CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 13 de outubro de 2020


 




      Olá pessoal boa noite tudo certo , espero que sim . Nesta semana vamos estudar sobre as Ditaduras na América Latina. 


     As Ditaduras civil -militares na América Latina estão intrinsicamente ligadas ao contexto histórico do mundo que vivia a chamada guerra -fria e a bipolaridade ideológica , econômica e cultural . A grosso modo, quem na estava de um lado Capitalismo, Europa ocidental e Estados Unidos, automaticamente estava do outro , Socialismo União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -URSS, Europa oriental , parte do oriente médio, Ásia e Cuba.

     É sensato dizer que este é um assunto , um tema muito importante e complexo e demandaria um conjunto longo de aulas . Por agora nós vamos dar uma visão panorâmica , introdutória sobre o tema proposto . 

     Para entendermos este contexto, estes processos, é fundamental entender a Revolução Cubana e seus impactos sociais que repercutem ainda hoje . Em Cuba os revolucionários socialistas , junto aos irmãos Castro e Guevara, expulsam os capitalistas com apoio dos russos em janeiro de 1959 . Isso deixou os estadunidenses, os capitalistas em alerta pois essa Revolução poderia se espalhar e varrer a América . Então os Estados Unidos passam a financiar golpes políticos nos quais foram instalados governos ditatoriais militares por toda a América Latina , de caráter ideológico Liberal de extrema direita, no geral todos eles eram densamente violentos e suprimiam todos as liberdades dos cidadãos . Neste lastro a CIA junto aos governos civil-militares criam a operação CONDOR para cassar e exterminar quem se opunha a esses regimes ditatoriais .


     No Brasil o golpe Civil Militar ocorreu em Abril de 1964, derrubando João Goulart do poder , os Militares assumem , com a promessa de eleições e redemocratização do pais mas este processo vai durar por longos 21 anos . Este período foi caracterizado por muita violência , tortura , desaparecimento de pessoas , e censura as artes e a imprensa . Os militares governam por decretos com os chamados Ato Institucionais , AI, em destaque para o AI -2 que censura a imprensa , as artes , no geral os meios de comunicação e o AI-5 de 1968 dava as condições do Estado prender qualquer pessoa sem acusação alguma , sem direito de defesa . Foi um instrumento político jurídico que serviu para perseguir os adversários , inimigos políticos. E por que ditadura civil militar , porque tem esse nome ? Embora durante este período não tivéssemos civis no governando, ele tem esse nome porque uma parte considerável da sociedade civil apoiava as torturas , o golpe de maneira geral, empresas como a Volkswagen , instituições como a Igreja Católica , dentre outras .


 Leiam o texto

:https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/08/politica/1410204895_124898.html


Vejam o Vídeo : 




 Vejam o documentários, é necessário para fazermos atividade nas aulas seguintes :



            



SEI - Semana de Estudos Intensivos - 3°Bimestre - 3°C - HISTÓRIA

  Olá, pessoal!


Nesta semana, que é a última para encerrarmos o 3°Bimestre, ela servirá para os alunos que estiverem atrasados nas atividades, poderem ficar em dia, lembrando que todas as atividades valem nota de 0 a 10.


Vou colocar os links das postagens deste bimestre, só clicar para abrir, e também os links das postagens do Google Formulários. Segue abaixo:


Pessoal, atenção especial com a aula 15, até o momento nenhum aluno da turma realizou esta atividade.



Postagens do blog:


Atividade 11

Atividade 12

Atividade 13

Atividade 14

Atividade 15

Atividade 16

Recuperação 3°Bimestre


Links do Blog:


https://escolaherbert.blogspot.com/2020/08/aula-11-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/08/aula-12-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-13-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-14-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-15-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-16-de-historia-3c.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/historia-3c-atividades-de-recuperacao.html


Qualquer dúvida, enviem email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, prof. Willian

SEI - Semana de Estudos Intensivos 3°Bimestre - 2°F - História

  Olá, pessoal!


Nesta semana, que é a última para encerrarmos o 3°Bimestre, ela servirá para os alunos que estiverem atrasados nas atividades, poderem ficar em dia, lembrando que todas as atividades valem nota de 0 a 10.


Vou colocar os links das postagens deste bimestre, só clicar para abrir, e também os links das postagens do Google Formulários. Segue abaixo:


Atividade 11

Atividade 12

Atividade 13

Atividade 14

Atividade 15

Atividade 16

Recuperação 3°Bimestre



Postagens do blog:


https://escolaherbert.blogspot.com/2020/08/aula-11-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/08/aula-12-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-13-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-14-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-15-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/aula-16-de-historia-2f.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/historia-2f-atividades-de-recuperacao.html




Qualquer dúvida, enviem email para willianalmeida@prof.educacao.sp.gov.br


Abraço, prof. Willian

 

SEMANA DE ESTUDOS DE 13/10 A 16/10



 Olá a tod@s.

Boa noite, Excelente semana!

 

Vamos caminhando para mais uma semana de estudos online e mais uma semana de oportunidades para aqueles que tiveram problemas com o acesso e deixaram de realizar alguma atividade.

Para aqueles que estão em dia com todas as atividades oriento que acessem os Sways e revisem todo o conteúdo disponibilizado, leiam atentamente os materiais, assistam os vídeos e em caso de dúvidas encaminhem e-mail.

Para aqueles que  detectarem atividade pendente, solicito que encaminhem e-mail para julianamunizmoreira@prof.educacao.sp.gov.br

No corpo do e-mail informem nome completo, turma e semana que deixou de realizar a atividade.

E não esqueçam... fiquem atentos à caixa de e-mail, pois nossa comunicação será por lá.



#fiquembem

#estamosjuntos

 

 

Abraço

Profa. Juliana

 



    Olá pessoa espero que estejam bem . Nesta semana vamos estudar sobre Napoleão Bonaparte e o Bloqueio continental .


     Napoleão Bonaparte é uma figura histórica de grande repercussão, sem dúvidas ele era tido como o grande herói das massas . Um sujeito que representou a modernidade e o homem moderno . Surgido no exercito francês durante os processos revolucionários , foi ascendendo aos altos postos do oficialato no exercito , conforme fora ganhando algumas batalhas , até alcançar o posto de Imperador .  Figura meteórica até então jamais algum baixo oficial alcançou o posto de general e posteriormente de Imperador .


     Com mais de 3,5 mi de votos a favor e 2,579 mil contra Napoleão é posto como Imperador no ano de 1804, dezembro ,coroado pelo Papa Pio VII na catedral de Notre Dame.

     O regime Imperial sufocou as conquistas da Revolução de 1789. Caracterizando a volta da monarquia absolutista e o fim das liberdades públicas , censura na imprensa, controle dos governos locais, de maneira geral uma ditadura que gozava de apoio popular.

     Mas a proclamação do Império abalou as estruturas das monarquias européias , já de imediato a Rússia rompe com a França e se aproxima da Inglaterra e da Austria-Hungria. Em 1805 Napoleão ataca a Inglaterra na batalha de Trafalgar , sendo derrotado em mar. Mas na sequêcia invadiu , por terra toda a Europa e conquistou todas as batalhas . 

     Em 1806 Napoleão Bonaparte decreta o Bloqueio Continental , proibindo qualquer país de comerciar com a Inglaterra, a fim de destruir a economia inglesa criando uma crise , para possivelmente firmar a Paz com os ingleses.

     Neste contexto a França invade a península Ibérica tendo na Espanha uma forte resistência , toda a sociedade espanhola resistiu a Napoleão e suas tropas que se valeram de muita violência para impor o reinado de  José Bonaparte irmão de Napoleão. Portugal também foi invadido e Lisboa tomada , está nação não interrompeu seus negócios com a Inglaterra, e a família real portuguesa vem para o Brasil , junto ao Rei Dom João VI





Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre

 
  












Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre.


GALERA ATENÇÃO, ESTAMOS CHEGANDO NO FINAL DO NOSSO 3 BIMESTRE.

OS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS SUAS ATIVIDADES IRÃO FAZER SOMENTE UMA REVISÃO NO CADERNO DE TODOS OS ASSUNTOS QUE JÁ FORAM ABORDADOS PELO BLOG E NAS AULAS VIA CMSP PARA QUE  A GENTE POSSA INICIAR O NOSSO 4 BIMESTRE.

JÁ OS ALUNOS QUE AINDA NÃO FIZERAM NENHUMA ATIVIDADE DURANTE ESSE BIMESTRE ACESSEM OS LINK'S ABAIXO PARA PODER RESPONDER AS ATIVIDADES SOLICITADAS.







OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.


BOA SORTE A TODOS 

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.

Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre

 


     





Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre.


GALERA ATENÇÃO, ESTAMOS CHEGANDO NO FINAL DO NOSSO 3 BIMESTRE.

OS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS SUAS ATIVIDADES IRÃO FAZER SOMENTE UMA REVISÃO NO CADERNO DE TODOS OS ASSUNTOS QUE JÁ FORAM ABORDADOS PELO BLOG E NAS AULAS VIA CMSP PARA QUE  A GENTE POSSA INICIAR O NOSSO 4 BIMESTRE.

JÁ OS ALUNOS QUE AINDA NÃO FIZERAM NENHUMA ATIVIDADE DURANTE ESSE BIMESTRE ACESSEM OS LINK'S ABAIXO PARA PODER RESPONDER AS ATIVIDADES SOLICITADAS.






OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.


BOA SORTE A TODOS 

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.



Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre


                         



                                                              








Geografia de 13/10 a 16/10 - SEI - Semana de Estudos Intensivos / revisão de habilidades em defasagem do 3º bimestre.

GALERA ATENÇÃO, ESTAMOS CHEGANDO NO FINAL DO NOSSO 3 BIMESTRE.

OS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS SUAS ATIVIDADES IRÃO FAZER SOMENTE UMA REVISÃO NO CADERNO DE TODOS OS ASSUNTOS QUE JÁ FOI ABORDADOS PELO BLOG E NAS AULAS ATRAVÉS DO CMSP PARA QUE A GENTE POSSA INICIAR O NOSSO 4 BIMESTRE.

JÁ OS ALUNOS QUE AINDA NÃO FIZERAM NENHUMA ATIVIDADE DURANTE ESSE BIMESTRE ACESSEM OS LINK'S ABAIXO PARA PODER RESPONDER AS ATIVIDADES SOLICITADAS.





OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

*NÃO ESQUEÇAM DE PREENCHER TODOS OS DADOS COMO NOME COMPLETO, SERIE, DATA.

*NÃO PRECISA ENVIAR A ATIVIDADE PARA O MEU E-MAIL.

*NÃO DEIXE DE FAZER TODAS AS ATIVIDADES QUE JÁ FORAM POSTADAS NO BLOG.

ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA PELO O E-MAIL.

marconeris@prof.educacao.sp.gov.br.


BOA SORTE A TODOS 

E CONTINUEM SE CUIDANDO E SE PROTEGENDO.



Ciências - SEI - Semana de Estudos Intensivos

OS ALUNOS QUE JÁ FIZERAM AS ATIVIDADES DO 3ºBIMESTRE NÃO PRECISAM FAZER ESTAS!

Após feitas as atividades, enviar para meu email: joycef@prof.educacao.sp.gov.br até sexta, dia 16/10.

                                                                               SEI
https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/ciencias-virus.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/ciencias-as-bacterias.html

https://escolaherbert.blogspot.com/2020/09/ciencias-doencas-causadas-por-bacterias.html 


 





     Olá pessoa tudo certo , espero que sim . Nesta semana nós vamos pensar, estudar questões voltadas ao Feudalismo ,

 

     O Feudalismo é um sistema econômico no qual a sociedade tem uma dependência profunda da terra , todas as relações sociais , culturais ,construídas neste processo derivam da maneira como os homens se relacionavam com a terra. É um sistema economico que foi construído na Idade Média perdurando por mais de 1000 anos V-XV . No final do Império Romano ocorreram sucessivas invasões de povos vindos do Leste , povos estes que os romanos chamavam de Bárbaros eram os , Visigodos , Ostrogodos , Burgúndios, Vândalos, dentre outros  . Eram assim chamados pelos romanos pois estes povos não possuíam cultura letrada, eram seminômade e costumeiramente punha fogo nas cidades. Evidentemente os romanos estavam sendo destruídos e cunharam este termo, Bárbaro, aos invasores  de maneira pejorativa , depreciativa . Os historiadores usam outro termo , Povos Germânicos , para caracteriza-los.

     Em consequência destas sucessivas invasões o comercio desaparece junto com a moeda, e a população sai das cidades , local de incessantes conflitos e vai morar no campo .  

     Neste momento o poder na Europa Ocidental está descentralizado .O feudo é uma extensão de terra voltada a produção agrícola, na qual todos os direitos são reconhecidos na figura do senhor feudal. Ele está dividido da seguinte maneira : Manso Senhorial terra de uso fruto exclusivo do senhor , embora quem trabalhava nelas eram os camponeses , servos. Manso Servil terras cultivadas pelos camponeses e parte da produção ficava com o senhor feudal. Terras Comunais, terras de uso comum a todos os moradores do feudo , florestas, bosques dentre outras.

     Umas das relações que vale destacar neste processo eram as relações de Suserania e Vassalagem . Nesta relação o senhor feudal , suserano, doa a outro nobre, vassalo, uma parte das suas terras em troca de fidelidade. Quando o senhor feudal é muito poderoso m portanto tem muitas terras , feudos, ele acaba construído uma rede de Vassalos fidelizados a ele pelas doações de terras.

     Esta sociedade possuía uma hierarquia social, rigorosamente rígida , ou seja não havia mobilidade social , dizendo de outra maneira , o individuo que nasce na condição de servo permanece nela até a sua morte , não ascendendo socialmente . O alto Clero é a classe social que pertence mais terra portanto tem mais poder , são nobres. Há os nobres , Marques, Conde, Visconde , Barão, que possuem terras pelas suas condições de nascimento . E há os Servos que trabalham para as outras classes em troca de proteção militar .  Há um dito popular medievo que diz o seguinte na Idade Média uns rezam , outros fazem a guerra e outros trabalham , assim é definida a sociedade no feudalismo .

    Os servos trabalhavam duro e não possuíam liberdade alguma , devendo pagar uma série de impostos como : 

-Talha : parte da produção no manso servil era destinada ao senhor feudal .

- Corvéia :Trabalho compulsório nas terras do Senhor feudal . 

-Banalidade : imposto pago pela utilização de locais e ferramentas do senhor feudal .

- Mão Morta : em caso de falecimento de algum ente familiar imposto dever ser pago para continuar a morar no feudo .


     No geral é preciso dizer que a Igreja Romana possuía o controle absoluto sobre a produção cultural e intelectual , para vocês terem uma ideia todos os livros produzidos nas grandes civilizações antigas estavam sob o domínio da igreja . Ou seja o contato com grandes teorias desenvolvidas em sociedades passadas não era mais permitido . População analfabeta e as únicas , poucas escolas ,ficavam nos domínios da igreja. Num controle efetivo do imaginário da população. 





 Valeu galera boa semana .



   




SEI -SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS AULA 5/LÍNGUA PORTUGUESA

 

SEI SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Olá turma. Essa semana vocês deverão realizar as três atividades a seguir para compensar notas do terceiro bimestre. Os alunos que não fizeram nenhuma atividade ou que só fizeram algumas necessitam urgentemente realizar essas atividades a seguir. Os que fizeram tudo também devem realizar essas atividades para complementar ainda mais suas notas. 

Enviarem até dia 16/10 sexta feira para merciamaia@prof.educacao.sp.gov.br ou para meu whats 948338779

O bimestre encerra dia 16/10 não se atrasem!



ATIVIDADE 1- INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Só Os Loucos Sabem

(Charlie Brown Jr.)

Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais
sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião
E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Toda positividade eu desejo a você

Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua
Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade
Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém

(https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1554240/

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

1. O texto que foi lido é:
a) uma notícia.
b) uma reportagem.
c) uma letra de música.
d) uma crônica de jornal.
e)um poema social.

 

2. Analise as afirmativas:
I – o texto inicia com o autor falando na primeira pessoa do singular.
II – a palavra “loucos” é um adjetivo no contexto em que aparece.
III – a palavra “medo” é um substantivo.
Qual alternativa traz a resposta só com as afirmativas corretas?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e III.
e) I.

 

3. Podemos conceituar “loucos” nessa música como:
a) alguém que supera limites.
b) alguém que precisa tratamento psicológico.
c) alguém muito feliz.
d) alguém muito paranoico.
e) alguém que tem uma boa opinião.

 

4. A palavra “guerra” está no sentido de:
a) conflito.
b) percepção.
c) harmonia.
d) paz.
e) invasão.

 


ATIVIDADE 2 - INFERÊNCIA 


Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim

    … Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.

    Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.

    Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.

    Tudo acontece no seu devido tempo.

    Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

    Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!

    Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!

Disponível em: <http://www.acordacidade.com.br/>. Acesso em: 19 de novembro de 2016.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade e do texto é:

a) fazer refletir

b) informar

c) divulgar

d) entreter

 

Questão 2 – O texto é construído por meio da seguinte metáfora:

a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente […]”

b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.

c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 3 – Em “[…] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) aleatoriamente

b) consequentemente

c) indubitavelmente

d) incessantemente

 

Questão 4 – No trecho “[…] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:

a) adversidade

b) reciprocidade

c) continuidade

d) conclusão

 

Questão 5 – Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:

a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”

b) “Não corra atrás das borboletas.”

c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim […]”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

 

Questão 6 – Em “[…] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável […]”, a parte nos colchetes consiste em uma:

a) especificação

b) exemplificação

c) citação

d) opinião

 

Questão 7 – No trecho “[…] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os pronomes grifados substituem:

 

Questão 8 – Na passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”, a vírgula indica uma:

a) inserção de um comentário avaliativo.

b) inversão na ordem dos constituintes da frase.

c) omissão de termo da oração.

d) enumeração de conselhos.

 


ATIVIDADE 3 TEXTO ARGUMENTATIVO


PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo. REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA TEXTO GERADOR

 O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2011. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade responsável pelo exame. O tema da redação foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

 A crescente popularização do uso da internet em grande parte do globo terrestre é uma das principais características do século XXI. Tal popularização apresenta grande relevância e gera impactos sociais, políticos e econômicos na sociedade atual. Um importante questionamento em relação a esse expressivo uso da internet é o fato de existir uma linha tênue entre o público e privado nas redes sociais. 

Estas, constantemente são utilizadas para propagar ideias, divulgar o talento de pessoas até então anônimas, manter e criar vínculos afetivos, mas, em contrapartida também podem expor indivíduos mais do que o necessário, em alguns casos agredindo a sua privacidade. Recentemente, ocorreram dois fatos que exemplificam ambas as situações. A “Primavera Árabe”, nome dado a uma série de revoluções ocorridas em países árabes, teve as redes sociais como importante meio de disseminação de ideias revolucionárias e conscientização desses povos dos problemas políticos, sociais e econômicos que assolam esses países. Neste caso, a internet agiu e continua agindo de forma benéfica, derrubando governos autoritários e pressionando melhorias sociais. 

Em outro caso, bastante divulgado também na mídia, a internet serviu como instrumento de violação da privacidade. Fotos íntimas da atriz hollywoodiana Scarlett Johansson foram acessadas por um hacker através de seu celular e divulgadas pela internet para o mundo inteiro, causando um enorme constrangimento para a atriz. 

Analisando situações semelhantes às citadas anteriormente, conclui-se que é necessário que haja uma conscientização por parte dos internautas de que aquilo que for  uma utilidade pública ou algo que não agrida ou exponha um indivíduo pode e deve ser divulgado. Já o que for privado e extremamente pessoal deve ser preservado e distanciado do mundo virtual, que compartilha informações para um grande número de pessoas em um curto intervalo de tempo. Dessa forma, situações realmente desagradáveis no incrível universo da internet serão evitadas.

 Alline Rodrigues da Silva, Uberaba (MG)


 O Texto Gerador obedece à estruturação de uma dissertação argumentativa, já que está dividido em três partes básicas:

 1. Introdução: apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese, a ideia principal do texto; 

2. Desenvolvimento: formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento ou contra-argumento; 

3. Conclusão: geralmente, retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, pode vir na forma de interrogação retórica, que já deve ter sido respondida pelo texto, ou representada por um elemento-surpresa, quase sempre uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma ideia reveladora . 

Questão 1- Com base nisso, leia as quatro afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

 I – O 1º parágrafo apresenta a delimitação do tema. 

II – O 2º parágrafo apresenta as vantagens e desvantagens das redes sociais.

III – O 3º parágrafo apresenta a tese: de que é necessário questionar o limite entre o público e o privado nas redes sociais. 

IV – O 4º parágrafo é de desenvolvimento e retoma o ponto de vista de que as informações de utilidade pública devem ser disponibilizadas na internet, mas as de caráter pessoal devem ser mantidas distantes do mundo virtual. 

 (a) I e II estão corretas.

 (b) I e III estão corretas. 

(c) II e IV estão corretas.

 (d) II e III estão corretas.

 (e) Todas estão corretas. Habilidade: Identificar as três partes básicas que estruturam o texto dissertativo-argumentativo

 

Questão 2- Com base na leitura do texto responda:

a) O que o autor afirma em sua tese? ( 1ª parágrafo, onde ele afirma sua opinião sobre o tema)


b) Cite alguns argumentos usados para defender e justificar o ponto de vista do autor sobre o assunto abordado.  (2º e 3º parágrafo)


c) Qual a proposta de intervenção do autor? ( 4º parágrafo /conclusão, onde ele propõe uma solução para o problema abordado)

 BOM DIA, ALUNOS.


ESSA SEMANA SERÁ DE ESTUDOS INTENSIVOS (SEI). SOLICITO QUE OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ENTREGARAM AS ATIVIDADES SOLICITADAS, ORGANIZEM E ENVIEM ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 16/10/2020.

CONTO COM A DEDICAÇÃO DE VOCÊS.

PROF. EDERSON

EDUCAÇÃO FÍSICA.

 



     Atenção queridos alunos, do dia 13 ao 16 deste mês de outubro é para fazer as atividades pendentes e me enviar para o fechamento do 3 bimestre.


 email: klebernatividade@prof.educacao.sp.gov.br

Arte abstrata

 Professora Márcia

 Atividade para o 7°A 7°B 7°C

Arte abstrata

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real.

Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras desse período a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.

1)quais são as características da arte abstrata ?

2)colorir desenho abaixo.
A arte abstrata, seja em desenhos abstratos, quadros, livros ou esculturas,  é uma das… | Desenhos abstratos, Páginas para colorir, Páginas para colorir  para adultos


3)faça uma pesquisa sobre o artista Romero Britto.


Natureza-morta


Professora Márcia

Atividade de arte para os 6°C  6°D  6°E

Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. Se refere à arte de pintar, desenhar, fotografar composições deste gênero.

1)     1)  De acordo com o texto quais são as características da pintura natureza morta ?

2)     2)Colorir o desenho abaixo.

Melhores desenhos para colorir: 5 desenhos de Frutas para colorir





 ATENÇÃO:

Convocamos os senhores pais e responsáveis dos alunos dos 9°s anos do Ensino Fundamental para REMATRÍCULA /2021 e verificação de notas e faltas.
Seguir os dias e horários, abaixo:
Dias 14 e 15/10/2020.
9A: das 9h às 10h30.
9B: das 11h às 12h30.
9C: das 13h às 14h20
9D: das 14h30 às 16h.