CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 15 de junho de 2020

Programação de Estudos - De 15/06/20 à 19/06/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 15/06/20 à 19/06/20:

Teoria: Unidade 2 - Cap. 4 - Item 4: Funções Horárias (Posição e Aceleração em função do tempo)
Atividade: Resolver no caderno os exercícios nº 9 e 12 da pag. 61

Boa Sorte
Prof. Adailson: 11-96778-8946

IRACEMA E NOITE NA TAVERNA


Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem :)



Na atividade desta semana, você irá ler trechos de um romance e de um conto do Romantismo brasileiro. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 22/06/2020.



I. Leia o texto a seguir para depois responder às questões.

Iracema

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto. Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste. A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão. Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida. O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara. A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada. O guerreiro falou: — Quebras comigo a flecha da paz? — Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu? — Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus. — Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...]

 ALENCAR, José de. Iracema. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000014.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2019.

a)      Assista as estes vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=p8EspUXYERw; https://www.youtube.com/watch?v=SUsBeE6STdg para entender um pouco sobre o romance Iracema.

b)      (PUC) – Iracema, juntamente com O Guarani e Ubirajara constituem a trilogia dos romances indianistas de José de Alencar. Na poesia, Gonçalves Dias também exaltou o índio em textos como “I – Juca Pirama”, “Leito de Folhas Verdes”, “Marabá”, “O Canto do Piaga”, além do poema épico “Os Timbiras”. – Pergunta-se: o que representou o indianismo na Literatura romântica brasileira?

c)      O nome Iracema é anagrama de América, ou seja, essas duas palavras são escritas com as mesmas letras. Qual a relação de Iracema com a América? Explique com exemplos do texto.


d)     A obra Iracema foi escrita em prosa, apresentando características predominantes em textos poéticos. Cite alguns trechos que comprovem a presença destes elementos: sonoridade, ritmo, rima, adjetivação etc.

e)      No excerto: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
(A)  Pleonasmo e antítese.
(B)  Eufemismo e hipérbole.
(C)  Metonímia e antítese.
(D)  Metáfora e comparação.
(E)  Catacrese e metonímia.

II. Leia o trecho do conto a seguir.

III BERTRAM

“But why should I for others groan,
When none will sigh for me!”¹
Byron

[...] Amei muito essa moça, chamava-se Ângela. Quando eu estava decidido a casar-me com ela, quando após das longas noites perdidas ao relento a espreitar-lhe da sombra um aceno, um adeus, uma flor, quando após tanto desejo e tanta esperança eu sorvi-lhe o primeiro beijo, tive de partir da Espanha para Dinamarca onde me chamava meu pai.
Foi uma noite de soluços e lágrimas, de choros e de esperanças, de beijos e promessas, de amor, de voluptuosidade no presente e de sonhos no futuro... Parti. Dois anos depois foi que voltei. Quando entrei na casa de meu pai, ele estava moribundo; ajoelhou-se no seu leito e agradeceu a Deus ainda ver-me, pôs as mãos na minha cabeça, banhou-me a fronte de lágrimas — eram as últimas — depois deixou-se cair, pôs as mãos no peito, e com os olhos em mim murmurou: Deus!
A voz sufocou-se-lhe na garganta: todos choravam.
Eu também chorava, mas era de saudades de Ângela...
Logo que pude reduzir minha fortuna a dinheiro, pus-la no banco de Hamburgo, e parti para a Espanha. Quando voltei. Ângela estava casada e tinha um filho...
Contudo meu amor não morreu! Nem o dela! Muito ardentes foram aquelas horas de amor e de lágrimas, de saudades e beijos, de sonhos e maldições para nos esquecermos um do outro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Uma noite, dois vultos alvejavam nas sombras de um jardim, as folhas tremiam ao ondear de um vestido, as brisas soluçavam aos soluços de dois amantes, e o perfume das violetas que eles pisavam, das rosas e madressilvas que abriam em torno deles era ainda mais doce perdido no perfume dos cabelos soltos de uma mulher...
Essa noite — foi uma loucura! foram poucas horas de sonhos de fogo! e quão breve passaram! Depois a essa noite seguiu-se outra, outra... e muitas noites as folhas sussurraram ao roçar de um passo misterioso, e o vento se embriagou de deleite nas nossas frontes pálidas...
Mas um dia o marido soube tudo: quis representar de Otelo com ela. Doido!...
Ilustração de Marcelo Ortega Amorim elaborada especialmente para este material.
Era alta noite: eu esperava ver passar nas cortinas brancas a sombra do anjo. Quando passei, uma voz chamou-me. Entrei. — Ângela com os pés nus, o vestido solto, o cabelo desgrenhado e os olhos ardentes tomou-me pela mão... Senti-lhe a mão úmida.... Era escura a escada que subimos: passei a minha mão molhada pela dela por meus lábios. Tinha sabor de sangue.
— Sangue, Ângela! De quem é esse sangue?
A Espanhola sacudiu seus longos cabelos negros e riu-se.
Entramos numa sala. Ela foi buscar uma luz, e deixou-me no escuro.
Procurei, tateando, um lugar para assentar-me: toquei numa mesa. Mas ao passar-lhe a mão senti-a banhada de umidade: além, senti uma cabeça fria como neve e molhada de um líquido espesso e meio coagulado. Era sangue...
Quando Ângela veio com a luz, eu vi... Era horrível!... O marido estava degolado.
Era uma estátua de gesso lavada em sangue... [...]
— Vês, Bertram, esse era o meu presente : agora será, negro embora, um sonho do meu passado. Sou tua e tua só. Foi por ti que tive força bastante para tanto crime... Vem, tudo está pronto, fujamos. A nós o futuro!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Foi uma vida insana a minha com aquela mulher! Era um viajar sem fim. Ângela vestia-se de homem: era um formoso mancebo assim. No demais, ela era como todos os moços libertinos que nas mesas da orgia batiam com a taça na taça dela. Bebia já como uma inglesa, fumava como uma Sultana, montava a cavalo como um Árabe, e atirava as armas como um Espanhol.
Quando o vapor dos licores me ardia a fronte, ela ma repousava em seus joelhos, tomava um bandolim e me cantava as modas de sua terra... Nossos dias eram lançados ao sono como pérolas ao amor: nossas noites sim eram belas!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Um dia ela partiu: partiu, mas deixou-me os lábios ainda queimados dos seus, e o coração cheio de gérmen de vícios que ela aí lançara. Partiu. Mas sua lembrança ficou como o fantasma de um mau anjo perto de meu leito.
Quis esquecê-la no jogo, nas bebidas, na paixão dos duelos. Tornei-me um ladrão nas cartas, um homem perdido por mulheres e orgias, um espadachim terrível e sem coração. [...]

AZEVEDO, Álvares. Bertram. In: Noite na Taverna. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/bv000023.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019. (adaptado)

1  Tradução: “Mas por que eu deveria por outros gemer / Quando ninguém irá suspirar por mim?”

a)Assista as estes vídeos para lhe ajudar a entender melhor o conto e responder às questões:https://www.youtube.com/watch?v=pK2i_m0Asxg; https://www.youtube.com/watch?v=RafxAKVAYZQ.

b)Quais sensações a leitura do texto provocou em você? Faça um comentário, sintetizando-as.

c) Quais são as características da personagem Ângela que a tornam um contraponto a um modelo idealizado de mulher criado pela geração romântica?

d) De que forma o conto reproduz os ideais vinculados ao chamado Mal do Século?

e) Observe o trecho a seguir: “Foi uma vida insana a minha com aquela mulher! Era um viajar sem fim. Ângela vestia-se de homem: era um formoso mancebo assim. No demais ela era como todos os moços libertinos que nas mesas da orgia batiam com a taça na taça dela. Bebia já como uma inglesa, fumava como uma Sultana, montava a cavalo como um Árabe, e atirava as armas como um Espanhol.”
Qual figura de linguagem prevalece no trecho? Qual característica da personagem Ângela é enfatizada?


Bibliografia: Caderno do aluno 2ª série do Ensino Médio/ 2º bimestre (Adaptado).

Observações: Leiam os textos com calma, assistam aos vídeos, assim entenderam melhor as questões. 

Atividades de Língua Inglesa 7 anos ABC prof. Aci

Pesquisar sobre o assunto:

About the natural disasters in new Zealand and Brazil.

Historical Emergencies:

New Zealand
In:
1999 - in the Hokianga
2007 - Ciclone
2013 - Strong Winds

In Brazil
2015 - Rio de janeiro
2017 - Rio Grande do sul
2019 - " Brumadinho"






Correção do link para responder o teste da semana:


https://forms.gle/jztp1H77QMK6n1HU7


(Desconsiderar o link citado na tarefa)

Atividades de Língua Inglesa prof. Aci 6ano E - Groups of animals Vertebrates and Invertebrates-


Exercises
Observe as imagens acima dos animais.Em seguida de acordo com as palavras do quadro abaixo, faça a classificação dos animais em:

MAMMALS:
BIRDS:
FISH:
REPTILES:
AMPHIBIAN:

OWl - MACAW- BEAR - TIGER -

LIZARD - ALLIGATOR - FROG - SHARK


Biografia

Olá turma!
Roteiro semanal
Essa semana o tema é: biografia
Vocês irão assistir as aulas no centro de mídias e responder as questões sobre o texto das páginas 22 e 23 da apostila .
Observe as figuras da apostila página 22 e responda as questões: a,b e c (atividade 1)
Email: jesusoliveira@prof.educacao.br

Biografia

A biografia narra, em geral em ordem cronológica, a vida de uma pessoa que viveu ou vive em determinada sociedade e se destacou ou tem se destacado por sua trajetória. Assim, os textos biográficos são utilizados parra apresentar algumas etapas ou toda a vida de pessoas consideradas importantes para cada sociedade. As biografias muitas vezes adquirem características dos gêneros literários, mas, na esfera escolar, se aproximam do verbete de enciclopédia e do relato histórico, gêneros que divulgam conhecimentos científicos em diversas áreas.



1- O que, provavelmente, aconteceu antes da cena retratada no primeiro quadrinho?

2- Como Cascão procura resolver seu problema?

3- No segundo quadrinho, o personagem sente que a situação vai piorar. O que ele percebe?

4- O humor da tirinha é provocado por uma solução inesperada para o problema de Cascão. Qual?

5- Por que cebolinha entendeu que essa era a solução mais adequada?

6- Que relação existe entre Cebolinha e Cascão?

7- Como Cascão ficou após a ação de Cebolinha?




Atividade 2 - Artes - 2º Bimestre

Boa tarde Alunos
Espero que estejam bem

Infelizmente vocês não estão enviando as atividades e isso precisa mudar. Há a necessidade de compromisso da parte de vocês para que não percamos o ano letivo, ok?
Então, por favor, peço que vocês enviem as atividades por e-Mail - tatianenunes@prof.educacao.sp.gov.br - para que possamos lhe atribuir presença das aulas de artes das duas primeiras semanas do segundo bimestre, bem como nota para as atividades que estarão sendo feitas. Por favor, ao enviar as atividades não esqueça de se identificar com nome completo é série.

Hoje estaremos realizando a segunda atividade do 2º bimestre, que é a continuação da atividade iniciada na semana passada. Se você ainda não pegou a atividade de 08/06 apenas desça a página do blog que ela estará logo abaixo dessa atual atividade.
Envie até 22/06


Para responder veja sempre as aulas de artes do Centro de Mídias SP, use seu livro didático, internet e caderno do aluno.

Atividade 01

01- Você sabe dizer o que é música? Se não sabe, faça uma pesquisa através dos meios que tenha disponível, internet, livros, sites, dicionários, ...etc e descreva em seu caderno de arte.

02- Quais são os estilos de música que você conhece?

03- Qual é o tipo de música que você escuta?


Atividade 02

01- Como você já pesquisou o que é música na atividade anterior descreva em seu caderno de arte uma letra de música que você mais gosta,  o que ela transmite para você, e o que você sente ao ouvir essa música?

Qualquer dúvida que tiverem podem perguntar pelo mesmo e-Mail de envio da atividade que ajudaremos você.

Bons estudos e fique em casa! 

Tatiane Nunes - Coordenadora Pedagógica 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS


Olá, galera do 6ºA!
Espero que estejam firmes na batalha do dia a dia! ;)



A atividade a seguir nos ajudará a compreender a importância de respeitar a todos e de se combater o racismo. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 22/06/2020.

Assunto: Interpretação de textos em diferentes gêneros, produção textual, ortografia e ilustração.
I. Observe com atenção as imagens abaixo, tendo em vista as notícias e reportagens mais recentes a respeito de racismo, para responder as próximas questões.


Observação: Lembre-se que cada resposta dissertativa é uma redação que precisa ter começo, meio e fim, além de coesão e coerência. Fora isso, não se esqueça de revisar a ortografia de cada resposta e procurar fazer uma letra legível nas mesmas.
a)


b)


c)

1. Para você, o que é racismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. As imagens acima fazem uma crítica sobre o racismo. Explique essa crítica.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Você já sofreu racismo, ou conhece alguém que já sofreu? Conte a respeito. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Leia criticamente a notícia abaixo para realizar a atividade que será solicitada aqui.


 “O papai mudou o mundo”, diz Gianna, filha de George Floyd
Frase foi dita durante visita da menina de seis anos ao local onde seu pai foi assassinado em Minneapolis, nos Estados Unidos

Um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta quarta-feira (3) pelo ex-jogador de basquete, Stephen Jackson, mostra a filha de George Floyd, Gianna, dizendo alegre para a câmera “o papai mudou o mundo”.
Fala foi feita durante visita da menina de seis anos ao local onde Floyd foi assassinado pela polícia, em Minneapolis, nos Estados Unidos. No vídeo, Gianna aparece erguida nos ombros de seu tio, que não teve sua identidade revelada.
A mãe de Gianna, Roxie Washington, disse à imprensa norte-americana nesta terça-feira (2) que não sabia como contar para a filha sobre como o pai morreu. De acordo com ela, a menina percebeu naturalmente que havia algo errado. “Eu escuto o nome do papai o tempo todo na TV”, disse Gianna à mãe.
Na entrevista, Washington lamentou a falta que Floyd fará na vida da filha. “Ele nunca vai ver ela se formar. Ele nunca vai subir com ela no altar. Se ela tiver um problema, ela não pode mais chamar o pai”, desabafou.
George Floyd foi torturado e assassinado por um policial na semana passada. O responsável pelo crime, Derek Chauvin, asfixiou o homem negro com os joelhos, enquanto Floyd pedia socorro e dizia que não conseguia respirar. A cena chocou o país e o mundo, o que levou a protestos, saques e incêndios.


1-      Gianna, Roxie é uma menina de 6 anos, que perdeu o pai de forma violenta e trágica. Assim como ela, muitas pessoas sofrem por conta do racismo. O racismo é um mal que precisa ser combatido (fica aqui a reflexão). Pensando em tudo o que você sabe sobre o tema, faça um desenho para Gianna, se possível em papel sulfite, pinte-o e fotografe-o para me enviar. Não se esqueça de guardar o original para colarmos no mural quando as aulas retornarem.

Obrigada :)

Português Professor Roberto - 15/06 a 19/06 O Alienista



Resenha e Questionário -  O Alienista

Durante a semana você pôde ler o Conto – O Alienista de Machado de Assis.
Ele tece uma crítica ao cientificismo exacerbado. Existe uma grande dose de humor e sarcasmo em todo o conto. Espero que você tenha gostado do conto,  a linguagem é difícil mas é uma obra o século XIX.
Faça uma resenha do conto O Alienista com os mesmos elementos utilizados na resenha de O Guarani
Para quem ainda não leu, O Conto em formato HQ e PDF está na aula da semana passada, de 8 a 12 de junho com o título:
A geração Conectada
Procure-o, leia e faça o resumo.
O resumo deve conter os seguintes elementos:

Resenha crítica

·        * identificação bibliográfica da obra que será resenhada
·        * introdução sobre o conteúdo ao leitor
·         *descrição da estrutura da obra (número de páginas, capítulos etc.)
·        * argumentos críticos do autor da resenha com embasamento.
*    * Dê a sua opinião sobre a obra - o que você gostou ou não e por que?
         
      Clique aqui e assita um vídeo curto explicando como fazer uma resenha

Quem precisar rever o conteúdo trabalhado – resenha – pode  revê-lo na postagem do dia 17/05

Envie e sua resenha para o meu email: 

                                      pereiramendes@prof.educacao.sp.gov.br

Não esqueça de colocar seu nome, número e série 




AULA 2- LÍNGUA PORTUGUESA /MERCIA MAIA 2ºD, 2ºF



Boa noite alunos! 


Dando continuidade as atividades do CADERNO DO ALUNO do 2º bimestre, realizem as atividades das páginas:

P.109 -Leitura
P.110-Leitura
P.111 Leitura

Obs. Após a leitura dos textos 1 e 2 das páginas 109 à 111, vocês deverão anotar no caderno todas as palavras desconhecidas, procurar o significado das mesmas no dicionário e anotar ao lado de cada uma delas.

P.112. Exercícios 1 ao 5, copiar cada pergunta no caderno e responder. Dessa vez não quero só as respostas. Quero as perguntas e as respostas copiadas no caderno. Não reclamem! Rs


Ao finalizarem enviar foto da atividade via e-mail até 19/06 sexta-feira.

E-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br




AULA 2-PRODUÇÃO TEXTUAL- ENTREVISTA ESCRITA- LÍNGUA PORTUGUESA /MERCIA MAIA


Bom dia!  Na atividade da semana passada, falamos sobre o gênero entrevista e vocês realizaram  as  atividades do CADERNO DO ALUNO volume 2,  já essa semana vocês produzirão uma entrevista escrita.


AULA 2 -  PRODUZINDO UMA ENTREVISTA  7A, 7B, 7C

  A entrevista é um gênero textual jornalístico e tem características próprias, tais como : Título, após o título uma pequena introdução falando sobre o que a entrevista tratará, e em seguida um questionário com perguntas e respostas com a identificação do entrevistador e entrevistado antes da fala de cada um.

  Link com mais explicações sobre o gênero entrevista:https://www.todamateria.com.br/genero-textual-entrevista/



Observe o exemplo abaixo:


Exemplo de entrevista


Observe um trecho da entrevista do cantor Renato Russo ao jornal Folha de São Paulo em 1994:

                                  Um pouco de Renato Russo
 O Cantor Renato Russo nos fala um pouco sobre sua vida e carreira na música, os conflitos vivenciados durante a carreira e como a depressão e as drogas o afetaram...
Folha – Qual seu disco favorito da Legião Urbana?
Renato Russo – O “V”, que eu acho o disco mais difícil. Gosto muito de “O Descobrimento do Brasil”. Agora, que encontrei a programação dos 12 passos -parei de beber e de me drogar-, tudo está mais tranquilo. Esse show de hoje, por exemplo: o som estava um caos, tudo estava um horror, e o público, super legal. O lugar tinha uma reverberação brutal. O público berrava muito, e o engenheiro de som teve de aumentar tudo, desequilibrou. No começo era só “bum-bum-bum” e eu berrando, não dava para ouvir os detalhes. Mas, se fosse em outra época, eu teria ficado tão preocupado que ia beber, tomar um porre, falar: “Nunca mais vou fazer show”, nhem-nhem-nhem… Isso agora não existe mais. Há uma tranquilidade, uma serenidade que esse disco trouxe, e acho que as músicas refletem isso.
Folha – Como foi sair dessa fase?
Renato Russo – Eu estava me destruindo e, em vez de me matar com um tiro na cabeça, preferi procurar ajuda. Isso vem desde os 17 anos, mas no “V” foi a primeira vez que coloquei na música essas questões. “Montanha Mágica” é sobre isso. Eu era jovem e acabei entrando num beco sem saída.
Isso foi me consumindo, eu ficava deprimido e não sabia o porquê. Achava que o mundo era horrível, igualzinho ao Kurt Cobain, nada mais valia a pena. E isso é estranho porque, se eu achar um dia que as coisas não valham a pena, quero estar com a cabeça no lugar, e não com o corpo cheio de toxinas. Parei com todo tipo de droga e vi que as coisas não eram tão ruins.
Folha – Isso se refletia na sonoridade da banda?
Russo – Isso a gente decide. Todo disco a gente tenta fazer uma coisa diferente, até porque é mais divertido. E para não ficar na obrigação de repetir o mesmo trabalho. Não achávamos que o “Quatro Estações” fosse estourar, porque é um disco bem difícil, mas todo mundo gostou. As letras são complicadíssimas e não é tão pra cima quanto acham. É tão depressivo quanto o “V”.
Tentamos fazer músicas mais pra cima porque era natural, mas não ficava bom. “O Descobrimento do Brasil” não é um disco pra cima, é como o “Power, Corruption and Lies”, do New Order. É a coisa mais gloriosa do mundo, mas, se prestar atenção, é pesado.

Atentando para a estrutura e seguindo a estrutura mostrada acima, elaborem sua entrevista.Sigam as orientações e montem a sua própria entrevista. 


Passo 1- Escolha um membro da sua própria família para entrevistar.

Passo 2- Escolha um tema ou assunto e elabore um roteiro com no mínimo 5 e no máximo 10 perguntas para entrevistar a pessoa escolhida.

Passo 3. O tema das perguntas é livre, escolha o assunto sobre o qual gostaria de entrevistar a pessoa escolhida e elabore as perguntas. Mas seguem sugestões de temas abaixo:

A pandemia que assolou o país

As dificuldades enfrentadas no ensino a distância
Gravidez na adolescência 
Racismo no Brasil
Violência Contra a mulher 
O tráfico de drogas 
Pedofilia 
Bullying nas escolas



Passo 4-  Depois de prontas as perguntas, entreviste a pessoa escolhida e anote as respostas da mesma no questionário. Você pode gravar a entrevista com seu celular para depois transcrever para o caderno. Lembre-se, ao transcrever as respostas do entrevistado, adequar a norma culta e formal da língua.

Obs: Não esqueça que sua entrevista precisa obrigatoriamente conter um título, após o título um parágrafo introdutório explicando sobre o que sua entrevista tratará e depois o questionário de perguntas e respostas...

Letra legível por favor e o título, introdução e pergunta devem estar a caneta azul ou preta. As respostas do entrevistado poderão ser a lápis. 





 Obs. Deixar a entrevista no caderno, tirar foto e enviar para o e-mail: merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou whatsap 948338779 até 19/06 sexta-feira



 Bom trabalho e caprichem!













Basquete

Responda às seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Educação Física:
1.Quais as dimensões da quadra de basquete?
2. Qual a duração de uma partida de basquete?
3. Qual o tempo de posso de bola de uma equipe de basquete que esta no ataque?
*Entregar: 19\06

*Email: rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov,br

Ciclos Biogeoquímicos

Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdos das aulas de Biologia:


  1. Defina proteínas e quais alimentos podemos encontrá-las?
  2. Quais as funções dos ciclos biogeoquímicos?
  3. Quais as etapas da fotossíntese?
Entregar : 19/06/2020
         email:rodrigogomesleite@prof.educacao.sp.gov.br
                             

PROFESSOR: Isabel Cristina da Silva
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Inglesa
 ANO/SÉRIES(s):   2º ano  E e 2ano F
PERÍODO/SEMANA: DE  15 à 19/06 /20
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Identificar diferentes usos do imperativo.
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais

ATIVIDADES:
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:
Assistir ao link sobre o assunto Imperative verbs usando internet.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1º momento em 20 minuttos: Para melhor compreensão do imperatve verbs assista duas três vezes ao video.
2º momento 60 minutos: Em seguida vá assistindo, pausando e copiando o contexto do vídeo em seu caderno de inglês.
3}momento em 10 minutos: Por último fotografe e me envie.
Observação: E-mail isabelcr@professor.educacao.sp.gov.br com identificação nome e  turma.  Qualquer dúvida me procure no canal citado. Atenção: Próxima semana atividade para nota pelo Google forms.                                                                             Bons estudos!!!!!!