CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 19 de maio de 2020

Exercício Resolvido - Velocidade Relativa (Vídeo)

Exercício Resolvido - Velocidade Relativa (Vídeo)

https://youtu.be/HruEP1TKF4I

2º Ano - Filosofia

1. Autonomia e Heteronômia

Atenção!

2. Esta semana não será postada atividade. Você aproveita para assistir o vídeo acima e realizar as atividades das aulas anteriores (são duas atividades). 

Bom feriado!

Aula 4 - 1º B - Filosofia: Senso comum e Senso crítico

Música: The Ultimate Zoom Choir Sings “Prince of Egypt”

1. Leitura do texto: SENSO COMUM

2. Definição entre SENSO COMUM, SENSO CRÍTICO e CIÊNCIA


Atenção:
3. Esta semana não tem atividade para que você aproveite para realizar as duas atividades das aulas anteriores.

Bom feriado!

Antecipação de Feriados

Caros Alunos,

     Devido à antecipação de feriados nesta semana a programação de estudos prevista para o período de 18/05/20 à 22/05/20 está sendo transferida para a próxima semana, de 26/05/20 à 29/05/20.
     Ressalto, no entanto, que o prazo máximo para a entrega dos trabalhos não foi alterada, e continua sendo até dia 28/05/20.

Prof. Adailson

3º ANO - Filosofia e Ciência


A partir da máxima "o homem é por natureza um animal político" de Aristóteles perceber a relação entre pensamento-natureza-linguagem.
As contribuições da Ciência nos faz compreender o homem e sua mudança estrutural, no decorrer da história. 
1. O homem é natureza e como tal faz parte do meio ambiente.
 

2. Definindo a relação entre Filosofia e Ciência 

ATENÇÃO:

3. Esta semana não tem atividade, mas não esqueça de voltar as aulas anteriores e realizar as atividades. (São três atividades)

Aula 3 de História - 2°F


                                   Olá novamente, queridos alunos e alunas!



Como vocês estão? Espero que todos estejam bem e seguros! Lembrando que as inscrições do ENEM se encerram no próximo dia 25/02. Na próxima semana irei preparar conteúdo focado em ENEM, alunos que irão se inscrever, podem entrar em contato comigo através dos comentários no Blog ou no meu email.

Em nossa terceira aula, vamos apenas recapitular algumas questões sobre crise do sistema feudal, já que as últimas aulas do Centro de Mídia utilizaram essa temática.

Vocês irão observar a vídeoaula do centro de mídias e responder algumas questões no google formulários, como na atividade da semana passada. Complementei com dois vídeos, aonde temas abordados na aula da Profa. Babi Tostes foram abordados superficialmente.


28/04 - 2ª série EM - História - Formação dos estados modernos


Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, de Perry Anderson
canal Leitura ObrigaHISTÓRIA
acesso em 19/05/2020 00:15


Crise do sistema feudal-revoltas camponesas
acesso em 19/05/2020  00:28



Para ajudar, as duas últimas aulas do Centro de Mídias, aplicativo que vocês devem acompanhar para garantir presença, e as também estão sendo exibidas no canal do Youtube do Centro de Mídias de SP, e nas TV Educação e TV Cultura.

Link para as questões:
Questões 2°F




Prazo para entrega das respostas: até 26/05, 16hs. 
  




Em caso de dúvidas, comentar aqui na postagem, ou enviar email para:
willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br 





Beijos e abraços a todos e todas, Prof. Willian A. Almeida







     Olá pessoal tudo bem ? Espero que sim . Nesta semana iremos pesquisar sobre os principais cientistas e seus inventos no Renascimento Comercial Cultural.
      Renascimento ,Expansão Marítima Comercial , séculos XV e XVI

     Na aula anterior nos debruçamos sobre o surgimento e consolidação dos ideias renascentistas, suas diversas expressões cientificas , artísticas. Nesta semana vamos estudar sobre a expansão marítima comercial.

     Com a busca dos valores greco- romanos os europeus que estavam voltados para si , fechados em seu continente, comeram a desenvolver uma necessidade de sair do continente , expandir suas fronteiras para além mar. Novos materiais , novas técnicas, foram desenvolvidas , isso possibilitou um aprimoramento na construção de mapas, na construção de barcos que ficaram mais velozes e duradouros e evidente as trocas comerciais se intensificaram

     A expansão comercial marítima foi construída e financiada pela burguesia e é neste processo que se consolida a chegada dos europeus a América. É caracterizada sobretudo pelas buscas de gêneros alimentícios e metais preciosos escassos na Europa , Portugal e Espanha vão estar a frentes deste processo , isso pode ser explicado pelo fato destes países terem participado dum processo de centralização política.

A seguir, algumas das principais mudanças:
  • Decadência das cidades italianas.
  • Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
  • Formação do Sistema Colonial.
  • Enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América.
  • Retorno do escravismo em moldes capitalistas
  • Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo.
  • Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.
Veja o Vídeo ;


     1-Faça uma pesquisa sobre os principais cientistas- artistas e seus inventos no Renascimento Cultural Comercial.

     2 - Explique o que foi a Escola de Sagres ?

Aula 3 de História - 3°C


                                     Olá novamente, queridos alunos e alunas!





 Como vocês estão? Espero que todos estejam bem e seguros! Pessoal, as inscrições para o ENEM se encerram dia 22/05, então fiquem espertos. Pretendo preparar algumas questões para vocês, como teste para o ENEM, quem for se inscrever, fale comigo nos comentários da postagem, ou no meu email.

Em nossa terceira aula, vamos apenas recapitular algumas questões sobre Imperialismo, já que as últimas aulas do Centro de Mídia utilizou essa temática.


Vocês irão observar os vídeos do centro de mídias e responder algumas questões no Centro de Mídias, como na atividade da semana passada. Também leiam o texto abaixo, haverão questões sobre ele:


12 de Maio de 2017

Os campos britânicos 


Embora tenha atingido seu horrível ápice em Auschwitz e Buchenwald, os britânicos, e não os nazistas, foram os pioneiros dos campos de concentração.

Simon Webb,  Revista Jacobin
Fonte: http://choldraboldra.blogspot.com/2017/05/os-campos-britanicos.html, acesso em 18/05/2020, 21:15


Hoje, a expressão "campo de concentração" evoca os horrores da Alemanha nazista, evocando imagens em preto e branco de Auschwitz e Belsen. Mas os alemães não foram nem a primeira nação a usar campos de concentração nem a última.

Tanto durante como imediatamente após a guerra, campos de concentração e campos de trabalho escravo funcionaram em todo o Reino Unido. Um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, a agricultura britânica só funcionou graças ao trabalho escravo. Em maio de 1946, enquanto altos oficiais da SS estavam se preparando para o julgamento em Nuremberg, 385.000 trabalhadores escravizados foram mantidos atrás de arame farpado através das Ilhas Britânicas; milhares mais chegavam todas as semanas. Na época, eles constituíam mais de 25% da força de trabalho da terra.

Os britânicos tinham sido os primeiros a adotar esses estabelecimentos extremamente úteis. Durante a Segunda Guerra dos Boeres (1899-1902), eles estabeleceram uma rede de campos em que as condições eram tão sombrias que mais de vinte e duas mil crianças menores de 16 anos morreram de fome e doença.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido usou campos de concentração para controlar aqueles que não podiam ou não traziam perante os tribunais: homens que não haviam cometido ofensa além de pertencer à nacionalidade ou grupo étnico errados. Entre estes estavam alemães e austríacos que viviam na Grã-Bretanha, bem como cidadãos irlandeses suspeitos de deslealdade à coroa.

Um século atrás, ninguém hesitou em chamar campos de concentração pelo seu nome correto. Em 4 de dezembro de 1914, por exemplo, o Manchester Guardian publicou a manchete "Disorder at Lancaster Concentration Camp". O artigo descreveu uma acusação de baioneta por parte das tropas para restaurar a ordem entre os civis alemães detidos no campo.

Dezoito meses depois, as autoridades abriram um campo de concentração em uma parte remota de Gales para lidar com os milhares de prisioneiros políticos irlandeses que estavam enchendo as prisões britânicas. O Campo de Concentração de Frongoch, construído em torno de uma fábrica desativada, estabeleceu o padrão para os acampamentos que começaram a aparecer em toda a Europa na década de 1930: uma cerca de arame farpado circundava os edifícios antigos e cabanas de madeira foram construídas para aumentar a capacidade do acampamento. Eventualmente, Frongoch conteve mais de dois mil republicanos irlandeses.

Em 22 de março de 1933, o primeiro campo de concentração na Alemanha nazista foi aberto perto da cidade bávara de Dachau. Como Frongoch, consistia em uma cerca de arame farpado em torno de uma antiga fábrica com cabanas de madeira para abrigar mais prisioneiros.

O exemplo de Dauchau inspirou o governante autocrático de outro país: o polaco Marselho Pilsudski, como Hitler, estava tendo problemas com cidadãos que se opunham ao seu governo. Um pouco mais de um ano após a abertura de Dachau, seu regime estabeleceu um campo para aqueles "cujas atividades ou conduta dão origem à crença de que ameaçam a segurança pública, a paz ou a ordem". Como Dachau, o campo de concentração de Bereza Kartuska seguiu o modelo britânico: um edifício desativado cercado por arame farpado.

Os políticos britânicos celebram o habeas corpus - o direito de não ser preso sem julgamento - com uma visão sentimental, afirmando que ele é um dos valores fundamentais do Reino Unido. No entanto, o apego a esta noção revela-se mera retórica sempre que o habeas corpus ameaça interferir com a boa governança. Então, o Reino Unido afunda este direito com pressa indecente. A história dos campos de concentração britânicos nos anos 40, quando o governo não só prendeu refugiados e soldados alemães, mas também deu a um governo estrangeiro o direito de organizar acampamentos nas Ilhas Britânicas, destaca essa hipocrisia fundamental.

Colar o lote
Em junho de 1940, com uma invasão alemã esperada a qualquer momento, o primeiro-ministro Winston Churchill decidiu deter todos os alemães e austríacos no país e enviá-los a todos os campos de concentração. Para aqueles que lhe lembraram que muitas dessas pessoas eram refugiados judeus, ele respondeu brevemente e memorável: "Colar o lote!" Naturalmente, ninguém queria chamar essas novas instituições de "campos de concentração", de modo que os chamou de "campos de internamento" para diferenciá-los da prática nazista. Mas esses campos também mantinham as pessoas indefinidamente e sem julgamento por causa de sua nacionalidade, etnia, religião e/ou crenças políticas. Enquanto os campos britânicos não podem ser comparados com os da Alemanha nazista, eles eram indiscutivelmente campos de concentração.

Seja qual for seu nome, o governo os construiu para manter aqueles que o Estado não podia permitir para que ficassem presos atrás de arames farpados. Estes novos campos se assemelhavam a Frongoch, Dachau e Bereza Kartuska: os militares requisitavam fileiras de casas e construíam cercas de arame farpado ao redor deles.

Além de cidadãos alemães - a grande maioria dos quais eram judeus que tinham fugido de suas casas para evitar um destino semelhante - o governo prendeu e segurou um milhão de cidadãos britânicos. Esses prisioneiros incluíam um almirante aposentado, um membro do parlamento e a ex-secretária-geral da União Social e Política das Mulheres, também conhecida como sufragistas.

Nesse mesmo ano, o governo britânico permitiu que outro país construísse uma rede de campos de concentração na Escócia. Após a queda da França em 1940, mais de vinte mil soldados poloneses foram evacuados das praias de Dunquerque para a Grã-Bretanha. O Reino Unido e a Polônia concordaram que seriam enviados para a Escócia, encarregados de proteger a costa leste das forças alemãs que acabavam de invadir a Noruega.
Em troca, o governo polonês no exílio, liderado pelo general Wladyslaw Sikorski, foi autorizado a conduzir seus assuntos como achasse conveniente. O governo britânico tratou estas bases na Escócia como território polonês soberano.
O general Sikorski temia que outros políticos poloneses exilados estivessem planejando contra ele, então abriu um acampamento em Rothesay, na Ilha de Bute, a apenas trinta milhas de Glasgow, para aqueles que ameaçariam sua autoridade. Ele não fez nenhum segredo de suas intenções, explicando em uma reunião do Conselho Nacional Polonês em Londres, em 18 de julho de 1940, "Não há judiciário polonês. Aqueles que conspirarem serão enviados para um campo de concentração. "
Eventualmente, Sikorski montou meia dúzia de campos. Alguns presos políticos, incluindo Marian Zyndram-Koscialkowski, ex-primeiro-ministro polonês, e o general Ludomil Antoni Rayski, ex-comandante da Força Aérea polonesa. Outros foram reservados para "pessoas de caráter moral impróprio", incluindo homossexuais. Um grande número de detidos eram judeus.
O campo de Rothesay foi relativamente brando, servia apenas para impedir que oficiais e políticos descontentes do exército agissem contra os interesses de Sikorski. Enquanto estivessem em Rothesay, esses dissidentes não poderiam estar em Londres tentando desafiar a autoridade do general.
À medida que o número de acampamentos aumentava, os mais novos começavam a parecer mais com a versão tradicional, com cercas de arame farpado, torres de vigia e guardas brutais preparados para atirar em prisioneiros fora de controle. Prisioneiros em acampamentos como os de Tighnabruich, Kingledoors e Inverkeithing foram certamente maltratados e ocasionalmente assassinados.
Em 29 de outubro de 1940, por exemplo, um prisioneiro judeu chamado Edward Jakubowsky foi morto a tiros no acampamento perto de Kingledoors. Tribunais mais tarde decidiram que o guarda que o matou, Marian Przybyski, estava usando sua arma no exercício de suas funções. A polícia britânica não investigou essas mortes porque o exército polonês tinha autoridade completa e ilimitada sobre seus próprios cidadãos na Grã-Bretanha.
À medida que a guerra continuava, alguns membros do parlamento ficaram inquietos com os campos de concentração escoceses e começaram a fazer perguntas sobre casos individuais, que invariavelmente envolviam prisioneiros judeus. Em 1941, Samuel Silverman, deputado de Nelson e Colne, indagou sobre Benjamin e Jack Ajzenberg, dois irmãos judeus que haviam sido presos por soldados poloneses em Londres e transportados para a Escócia. Silverman perguntou ao secretário de Estado para a guerra: "Quantas pessoas estão agora detidas pelas autoridades polacas neste país sob seus poderes sob a Lei das Forças Aliadas?" Ele recebeu uma resposta vaga: o governo britânico não podia se dar ao luxo de alienar seu aliado em um momento tão importante.
A preocupação com os campos polacos chegou a um clímax em 1945. Em 15 de junho, poucas semanas após o fim da guerra na Europa, o jornal russo Pravda publicou um artigo que começava assim:

"O sistema de campos de concentração fascista polonês, notório antes dos alemães terem iniciado Buchenwald e outros campos, foi preservado quando os poloneses fugiram da Polônia."


Seguiu-se um relato do seqüestro do Dr. Jan Jagodzinski, um acadêmico judeu. Ele tinha sido levado para a Escócia e colocado no campo de concentração Inverkeithing, a poucos quilômetros ao norte de Edimburgo.
Para aliviar os temores, o governo polonês permitiu que a imprensa visitasse o acampamento. Ele lamentou rapidamente essa decisão: o primeiro prisioneiro com quem os escritores conversaram foi outro judeu, e os jornalistas souberam que um prisioneiro havia sido morto a tiros por um dos guardas na semana anterior.
Depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, o governo trabalhista recém-eleito pressionou as autoridades polacas a fecharem seus campos, mas permaneceram abertos até 1946. Nessa época, os próprios britânicos haviam começado a empregar mão-de-obra escrava em escala industrial, usando centenas de campos em todo o país para prender os trabalhadores.
Pessoal inimigo rendido
O fim da guerra precipitou uma crise agrícola no Reino Unido. Como parte da política do governo para alcançar a auto-suficiência alimentar, dedicou o dobro de terra ao cultivo de trigo em 1945 como em 1938.

Durante a guerra, o Exército da Terra das Mulheres e crianças em idade escolar doaram seu tempo para a agricultura. Depois da paz, seria improvável que eles continuassem a se envolver em trabalho extenuante de graça. Sem mão-de-obra não remunerada, o país não poderia manter sua produção agrícola.

Em 1945, a Grã-Bretanha detinha centenas de milhares de prisioneiros alemães em casa, bem como no Canadá, nos Estados Unidos e no Norte de África. No entanto, para usá-los como trabalho escravo, o governo teria que tirá-los das proteções concedidas pelas Convenções de Genebra, que a Grã-Bretanha havia assinado. Assim, o Reino Unido mudou o status de seus prisioneiros de prisioneiros de guerra para o pessoal inimigo rendido.



Os prisioneiros de guerra devem ser alojados e alimentados, pelo menos, bem como suas próprias forças armadas capturadas. Com muitos milhares de prisioneiros trabalhando na terra, isso não era possível. Durante o rigoroso inverno de 1945, os homens transportados para a Grã-Bretanha só tinham tendas de abrigo, o que teria violado o direito internacional se tivessem sido reconhecidos como prisioneiros de guerra.
No primeiro ano de pós-guerra, o Reino Unido trouxe um número impressionante de homens de todo o mundo para trabalhar a terra. Em maio de 1946, três mil homens por semana estavam chegando na Grã-Bretanha e sendo enviados para campos protegidos pelo exército. As Convenções de Genebra também exigem que os prisioneiros de guerra sejam repatriados logo que as hostilidades cessem, mas o Reino Unido levou até 1948 para permitir que o último dos alemães escravizados voltasse ao seu próprio país.

Entre 1945 e 1948, os julgamentos de Nuremberg processaram oficiais nazistas por crimes contra a humanidade, incluindo, naturalmente, "trabalho compulsório e descompensado". Em 1947, os oficiais da SS que administraram o sistema escravista do Terceiro Reich foram julgados, Os acusados foram posteriormente enforcados por suas atividades durante a guerra. O juiz Robert Toms disse: "Não existe tal coisa como a escravidão benevolente. A servidão involuntária, mesmo temperada por um tratamento humano, ainda é escravidão." No momento deste julgamento, mais de trezentos mil trabalhadores escravizados estavam garantindo a colheita britânica.

Um leitmotif da história britânica
Este breve artigo não pode mais explorar campos de concentração britânicos nos anos entre 1940 e 1948, o que incluiria uma discussão mais longa da decisão do Reino Unido de manter alguns campos alemães abertos. O campo de concentração de Belsen, rebatizado Hohne, mantinha judeus que desejavam emigrar para a Palestina, desafiando os desejos britânicos. Os britânicos até construíram dois novos campos após o fim da guerra, perto da cidade alemã de Lubeck. Em 1947, Am Stau e Poppendorf estavam repletos de judeus que os britânicos não queriam deixassem a Europa

Os britânicos sempre mantiveram posições hipócritas em relação aos campos de concentração: eles são tão ansiosos quanto qualquer outra nação para usá-los, sendo sempre os primeiros a condenar qualquer país que estabeleça estabelecimentos semelhantes.

Na verdade, o Reino Unido não era apenas um entusiasta operador de campos de concentração, mas também tolerava outra nação operando campos em solo britânico. Esta abordagem pragmática da prisão de homens e mulheres baseada apenas na nacionalidade ou na etnicidade tem sido um leitmotif da história britânica do século XX.

Para ajudar, as duas últimas aulas do Centro de Mídias, aplicativo que vocês devem acompanhar para garantir presença, e as também estão sendo exibidas no canal do Youtube do Centro de Mídias de SP, e nas TV Educação e TV Cultura.


3ª série do EM - HI - Imperialismo: o discurso racista no Brasil




05/05 - 3ª série EM - História - Imperialismo, Neocolonialismo e teorias raciais



Prazo para entrega das respostas: até 26/05, 16hs. 


 

Link para que vocês possam responder as questões propostas:
Questões 3°C 

 
 

Em caso de dúvidas, comentar aqui na postagem, ou enviar email para:
willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br 



Beijos e abraços a todos e todas, Prof. Willian A. Almeida