: 24/07 

email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br

Capacidades Físicas

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física: 
1. O que é capacidade física? 
2. O que é condicionamento físico? 
3. Qual é a capacidade física predominante na realização do exercício abdominal? 
entregar: 24/07 
email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br