CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 28 de junho de 2020

Atividades para os alunos do 7° Ano E do EF de Língua Portuguesa de 01/07/2020 a 03/07/2020

Olá! Como vocês estão?
Esta semana continuaremos estudando o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre.

1 - Lê os textos da página 23 à 28 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA do 2° bimestre;
2 - responder os exercícios da página 23 à 28 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre;
3 -  os exercícios podem ser respondidos em grupo (on-line) ou individual;
4 - Leia com atenção os textos e questões;
5 - Preste atenção nas orientações da página 27 "observação de extrema importância ";
6 - Entreviste alguém de casa, amigo (on-line), etc.;
7 - Pesquise na internet, livro didático, livro paradidático, etc.;
8 - Qualquer dúvida entre em contato com a professora de Língua Portuguesa através do blog ou e-mail institucional mariaelianeo@prof.educacao.sp.gov.br;
9 - Qualquer problema vocês podem entrar em contato com a coordenação ou direção da escola para informar o porquê não estão conseguindo entregar as atividades;
10 - Uma excelente semana a todos

Atividades para os alunos do 1°Ano A do EM de Língua Portuguesa de 30/06/2020 a 03/07/2020

Olá! Tudo bem com vocês?

Nesta semana continuaremos estudando o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre.
1 - Lê os textos das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA  2° bimestre;
2 - Responda os exercícios das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre,
3 - Leia os textos com atenção e responda  o  que se pede;
4 - Pesquise na internet, livro didático, livro paradidático, etc.;
5 - Qualquer dúvida entre em contato com a professora de Língua Portuguesa através do blog ou e-mail institucional mariaelianeo@prof.educacao.sp.gov.br
6 - Qualquer problema vocês podem entrar em contato com a coordenação ou direção da escola  para avisar o porquê não estão conseguindo entregar as atividades;
7 - Uma excelente semana a todos.

Artigo de opinião

Olá turma!
Leia o texto e responda as questões a seguir

Geração celular

O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro , seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.
As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor!, são raros.
Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Inaê Soares da Silva

1)_Qual é o assunto do artigo de opinião?

2)_A finalidade do texto é
a)_informar sobre o avanço das tecnologias.
b)_apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c)_apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
d)_informar sobre a importância do celular na comunicação.

3)_Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?
a)_Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b)_Os usuários usam celular excessivamente.
c)_Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas redes sociais.
d)_Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

4)_Há uma opinião da autora em
a)_ “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b_”...especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas”.
c_ “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d_ “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contatos com as pessoas.

5)_No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a)_passam muito tempo no celular.
b)_ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)_podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d_ são obrigados a usarem celular.

6)_A tese que a autora Inaê Soares defende está em
a)_ “Os usuários não usam celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro.
b)_ “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizados para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.
d)_ “...seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”

7)_No trecho: “ Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações…”, a palavra em destaque revela circunstância de
a)_modo
b)_tempo
c)_lugar
d)_intensidade.

8)_O que a autora quis dizer ao escrever “ A comunicação que prevalece é a virtual”?
a)_Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b)_Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celulares.
c_ Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d_ Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.

Anúncio publicitário


Olá turma!
Atividades da semana 29/06 a 05/06/2020
Resolva as atividades e mande no e-mail:
jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Continue fazendo as atividades do caderno do aluno.

Modo verbal indicativo—expressa certeza, convicção:

Chove muito em janeiro.

Choverá em poucos minutos.



Modo imperativo—expressa recomendação, ordem, pedido, conselho, orientação:

Evite a chuva.

Não saia na chuva.



Os dois amigos



Dois amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se lá em cima tem futebol.

Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, ele voltou e afirmou:

_Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você quer primeiro?

_A boa.

O amigo então disse:

_Lá no céu tem futebol sim.

O amigo, feliz da vida, então perguntou:

_E a ruim qual é?

Ele respondeu:

_Você foi convocado para jogar nesse domingo.



1_Observe os verbos destacados e assinale em que tempo eles estão?

a)_presente

b)_passado.

c)_futuro.


2)_Complete as frases, utilizando corretamente, os verbos que estão entre parênteses.

a)_Marina e Sérgio ontem-------------------de patins. (andaram ou andarão)

b)_Amanhã os dois grupos de amigos------------------na piscina.(nadarão ou nadaram)

c)_Os pais de Clara ontem---------------------------vão sair de férias.(comentaram ou comentarão)

d)_Viviane e Douglas ----------------------no calçadão. (correrão ou correrão)



3_Indique se o verbo grifado está no passado, (se a ação já aconteceu), ou no futuro, (onde a ação ainda irá  acontecer).

a)_Os meninos jogaram bola ontem.--------------------------------------------------------------

b)_Os meninos jogarão amanhã.-------------------------------------------------------------------


Leia o texto ao lado ( Anúncio publicitário)






 
4_ O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa,   de um produto ou / e de uma ideia.

Qual a finalidade do anúncio em estudo?



5_Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?



6_Que recursos foram empregados visando ao sucesso do programa?



7_Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objeto do projeto. De que forma esse texto se relaciona com a imagem do texto?













Atividade sobre verbo



                                                        O verbo

            Verbo é a palavra variável que exprime um processo localizado no tempo.
            Esse processo pode ser uma ação, um estado, um fenômeno ou uma mudança de estado.
            Observe as frases a seguir.
            O goleiro defendeu o pênalti. (Defendeu exprime uma ação no passado).
            O operário está cansado. (Está exprime um estado no presente).
            O pai ficará agradecido. (Ficará exprime uma mudança de estado no futuro).
            Choveu muito ontem. (Choveu exprime um fenômeno da natureza )
.


                                                Modos do verbo

            Os modos indicam as diferentes maneiras de um fato se realizar. São três:


*indicativo
  Exprime um fato certo, positivo: Vou hoje.


*subjuntivo
  Enuncia um fato possível, duvidoso: Se você estudasse, tiraria boas notas.


*imperativo
  Exprime uma ordem, solicitação,pedido: Sejam prudentes. Voltem logo.


                                       

                                   Atividade sobre modos do verbo


1.  Leia a mensagem abaixo e responda em que modo verbal foi escrita.

      Viva mais, viva melhor, viva com saúde.
____________________________________________________________


2. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.


a) Estamos em quarentena.
____________________________________________________________

b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________

c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________

d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________




3.  Leia o texto abaixo e observe os verbos sublinhados e responda em que modo foram escritos.

                                         Prato principal: fritada chinesa

          4 cebolinhas verdes
          1 pimentão vermelho
          2 talos de salsão
          50 gramas de cogumelos
          2 colheres de chá de maisena
          2 colheres de sopa de shoyu
          1 colher de sopa de purê de tomate
          100 gramas de camarão limpo



                                                       Modo de fazer

          Lave as hortaliças. Retire as sementes do pimentão. Corte os vegetais em fatias.
          Ponha a maisena numa jarra de água até completar 150 ml. Mexa bem e misture bem com shoyu e o purê de tomate. Coloque uma frigideira no fogo. Frite por 3 minutos a cebolinha, pimentão e o salsão. Acrescente os camarões e o cogumelo e frite por mais 3 minutos. Despeje o conteúdo da jarra na frigideira e misture. E assim que ferver, sirva.


a)     ( )   modo indicativo e modo subjuntivo
b)     ( )   modo subjuntivo
c)     ( )   modo imperativo
d)     ( )   modo indicativo

Obs: Maisena ou maizena - As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes, uma vez que maisena, com s, se refere à farinha de amido de milho usada na culinária e Maizena com z, se refere ao nome de uma marca registrada que comercializa esse produto.
 
Shoyu - molho de soja japonês


4. Complete as frases com o imperativo. Siga o modelo.

    Fale com ele sobre a prova de ontem. (você/falar)

a) __________  a porta com cuidado. (você/abrir)

b) __________  dessa escada perigosa,meu filho. (você/sair)

c) __________  depressa que está atrasado. (tu/andar)

d) __________  cedo no trabalho. (você/chegar)


 
5. Leia o texto abaixo e responda as questões.


                                       O menino que não queria crescer

      Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.


a)      Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
         O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:

        ( ) uma ordem
        ( ) uma certeza
        ( ) uma dúvida

b)    Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.

       ( ) Quem era Peter Pan ?
       ( ) Dá asas a sua imaginação.
       ( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.


c)    Na frase: Ela finalmente conta para todos.
       O verbo está no indicativo e expressa:

      ( ) uma ação de Dona Benta.
      ( ) um estado de Dona Benta.
      ( ) uma característica de Dona Benta.


d)   Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:

      ( ) noticiar um fato.
      ( ) divulgar um livro.
      ( ) contar uma história.



     
                    Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br