CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 8 de novembro de 2020

Leitura e interpretação de texto

Leia o texto abaixo, e responda as questões:

Anta Jasmim é solta na Reserva Ecológica de Guapiaçu

Espécie foi considerada extinta no início do século 20

    A anta Jasmim foi solta hoje (29) na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), no município fluminense de Cachoeiras de Macacu, onde passará a viver livre. Em movimento de preservação da espécie, o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva, onde desde o último mês de agosto Jasimim esteve em área de aclimatação de um hectare. A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.

    A coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, da Regua, Gabriela Viana, disse à Agência Brasil que Jasmim, filha das antas Antônia e Antenor, que permanecem no zoológico privado de Guarulhos, vai continuar recebendo alimentos até que aprenda a viver junto com outros animais da sua espécie Tapirus terrestris que estão vivendo nessa floresta do estado do Rio de Janeiro. “Ela já começa a descobrir alimentos na natureza que consegue buscar. A ideia é que ela aprenda a viver por si só”, disse Gabriela. O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.

    A equipe do Projeto Refauna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai ficar acompanhando Jasmim, que terá livre acesso ao viveiro de aclimatação onde permaneceu nos últimos 60 dias. Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional. “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, externou a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu.

Alana Gandra 


Questões

01 – Identifique o objetivo do texto:

a) noticiar um fato.

b) contar uma história.

c) dar uma orientação.

 

02 – No segmento “[…] o Zoológico de Guarulhos doou o animal para a reserva […]”, uma expressão retoma a anta Jasmim. Identifique essa expressão:

R:

 

03 – No período “A espécie chegou a ser considerada extinta no início do século 20, devido à caça predatória.”, a parte sublinhada indica:

a) uma causa.

b) uma condição.

c) uma consequência.

 

04 – O trecho “filha das antas Antônia e Antenor” apresenta Jasmim. Por isso, ele desempenha a função de:

a) sujeito.

b) aposto.

c) vocativo.

 

05 – Releia esta passagem do texto:

“O Projeto Guapiaçu vai monitorar Jasmim por meio de colar de telemetria.”

 A locução, que exprime a ação do Projeto Guapiaçu, equivale ao verbo:

a) “monitorou”.

b) “monitora”.

c) “monitorará”.


06 – Em “Gabriela informou que a equipe vai retirar aos poucos o alimento que é fornecido, para que ela não sinta nenhuma deficiência nutricional.”, a expressão grifada introduz:

a) o tempo do fato anterior.

b) a justifica do fato anterior.

c) a finalidade do fato anterior.

 

07 – No segmento “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância:

a) lugar.

b) modo.

c) tempo.

 

08 – As aspas foram usadas no texto para:

a) assinalar falas alheias.

b) marcar traços da linguagem informal.

c) destacar os trechos mais importantes.


Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

CRÔNICA E NOTÍCIA: LEITURA E ANÁLISE

 

Bom dia, alunos!

Tudo bem com vocês?

Espero que estejam todos com saúde.

Além do Blogger, está disponível o Google sala de aula, segue abaixo o código da turma. https://youtu.be/LbtJgShckYM ou https://youtu.be/Nn7JVVKngoE


Atividade da Semana

1 Clique no link         → https://forms.gle/uN9oyaD3kqpfJFjj8

      2 Clique no link         → https://forms.gle/Lyn2X6GKVFp9xwqn6

Entregar até: 13/11/2020



Dúvidas estou à disposição. 
E-mail: cintiaaug@prof.educacao.sp.gov.br


“Nossa maior fraqueza é desistir. O caminho mais certo para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais!”                                                                                                                                   Thomas A. Edson


Boa Semana! 

conto de mistério

 

Olá turma !

Semana de:09/11 à 13/11/2020.

Leia o texto e envie a sua atividade através do e-mail: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br

Conto de mistério


Fantasmas Chateados


Camila entrou, subiu as escadas, curiosa para saber de onde vinha aquele gemido e ficou gelada quando ouviu aquele huuuuu , que saía do velho quarto.

Olhando lá dentro, não acreditou, dois fantasmas se queixavam conversando assim: huuuuu.

Eles não viram Camila e, muito tristes, contavam casos.

_Que solidão! Como é chato ser fantasma. Ninguém liga mais, ninguém toma susto…

_É mesmo! Fantasma é coisa de antigamente. Que falta de respeito!

Camila, sem folego, ouvia aquele papo fantasmal:

_O terror virou moda. O pessoal adora filmes de espanto!

_Pois é! Usam esses penteados punk, pinturas na cara, roupas dark e ouvem rock- horror! Até novela de vampiro já fizeram!Assim não temos chance.

_Ontem fiu assombrar a vizinha e levei a maior bronca: “Luizinho, não suje o lençol!”

_Pô, meu! E eu, lá no escuro do cinema, querendo pregar susto. Pensaram que eu fosse anúncio de filme de ficção!

_Huuuuuu!!! Que humilhação! Vamos para o cemitério curtir mágoa numa cova funda!

Camila desceu a escada. Foi para casa de cabelo em pé. Não conseguiu dormir. Que medão! Mas também que pena! Até assombração merecia ser feliz.

De repente teve uma ideia fantasmagórica! O parque de diversões ficava perto do casarão ...E então…

Na outra noite, Camila voltou e gritou bem alto:

_Seu fantasma bobão! Cara de melão! Não me pega não!

Lá de cima veio um huuuu! Muito ofendido! A menininha correu em direção ao parque, Atrás dela vinha os fantasmas:

_Pare, menina atrevida! Vou lhe passar um sermão sobrenatural. Um pito paranormal.

Camila entrou voando no parque, e os fantasmas vieram atrás. Ela saiu pela frente, mas eles não. Foi por ali mesmo que eles quiseram ficar. A menina havia levado seus “amigos solitários”, para casa de terror do parquinho. Num lugar cheio de pessoas que se divertiam com seus dons fantasmagóricos!

As pessoas riam com os sustos de brincadeiras , e Camila pensava:

_Ah, se eles soubessem que aqui tem fantasmas de verdade…

Rogério Borges


1_ Em que lugar se passa a história?-------------------------------------------------------------------------

2_O que os fantasmas estavam fazendo quando Camila os encontrou?-------------------------------------------------------------------------------------------------------

3_Qual era a queixa dos fantasmas?---------------------------------------------------------------------------

4_Quem são os personagens da história?----------------------------------------------------------------------

5_De que maneira Camila voltou para casa?-----------------------------------------------------------------

6_Por que razão os fantasmas estavam tão tristes?---------------------------------------------------------

7_ Ao dizer para Camila que ia fazer um sermão “sobrenatural”, o fantasma quis dizer que o sermão seria

a)_muito violento.

b)-de outro mundo.

c)_muito amigável.


8_A atitude de Camila ao ajudar o fantasma foi de:

a)_solidariedade.

b)_irritação.

c)_medo.


9_ Retire 6 adjetivos do texto.


O apagão da leitura

 

Olá turma!

Semana de: 09/11 à 13/11/2020

Leia o texto e responda as questões a seguir, envie essa atividade pelo e-mail: jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov


O apagão da Leitura


Ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país: o que você pode fazer para interpretar melhor os textos que lê?


O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura. A escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década, assim como a inclusão no sistema de ensino. O brasileiro comprou mais de 469 milhões de exemplares de livros em 2011. O Plano Nacional do Livro e Leitura mapeou 900 atividades listadas pelo Estado para incentivo à leitura . Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso se é verdade que nunca se leu tanto no país como na era da internet, também é fato que nossa qualidade de leitura, historicamente ruim, ganhou agora precisão de pesquisa.

O indicador do Alfabetismo Funcional 2011-2012, do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só 1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%) e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura . É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país – parcela significante da população, mas que , simplesmente, não entendem o que leem (…)


Adriana Natali


1_ Com base na leitura do texto, depreende-se que a autora, predominantemente,

a)_defende um ponto de vista sobre um assunto com argumentos convincentes.

b)_explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa.

c)_narra um episódio que exemplifica o problema citado.

d)_ descreve um problema no Brasil, sem defender nenhum ponto de vista.

e)_indica comandos que devem ser seguidos para minimizar o problema em questão.


2_Para substituir a palavra “chaga” em ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país:...”, pode-se utilizar, mantendo o mesmo sentido, o termo:

a)_ferida

b)_problema

c)_questão

d)_desafio

e)_insatisfação.


3_Com base na interpretação do período “O Brasil vive Prosperidade mendiga na leitura”, pode-se reconhecer que a autora defende a tese de que

a)_O povo brasileiro está praticando uma leitura diversificada e com mais qualidade.

b)_Não houve nenhum avanço com relação à leitura dos brasileiros.

c)_O brasileiro não adquire , em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias.

d)_O nível de leitura dos brasileiros está prosperando a cada dia devido à presença da internet.

e)_O brasileiro está lendo mais , porém ainda apresenta dificuldades em compreender e interpretar o

que lê.


4_Para comprovar a ideia de que o brasileiro está lendo mais, a autora fez uso de quais informações?

a)_Opção de especialistas

b)_Referências históricas.

c)_Dados estatísticos.

d)_Citação de livros ou filmes.

e)_Exemplos de casos reais.

5 _“ Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso:...”. A conjunção “entretanto”, ao introduzir a oração destacada, estabelece uma ideia de

a)_Contrariedade em relação à informação que será mencionada posteriormente.

b)_Acréscimo de informação que complementa a ideia da oração anterior.

c)_Conclusão de um pensamento que foi mencionado anteriormente.

d)_Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente.

e)_Comparação entre dois problemas que persistem na educação dos brasileiros.


6_ “ Entretanto os sintomas do avanço parecem à ponta do iceberg do atraso:...”. A expressão em destaque quer dizer que

a)_o problema discutido é simples e de fácil resolução.

b)_não houve avanços no nível de leitura dos brasileiros , somente atraso.

c)_o problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser.

d)_o atraso na leitura dos brasileiros é devido à falta de estudo.

e)_houve muitos avanços na questão da leitura e os problemas que persistem são irrisórios.


7_ “É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país...”. A expressão destacada tem o mesmo sentido de

a)_posição social.

b)_espaço natural.

c)_lugar de destaque.

d)_minoria letrada.

e)_grupo majoritário.


8_ Qual é o Gênero textual deste texto?

a)_Notícia.

b)_Artigo de opinião.

c)_Fábula.

d)_Reportagem.

e)_Crônica.







Professor Alexandre de Eletivas

  Boa tarde meninos e meninas ! Como vocês estão? Vamos continuar o nosso projeto agora pesquisando sobre a Venezuela ok. Não esqueçam que tem que ser realizada naquele modelo padrão apresentado em sala de aula,


Qualquer dúvida enviem mensagem para o e-mail abaixo:


alexandreclaro@prof.educacao.sp.gov.br



ATT

Prof; Alexandre