CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 8 de junho de 2020

RETOMADA E RECUPERAÇÃO

OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS, DESEJO QUE TODOS ESTEJAM BEM DE SAÚDE E EMOCIONAL. COM SAUDADES DE VOCES, MAS TEMOS QUE NOS ESFORÇARMOS PARA APRENDERMOS COM A NOVA SITUAÇÃO. VOCES APRENDEREM LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO, ASSIM REALIZANDO AS ATIVIDADES QUE OS PROFESSORES PASSAM E EU APRENDENDO LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA CHEGAR ATÉ VOCES.
FINALIZAMOS O PRIMEIRO BIMESTRE COM AS ATIVIDADES QUE EU TINHA PASSADO EM SALA DE AULA, PEDI PARA VOCES TIRAREM FOTOS DAS QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTADO, PARA ASSIM ATRIBUIR NOTA, ASSIM NENHUM ALUNO FICARIA SEM NOTA, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS FIZERAM ISSO. ENTÃO ESTAREI ATÉ SEXTA DIA 12/06 AGUARDANDO.
ESSA SEMANA É A SEMANA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES, POSTEI NO BLOGGER O LINK DO DRIVE PARA VOCES ABRIREM E VER AS ATIVIDADES, ASSIM REALIZAREM, TIRAR FOTOS E ENVIAREM PRA MIM. MAS NÃO RECEBI DA MAIORIA. NÃO SEI O QUE ACONTECEU, MAS AGUARDO VOCES ENVIAREM.

LINK:  https://drive.google.com/open?id=1mS2Cp9QDGiuwhi4i0nAWsfRFOfohYBXm

BEIJOS DO CORAÇÃO

RETOMADA E RECUPERAÇÃO

OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS, DESEJO QUE TODOS ESTEJAM BEM DE SAÚDE E EMOCIONAL. COM SAUDADES DE VOCES, MAS TEMOS QUE NOS ESFORÇARMOS PARA APRENDERMOS COM A NOVA SITUAÇÃO. VOCES APRENDEREM LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO, ASSIM REALIZANDO AS ATIVIDADES QUE OS PROFESSORES PASSAM E EU APRENDENDO LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA CHEGAR ATÉ VOCES.
FINALIZAMOS O PRIMEIRO BIMESTRE COM AS ATIVIDADES QUE EU TINHA PASSADO EM SALA DE AULA, PEDI PARA VOCES TIRAREM FOTOS DAS QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTADO, PARA ASSIM ATRIBUIR NOTA, ASSIM NENHUM ALUNO FICARIA SEM NOTA, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS FIZERAM ISSO. ENTÃO ESTAREI ATÉ SEXTA DIA 12/06 AGUARDANDO.
ESSA SEMANA É A SEMANA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES, POSTEI NO BLOGGER O LINK DO DRIVE PARA VOCES ABRIREM E VER AS ATIVIDADES, ASSIM REALIZAREM, TIRAR FOTOS E ENVIAREM PRA MIM. MAS NÃO RECEBI DA MAIORIA. NÃO SEI O QUE ACONTECEU, MAS AGUARDO VOCES ENVIAREM.

LINK: https://drive.google.com/open?id=1Ks3cT98jk24KqDVcwFxCWX_ZUGouqz3H

BEIJOS DO CORAÇÃO

RETOMADA E RECUPERAÇÃO

OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS, DESEJO QUE TODOS ESTEJAM BEM DE SAÚDE E EMOCIONAL. COM SAUDADES DE VOCES, MAS TEMOS QUE NOS ESFORÇARMOS PARA APRENDERMOS COM A NOVA SITUAÇÃO. VOCES APRENDEREM LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO, ASSIM REALIZANDO AS ATIVIDADES QUE OS PROFESSORES PASSAM E EU APRENDENDO LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA CHEGAR ATÉ VOCES.
FINALIZAMOS O PRIMEIRO BIMESTRE COM AS ATIVIDADES QUE EU TINHA PASSADO EM SALA DE AULA, PEDI PARA VOCES TIRAREM FOTOS DAS QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTADO, PARA ASSIM ATRIBUIR NOTA, ASSIM NENHUM ALUNO FICARIA SEM NOTA, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS FIZERAM ISSO. ENTÃO ESTAREI ATÉ SEXTA DIA 12/06 AGUARDANDO.
ESSA SEMANA É A SEMANA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES, POSTEI NO BLOGGER O LINK DO DRIVE PARA VOCES ABRIREM E VER AS ATIVIDADES, ASSIM REALIZAREM, TIRAR FOTOS E ENVIAREM PRA MIM. MAS NÃO RECEBI DA MAIORIA. NÃO SEI O QUE ACONTECEU, MAS AGUARDO VOCES ENVIAREM.

LINK: https://drive.google.com/open?id=1iQVuPt_EMTkELbnEBZJmMoi97LiHOgne

BEIJOS DO CORAÇÃO


PROFESSOR: Isabel Cristina da Silva
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Inglesa
 ANO/SÉRIES(s):   2º ano  A e F
DE 01 À 05 DE JUNHO DE 2020: PLANEJAMENTO  PARA O 2º(SEGUNDO) BIMESTRE, JUNtO COM A SEDUC /CMSP.
PERÍODO/SEMANA: DE   08 À 12/06 /20
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Ler, compreender, analisar e interpretar: Filme

ATIVIDADES:
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:
Assistir ao filme Titanic. Pesquise sobre sua história e responda a atividade através do google forms.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
·         Veja a atividade no roteiro de estudos;
·         Assista ao filme Titanic.
·         Quem usar o link não precisa copiar  as questões  no caderno;
·       Copie link a seguir no google para responder o exercicio:
·         Após responder é só clicar em enviar. Este link pode ser copiado e enviado via whatsap para os colegas respoderem.
·         Quem não conseguir responder no google forms deverá copiar,no caderno, responder, tirar a foto e me enviar pelo e-mail isabelcr@prof.educacao.sp.gov.br




ATENÇÃO ALUNOS DO 2º E e F!!!
Estou feliz pelo começo do retorno das atividades pelo Google forms. Peço sua atenção para sua escrita nas respostas, pois como minha resposta está escrita de maneira correta e você escrever faltando uma letra, o próprio Google forms considera errado.
Exemplo: Eu escrevi (Azulvocê escreveu (azul) O sistema considera errado
OUTRA SITUAÇÃO MUITO IMPORTANTE:
Todos já tintam nota comigo quando entramos em quarentena, por isso, todos fecharam com azul no 1º bimestre.
Sua nota do 2º bimestre vai depender do retorno das atividades que passarei semanalmente. Se você responde as atividades e me envia terá nota equivalente as que me mandou. Se você não me envia nada não terá nota.

Bons estudos!


Fiquem atentos!!!!












































































ENTENDENDO O FILME TITANIC

01 – Qual é o nome da atriz que faz Rose?
      a)   Kate Winslet.  b)   Cameron Diaz.  c)   Angelina Jolie. d)   Sandra Bullock.  e)   Mandy Moore.

02 – Em que ano lançou o filme?
a)   1998.  b)   1994. c)   1993.  d)   1996.     e)   1997.

03 – Em que ano o Titanic afundou?
a)   2001.     b)   1994.    c)   1912.    d)   1989.   e)   1913.

04 – Qual o nome do personagem que Leonardo DiCaprio interpreta no filme? _________________________

05 – Complete: "Jack ganha a passagem para o Titanic num jogo de________________” .

06 – Quantos óscars o Titanic ganhou?
a)   9.    b)   10.    c)   11.   d)   12.   e)   13.

07 – Quantas indicações para oscar o Titanic recebeu?
a)   15.    b)   13.  c)   17.   d)   14.    e)   20.

08 – Qual a cor da pérola que Rose ganha de seu noivo? ____________________________
  
09 – Onde foi a primeira vez de Rose e Jack?
a)   Quarto de Jack.  b)   Carro.  c)   Cozinha.  d)   Salão de festas.  e)   Quarto de Rose.

10 – Qual a música tema de Jack e Rose?
a)   Only Hope.  b)   I will Always love you. c)   Werever you will go. d)   Poker Face.
e)   My Heart will go on.

11 – O que Jack ensina Rose a fazer?
a)   Peidar alto. b)   Arrotar alto. c)   Cuspir longe. d)   Dormir de olho aberto. e)   Cantar.

12 – Qual a primeira coisa que Rose vê de Jack?
a)   Seu relógio. b)   Sua identidade. c)   Sua carteira. d)   Seus desenhos. e)   Seu chapéu.

13 – O que Jack faz para Rose?
a)   Um telescópio. b)   Uma joia esculpida. c)   Um desenho. d)   Uma escultura.e)   Um vestido.



ATIVIDADES DE RETOMADA E RECUPERAÇÃO.

OLÁ MEUS QUERIDOS ALUNOS, DESEJO QUE TODOS ESTEJAM BEM DE SAÚDE E EMOCIONAL. COM SAUDADES DE VOCES, MAS TEMOS QUE NOS ESFORÇARMOS PARA APRENDERMOS COM A NOVA SITUAÇÃO. VOCES APRENDEREM LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO, ASSIM REALIZANDO AS ATIVIDADES QUE OS PROFESSORES PASSAM E EU APRENDENDO LENDO, PERGUNTANDO E PESQUISANDO COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA CHEGAR ATÉ VOCES.
FINALIZAMOS O PRIMEIRO BIMESTRE COM AS ATIVIDADES QUE EU TINHA PASSADO EM SALA DE AULA, PEDI PARA VOCES TIRAREM FOTOS DAS QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTADO, PARA ASSIM ATRIBUIR NOTA, ASSIM NENHUM ALUNO FICARIA SEM NOTA, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS FIZERAM ISSO. ENTÃO ESTAREI ATÉ SEXTA DIA 12/06 AGUARDANDO.
ESSA SEMANA É A SEMANA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES, POSTEI NO BLOGGER O LINK DO DRIVE PARA VOCES ABRIREM E VER AS ATIVIDADES, ASSIM REALIZAREM, TIRAR FOTOS E ENVIAREM PRA MIM. MAS NÃO RECEBI DA MAIORIA. NÃO SEI O QUE ACONTECEU, MAS AGUARDO VOCES ENVIAREM.
O LINK: https://drive.google.com/file/d/1YQUhtWvcUFam_tT0V8S8WHGJvrqOYraQ/view?usp=sharing

QUEM PARTICIPA DO GRUPO DA SALA AVISA OS COLEGAS!
BEIJOS DE CORAÇÃO PARA TODOS!

Atividades de Língua Inglesa 7anos.ABC

Boa tarde...
Completando a atividade sobre a Ciência..
O que você sabe sobre Ciência...
- pesquisar sobre o assunto...

Atividades de Língua Inglesa 7anis ABC

Activity 01
What about the science?

02) Read about a typical day in someone's life.
Example
I get up at seven O'Clock. I go to the bathroom where I have a shower.I drink a cup of tea and have some biscuits for a breakfast...

Siga o exemplo acima e produza um texto sobre sua rotina semanal...
Faça primeiro em português e passe em seguida para o inglês ok?

Boa semana...

COERÊNCIA E TEXTO ARGUMENTATIVO


Olá, pessoal do 2ºE!

Espero que estejam bem :)

A atividade a seguir inicia o 2º bimestre. Por favor, enviem suas respostas da atividade Coerência e  Texto Argumentativo para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 15/06/2020.

Assunto: Coerência textual; produção textual.


I. A atividade a seguir faz parte do Aprender Sempre 2ª série Ensino Médio de Língua Portuguesa. Leia com atenção o enunciado para realizar o exercício.

Nesta atividade há um texto jornalístico com os parágrafos fora de ordem. Você deverá ordenar o texto, de modo a torná-lo coerente e coeso, obedecendo a progressão das ideias. O texto trata sobre duas jovens mulheres atividades conhecidas mundialmente: a paquistanesa Malala Yousafzai e a sueca Greta Thunberg. Vale a pena saber mais sobre elas e discutir com a sala se as causas pelas quais elas lutam têm a ver com o Brasil, como também pesquisar sobre jovens brasileiros que são líderes por lutaram por causas específicas. Segue a foto que se tornou histórica e viralizou na internet durante encontro realizado em 25 de fevereiro de 2020, na Universidade de Oxford, Reino Unido.
Greta encontra Malala: jovens ativistas tiram foto juntas em Oxford Foto: Reprodução Instagram

Numere a notícia abaixo, de 1 a 8, colocando os parágrafos em uma sequência lógica:
(  ) Thunberg foi nomeada para o Prêmio Nobel da Paz em 2019 e 2020.

(  ) Ambas as mulheres alcançaram fama mundial depois de defenderem as principais questões globais: mudanças climáticas e educação das mulheres.

(  ) Thunberg se tornou um nome familiar depois de deixar a escola na Suécia para protestar contra as mudanças climáticas, enquanto Malala foi baleada na cabeça pelo Taliban no Paquistão por fazer campanha para que as meninas pudessem ir à escola.

(  ) Yousafzai, amplamente conhecida por seu primeiro nome, Malala, é estudante da Universidade de Oxford. A jovem de 22 anos postou uma foto no Instagram com Thunberg com a legenda “Thank you, @gretathunberg” e um emoji de coração.

(  ) Thunberg, 17, está no Reino Unido para participar de uma greve escolar em Bristol na sexta-feira.

(  ) As duas se encontraram para discutir seu ativismo em Lady Margaret Hall, na faculdade de Malala em Oxford. Thunberg também conversou com alguns dos alunos sobre mudanças climáticas e protestos.

(  ) Em 2014, Malala se tornou a mais jovem recebedora do Prêmio Nobel da Paz por sua defesa da educação. Ela se tornou um símbolo global da resiliência das mulheres diante da opressão.

(  ) A adolescente ativista climática Greta Thunberg encontrou Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, na Universidade Britânica de Oxford, nesta terça-feira, e as duas posaram para uma foto juntas.

II. Nesta atividade, também do Aprender Sempre 2ª série Ensino Médio de Língua Portuguesa, você terá que desenvolver um texto dissertativo.

Redação
Escolha um tema do seu interesse e redija três parágrafos, de 3 a 5 linhas cada, obedecendo a estrutura clássica da dissertação:
Introdução: parte onde se apresenta ao leitor o tema a ser analisado;

Desenvolvimento: parte onde se usam argumentos variados sobre o tema, como dados estatísticos, argumento baseado em fatos reais, argumento de autoridade, argumento baseado na relação de causa e consequência etc.

Conclusão: fechando do assunto abordado. Normalmente se dá possíveis soluções ao tema/problema.

No endereço eletrônico a seguir há sugestão de possíveis temas que caem nas redações de vestibulares: http://bit.ly/2wOPCFx

Primeiro faça o rascunho na ordem abaixo, depois passe o texto a limpo, ou seja, a versão final:
Introdução:


Desenvolvimento:

  
Conclusão:

Observações: Leiam o enunciado com calma para entenderem o exercício; sigam as orientações para a produção textual e tentem se organizar para não acumular atividades.

Até mais e obrigada J
Profª Maria Margarida

Roteiro de estudos para a semana de 08/06/20 à 12/06/20

Segue abaixo roteiro de estudos para a semana de 08/06/20 à 12/06/20:

1) Teoria: Unidade 2 - Cap. 4 - Item 1: Movimento Variado
Unidade 2 - Cap. 4 - Item 2: Aceleração escalar
Unidade 2 - Cap. 4 - Item 3: Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Unidade 2 - Cap. 4 - Item 4: Funções Horárias (Velocidade em função do tempo)

2) Resolver os exercícios nº 2 e 3 da pag. 57
Resolver os exercícios nº 6 e 7 da pag. 59

Recomendações: Consultar arquivo (Fisica1 - Bonjorno - Unidade2 - Cap4 - Aula de 10-06-20), no Google Classroom, e assistir vídeos de exercícios resolvidos que serão disponibilizados posteriormente.

Prof. Adailson: 11-96778-8946

Boa Sorte

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Olá, pessoal do 6ªA!

Espero que estejam bem :)

A atividade desta semana inicia o 2º bimestre. Por favor, enviem suas respostas da Atividade de Interpretação de Texto para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 15/06/2020.


Assunto: Interpretação de texto da esfera jornalística; estudo de substantivo e adjetivo.
I. Leia atentamente a Entrevista abaixo para responder aos itens a,b,c,d, e e f:

Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que
forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação
do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

a)Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)Explique como a maçã passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
f)Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II. Vamos estudar um pouco de gramática a partir da entrevista que você acabou de ler. Antes de ler as questões abaixo assista a este breve vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AQ2QIZK3GtY , para relembrar alguns conceitos gramaticais.
a)Transcreva do texto cinco substantivos próprios (nomes de lugares, de pessoas, etc.) e cinco substantivos comuns (nomes comuns).
Substantivos próprios
Substantivos comuns











b)Procure no primeiro parágrafo do texto as palavras que faltam na tabela a seguir de acordo com a relação gramatical (uma é substantivo e a outra adjetivo).
Substantivo
Adjetivo
tirinhas


animados
sucesso


brasileiros

teatrais

c)Agora, cite cinco substantivos e os caracterize com adjetivos. Exemplo: meia furada (meia é o substantivo e furada é o adjetivo).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Observações: Façam os exercícios com calma; tentem se organizar para não acumular atividades; assistam a videoaulas que possam ajudar.

Até mais e obrigada J
Profª Maria Margarida