CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 27 de setembro de 2020

ALERTA

 


Semana de 28 /09 a 02/10

 

Semana de revisão de estudos

 

Olá, jovens,

Nosso bimestre está chegando ao fim. Nele estudamos:

 Literatura na construção do mundo atual;

 Literatura de cordel;

Literatura africana em Língua Portuguesa;

Produção de texto (artigo de opinião): Juventude e consumo

 

 

Se você perdeu alguma das atividades, certamente elas continuam disponíveis aqui no blog. Por gentileza, estude e realize-as. Qualquer dúvida, envie e-mail. Estou sempre à disposição:

(zuleidelopes@prof.educacao.sp.gov.br)

 

 

 

Se você já está com tudo em ordem, caminhou junto na aprendizagem de cada item, a tarefa da semana é responder o formulário de revisão no link abaixo e ver se ficou alguma dúvida:

 

https://forms.gle/PKUjNBL3ksSSaFPE6

 

 

Prossigamos juntos!

 

Professora Zuleide

 

 

 

SEMANA DE RECUPERAÇÃO

 

Nome:

TURMA:                              Data: ___/___/2020

Vamos conhecer outro artista brasileiro que retratou as brincadeiras de infância em suas pinturas...

Ricardo Ferrari:

Ricardo Ferrari nasceu e se criou em Belo Horizonte quando a cidade ainda era uma roça. Pintou seu primeiro quadro aos nove anos de idade. Seus quadros retratam geralmente a infância simples. Mas pintou diversos temas durante sua jornada de artista. Ele morava ao lado da sua irmã, então decidiram derrubar os muros que separavam as casas, formando, assim, um grande quintal. E, diariamente, os filhos, primos, amigos e vizinhos se reuniam ali e eram muitas as brincadeiras que aconteciam nesse espaço. Mas, chegou um momento em que os donos do imóvel solicitaram a saída, pois ali seria construído um prédio. Ferrari se mudou com a família para um apartamento e, dessa história, nasceu uma série de pinturas chamada “Quintais”. Além de outras séries como: Memórias de Infância, Pequenos Formatos...

Exemplos de pinturas do artista Ricardo Ferrari:

Figura 1 – Curva da ladeira - Ricardo Ferrari, 2010

Fonte: https://peregrinacultural.wordpress.com/tag/ricardo-ferrari/  (acesso 15/04/2020)

Figura 2 - Quintal – Ricardo Ferrari, 2013

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/a-crianca-e-eterna-nas-pinturas-de-ricardo-ferrari/  (Acesso 15/04/2020)

A)     Nas figuras 1 e 2, você pode perceber algumas brincadeiras e elementos da linguagem visual como o ponto, a linha, forma, cor, espaço, plano... Observe com atenção e descreva:

CORES:

BRINCADEIRAS:

B) Na figura 2, Quintal, você pode ver crianças pulando corda. Você tem um quintal na sua casa? No espaço abaixo, faça um desenho do quintal da sua casa e a brincadeira que gosta de brincar lá. Se não tem quintal na sua casa, desenhe outro espaço onde você brinca.

C) Nas figuras 1 e 2 as crianças estão brincando em espaços como uma ladeira e no quintal. E nos dias de hoje, em quais lugares as crianças brincam mais?

D) Agora pergunte aos seus pais ou avós onde eles mais gostavam de brincar.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais são elementos importantes da cultura brasileira. Foram passados de geração em geração e muitas vezes, desconhecemos a sua origem. Algumas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, outras pelos africanos e outras já eram praticadas pelos indígenas que aqui viviam. Muitas dessas brincadeiras sofrem variações no nome e na forma de brincar nas diversas regiões do Brasil, mas as regras são bem parecidas. Veremos que vários artistas exploraram esse tema em suas obras.

01.   Observe as imagens abaixo e responda as questões a seguir:

Fonte: http://www.portinari.org.br/  acesso em 03/04/2020 Menino com Pião

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/ acesso em 03/04/2020 Série “Lembranças da minha Infância”- Ricardo Ferrari

Fonte:http://artenaifrio.blogspot.com/2013/09/rosangela-borges.html

Ciranda – Rosângela Borges

A) Descreva cada uma das obras acima (coloque na descrição os elementos visuais como cores figuras, linhas, as brincadeiras exploradas pelos artistas):

Obra de Cândido Portinari:

 

Obra de Ricardo Ferrari:

 

Obra de Rosângela Borges:

 

Os jogos, brinquedos e brincadeiras, além de divertidos, nos ensinam muito. Por meio deles podemos aprender um pouco mais sobre os povos que deram origem à cultura brasileira.

02. Faça uma pesquisa sobre:

A) Dois jogos, brinquedos ou brincadeiras trazidos para o Brasil pelos portugueses:

 

A)     Dois jogos, brinquedos ou brincadeiras de influências africanas:

 

B)      Dois jogos, brinquedos ou brincadeiras de influências indígenas

 

03. No espaço abaixo, escolha uma dessas brincadeiras pesquisadas acima e represente-a por meio do desenho:

 









Gênero textual


O PASTOR E O LOBO

  Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:
  – Socorro! Socorro! – gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros!
  As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo.
  O pastor torcia-se de rir, pois não havia lobo algum.
  Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava:
  – Socorro! Socorro! Corram, senão vão chegar tarde!
  As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava fazendo mais uma das suas.
  E assim, ele perdeu todos os seus carneiros.
  Triste, disse ele com seus botões:
  – Os mentirosos só ganham uma coisa: não serem acreditados nem quando dizem a verdade.

                                                     (GÄRTNER, Hans; ZWERGER, Lisbeth (Comp.). 12 fábulas de Esopo. Tradução Fernanda Lopes de Almeida. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ática, 2003.)


→ CARACTERÍSTICAS DE UMA FÁBULA 
É um texto narrativo alegórico e curto, escrito em prosa ou verso, no qual as personagens são geralmente animais com características humanas como a fala, os costumes etc, e apresentam um ensinamento, uma lição moral para o homem. Como as fábulas criticavam usos, costumes e até pessoas, os autores usavam os animais como personagens para fugir de alguma possível perseguição.


Interpretando o texto

01. Em “o gozador estava fazendo mais uma das suas”, a expressão destacada significa no texto
a) realizar o trabalho do dia-a-dia.
b) levar o rebanho para longe da aldeia.
c) atacar todos os carneiros do rebanho.
d) fazer brincadeira de mau gosto.

02. O texto lido é
a) um conto.
b) uma crônica.
c) uma fábula.
d) uma biografia.

03. Em “Enquanto eles devastavam o rebanho” - O termo sublinhado refere-se a
a) lobos.
b) carneiros.
c) mentirosos.
d) vizinhos.

04. Pelo final da história, você pode entender que o pastor aprendeu que
a) a mentira tem pernas curtas.
b) quem tudo quer tudo perde.
c) a ovelha má põe o rebanho a perder.
d) quem desdenha quer comprar.

05. O pastor dessa história é
a) mentiroso e gozador.
b) medroso e preguiçoso.
c) solidário e brincalhão.
d) alegre e respeitoso.

06. Os vizinhos não confiavam mais no pastor porque ele
a) resolvia sozinho os seus problemas.
b) gritava por qualquer coisa.
c) fingia que os lobos o atacavam.
d) tinha muito medo dos lobos.

07. No trecho “–Socorro! Socorro! gritava. Os lobos estão atacando os meus carneiros!”, o travessão indica o início da
a) queixa do mentiroso.
b) fala das pessoas.
c) reclamação da vizinhança.
d) gritaria do pastor.

08. O texto lido tem por objetivo
a) apresentar a síntese de uma história.
b) dar uma lição de moral e/ou ensinamento.
c) relatar a vida de determinada pessoa.
d) relatar, oralmente, histórias passadas de geração em geração.


Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Conto de assombração

 Olá turma! Semana de 28/09 a 02/10/2020

Leia o texto e responda as questões , envie as atividades para o e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

É necessário entregar todas atividade para que possamos fechar o bimestre.

Os dois garotos e o fantasma

Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.

_Você acredita em fantasma? _perguntou o mais novo.

_Eu não! _ disse o outro.

_Acredita sim! _insistiu o mais novo.

_Pode apostar que não _ replicou o outro.

_Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.

_Ah, é? _disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.

Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro...Eles começaram a sentir medo.

Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.

_ Socorro! Alguém me ajude! _ ele gritou, desmarcando em seguida.

Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.

_Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.

O garoto reparou que o velhinho era magro, quase transparente.

_Obrigado. Como é que o senhor se chama?

_Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.

O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.

_Vão para casa, meninos – ele disse. Já passou da hora de dormir.

E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.


Entenda o texto:

1_Qual é o título do texto? E qual é o tema?----------------------------------------------------------------


2_Esse é um texto narrativo, informativo ou descritivo?--------------------------------------------------

3_Quantos e quais são as personagens do texto?------------------------------------------------------------

4_Quem é o autor do texto?------------------------------------------------------------------------------------

5_Se algum amigo seu te desafiasse assim como no texto, você aceitaria?------------------------------

6_Assinale a alternativa correta:

No início do texto, onde estavam os personagens?

a ( )_os garotos estavam na escola, brincando no recreio.

b ( )_os garotos estavam na porta do cemitério.

c ( )_os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.


7_Por que os meninos decidem ir ao cemitério?

a ( )_para acompanhar um enterro.

b ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.

c ( )_devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.


8_O que era necessário para ganhar a aposta?

a ( )_atravessar a rua e entrar no cemitério

b ( )_atravessar a rua e bater a mão no cemitério.

c ( )_atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.


9_Depois de se encostar no portão , o que aconteceu ao garoto?

a- ( )_sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.

b- ( )_sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.

c- ( )_sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

10 _O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.