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terça-feira, 17 de novembro de 2020

 




     Olá pessoal , espero que vocês estejam bem . Nesta semana nós vamos retomar alguns conceitos e assuntos já apresentados para que possamos solidificar algumas aprendizagens . 
     Para tanto nós vamos rever o Egito Antigo. Sempre é preciso dizer , a História dos Homens e das Mulheres Petrxs é uma história rica , longeva, e frutífera. O que aconteceu na era moderna a parti do século XVI , foi algo particular que apenas representa uma parte de uma grande história . Em outras palavras Negrxs são descendentes de povos ricos de uma cultura exemplar, basta observar o Egito dentre incontáveis exemplos. Num primeiro momento é necessário dizer que o Egito está localizado na África, na parte norte do continente , todo seu território é atravessado pelo rio Nilo que corta o deserto do Saara , nasce no meio do continente e tem sua foz no mar mediterrâneo, é fundamental dizer que a população é Negra.  Está civilização se desenvolveu no vale do Nilo dada as condições propícias a vida oferecidas pelo rio , quais sejam , transporte , navegação , lazer, pesca , agricultura , pecuária , aliado a um clima favorável a estás praticas, muito calor e uma terra rica em nutrientes , Húmus.
  O Egito Antigo é o centro das civilizações antigas .Para que vocês tenham ideia os gregos na hélade clássica alcançaram seu apogeu somente no século VI A.C, portanto muito depois do esplendor da aurora egípcia . Este nome ," Egito',  foi concebido pelos gregos . Aquela civilização era chamada de KEMET. É sabido que parte considerável dos artistas e intelectuais gregos como Heródoto moraram e estudam no Egito, então os conhecimentos que são atribuídos a eles , na verdade tem suas origens no Egito.
     O esplendor cultural , social no Egito foi alcançado segundo as condições oferecidas pela natureza e sem dúvida, os progressos científicos foram sendo desenvolvidos , de maneira pioneira , num vagaroso passar de tempo . O apogeu desta cultura se deu por volta do século XXV A.C período de construção do complexo das pirâmides de Gizé. Evidente para tanto havia sido desenvolvido uma gama de conhecimentos complexos e abrangentes sem os quais não seria possível construir edificios , , canais de irrigação, e monumentos religiosos de maneira geral .
     Para se aprofundar nos conhecimentos sobre o Egito é fundamental buscar entender as concepções religiosas dos egipcios , a religião é políteista  antropozomorfica era parâmetro para todas as outras instâncias daquela sociedade. Ou seja das piramides e sua concepção, a agricultura , os templos religiosos , a mumificação dos corpos , a escrita , absolutamente tudo era concebido segundo uma cosmovisão religiosa do conhecimento e das práticas na vida. Portanto a vida cotidiana era profundamente marcada pelo Sagrado.
     Cultura e relações de trabalho no mundo antigo 
      No mundo antigo pratica comum dos Estados Teocráticos era a servidão coletiva ou modo de produção asiático . Como funcionava ? Os trabalhadores cumpriam suas jornadas anuais em suas demandas privadas, eram agricultores camponeses em sua maioria , artesãos, trabalhadores urbanos . Parte do ano cumpriam suas demandas trabalhando em obras públicas para o Estado . No Egito e seus monumentos , nas cidades Mesopotâmicas e suas obras , esse tipo de trabalho era muito disseminado e praticado era em larga escala . Vejam é impossível entender essas grandes civilizações sem compreender a relação intensa e abrangente que elas mantinham com a religião , por isso Estados Teocráticos , uma obra pública era construída como oferenda , homenagem a alguma divindade.  É o caso das piramides no Egito , dos Zigurates na mesopotâmia. Isso não anula a existência de outros modelos de trabalhos como o escravizado.
     Nesta sociedades antigas a escravização se dava por dívidas ou por derrota em guerra . Esse modelo de trabalho era comum também nas sociedades citadas acima e muito presente na Grécia Antiga, no Império Romano. O escravizado era tido como uma propriedade privada podendo alcançar sua liberdade cumprindo prazos determinados pelos seus proprietários .  Esse modelo de trabalho coloca em dúvida a Democracia grega VI-V ,  pois dois 2/3 daquela população estava na condição de escravizada , ou seja considerados propriedades , sem direitos políticos , portanto somente era considerado cidadão aptos a exercer os seus direitos cerca de 30 % daquela população . É isto a Democracia ? Esse modelo econômico social pressupunha vários tipos de escravizados podendo estes serem tutores dos filhos e parentes dos seus senhores ou trabalharem nas galés .
     Na Roma antiga ocorreu a maior Revolta escravocrata do mundo antigo , este processo se de entre 71 a,c - 73 a.c contou com mais de 40 mil escravizados que questionavam as opressões romanas e lutavam pela sua liberdade, eles foram liderados por Espartacos.
     A escravização do mundo moderno foi profundamente cruel , pois baseava-se numa Ciência plenamente racista , em ideais supostamente civilizatórios , e aprisionamentos em massa . Aquela antiga prática de escravização por dividas, ou por guerras fora abolida , os nativos , o índio , o negro fora tratados como animais selvagens , portanto passiveis de serem escravizados . Esse modelo brutal de exploração e extermínio começou no século XVI e foi abertamente até o final do século XIX.  Foi o processo mais violento da história da humanidade pela sua abrangência , destruição de culturas , de nações , culturas e extermínio de povos . O que nos deixa absorto é não responsabilização dos algozes , dos violentadores que promoveram a morte de centenas de milhões de pessoas. Sobre este cenário e acontecimentos a uma literatura extensa . Aqui indico o texto de Machado de Assis , Pai contra Mãe , ( é pra ler hein rsss ), nele temos uma fiel descrição do violento mundo escravocrata em fins do século XIX na capital do Brasil , naquele momento Rio de Janeiro.
     A pergunta que fica ,será que em nossa sociedade , " tão evoluída " existe esse modelo de exploração e brutalização humana ? Se sim aonde , quem explora ? Quem é explorado ?  Escreva um breve texto em seu caderno sobre o assunto .



    Vejam a video aula :



     Atividade :

     Façam o resumo do texto .


     email: klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br






 



      Boa Noite pessoal , nesta semana de retomada dos conteúdos já visto nós vamos estudar sobre a Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial , 1914-1918, este conflito rompe no início do século XX e solapa um mundo que vinha sendo construído até então, desde o início da Modernidade XV , crença absoluta no progresso , na razão, Iluminismo XVIII, que libertariam o homem do obscurantismo . Esse foi a primeiro conflito totalmente industrializado , isso implica dizer que todos os conhecimentos e técnicas foram aplicadas , utilizadas para fazer a guerra, tantos nas técnicas de combate , como nos materiais e máquinas do fazer a guerra . Com qual objetivo ? A resposta é óbvia , provocar o maior estrago no inimigo , produzir a morte .

     Antecedentes da Grande Guerra
     A Grande Guerra tem esse nome em decorrência do impacto destrutivo causado nos cidadãs da época . No final do século XIX a Europa vivia a chamada ''Bella Époque", um sentimento de euforia possibilitado pela empregabilidade absoluta , crescimento economico,e as novas descobertas nos campos da ciência e das tecnologias. Vejam é nesse período que surge a fotografia , o cinema , meios de comunicação em massa . agora já é possível falar com milhões de pessoas ao mesmo tempo . isso é muito poderoso. O automóvel , o avião , a locomotiva , todas essas invenções são frutos da II Revolução Industrial , dizer que está é a primeira guerra industrializada implica dizer que ela é automatica com poder destrutivo sem igual . Pensava-se que as tecnologias viriam para libertar o homem , havia uma crença no futuro , na automatização . As máquinas fariam certos serviços e o homem teria mais tempo para o lazer, para a família , para o cuidar-se.
     Este conflito é um desdobramento das rivalidades políticas e econômicas criadas e acirradas no Neocolonialismo em relação as potências européias, aliás é necessário dizer que é um conflito muito mais limitado a Europa do que propriamente mundial , além da Bella Époque, ocorre, de maneira concomitante, uma espécie de corrida armamentista ou seja os países deslocam suas economias para ,sobretudo ,produzir armas . Suspeitava-se que uma Guerra estava por vir , em meados do início do século XX mas não se calculava de maneira precisa o alcance destrutivo que ela produziria.
     A unificação da Alemanha ocorre em 1871, ou seja a Alemanha a parti de então se constitui como um novo pais num cenário tenso em função das disputas coloniais , surge uma nova potência que abala o domínio Inglês , como potência dominante e passa a exigir espaço no cenário internacional.
   Rivalidades Nacionais : hostilidades entre :
- Germânicos x Eslavófilos - questões nacionais. rivalidades seculares entre estas duas Nacionalidades.
- Germânicos x Ingleses questões econômicas, ligadas as colonias.
- Germanicos x franceses , questões territoriais politicas, guerra franco - prussiana, perda de regiões pela França Alsácia e Lorena ricas em ferro e carvão.
     A parti destas questões e suas rivalidades são criadas Alianças de contribuição entre os participes, os aliançados foram distribuídos em dois blocos ; Tríplice Entente- Inglaterra, França, Rússia, Sérvia e Tríplice Aliança - Alemanha , Império Austro-Hungaro, Turquia. Ter algum inimigo do outro lado significar ser inimigo do bloco, da Aliança.
'' A guerra começou tal como se tinha imaginado, fértil em surpresas e reviravoltas: invasão da França, ofensiva inesperada dos Russos, batalha do Marne , vitória dos Alemães a leste, derrotaaustríacadiante de Belgrado, entrada em guerra da Turquia e do Japão.
     No Natal de 1914, vários milhões de combatentes ficaram totalmente surpreendidos por se encontrarem imobilizados e , ainda que parecesse um paradoxo, eram forçados a enterrarem-se para sobreviver.
     ... Em algumas semanas a guerra metamorfoseara-se : mudava, ao mesmo tempo, de método e de estilo, de natureza e de espirito, de objetivos e de extensão. Transformava-se na Grande Guerra. ( Marc Ferro , in : A Grande Guerra, pg 75 ). "


     Como dissemos na aula anterior os dirigentes, as sociedades como um todo, imaginavam que esses conflitos seriam de curta duração , em função da aplicação das novas tecnologias nos combates bélicos . Aconteceu o inesperado a primeira fase da guerra é marcada por um imobilismo estático dos exércitos em combate. Tanques , metralhadoras, granadas, aviões bombardeios, promoveram um banho de sangue , numa chuva de chumbo . Tão logo os exercito desenvolveram uma tática para tentar pormenorizar os horrores , criaram as Trincheiras , invernos rigorosos, verões intensos , insalubridade, doenças , fome ,morte , ratos,  a carta que não chega , esse são alguns dos aspectos que marcaram a vida dos soldados neste conflito. Foi um horror sem fim . Trincheiras com 2 metros de profundidade, 1,5 de largura, centenas de quilômetros de extensão, esse foi o cotidiano dos exércitos até o início de 1917 quando esse imobilismo é rompido .
     A Itália troca de lado em função de promessas econômicas e territoriais feitas pelos ingleses. A Russia sai derrotada assinando o tratado de Brest-Litovski e vai vivenciar uma Revolução interna de caráter socialista. O que definiu a guerra e pôs fim ao imobilismo , ao impasse, foi exatamente a entrada dos EUA no conflito , que até 1917 vinha fornecendo materiais bélico, remédios, vestimentas, para os dois lados do conflito mas quando os Alemães atacam com submarinos navios comerciais estadunidenses com objetivo de sufocar a população inglesa que está numa ilha e é abastecida por navios os EUA declaram guerra as potencias centrais e definem os rumos do conflito . No cenário internacional emergem como a principal potência internacional superando a Inglaterra destruída , assim como a Europa ocidental.
     As monarquias absolutistas imperiais ruíram , um novo mapa na Europa foi criado com inúmeros novos países e suas nacionalidades, em torno de 17 milhões de pessoas perderam suas vidas , foram assinados diversos tratados de paz como o de Versalhes , criaram a Liga das Nações preambulo do que viria a ser a ONU.


Atividade : Faça o resumo do texto .

email : klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br



 



     Olá pessoal , espero que esteja tudo bem , Nesta semana nós vamos estudar sobre a Revoluções Inglesa do século XVII ela pôs fim ao absolutismo Inglês , modernizando o Estado criando condições propicias a Revolução Industrial e a consolidação da economia inglesa como a mais poderosa do mundo .



     Para tanto é preciso dizer que a Revolução Inglesa possui três características fundamentais , quais sejam : A primeira delas é a criação da Igreja Anglicana pelo Rei Henrique VIII , com o Ato de Supremacia . Neste processo as terras da igreja romana são confiscadas , e a Inglaterra rompe com a igreja romana definitivamente . Isto se deu porque Henrique VIII, (dinastia Tudor 1485-1603 ) queria anular seu casamento com Catarina de Aragão,mas o papa Clemente VII não quis provocando o rompimento . Lembrando que este processo fez parte das chamadas reformas religiosa Cristã com a criação do Luteranismo , Calvinismo e Anglicanismo .
     Neste período ocorreram os chamados CERCEAMENTOS . Grandes proprietários , Gentry ,começaram a criar ovelhas e não mais praticar a agricultura , com desemprego no campo isso vai provocar um êxodo rural , fazendo com que as populações rurais fossem deslocadas para as cidades em busca de condições de sobrevivência .
     A maioria do parlamento inglês era formada pelos Puritanos - calvinistas e em 1628 é criada a petição dos direitos , que exigia a consulta do parlamento para a criação de novos impostos . Isto fez com que o parlamento deixasse de ser convocado por 11 anos pelo rei Carlos I ,( dinastia Stuart) . Isto vai culminar numa guerra cívil chamada de Revolução Gloriosa.

     A Revolução Puritana de 1642 é uma disputa pelo domínio politico entre o Rei absolutista ao lado dos chamados Cavaleiros e o parlamento ao lado dos chamados cabeças redondas, ricos mercadores. A motivação da disputa tem carater mercantil, politico, religioso. O rei defensor do anglicanismo persegue e é contrário aos puritanos - calvinistas.
     Oliver Cronmwell líder dos cabeças redondas , derrota o Rei Carlos I, na batalha de Naseby em 1645. Governa até 1659 ano da sua morte. Decapitou Carlos I e editou o Ato de Navegação.
     A Revolução Gloriosa de 1688 é marcada pela consolidação do poder do parlamento sobre a monarquia . Uma monarquia constitucional , há rei mas as leis constitucionais são soberanas . Bill of Rights é o nome da carta magma . O primeiro rei desse novo momento foi Guilherme de Orange .


     Vejam a vídeo aula :






    Atividade :


     1- ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.
HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.
O autor do texto está se referindo:

A-à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.
B-ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.
C-ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.
D-ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.
E-às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.

2- Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.”
DELEYRE, Alexandre. Tableau de l’Europe. 1774.
Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se:
 
A- ao rei Jorge III que, acometido por um longo período de loucura, tornou-se dependente do Parlamento para governar.
B- ao fato de a casa de Hannover, por sua origem alemã, gozar de pouca legitimidade para impor aos ingleses o despotismo esclarecido.
C- ao início da rebelião das colônias inglesas da América do Norte contra o monarca, que o obrigou a fazer concessões.
D- à peculiaridade da evolução política inglesa a qual, graças à Carta Magna, não passou pela fase da monarquia absolutista.
E-às revoluções políticas de 1640 (Puritana) e 1688 (Gloriosa), que retiraram do rei o poder de se sobrepor ao Parlamento.

 3- “As Revoluções [inglesas e francesa], além de outras peculiaridades, são notórias como canteiros de ideologias, particularmente ideologias populares de protesto. Uma característica comum às revoluções [inglesas e francesa] é terem ocorrido num período pré-industrial, em que a luta pelo poder ou pela sobrevivência – seja pelo controle do Estado ou por objetivos mais limitados – não se limitava a dois adversários apenas. Em cada uma dessas revoluções, esteve presente um elemento popular adicional que também lutava por um lugar ao sol.” (RUDÉ, George. Ideologia e protesto popular. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1982). Comparando as revoluções burguesas inglesas e francesa, é correto afirmar:

 a) Ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, na França, o processo revolucionário levou ao fortalecimento da pequena nobreza, que era marginalizada durante o antigo regime.
 b) Na Inglaterra, a luta contra o absolutismo diferenciou-se da trajetória revolucionária da França, pois possibilitou que os anseios populares fossem atendidos pelo novo regime. 
c) Ao contrário da Revolução Inglesa, na França, a revolução foi marcada pelas disputas religiosas e pela ausência do apoio popular, principalmente dos camponeses, que ficaram inertes diante dos acontecimentos. 
d) A Revolução Francesa foi seguida de um forte processo de industrialização no país, enquanto na Inglaterra, a revolução, por ser um processo meramente político, provoca uma estagnação econômica.
 e) Diferentemente do que ocorreu na França, a Revolução Inglesa cria condições para o fortalecimento do Parlamento, no qual os interesses da burguesia em ascensão estão representados. 


4- Foi pela espada que nossos ancestrais introduziram, na criação, o poder de cercar a terra e fazê-la sua propriedade; foram eles que primeiro mataram os seus próximos, os homens, para assim roubarem ou pilharem a terra que a esses pertencia e deixá-la a vós, seus descendentes. (...) Eu vos exorto, soldados da República Inglesa! O inimigo não poderia vencer-vos no campo de batalha, porém pode derrotar-vos no campo da política se não estabelecem a liberdade para todos. Onde existe um povo.... unido graças à propriedade coletiva dos meios de subsistência até formar uma só pessoa será o seu país o mais poderoso do mundo... a defesa da propriedade e do interesse individual divide o povo de um país e do mundo todo. (Gerrard Winstanley. Em Cristopher Hill. O mundo de pontacabeça, 1987) A partir do documento, é correto afirmar que 

a) Gerrard Winstanley defendia a propriedade coletiva da terra, eixo da proposta dos diggers (escavadores), no contexto da Revolução Puritana na Inglaterra, contra a classe proprietária que, vitoriosa militarmente com o exército republicano, massacrou a ameaça radical dos não proprietários. 
b) no fim da guerra civil, Gerrard Winstanley, líder do exército republicano inglês, o New Model Army, exortou os soldados a lutarem pela vitória de Cromwell, defensor da propriedade privada e do poder dos proprietários, reassentados na Câmara do Comuns. 
c) o líder do partido independente na guerra civil inglesa, Gerrard Winstanley, defendia a propriedade coletiva em nome da liberdade, o que garantiria a reunião de todos os ingleses para a vitória de Cromwell contra Carlos I, decapitado em 1649, o que significou o fim do absolutismo na Inglaterra. 
d) o exército republicano, New Model Army, chefiado por Cromwell e unido ao líder dos levellers (niveladores), Gerrard Winstanley, na Revolução Puritana, garantiu a derrota de Carlos I, o que possibilitou a morte do Antigo Regime na Inglaterra e a implantação da propriedade coletiva. 
e) com a morte do rei Carlos I, assumiu a chefia da Câmara dos Comuns o deputado Gerrard Winstanley que, com o seu poder, começaram as mudanças radicais, como a propriedade coletiva da terra, anulando os cercamentos que enriqueceram os proprietários e empobreceram os camponeses. 

5- O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:
a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos
b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os privilégios da aristocracia proprietária.
c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído com a execução de Henrique VIII.
d) pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.
e) pelo avanço dos setores católicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal.


Aula 21 de História - 2°F


Olá a tod@s!


Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa terceira atividade do terceiro bimestre. Tema: A luta por direitos: Uma retrospectiva.


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:










Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas:


Aula 21


Não se esqueçam, se puder participarem, aula online na próxima quinta, .2°F, dia 19/11, às 19hs.


Vídeo ensinando como acessar a sala de aula online no Centro de Mídias de SP, neste post: 





Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Aula 21 de História - 3°C

 Olá a tod@s!



Como estão vocês? Espero que todos estão bem. Esta é a nossa terceira atividade do terceiro bimestre. Tema: Ditaduras cívico-militares na América Latina: Parte II,


Segue vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema:












Após acompanhar a aula, responda as seguintes perguntas:


Aula 21


Não se esqueçam, se puder participarem, aula online na próxima quinta: 3°C, dia 19/11, às 20hs.


Vídeo ensinando como acessar a sala de aula online no Centro de Mídias de SP, neste post: 







Dúvidas enviar email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Boa semana para tod@s!

Geografia - 4 Bimestre - 3 Ano Médio - Aula - 05

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".



Geografia - 4 Bimestre - Aula - 05

Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020.

Tema para essa semana: A distribuição das principais redes de fluxos de ideias e informações.

Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema.


Agora que vc já entendeu um pouco mais sobre o tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

*ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.

BOA SORTE A TODOS.

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.



Geografia - 4 Bimestre - 1 Ano Médio - Aula - 05

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".




Geografia - 4 Bimestre - Aula - 05

Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020.

Tema para essa semana: Sensoriamento Remoto

Assista a vídeo aula abaixo para conhecer um pouco mais sobre o tema dessa semana.



Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância do tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões sobre o tema da aula dessa semana.


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*NÃO DEIXEM DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

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Geografia - 4 Bimestre - 2 Ano Médio - Aula - 05

 


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe".


Geografia - 4 Bimestre - Aula - 05

Semana de 09/11/2020 a 13/11/2020.

Tema para essa semana: As diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.


Agora que vc já entendeu o que é e qual a importância do tema dessa semana, click na imagem abaixo para responder algumas questões


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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:


*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

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