CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

S.E.I - Semana de Estudos Intensivos

 

Boa tarde alunos,

 

Nesta semana vamos dedicar a entrega das atividades em atraso e atividade para finalização do 4º bimestre.

 

Para que não percam o ano letivo, peço que verifiquem se deixaram de entregar alguma atividade, façam e enviem o mais rápido possível.

 

Estou a disposição para plantão de dúvida através do e-mail joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br e ZAP 99835-2009

 

Exercícios de fixação

 

Problemas

1) Alessandro assumiu um novo empreendimento em sua empresa e passou a trabalhar duas horas extras por dia. Esse empreendimento teve início no dia 12  de março e foi até o dia 25 do mesmo mês. Quantas horas extras Alessandro trabalhou nesse empreendimento?

R: 

 

2) Cristian encontrou na internet uma notícia, com mais de 200 páginas, sobre desmatamento. Dessa notícia, ele imprimiu as páginas 35 a 178. Quantas páginas ele imprimiu?

R: 

 

3) Analise o número abaixo e responda às questões:

9786

 

a) Quantas ordens tem esse número?

b) Qual é o algarismo de quarta ordem?

c) Qual é o algarismo que representa a ordem das centenas?


4) Escreva como se leem os números abaixo:

a) 18 630 035  

b) 816 400       

c) 347             

d) 1789          

e) 8569           

f) 95 013 300   


SEI- Semana de estudos intensivos

  Recuperação!!!!

 Boa noite meus queridos!!!!

Atenção!!!!

Alunos com atividades em atraso, de todos os bimestres, aproveitem essa semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO PERDER O ANO LETIVO DE 2020.
Caso esteja em dúvida sobre o que precisa fazer envie e-mail para: alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.sp


ATT
Prof. Alexandre

COM FÉ E ESTUDO ALCANÇAMOS OBJETIVO NA VIDA!

QUERIDOS ALUNOS! REALIZAÇÃO DE DESPEDIDA! FAÇAM AS ATIVIDADES QUE AINDA NÃO FIZERAM! RECUPEREM AS NOTAS E DEIXEM A PROFESSORA FELIZ! CLARO SEUS PAIS TAMBÉM!!! 💖👊

S.E.I - Semana de Estudos Intensivos


Bom dia alunos,

Esta Semana está destinada a Estudos Intensivos  

Vamos fazer a leitura do texto e resolver as questões propostas com objetivo de ajudar na nota. E para as atividades em atraso, solicito que sejam entregues até o fim desta semana.  

Caso  tenham dúvida  em relação  as atividades devem que ainda  fazer, envie um e-mail pra mim: joelmaaparecido@prof.educacao.sp.gov.br ou 99835-2009 ZAP

 

EXPLORAÇÃO ESPACIAL

A viagem do Spaceman

Essa discussão – já antiga, vinda desde a época da corrida espacial – foi reaquecida após o lançamento do Falcon Heavy, o superfoguete da Space X, empresa de Elon Musk. Além da grandiosidade da decolagem e da capacidade impressionante dos propulsores retornarem para serem utilizados novamente, algo chamou a atenção dos espectadores: o carro elétrico da Tesla (outra empresa de Musk) que foi laçado pelo Sistema Solar.

Tudo isso pode parecer completamente inútil para as pessoas – e com razão, visto que soa como as brincadeiras excêntricas de um bilionário irresponsável. Mas não se engane: tudo isso pode ser considerado uma das jogadas de marketing mais brilhantes da história, pois além de expor produtos das empresas de Musk, a ação trouxe de volta boa parte do interesse das pessoas pela exploração espacial em uma época crucial em que se começa a planejar lançamentos com fins turísticos e a possível exploração do planeta Marte.

Ainda assim, o que tudo isso pode trazer de bom para a humanidade como um todo? A resposta não é apenas uma, mas uma série de explicações e motivos que justificam de alguma maneira o dinheiro gasto levando gente e coisas para fora da nossa atmosfera.

O estudo do espaço e mesmo todo o esforço feito para que consigamos escapar da gravidade da Terra geraram de produtos que usamos no nosso cotidiano até o desenvolvimento de teorias científicas que mudaram a maneira como vemos o espaço e como entendemos a origem da vida no planeta, incluindo, é claro, o surgimento do ser humano.

Crucial para as comunicações

É notável que a maioria das pessoas apoia os projetos de exploração espacial mesmo existindo esses questionamentos sobre os quais já falamos. Afinal de contas, é empolgante ver foguetes sendo lançados, pessoas flutuando no espaço e estruturas feitas pelo homem em órbita da Terra trabalhando para tornar nossa vida mais prática.

Estudos climáticos que utilizam imagens extremamente detalhadas feitas com satélites são usados para entendermos melhor o meio ambiente e o impacto causado pelas mudanças climáticas

Talvez esse seja o benefício mais óbvio das missões espaciais: a ativação de satélites que possuem uma infinidade de funções, desde fazer nossos GPSs funcionarem até nos fornecer sinal de televisão, além de internet, telefone e muitas outras coisas. Afinal, como você acha que as belíssimas imagens do Google Maps chegam aos nossos computadores e celulares?

Além disso, estudos climáticos que utilizam imagens extremamente detalhadas feitas com satélites são usados para entendermos melhor o meio ambiente e o impacto causado pelas mudanças climáticas. Alterações na vegetação, nos desertos e nas calotas polares podem ajudar os cientistas a entender melhor o que pode ser feito para que a natureza sofra menos com os abusos do ser humano.

Ciência de outro mundo

Além do uso dos satélites, sondas e outras estruturas que orbitam a Terra, nos beneficiamos muito de estudos realizados a bordo de naves e da Estação Espacial Internacional (ISS). A análise do comportamento de animais e plantas a bordo da ISS, um ambiente completamente diferente da Terra e com ausência de gravidade pode ajudar os biólogos a entender melhor suas estruturas e fisiologias de uma maneira única.

A medicina se beneficiou com o desenvolvimento do processamento digital de imagem feito para que os cientistas pudessem observar com mais detalhes a superfície da Lua na época da corrida espacial, nos anos 1960. Essa mesma tecnologia passou a ser usada por médicos para visualizar melhor órgãos de pacientes e acabou se tornando os sistemas de ressonância magnética e de tomografia computadorizada.

Se você ainda acha pouco, um outro caso também teve resultados muito importantes. Em busca de desenvolver cristais de proteína no espaço, foi descoberto que esse material podia gerar componentes atômicos da albumina, uma proteína humana essencial. O que veio disso foi a produção de um remédio contra o câncer e a criação de produtos cosméticos para a pele para serem comercializados normalmente.

Do espaço para o seu bolso, tecnologias que usamos graças a exploração espacial

1- Termômetros auriculares

Quem tem filhos deve saber melhor do que estamos falando aqui. Termômetros auriculares são utilizados por pais e mães todos os dias em seus bebês. Inseridos no ouvido, eles medem a temperatura em segundos. Rápido, eficiente e prático.

A tecnologia infravermelha que o torna possível, incrivelmente, veio de pesquisas de cientistas que queriam medir a radiação emitida por estrelas e planetas. Ela foi desenvolvida pela Diatek Corporation a pedido da NASA, a agência espacial americana.

2- Comida de bebê

Papinhas de bebê já existiam antes da exploração espacial, mas sofreram uma grande melhoria por conta dela. No início dos anos 1980, a NASA estava pesquisando o uso de micro-algas como fonte de comida, oxigênio e catalisador de disposição de lixo em longas missões interplanetárias. Os cientistas que trabalhavam no projeto acabaram descobrindo que essas algas produziam altas doses de DHA e ARA, ambas gorduras essenciais para o desenvolvimento do bebê. Hoje, essas mesmas algas são colocadas em papinhas enriquecidas.

3- Grooving em pistas de aeroporto

Você lembra do acidente aéreo em Congonhas, em 2007, quando um avião saiu da pista e bateu em um prédio do outro lado da avenida? Um grande assunto abordado na época foi a falta de grooving na pista do aeroporto na capital paulista.

Grooving são pequenas ranhuras na pista que impedem o acúmulo de água e facilitam o pouso do avião, dando mais aderência aos pneus. E essa é mais uma tecnologia criada pela NASA. Nos anos 1960, a agência estava pesquisando maneiras de diminuir a chance de acidentes por conta da chuva nos pousos de seus ônibus espaciais. Em um projeto junto à Administração Federal de Aviação dos EUA, criou-se o grooving, tecnologia hoje utilizada em aeroportos de todo o mundo.

4- Lentes de óculos resistentes a arranhões

Você sabia que no espaço voam milhões de pedrinhas que atingem astronautas e a Estação Espacial Internacional o tempo todo? Para proteger equipamento e, principalmente, os visores dos trajes espaciais, a NASA criou um plástico que não sofre arranhões com facilidade. O resultado? Lentes para óculos.

5- Aparelhos dentários transparentes

Quando você põe um aparelho dentário, tem duas opções: aqueles feitos de metal, brilhantes e chamativos, ou, ligeiramente mais caros, os transparentes e discretos.

Aparelhos dentários transparentes são feitos de Alumina Policristalina Translúcida (TPA, em inglês), material criado para proteger antenas infravermelhas no Espaço. No final dos anos 1980, uma empresa estava desenvolvendo novos aparelhos que fossem esteticamente mais bonitos que os clássicos metálicos. No fim, ela descobriu que a TPA é resistente o suficiente para o trabalho e é transparente. Em 1987, o produto entrou no mercado e se tornou um hit instantâneo.

6- Espuma viscoelástica

Aplicada a colchões, assentos de aviões e capacetes, a espuma viscoelástica é um material que, após ser comprimido ou deformado de qualquer forma, volta ao seu estado original. Além disso, ela é sensível à temperatura, se tornando mais mole no calor e mais dura no frio.

A princípio, a espuma viscoléstica foi pensada para ser utilizada nos assentos de ônibus espaciais a fim de minimizar o choque durante o pouso. Ainda hoje ela está presente em assentos de aviões, mas também é utilizada em capacetes esportivos, colchões e travesseiros ortopédicos.

7- GPS

Os milhões de satélites que hoje orbitam a Terra são obviamente um advento da exploração espacial. Nós os utilizamos em várias formas de comunicação, como TV e internet, e também para a navegação civil e militar.

O Global Positioning System (GPS) foi comissionado em 1973 pelo exército americano a fim de criar uma tecnologia baseada no espaço capaz de mapear com precisão todo o planeta e que pudesse ser utilizada para navegação. Criado para fins militares, o GPS acabou sendo utilizado para todo tipo de tarefa, desde missões de resgate no mar até levar você para aquela festa de aniversário em uma rua da qual você nunca ouviu falar.

No total, são 24 satélites e mais de 120 mil sistemas de recepção utilizados para guiar usuários no mundo todo. O projeto inteiro é administrado pelo NAVSTAR GPS Joint Program Office, em Los Angeles, Estados Unidos.

8- Estruturas com cobertura de tecido

Você sabe que tipo de material é utilizado na cobertura de estádios? Tecnologia espacial. No final dos anos 1960, a NASA fazia pesquisas a fim de desenvolver um tipo de tecido que fosse leve, não inflamável e capaz de proteger os astronautas de todos os perigos do Espaço. O resultado foi tão positivo que uma empresa, a ChemFab, pensou que poderia utilizar esse material de forma comercial.

Hoje, coberturas de tecido são utilizados em muitos shoppings ao ar livre, estádios esportivos e até mesmo em aeroportos. No Brasil, diversos estádios de futebol utilizam essa tecnologia.

9- Aspirador de pó portátil e sem fio

O aspirador de pó portátil e sem fio foi comissionado pela NASA para que fossem coletados pequenos materiais na superfície lunar. O aparelho foi lançado pela primeira vez pela Black & Decker e se tornou um sucesso comercial.

Essas são apenas algumas das principais tecnologias desenvolvidas durante a corrida espacial, e as mais comuns no dia a dia. Outras descobertas importantes são utilizadas hoje na medicina, na indústria, entre outros. Muitas partes dos equipamentos de bombeiros, por exemplo, vêm do traje espacial.

Pelo fato de o Espaço ser um lugar tão inóspito e as viagens serem tão longas, as agências têm que ser muito criativas nas formas de manter seus astronautas seguros e saudáveis enquanto estão longe da Terra. Além disso, grandes inovações vêm da necessidade de comunicar cada vez mais dados a distâncias inimagináveis – a foto mais distante do planeta Terra foi retirada de um satélite enquanto ele saía do Sistema Solar!

Então, se você duvida que missões tripuladas no Espaço são úteis para alguma coisa, olhe ao seu redor e tente pensar em tudo o que essas viagens proporcionaram a você em seu cotidiano. Valeu a pena.

 

 

Com a ajuda do texto faça uma pesquisa e responda abaixo:

Q1) Por que exploração e pesquisas espaciais são importantes para a humanidade?

Q2) dos equipamentos apresentados no texto, com quais você se identifica no seu dia a dia explique o porquê?

Q3) Qual o papel que a NASA tem em relação a Ciência?

Q4) Quais benefícios os avanços tecnológicos espaciais trouxeram para a medicina, de alguns exemplos?

Q5) Quais são os principais objetos de interesse de nossos cientistas em relação a exploração do planeta Marte na atualidade?  

Q6) Cite algumas das funções dos satélites para uso do homem  na atualidade

 

 

 

 

 

 Boa tarde.

Turma não deixem de realizar as atividades, muitos alunos estão com as atividades atrasadas, vou deixar essa semana para vocês colocarem as atividades em dia.


Tenha uma boa semana.


Vou deixar esse video de alongamento para ser realizado.




4º BIM/SEI SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS





Alunos com atividades DO QUARTO BIMESTRE em atraso, aproveitem essa semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO FECHAR O BIMESTRE COM VERMELHA!!
Caso esteja em dúvida sobre o que precisa fazer envie e-mail: - coloque seu e-mail aqui - OU entre em contato pelo whats:948338779.

SEGUE ABAIXO DUAS PROVAS PARA REALIZAREM ATÉ DIA 11/12 SEXTA-FEIRA

PROVA 1

PROVA 2


4º BIMESTRE/ SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS





Alunos com atividades em atraso, de todos os bimestres, aproveitem essa semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO PERDER O ANO LETIVO DE 2020.
Caso esteja em dúvida sobre o que precisa fazer envie e-mail: - coloque seu e-mail aqui - OU entre em contato pelo whats:948338779.


ESSA SEMANA NÃO HAVERÁ POSTAGEM DE ATIVIDADE PARA QUE ASSIM VOCÊS SE DEDIQUEM AS ATIVIDADES ATRASADAS.

BONS ESTUDO!

Semana de estudos intensivos

 SEI - Semana de Estudos Intensivos 

Bom tarde!

Alunos com atividades em atraso, de todos os bimestres, aproveitem essa

 semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO PERDER O ANO LETIVO DE 2020.

Caso esteja em dúvida sobre o que precisa fazer envie e-mail:

Desfazem em aprendizagem 

 

1- Represente os valores a seguir utilizando o sistema numeração egípcio:

a) 89

b) 508

c) 100321

 2 - Represente os valores a seguir utilizando  o  de numeração  babilônio:

a) 110

b) 576

c) 765

3 - Determine  o número de classes e ordens dos 

números a seguir  e o valor  posicional de cada 

algarismo:

a) 587

b) 526986

c) 1543789

4 - Números racionais na forma decimal:

parte inteira/ parte decimal 

 Represente os números abaixo:

a) 32,5

b) 65,15

c) 267,564

5 - Represente estes números na reta numérica:

a) 3,5

b) 2,5

c) 1,4

6 - Um ciclista percorreu 5781 km em um ano, este número é formado por:

7- Descreva em numeração decimal “dez mil, duzentos e cinquenta e três”.

8 - Considere o número 582, qual a o valor posicional do número 5?

9 - Seja um número qualquer, o número 5 ocupa o valor posicional das centenas, e o número 4 ocupa o valor posicional das unidades. Se colocarmos entre esses dois números o número 3, qual o valor posicional do número 3?

10 - Faça a decomposição do número 93121

 

Realize os exercícios, fazendo todos cálculos não  colocando apenas o resultados e envie para e-mail:

mariaaparecidamagalhaes@prof.sp.gov.br

Data prevista  para entrega é dia  11/12/2020.

 

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - SEI

  


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".





Semana de 07/12/2020 a 11/12/2020.

Tema para essa semana: SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - SEI

Alunos com atividades em atraso, de todos os bimestres, aproveitem essa semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO PERDER O ANO LETIVO DE 2020.


*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.

Semanário de História 6° D e 6° E 07/12/2020 a 11/12/2020

 

Olá turma tudo bem, Boa tarde!!!!!

Essa atividade tem como objetivo reforço.

Ver vídeo aula

Resumo de História: IMPÉRIO BIZANTINO - em Constantinopla! (Débora Aladim)

https://www.youtube.com/watch?v=UWZF3fvqH8I 33:16

Dúvidas via e-mail

marcosandrelima@prof.educacao.sp.gov.br

Semana de estudos intensivos

 SEI - Semana de Estudos Intensivos 

Bom tarde!

Alunos com atividades em atraso, de todos os bimestres, aproveitem essa

 semana para fazer, enviar essas atividades e NÃO PERDER O ANO LETIVO DE 2020.

Caso esteja em dúvida sobre o que precisa fazer envie e-mail:

Desfazem em aprendizagem 

 

1- Represente os valores a seguir utilizando o sistema numeração egípcio:

a) 89

b) 508

c) 100321

 2 - Represente os valores a seguir utilizando  o  de numeração  babilônio:

a) 110

b) 576

c) 765

3 - Determine  o número de classes e ordens dos 

números a seguir  e o valor  posicional de cada 

algarismo:

a) 587

b) 526986

c) 1543789

4 - Números racionais na forma decimal:

parte inteira/ parte decimal 

 Represente os números abaixo:

a) 32,5

b) 65,15

c) 267,564

5 - Represente estes números na reta numérica:

a) 3,5

b) 2,5

c) 1,4

6 - Um ciclista percorreu 5781 km em um ano, este número é formado por:

7- Descreva em numeração decimal “dez mil, duzentos e cinquenta e três”.

8 - Considere o número 582, qual a o valor posicional do número 5?

9 - Seja um número qualquer, o número 5 ocupa o valor posicional das centenas, e o número 4 ocupa o valor posicional das unidades. Se colocarmos entre esses dois números o número 3, qual o valor posicional do número 3?

10 - Faça a decomposição do número 93121

 

Realize os exercícios, fazendo todos cálculos não  colocando apenas o resultados e envie para e-mail:

mariaaparecidamagalhaes@prof.sp.gov.br

Data prevista  para entrega é dia  11/12/2020.