CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

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quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Envio de Atividades via whatsapp ou e-mail

Aqueles que desejarem receber os arquivos das atividades aqui publicadas por whatsapp ou por e-mail favor informar pelo nº 11-96778-8946 ou pelo endereço: adailsonguerra@prof.educacao.sp.gov.br

 



     Olá pessoal tudo certo , neste intervalo de tempo tive problemas com os aparelhos , celular e computador, dentre outras questões . 

     Neste momento faremos uma discussão do que foi o Império Romano , sua duração , seu legado , numa breve revisão. Roma , localizada na península itálica baseava seu Império em sucessivas conquista para tanto possuía um exercito extremamente poderoso

Na fase imperial, como o próprio nome sugere, o poder foi exercido elos imperadores, figuras que detinham o mando político, militar e religioso sobre todo o território romano. O tripé do poder político em Roma passava pelo imperador, responsável pela administração de todo o império; pelo exército, responsável pela manutenção da ordem interna e das campanhas de conquistas; e pelos governos das províncias conquistadas, figuras essenciais na manutenção do poder nessas regiões.

A economia sustentava-se pelo que era produzido nas províncias conquistadas. Sendo assim, a disponibilidade de alimentos em Roma era resultado da produção de grãos na Península Ibérica e no norte da África, por exemplo. A atuação dos escravos era fundamental para o funcionamento dessa economia, uma vez que toda a sua produção dependia dessa atividade.

Os escravos, por sua vez, eram obtidos nas guerras de conquista que os romanos realizavam. Era fundamental para a economia romana que as províncias mantivessem uma produção de riquezas constante. Por isso, o poder centralizado em Roma intervia constantemente nelas como forma de garantir a sua produtividade e as suas riquezas.

Dinastias e imperadores do Império Romano

Entre os mais famosos imperadores romanos está Nero, conhecido por ter incendiado Roma, em 64 d.C.
Entre os mais famosos imperadores romanos está Nero, conhecido por ter incendiado Roma, em 64 d.C.

A fase imperial romana, como mencionado, estendeu-se de 27 a.C. até o ano de 476 d.C. Ao longo desse período, diversos imperadores passaram pelo comando romano e foram agrupados pelos historiadores em quatro dinastias que existiram de 27 a.C. até 235 d.C. Após o último imperador da Dinastia Severa, Alexandre Severo, ter sido assassinado, os historiadores consideram que se iniciou a crise do século III d.C.

  • Dinastia Júlio-Claudiana (27 a.C. - 68 d.C)
  • Dinastia Flaviana (69-96 d.C.)
  • Dinastia Nerva-Antonina (96-192 d.C.)
  • Dinastia Severa (193-235 d.C.)

Dentre todas essas dinastias, destacaram-se os imperadores Otávio Augusto, Tibério, Calígula, Nero, Vespasiano, Tito, Nerva, Trajano, Marco Aurélio, Caracala, Geta, Alexandre Severo, entre outros. Nero, por exemplo, tornou-se famoso na história por ter sido acusado como o responsável por um incêndio de grandes proporções que atingiu Roma em 64 d.C.


Crise do Império Romano

A partir do século III d.C., os historiadores consideram que se iniciou o período de crise do Império Romano. A primeira manifestação dessa crise deu-se na economia, que demonstrou sinais de enfraquecimento. Isso porque, ao longo do período imperial, a dependência da economia romana, sobretudo na porção ocidental do império, do trabalho dos escravos tornou-se excessiva.

Isso porque, com a expansão territorial, houve um grande fluxo de escravos sendo enviados para trabalharem no império. Isso tornou o sistema escravista romano dependente das guerras de expansão, e, quando os conflitos tornaram-se mais defensivos do que ofensivos, a capacidade de obtenção de escravos caiu drasticamente.

Sem a quantidade de escravos suficientes para atender as demandas do império, a economia estagnou-se. Além disso, a dependência desses trabalhadores fez com que a capacidade técnica da produção de riquezas não evoluísse, o que manteve a produção baixa. Com a estagnação da economia, a situação agravou-se e o império passou a não ter dinheiro suficiente para a administração de todas as demandas.

Uma forma de solucionar a falta de recursos era diminuindo as tropas militares, responsáveis por consumir grande parte das verbas, e aumentar impostos. A primeira forma deixava as fronteiras desprotegidas e suscetíveis a serem invadidas; já a segunda causava a indignação do povo, instigando revoltas pelo império.

Foram realizadas algumas medidas com o intuito de reformar o império, e, assim, foram decretados congelamentos de preços, divisão do império em duas partes e até a transferência da capital de Roma para Constantinopla. A divisão do Império Romano aconteceu em 395 e deu origem ao Império Romano do Ocidente, sediado em Roma, e ao Império Romano do Oriente, sediado em Constantinopla. Entretanto nenhuma dessas reformas solucionou os problemas existentes.

Para agravar a situação, a corrupção e a disputa pelo poder em Roma contribuíram para desestabilizar o império, que estava no caminho do desmoronamento. O fator que teve peso decisivo no fim dele foram as invasões germânicas, que começaram a acontecer em larga escala a partir do século III d.C.


Invasões germânicas

O rei Odoacro liderou os hérulos, que invadiram Roma em 476 d.C. e destituíram o último imperador romano.
O rei Odoacro liderou os hérulos, que invadiram Roma em 476 d.C. e destituíram o último imperador romano.

Os germânicos eram povos que habitavam além da fronteira norte do Império Romano, nas terras conhecidas como Germânia. Esses povos começaram a migrar por diversos fatores especulados pelos historiadores, como a procura por terras e clima melhores para poderem sobreviver, e alguns migravam simplesmente porque fugiam de outros povos em migração.

De toda forma, movimentavam-se inúmeros povos germânicos, como francosalamanossuevosostrogodossaxõesvândaloshérulos etc. Todos eles migravam para o interior do Império Romano, e como Roma tinha diminuído a sua quantidade de militares, suas fronteiras ficaram desprotegidas. Os problemas militares e econômicos e as invasões germânicas aconteceram ao mesmo tempo.

Assim, Roma foi incapaz de proteger suas terras, que começaram a ser invadidas por diversos desses povos ao longo dos séculos III, IV e V d.C. A própria cidade de Roma sofreu com a situação, pois, em 410, os visigodos saquearam a cidade, e, em 476, os hérulos, liderados pelo rei Odoacro, invadiram-na e destituíram o último imperador romano, Rômulo Augusto.

Depois disso, o Império Romano do Ocidente desintegrou-se, e as terras que faziam parte dessa porção foram ocupadas por diferentes povos germânicos. Nesses locais, a mistura da cultura germânica com a cultura latina resultou em profundas transformações e inaugurou o período da Idade Média. A parte oriental transformou-se no Império Bizantino e existiu até 1453. Caso queria aprofundar-se nesse movimento migratório que ajudou a selar destino de um dos maiores impérios da humanidade, leia: Invasões germânicas.



O Legado do Império Romano

No campo religioso foram politeístas até a ascensão cristã, ao fim do império. Suas divindades eram ligadas ao cotidiano geral da civilização e suas cerimônias estavam inseridas em assuntos militares, agrícolas, artes e mesmo o comércio.

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Desta maneira, as divindades se assemelhavam ou assimilavam as divindades gregas com outros nomes e/ou representações (Júpiter é Zeus/ Minerva é Atenas, entre outros).2Os restos mortais de Rafael Sanzio estão no prédio desde o renascimento.  Cabe ressaltar que muitos edifícios tinham em suas paredes diversas esculturas que, no mais das vezes, apresentavam conquistas militares e grandes feitos.

A aproximação a cultura grega ocorreu também nas artes. O teatro foi intensamente explorado pelos romanos, as obras de Homero e outros grandes autores gregos foram traduzidas para o latim.

Nomes como Políbio, Tito Lívio e Plutarco figuram como grandes historiadores, algumas das principais obras biográficas de governantes, generais, entre outros próceres da antiguidade são de autoria de Plutarco. Tito Lívio escreveu a obra História de Roma, composta por 142 volumes.Durante o governo de Otávio Augusto Roma viveu o período de ouro de sua cultura. Por todo o império, sobremaneira a capital, recebeu um grande numero de obras arquitetônicas com influências variadas, como por exemplo, o arco e a abóboda.

No esquema abaixo você pode conferir elementos do arco romano e suas diversas partes e funções da mesma.


Em se tratando de entretenimento, considerando o grande número de escravos, grande parte da população livre possuía muito tempo de ócio, elemento perigoso para a manutenção da paz. Assim sendo, diversas formas de entretenimento foram criadas, entre elas as arenas de gladiadores.

O Coliseu, certamente a mais famosa, era palco de confrontos, muitas vezes até a morte entre gladiadores e mesmo homens contra animais ferozes capturados em todas as partes do império. A política do pão e circo foi justamente criada e aplicada para evitar que o grande numero de homens livres se revolta-se  contra o Estado.

A filosofia latina foi profundamente marcada pela filosofia grega e correntes filosóficas como estoicismo, epicurismo, ceticismo e cinismo marcaram o período de hegemonia romana. O imperador Marco Aurélio foi considerado um grande filósofo estóico.

Outra grande contribuição cultural romana foi o direito romano. Para se ter uma ideia, o direito praticado hoje em nosso país deriva de tradições e códigos de leis romanos. O direito em Roma era dividido em três áreas distintas, privado, estrangeiro e público.

As leis romanas, a partir do período republicano seriam compiladas no “Jus Civile” (código civil). Além disso, algumas expressões comuns no mundo jurídico provem de Roma e seu idioma, o Latim. (ex: Habeas Corpus, Habeas Data, stricto sensu). Além disso, o português, o francês, o italiano e o espanhol, entre outros idiomas, derivam diretamente do latim.

Por fim, desde o início do império, a partir do governo dos primeiros imperadores, o cristianismo, doutrina baseada nas pregações e vida de cristo foi proibida e perseguida pelo Estado romano.

No entanto, já no ocaso do grande império, Constantino (imperador) liberou e ajudou a organizar a religião, e por fim, de proibido, o cristianismo viria a se tornar um dos maiores legados da cultura e período de dominação romana para as civilizações ocidentais. Basta observar que a própria hierarquia católica segue o padrão do império, sendo o papa (dentro da doutrina católica) comparado à figura do imperador.







1 – (OSEC) – Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:

a) foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros;

b) foi a causa principal da falta de escravos;

c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos;

d) incentivou o crescimento do comércio;

e) proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas.

2 – (UFV) – A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

a) os “plebeus” podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.

b) os “plebeus” compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.

c) os “clientes” eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.

d) os “patrícios” foram igualados aos plebeus durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.

e) os “escravos” por dívida eram resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista

3 – (UFSCAR) – Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de 1.000 envolvidos), em Delos e em muitos outros lugares. Mas os funcionários governamentais logo as suprimiram nos diversos lugares com pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros que estavam a ponto de revoltar- se caíram em si. (Diodoro da Sicília, sobre a Guerra Servil na Sicília. 135-132 a.C.)

É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:

a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista.

b) semelhantes às revoltas dos hilotas em Esparta.

c) provocadas pela exploração e maus-tratos impostos pelos senhores.

d) desencadeadas pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão.

e) pouco frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.

4 – (UFRN) – Sidônio Apolinário, aristocrata da Gália romana, escrevendo a um amigo, num período de grandes transformações culturais, assim se expressou:

O vosso amigo Eminêncio, honrado senhor, entregou uma carta por vós ditada, admirável no estilo […]. A língua romana foi há muito tempo banida da Bélgica e do Reno; mas se o seu esplendor sobreviveu de qualquer maneira, foi certamente convosco; a nossa jurisdição entrou em decadência ao longo da fronteira, mas enquanto viverdes e preservardes a vossa eloquência, a língua latina permanecerá inabalável. Ao retribuir as vossas saudações o meu coração alegra-se dentro de mim por a nossa cultura em desaparição ter deixado tais traços em vós […].

Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. “História da Idade Média: textos e testemunhas”. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 42-43.

A opinião contida no fragmento da carta está diretamente relacionada às

a) invasões dos territórios do Império Romano pelos povos germânicos, provocando mudanças nas instituições imperiais.

b) influências da cultura grega sobre a latina após a conquista da Grécia pelos romanos e sua anexação ao Império.

c) vitórias dos romanos sobre Cartago nas chamadas Guerras Púnicas (264-146 a. C.), impondo a cultura do Império a todo o norte da África.

d) crises que se abateram sobre o Império Romano depois do governo de Marco Aurélio (161-180 d. C.), quando o exército passou a controlar o poder.

e) as invasões normandas que ocorrem no norte da Gália.

5 – (UNAERP) – Na história de Roma, o século III da era cristã é considerado o século das crises. Foi nesse período que:

a) As tensões geradas pelas conquistas se refletiram nas contendas políticas, criaram um clima de constantes agitações, promovendo desordens nas cidades.

b) O exército entrou em crise e deixou de ser o exército de cidadãos proprietários de terras.

c) O império romano começou a sofrer a terrível crise do trabalho escravo, base principal de sua riqueza.

d) Os soldados perderam a confiança no Estado e tornaram-se fiéis a seus generais, partilhando com eles os espólios de guerra.

e) Os conflitos pela posse da terra geraram a Guerra Civil.

6 – (OSEC) – Quanto à história de Roma, pode-se considerar que:

a) Roma conheceu apenas dois regimes políticos: a República e o Império;

b) na passagem da República para o Império, Roma deixou de ser uma democracia e transformou-se numa oligarquia;

c) os irmãos Tibério e Caio Graco foram dois tribunos da plebe que lutaram pela redistribuição das terras

do Estado (ager publicus) entre todos os cidadãos romanos;

d) no Império Romano, todos os homens livres – os cidadãos – eram proprietários de terras;

e) no Império Romano, a base da economia era o comércio e a indústria.

7 – (PUC) – A religião romana assemelhava-se à grega porque ambas:

a) tinham objetivos nitidamente políticos;

b) eram terrenas e práticas, sem conteúdo espiritual e ético;

c) eram apoiadas por uma forte classe sacerdotal;

d) condenavam as injustiças sociais;

e) tinham como centro a crença na vida futura.

 



     Olá pessoal tudo certo , espero que sim . Tivemos um intervalo pois fiquei sem computador e celular mas agora já está tudo certo . 


     Neste final de setembro , nesta aula iremos estudar sobre a Era Vargas, ( 1930-1945), e posteriormente faremos uma revisão sobre conteúdos ministrados em aulas anteriores. 


     Como vocês sabem a Era Vargas dura exatamente 15 anos que foram ininterruptos com a presença de Vargas no poder . No período que antecede Getúlio , temos a chamada República Velha 1889-1930, nela políticos de São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder num processo que ficou conhecido como política do café com leite, contexto no qual as Oligarquias agrárias dominavam o processo político, vale lembrar que a população brasileira vivia no campo neste período, algumas características marcam este processo político, quais sejam : 


- O Coronelismo : Lideres políticos locais exercem o controle social e político das populações rurais, ´sobretudo com o voto do cabresto que era o controle dos votos dos cidadãos nas eleições o voto não era secreto , portanto os coronéis , políticos locais definiam , pela força, em quem a população tinha que votar .


-  Politica dos governadores , em troca de apoio na escolha dos deputados estaduais que eram diplomados pelo governo federal , os governadores davam apoio irrestrito ao presidente.


- Politica do café com leite , políticos de São Paulo , café, e Minas  leite, -se alternavam no poder federal, voltando as politicas econômicas para atender os interesses dessas oligarquias.


- Crise de 1929 abala as estruturas de poder, irrompe uma nova ordem .  


     Bom sabendo que Getúlio Vargas a principio fica 15 anos no poder fica a pergunta como ele fez para alcança-lo e como fez para permanecer por tanto tempo . 

     Nas eleições de 1929 Vargas vinha encabeçando a Aliança Liberal , um conjunto de instituições e grupos sociais que representavam anseios pela modernização do Estado brasileiro e diversificação econômica , e se opunha as velhas oligarquias agrárias que dominavam a máquina pública ,eram jovens tenentes do exercito ,industriais , profissionais liberais , de maneira geral camadas urbanas querendo a modernização do Estado , incluindo uma constituição moderna com o sufrágio universal e o voto secreto . Julio Preste vence a eleição , indicação do presidente Washington Luis derrotando Vargas, rompendo com a politica do café com leite . O vice de Vargas , João Pessoal é assassinado em 1930 na Paraíba . Com o apoio de diferentes camadas sociais com destaque para os industriais e o exercito , Vargas marcha de São Borja RS,para a capital do Brasil , á época Rio de Janeiro , e da um golpe civil militar dando inicio ao seu governo . 

     De início as promessas de modernização política e a construção de uma nova constituição não aconteceram , não foram cumpridas : passou a governar por decretos , nomeou interventores nos Estados pondo fim a eleições regionais , tudo isso com um único objetivo a concentração de poder , Descontentes os paulistas , ( Frente Única Paulista ), se revoltam e num levante declaram guerra as tropas federais , exigindo uma nova constituição e a nomeação de interventores paulistas . Este processo ficou conhecido pela Revolução Constitucionalista de 1932 , 9 de Julho , as tropas paulistas foram organizadas com a polícia militar e os voluntários .  São Paulo sai derrotado . Aqui na capital Santo Amaro, que era um município independente,  é anexado por Vargas a cidade de São Paulo como punição já que o contingente das tropas paulista era preenchido em parte com soldados desta região. Como resultado  Vargas nomea um interventor Paulista , convoca uma assembléia constituinte .

      Em 1934 uma nova  constituição é inaugurada , destaque para leis que regulamentam direitos trabalhista como jornada de 8 horas , férias , décimo terceiro , sufrágio universal , ensino primário gratuito , nacionalização de recursos do subsolo. Nesta constituição o presidente foi eleito pela assembléia e Vargas permanece no posto,, com eleições previstas ´para 1938 .

     Em 1937 Getúlio promove um golpe político inaugurando o Estado Novo , aqui há uma aproximação as claras com o regime fascista . O discurso oficial dizia que era para combater os comunistas e o chamado Plano Cohen , uma fantasia criada para embasar as repressões e o controle sobre os trabalhadores e grupos políticos oposicionistas ao seu governo . Vários pessoas são presas arbitrariamente, sindicatos e partidos políticos são postos na ilegalidade , simplesmente por fazerem criticas ao governo. Em destaque o escritor Graciliano Ramos que durante seu exílio no presidio da Ilha Grande escreveu Memórias do Carcere.  Por forças Nacionais e internacionais o Governo Vargas chega ao fim e o militar Eurico Eurico é eleito e fica no cargo de 1945 a 1961.    




  


A Era Vargas é um dos assuntos mais pedidos nas provas de história dos principais vestibulares. Resolva os exercícios abaixo . 



1- (Fuvest-SP/2000) “São Paulo não está apenas descontente. Está ferido na sua sensibilidade. O que a Revolução lhe pediu ele lho deu... Por que a Revolução tarda em restaurá-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, São Paulo... pede apenas, à frente da administração de seus negócios, um de seus filhos que lhe compreenda o espírito e não lhe golpeie o coração”. (O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 1932)

Explique os impasses políticos discutidos por esse jornal e indique seus desdobramentos.



2 -(UFRRJ-RJ/1999)

"Foi em 1930

que à frente da Revolução

Getúlio Vargas assumiu

a Presidência do Brasil.

Era um tempo novo que se abria

o desenvolvimento industrial

as leis trabalhistas ele cria

é a Previdência Social

Eram anos de conquista

e de grande agitação pelo poder

de 32 a 37,

aquele estadista

reprimiu os paulistas

comunistas e integralistas.

Mas não há quem esconda

seu valor de idealista,

basta falar em Volta Redonda, (...) "

(Gomes, Dias e Gullar, Ferreira. Dr. Getúlio: sua vida e sua glória. São Paulo, Civilização Brasileira, 1968. pp. 10 e 11)

a) Indique duas características do governo de Getúlio Vargas, no período entre 1930 e 1937.

b) Explique uma característica do Estado Novo.


3- (Mackenzie-SP/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.

b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.

c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.

d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.

e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.



4- (FGV-SP/2004) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: "À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas."

(Vargas, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazi-fascismo entre os integrantes do governo brasileiro.

b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazi-fascistas.

c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.

d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.

e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Outra, admirador dos regimes nazi-fascistas.


5-(Mackenzie-SP/2000) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que:

a) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista.

b) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e da CLT, Vargas manipulava as lideranças sindicais e as relações com o Estado eram caracterizadas pelo paternalismo e pelo intervencionismo.

c) nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do “pelego” ou líder sindical manipulado pelo Estado.

d) a criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado.

e) Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho.







ATIVIDADE - TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

ATIVIDADE 1 – O LIXO ELETRÔNICO NO MUNDO

6º ano – Caderno do Aluno, página 51/ 7º ano – Caderno do Aluno, página 49.

ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AOS ALUNOS Após a leitura do texto “O lixo eletrônico no mundo”, analise os dados do infográfico, relatando os impactos do lixo eletrônico no meio ambiente. 

E-mail: marcelog@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Projeto de Vida - (Professor Lucas)

Boa tarde a todos e todas, espero que todos estejam bem. Lavem as mãos, usem máscara e cuidem-se.

Faça a atividade tire foto e envie no e-mail lucasvolney@prof.educacao.sp.gov.br  , com nome e série ou vocês podem entregar diretamente na escola, mas para isso é necessário fazer uma capa especificando a matéria, nome do professor, seu nome e sua série.

Nesta aula iremos dar continuidade as atividades da aula passada:

Irei receber as atividades até o dia 01/10/2020

Copie no caderno.

1-

(Como não da pra ler a imagem coloquei em baixo tudo que esta escrito nela)


1- Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2- Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3- Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4- Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou esta cansado.
5- Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas de exercícios, dramatização ou estudar em grupos.
6- Procure outras referências sobre o assunto que esta aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas, filmes e canais no youtube.
7- Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8- Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9- Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10- Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em quem tem mais habilidades.

OBS: Faça adaptações as aulas online, e boa sorte em seus estudos.



2-

(Como não da pra ler a imagem coloquei em baixo tudo que esta escrito nela)


* Planejo terminar o ensino médio?;
* Planejo continuar os estudos depois de terminado o ensino médio?;
* Acredito que uma boa instrução seja essencial para o meu futuro?;
* Estou trabalhando arduamente na escola?;
* Participo das atividades extracurriculares na escola?;
* Mantenho em dia meus deveres de casa?;
* Mantenho controlados meus níveis de estresse?;
* Consigo equilibrar a escola e todas as atividades que realizo?;
* Dedico tempo a pensar e analisar o que quero ser na vida?.

Copie o quadro acima (do mesmo jeito que está), responda com sinceridade o nível de cada pergunta, e faça o cálculo e escreva o total.

Se você fez 40 a 50 pontos, você está no caminho certo!
Se você fez de 30 a 39 pontos, você precisa reforçar sua dedicação aos estudos!
Se você fez de 10 a 29 pontos, você precisa se dedicar mais aos estudos!

RESPONDA 

1)    O que posso fazer para aproveitar melhor as aulas online?

2)    Qual é a sua maior dificuldade para acompanhar as aulas online?

3)    Você tem ajuda para fazer as atividades online?

4)    Cite um ponto negativo e outro positivo das aulas online?

5)    Faça um pequeno texto de no mínimo 5 linhas, falando sobre o teste que você fez logo acima, e como esta sendo esse período de aula online para você.


 Irei receber as atividades até o dia 01/10/2020

Não irei aceitar atividade escrita no corpo do e-mail!

Não esqueçam de enviar a foto das atividades no meu e-mail lucasvolney@prof.educacao.sp.gov.br.



Boa Sorte, se cuidem e fiquem em casa.

              Professor Lucas – Projeto de Vida