Olá! Como vocês estão?
Esta semana continuaremos estudando o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre.
1 - Lê os textos da página 23 à 28 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA do 2° bimestre;
2 - responder os exercícios da página 23 à 28 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre;
3 - os exercícios podem ser respondidos em grupo (on-line) ou individual;
4 - Leia com atenção os textos e questões;
5 - Preste atenção nas orientações da página 27 "observação de extrema importância ";
6 - Entreviste alguém de casa, amigo (on-line), etc.;
7 - Pesquise na internet, livro didático, livro paradidático, etc.;
8 - Qualquer dúvida entre em contato com a professora de Língua Portuguesa através do blog ou e-mail institucional mariaelianeo@prof.educacao.sp.gov.br;
9 - Qualquer problema vocês podem entrar em contato com a coordenação ou direção da escola para informar o porquê não estão conseguindo entregar as atividades;
10 - Uma excelente semana a todos
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
domingo, 28 de junho de 2020
Atividades para os alunos do 1°Ano A do EM de Língua Portuguesa de 30/06/2020 a 03/07/2020
Olá! Tudo bem com vocês?
Nesta semana continuaremos estudando o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre.
1 - Lê os textos das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre;
2 - Responda os exercícios das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre,
3 - Leia os textos com atenção e responda o que se pede;
4 - Pesquise na internet, livro didático, livro paradidático, etc.;
5 - Qualquer dúvida entre em contato com a professora de Língua Portuguesa através do blog ou e-mail institucional mariaelianeo@prof.educacao.sp.gov.br
6 - Qualquer problema vocês podem entrar em contato com a coordenação ou direção da escola para avisar o porquê não estão conseguindo entregar as atividades;
7 - Uma excelente semana a todos.
Nesta semana continuaremos estudando o caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre.
1 - Lê os textos das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre;
2 - Responda os exercícios das páginas 111 e 112 do caderno do aluno SP FAZ ESCOLA 2° bimestre,
3 - Leia os textos com atenção e responda o que se pede;
4 - Pesquise na internet, livro didático, livro paradidático, etc.;
5 - Qualquer dúvida entre em contato com a professora de Língua Portuguesa através do blog ou e-mail institucional mariaelianeo@prof.educacao.sp.gov.br
6 - Qualquer problema vocês podem entrar em contato com a coordenação ou direção da escola para avisar o porquê não estão conseguindo entregar as atividades;
7 - Uma excelente semana a todos.
Artigo de opinião
Olá turma!
Leia o texto e
responda as questões a seguir
Envie no e-mail:
jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Geração celular
O uso do
celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos
brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população
e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários
não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou
outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro , seja na rua, na praça,
com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender
ter mais contato com o mundo real.
As crianças
estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou
no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de
bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do
trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos
de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia.
A cultura da população está mudando e isso preocupa.
Acredito que
as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato
com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para
aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as
pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que
prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o
“bom dia”, “por favor!, são raros.
Temos que incentivar
às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem
do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o
celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem
tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são
situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.
Inaê
Soares da Silva
1)_Qual é o assunto
do artigo de opinião?
2)_A finalidade do
texto é
a)_informar sobre o
avanço das tecnologias.
b)_apresentar dados
históricos sobre as redes sociais.
c)_apresentar um
ponto de vista para convencer o leitor.
d)_informar sobre a
importância do celular na comunicação.
3)_Segundo a autora,
como os usuários do celular estão se comportando atualmente em
relação aos aplicativos de relacionamento?
a)_Eles estão
passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b)_Os usuários usam
celular excessivamente.
c)_Os usuários usam
todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas
redes sociais.
d)_Usam as redes
sociais apenas para se relacionar amorosamente.
4)_Há uma opinião
da autora em
a)_ “O uso do
celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos
brasileiros...”
b_”...especialistas
confirmam que as pessoas estão viciadas”.
c_ “Adultos chegam
do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos
aplicativos de relacionamentos...”
d_ “Acredito que
as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contatos com as pessoas.
5)_No trecho: “...e
sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada
significa que os usuários
a)_passam muito
tempo no celular.
b)_ficam bastante
tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)_podem prejudicar
o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d_ são obrigados a
usarem celular.
6)_A tese que a
autora Inaê Soares defende está em
a)_ “Os usuários
não usam celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou
outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro.
b)_ “As crianças
estão passando horas do seu tempo livre em frente ao
computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizados para
uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas
precisam aprender ter mais contato com o mundo real.
d)_ “...seja na
rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”
7)_No trecho: “
Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas
atualizações…”, a palavra em destaque revela circunstância de
a)_modo
b)_tempo
c)_lugar
d)_intensidade.
8)_O que a autora
quis dizer ao escrever “ A comunicação que prevalece é a
virtual”?
a)_Com a chegada da
tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b)_Que todos os dias
as pessoas estão comprando mais celulares.
c_ Que todos os dias
as pessoas estão comprando mais celular.
d_ Que a comunicação
por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais
frequente.
Anúncio publicitário
Olá turma!
Atividades da semana 29/06 a 05/06/2020
Resolva as atividades e mande no e-mail:
jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
Continue fazendo as atividades do caderno do aluno.
Modo verbal indicativo—expressa certeza, convicção:
Chove muito em janeiro.
Choverá em poucos minutos.
Modo imperativo—expressa recomendação, ordem, pedido, conselho, orientação:
Evite a chuva.
Não saia na chuva.
Os dois amigos
Dois amigos apaixonados por futebol combinaram que, quando um deles morresse, voltaria a Terra para falar se lá em cima tem futebol.
Uma semana depois um deles morreu e, cumprindo com o combinado, ele voltou e afirmou:
_Eu tenho uma notícia boa e uma má. Qual você quer primeiro?
_A boa.
O amigo então disse:
_Lá no céu tem futebol sim.
O amigo, feliz da vida, então perguntou:
_E a ruim qual é?
Ele respondeu:
_Você foi convocado para jogar nesse domingo.
1_Observe os verbos destacados e assinale em que tempo eles estão?
a)_presente
b)_passado.
c)_futuro.
2)_Complete as frases, utilizando corretamente, os verbos que estão entre parênteses.
a)_Marina e Sérgio ontem-------------------de patins. (andaram ou andarão)
b)_Amanhã os dois grupos de amigos------------------na piscina.(nadarão ou nadaram)
c)_Os pais de Clara ontem---------------------------vão sair de férias.(comentaram ou comentarão)
d)_Viviane e Douglas ----------------------no calçadão. (correrão ou correrão)
3_Indique se o verbo grifado está no passado, (se a ação já aconteceu), ou no futuro, (onde a ação ainda irá acontecer).
a)_Os meninos jogaram bola ontem.--------------------------------------------------------------
b)_Os meninos jogarão amanhã.-------------------------------------------------------------------
Leia o texto ao lado ( Anúncio publicitário)
4_ O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou / e de uma ideia.
Qual a finalidade do anúncio em estudo?
5_Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
6_Que recursos foram empregados visando ao sucesso do programa?
7_Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objeto do projeto. De que forma esse texto se relaciona com a imagem do texto?
Atividade sobre verbo
O verbo
Verbo é a palavra variável que exprime um processo localizado no tempo.
Esse processo pode ser uma ação, um estado, um fenômeno ou uma mudança de estado.
Observe as frases a seguir.
O goleiro defendeu o pênalti. (Defendeu exprime uma ação no passado).
O operário está cansado. (Está exprime um estado no presente).
O pai ficará agradecido. (Ficará exprime uma mudança de estado no futuro).
Choveu muito ontem. (Choveu exprime um fenômeno da natureza )
.
Modos do verbo
Os modos indicam as diferentes maneiras de um fato se realizar. São três:
*indicativo
Exprime um fato certo, positivo: Vou hoje.
*subjuntivo
Enuncia um fato possível, duvidoso: Se você estudasse, tiraria boas notas.
*imperativo
Exprime uma ordem, solicitação,pedido: Sejam prudentes. Voltem logo.
Atividade sobre modos do verbo
1. Leia a mensagem abaixo e responda em que modo verbal foi escrita.
Viva mais, viva melhor, viva com saúde.
____________________________________________________________
2. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.
a) Estamos em quarentena.
____________________________________________________________
b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________
c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________
d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________
3. Leia o texto abaixo e observe os verbos sublinhados e responda em que modo foram escritos.
Prato principal: fritada chinesa
4 cebolinhas verdes
1 pimentão vermelho
2 talos de salsão
50 gramas de cogumelos
2 colheres de chá de maisena
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de purê de tomate
100 gramas de camarão limpo
Modo de fazer
Lave as hortaliças. Retire as sementes do pimentão. Corte os vegetais em fatias.
Ponha a maisena numa jarra de água até completar 150 ml. Mexa bem e misture bem com shoyu e o purê de tomate. Coloque uma frigideira no fogo. Frite por 3 minutos a cebolinha, pimentão e o salsão. Acrescente os camarões e o cogumelo e frite por mais 3 minutos. Despeje o conteúdo da jarra na frigideira e misture. E assim que ferver, sirva.
a) ( ) modo indicativo e modo subjuntivo
b) ( ) modo subjuntivo
c) ( ) modo imperativo
d) ( ) modo indicativo
Obs: Maisena ou maizena - As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes, uma vez que maisena, com s, se refere à farinha de amido de milho usada na culinária e Maizena com z, se refere ao nome de uma marca registrada que comercializa esse produto.
Shoyu - molho de soja japonês
4. Complete as frases com o imperativo. Siga o modelo.
Fale com ele sobre a prova de ontem. (você/falar)
a) __________ a porta com cuidado. (você/abrir)
b) __________ dessa escada perigosa,meu filho. (você/sair)
c) __________ depressa que está atrasado. (tu/andar)
d) __________ cedo no trabalho. (você/chegar)
5. Leia o texto abaixo e responda as questões.
O menino que não queria crescer
Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.
a) Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:
( ) uma ordem
( ) uma certeza
( ) uma dúvida
b) Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.
( ) Quem era Peter Pan ?
( ) Dá asas a sua imaginação.
( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.
c) Na frase: Ela finalmente conta para todos.
O verbo está no indicativo e expressa:
( ) uma ação de Dona Benta.
( ) um estado de Dona Benta.
( ) uma característica de Dona Benta.
d) Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma história.
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)