CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 12 de maio de 2020

Teste

Teste 2

Teste

Teste

Aula 3: 3º Ano – Filosofia como reflexão

1. Escutar música Bom conselho, de Chico Buarque

2. Responder atividade 




Aula 3: 1º ANO - Filosofia e Mito

1. Fazer a leitura do texto 


2. Assistir ao filme: O Mito e a Filosofia


3. Observações: 

Esta semana não tem atividade. 
O aluno que ainda não realizou as atividades anteriores aproveitar essa semana para finalizar.

Boa aula! 

Aula 3: 2º ANO - Filosofia e Autonomia

1. Assistir ao filme: Um sonho de liberdade
Disponível em: Um Sonho de Liberdade

2. Fazer a leitura do texto:


3. Observações: 
Esta semana não tem atividade. 
O aluno que ainda não realizou as atividades anteriores aproveitar essa semana para finalizar.

Boa aula! 


     Olá pessoal tudo bem ?  Espero que sim . Nossa atividades no blog estão de acordo com as aulas do Centro de Mídias.

    Na atividade anterior fora solicitado que vocês fizessem uma breve pesquisa sobre o termo Modernidade assunto das nossas próximas aulas .
    Saber o significado desse termo é preponderante para Nós entendermos o que foi o Renascimento Cultural e Urbano. O mundo medievo entra em colapso no final do século XV e um novo mundo surge com valores , ideias voltadas a cultura Greca-Romana Clássica .
     Na Idade Média, ( V-XV) a Igreja Romana controlava todo o saber , controlava também a economia e condicionava os valores aceitos ou reprovados naquela sociedade . A terra representava e correspondia a riqueza , o sistema econômico era o Feudalismo , títulos nobiliárquicos marcavam as relações sociais , lealdade, fidelidade, proteção correspondiam os ideias do Homem medievo. Uma sociedade marcadamente Teocentrista e politicamente descentralizada.
     No começo do século XI surge uma nova classe social , instalada no entorno dos muros dos castelos , os chamados burgos , viajam para longe trazendo mercadorias de diferentes lugares , de diferentes valores . Aos poucos essa classe social foi sendo ampliada, as práticas comerciais voltaram a funcionar e na Baixa Idade Média , surge a Burguesia , evidente dentro deste contexto está marginalizada e alijada dos processos políticos e distante dos Reis.
   Aos poucos a burguesia vai enriquecendo vertiginosamente e exigindo maior participação política e reconhecimento do status -quo, ( titulos nobiliárquicos ), esse enriquecimento vai permiti que os burgueses façam investimentos em novas tecnologias para navegação, no intuito de comerciar, surge a figura do Mecenas para financiar projetos tecnológicos e artísticos  Isso cria uma nova situação na qual os pensadores vão buscar os conhecimentos naqueles pensadores Gregos Romanos Clássicos. É preciso dizer que o Burguês representa a antítese em todos os aspectos do Nobre, ligado intrinsecamente aos valores Cristãos ,figura política que domina as instâncias de poder na idade média.
     O Renascimento é marcado pelo Antropocentrismo , pelo Heliocentrismo, pelo Racionalismo , a ideia é fazer aflora esses valores clássico que a igreja medial escondeu nos livros em seus monastérios , não permitindo o acesso a população de maneira geral .
    Neste processo, com o desenvolvimento de mapas com maior precisão e navios velozes e mais duradouros, se da o início das chamadas Grandes Navegações , o Renascimento Urbano , o surgimento da Perspectiva nas representações artísticas expressão de maneira intensa o que foi este processo histórico.
      Personagem marcante neste processo foi Leonardo Da Vinci, 1492-1519, produziu obras como o quadro Monalisa- A Santa Seia. O Homem Vitruviano, dentre inúmeras outras invenções. Outro foi Copérnico e o Heliocentrismo. Galileu Galilei com o seu método científico. E por fim a grande obra de Miguel de Cervantes : O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pancha.






Veja o Vídeo :






Música para descontrair :  Engenheiros do Havai, Dom Quixote.




Responda as questões:

1 (ENEM) (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium) Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é :                                                                                            
                                                                                    
a) a fé como guia das descobertas.                                                                                                 
b) o senso crítico para se chegar a Deus.                                                                                         
 c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.                                                                          
d) a importância da experiência e da observação.                                                                           
e) o princípio da autoridade e da tradição                                                                                      
                                                                                    

 
2 O Renascimento foi o período de renovação de idéias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas. SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. 6ª série. São Paulo: Nova Geração, 1999, p. 112 O Renascimento teve como características, EXCETO
a) inspiração na Antiguidade Clássica
b) valorização do homem
c) desejo de romper com a cultura Medieval
d) valorização da cultura teocêntrica

 3. Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e idéias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente, obras de: a) Leonardo da Vinci – Michelângelo – Botticelli
b) Michelângelo – Rafael – Leonardo da Vinci
 c) Botticelli – Michelângelo – Rafael
 d) Leonardo da Vinci – Donatelo – Michelângelo

4. Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno: “... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.

 A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
 a) Deismo e ceticismo.
 b) Teocentrismo e Racionalismo.
c) Racionalismo e Antropocentrismo.
d) Classicismo e Ceticismo.

5. “O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” (François Rabelais) "O bom pintor é aquele capaz de representar duas coisas principais, chamadas ‘homem’ e ‘os trabalhos da mente do homem'." (Leonardo Da Vinci)
As frases acima expressam um dos princípios fundamentais do renascimento cultural que é o:
a) Hedonismo, valorizando o prazer do homem.
b) Teocentrismo em contraposição a visão estática do mundo medieval.
c) Antropocentrismo, valorizando o homem em contraposição as idéias católicas medievais.
d) Humanismo, valorizando a o pensamento racional.
e) pensamento empírico como forma de valorização do homem.

6. O Renascimento Cultural é visto, pelo senso comum, como um movimento artístico. Sabemos, no entanto, que esse movimento é muito mais abrangente.

Sobre o Renascimento, é correto afirmar:
a) O Renascimento foi um movimento de mudança de mentalidade da sociedade européia e repercutiu nas mais diversas áreas.
b) A força das idéias humanistas combateram o cristianismo e impôs o pensamento ateu.
c) As ciências em geral não tiveram grande desenvolvimento, porque no período renascentista não havia uma preocupação com a questão empírica.
d) O Renascimento resgatou o pensamento humanista que se manteve forte durante a Idade Média no combate às heresias.
e) A busca por valores perdidos na Antiguidade recebeu amplo apoio da Igreja Católica, que compartilhava do ideal antropocentrista dos gregos. 6. "Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grand



Observação para entregar no 19/05

klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br


 

Aula 2 de História - 2°F


                                              Olá novamente, queridos alunos e alunas!



 Como vocês estão? Espero que todos estejam bem e seguros!


 

Para esta segunda aula, resolvi usar outra ferramenta para facilitar a participação de vocês, o Google Formulários, aonde as respostas de vocês serão salvas após enviarem pra mim as atividades, lembrando que para aqueles que tiverem dificuldade acesso a internet, podem buscar a atividade na escola presencialmente (tomando todas as medidas de precaução determinadas de prevenção pela OMS, claro!).




Nossa segunda aula será resolver algumas questões de entendimento baseando na primeira aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, sobre Renascimento e Modernismo. Sei que vai sair um pouco do que estávamos vendo, mas a aula está bem detalhada, coloquei o link dela, lembrando que vocês também podem acompanhar pelo aplicativo,TV Educação e TV Cultura. Todas as aulas lançadas estão sendo disponibilizadas no canal do CMSP do Youtube.

Prazo para entrega das respostas: até 19/05, 16hs. 








Para ajudar no entendimento, já que será uma matéria que não chegamos a fazer no caderno e livros didáticos, assistam com atenção os vídeos a seguir:





2ª série do EM HI, Centro de Mídias SP, acesso em 08/05/2020, 16:22










Renascimento Comercial e Urbano - Brasil Escola acesso em 08/05/2020, 16:26






Para resolver a atividade, basta apenas responder as questões dentro do seguinte link a seguir: 

Questões 2°F




ATENÇÃO: A atividade NÃO precisa ser enviada ao meu email, terei acesso às respostas de vocês assim que terminarem de responder.


Dúvidas, fazer um comentário na postagem do blog, ou enviar email para

willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br 





 Beijos e abraços a todos, Prof. Willian Alves!