ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA
ATIVIDADE 2/ SEGUNDO BIMESTRE- INTRODÇÃO A GENÉTICA E TRANSMISSÃO DE CARACTERES HEREDITÁRIOS
ORIENTAÇÕES:
1- A ATIVIDADE DEVE SER REPONDIDA E ENVIADA AO E-MAIL: aleluia@prof.educacao.sp.gov.br, ATÉ O DIA 24/06/2020;
2- ASSISTAM ÀS AULAS DO CMSP, OU O CANAL DO MESMO NO YOUTUBE OU NO FACEBOOK;
3- S NECESSÁRIO PROCUREM VIDEO- AULAS DO PROFESSOR JUBILUT;
4- SE AINDA RESTAR DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM O PROFESSOR POR E-MAIL OU PELO BLOG.
ATIVIDADES;
1- EXPLIQUE O CONCEITO E O HISTÓRICO DO DNA E PESQUISE, EM SITE CONFIÁVEL A IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA DO MESMO PARA A SAÚDE, PARA A BIOTECNOLOGIA E PARA A AGRICULTURA E PECUÁRIA.
2- O QUE É A LEI DOS CARACTERES ADQUIRIDOS? DÊ UM EXEMPLO, EXPLIQUE.
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
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6 ANOS e 7 ANOS
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1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
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HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
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PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
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PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
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quarta-feira, 17 de junho de 2020
ATIVIDADE 2- SEGUNDO BIMESTRE- BIOLOGIA
ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA
ATIVIDADE 2/ SEGUNDO BIMESTRE- ASPECTOS EVOLUTIVOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS
ORIENTAÇÕES:
1- A ATIVIDADE DEVE SER REPONDIDA E ENVIADA AO E-MAIL: aleluia@prof.educacao.sp.gov.br, ATÉ O DIA 24/06/2020;
2- ASSISTAM ÀS AULAS DO CMSP, OU O CANAL DO MESMO NO YOUTUBE OU NO FACEBOOK;
3- S NECESSÁRIO PROCUREM VIDEO- AULAS DO PROFESSOR JUBILUT;
4- SE AINDA RESTAR DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM O PROFESSOR POR E-MAIL OU PELO BLOG.
ATIVIDADE
1- PESQUISE SOBRE A EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DE PLANTAS ABAIXO, EXEMPLIFIQUE, MAS FAÇA ISSO CRIANDO UM TEXTO OU UM MAPA CONCEITUAL.
A- BRIÓFITAS
B- PTERIDÓFITAS
C- GIMNOSPERMAS
D- ANGIOSPERMAS
DISCIPLINA BIOLOGIA
PROFESSORA PRISCILLA
ATIVIDADE 2/ SEGUNDO BIMESTRE- ASPECTOS EVOLUTIVOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS PLANTAS
ORIENTAÇÕES:
1- A ATIVIDADE DEVE SER REPONDIDA E ENVIADA AO E-MAIL: aleluia@prof.educacao.sp.gov.br, ATÉ O DIA 24/06/2020;
2- ASSISTAM ÀS AULAS DO CMSP, OU O CANAL DO MESMO NO YOUTUBE OU NO FACEBOOK;
3- S NECESSÁRIO PROCUREM VIDEO- AULAS DO PROFESSOR JUBILUT;
4- SE AINDA RESTAR DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM O PROFESSOR POR E-MAIL OU PELO BLOG.
ATIVIDADE
1- PESQUISE SOBRE A EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DE PLANTAS ABAIXO, EXEMPLIFIQUE, MAS FAÇA ISSO CRIANDO UM TEXTO OU UM MAPA CONCEITUAL.
A- BRIÓFITAS
B- PTERIDÓFITAS
C- GIMNOSPERMAS
D- ANGIOSPERMAS
Campo elétrico
Orientações aos alunos:
* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas e pesquisem em livros didáticos ou pela internet
* Copiem os textos e os exercícios no caderno.
* Identifiquem as atividades com nome, série, turma e n° de chamada ( se possível )
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 24/06.
* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas e pesquisem em livros didáticos ou pela internet
* Copiem os textos e os exercícios no caderno.
* Identifiquem as atividades com nome, série, turma e n° de chamada ( se possível )
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 24/06.
Campo elétrico ( E ): é a região do espaço em torno de uma carga geradora de campo ( Q ), onde uma carga de prova ( q ), aí colocada fica submetida a uma força elétrica ( F ). A carga de prova é assim chamada pois ela prova a existência de um campo elétrico se sofrer atração ou repulsão, vai depender dos sinais das cargas. Lembre-se que cargas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrários se atraem.
Um campo elétrico pode ser atrativo ou repulsivo, vai depender do sina da carga que gera o campo ( Q ). Assim, temos:
* Se Q é positiva, o campo elétrico ( E ) é de afastamento.
* Se Q é negativa, o campo é de aproximação.
As linhas de força são imaginárias, e são utilizadas para a representação geométrica de um campo elétrico.
Observações:
1ª) as linhas de força nunca se cruzam.
2ª) o campo elétrico é mais intenso nas regiões em que as linhas de força estão mais próximas umas das outras. Observe que ao se afastar da carga as linhas de força vão se afastando umas das outras. Quanto mais próximo da carga maior é o campo elétrico.
3ª) o vetor campo elétrico depende de um determinado ponto dentro do campo elétrico.
Existem dois tipos de forças, força de contato e força de campo. As forças de contato necessitam que haja o contato para que elas atuem. Como, por exemplo, para empurrar um objeto. Forças de campo atuam à distância, sem a necessidade de haver contato.
A força da gravidade, a força elétrica e a força magnética são forças de campo, pois existe campo gravitacional, campo elétrico e campo magnético. Essas três forças obedecem à lei do inverso do quadrado da distância, ou seja, quanto mais afastados menor é o módulo do campo e da força.
O campo elétrico é calculado através das formulas:
E = F ou E = K₀ . | Q |
q d²
Onde:
E = campo elétrico ( N/C)
F = força elétrica ( N )
q = carga de prova ( C )
K₀ = constante eletrostática no vácuo ( N.m²/C² )
Q = carga geradora de campo ( C )
d = distância ( m )
A constante eletrostática depende do meio em que as cargas se encontram, no vácuo seu valor será sempre igual a K₀ = 9.10⁹ N.m²/C²
Observe como fica o campo elétrico formado por duas cargas de sinais contrários
Trocas de calor.
Orientações aos alunos:
* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas e pesquisem em livros didáticos ou pela internet
* Copiem os textos e os exercícios no caderno.
* Identifiquem as atividades co nome, série, turma e n° de chamada ( se possível )
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 24/06.
* Leiam com atenção e observem os exemplos.
* Assistam às aulas pelo CMSP, TV, vídeo aulas e pesquisem em livros didáticos ou pela internet
* Copiem os textos e os exercícios no caderno.
* Identifiquem as atividades co nome, série, turma e n° de chamada ( se possível )
* Enviem as atividades para o E-mail: josecorreia@prof.educacao.sp.gov.br
* Data de entrega: até 24/06.
Trocas de calor
Corpos com temperaturas diferentes trocam calor entre, si até atingirem o equilíbrio térmico.
A quantidade de calor que um perde é igual a quantidade de calor que o outro ganha. Assim, concluímos que:
Q1 + Q2 + Q3 + ... + Qn = 0
Este é o princípio das trocas de calor.
" Num sistema termicamente isolado, a quantidade de calor perdida por um corpo é igual a quantidade recebida pelo outro, que está trocando calor com ele, e a soma algébrica dos calores trocados entre os n corpos é igual a zero."
Observe:
Um corpo perde 20 cal e outro ganha as 20 cal. A soma algébrica é zero.
- 20 cal + 20 cal = 0 cal
Quando um corpo perde calorias, a quantidade de calor ( Q ) é negativa, e quando ganha calorias, a quantidade de calor ( Q ) é negativa.
Lembrando, da aula passada que:
Q = m . c . ( Θf - Θi ) ou Q = C . ΔΘ
Onde:
Q = quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo ( cal )
m = massa do corpo que está trocando calor ( g )
c = calor específico da substância ( cal/ g . °C )
Θf = temperatura final ( °C )
Θi = temperatura inicial ( °C )
C = capacidade térmica ( cal/°C )
ΔΘ = variação de temperatura. Lembre-se que ΔΘ = Θf - Θi.
Observação:
1ª) A temperatura de equilíbrio térmico é a temperatura final de todos os corpos envolvidos na troca de calor.
2ª) Calorímetro é um recipiente termicamente isolado, utilizado nos estudos de trocas de calor
Para que ocorra trocas de calor são necessários, no mínimo dois corpos com temperaturas diferentes.
Para a resolução de problemas envolvendo trocas de calor, devemos:
1°) ler com atenção o enunciado do problema e identificar quantos corpos trocam calor.
2°) anotar as informações de cada um dos corpos envolvidos na troca de calor.
3°) escrever a fórmula e substituir os valores.
4°) calcular o que está sendo pedido.
Exemplos:
1) Um corpo de 400 g e calor específico sensível de 0,20 cal/g °C, a uma temperatura de 10°C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200 g e calor específico sensível de 0,10 cal/g° C, a uma temperatura de 60°C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de?
Resolução:
1°) verificá-se que são dois corpos trocando calor. Então: Q1 + Q2 = 0
2°) informações dos corpos que trocam calor entre si:
Corpo A: Corpo B:
m = 400g m = 200g
c = 0,2 cal/g.°C c = 0,1 cal/g.°C
Θi = 10 °C Θi = 60 °C
Θf = ? Θf = ?
3°) substituir os valores na fórmula:
Q1 + Q2 = 0
m . c. ( Θf - Θi ) + m . c. ( Θf - Θi ) = 0
400 . 0,2 . ( Θf - 10 ) + 200 . 0,1 . (Θf - 60 ) = 0
4°) calcula-se a pergunta do problema. A temperatura final é a temperatura de equilíbrio térmico, que é a mesma para todos os corpos envolvidos na troca de calor.
80 .( Θf - 10 ) + 20 . (Θf - 60 ) = 0
80 . Θf - 800 + 20 . Θf - 1200 = 0 ( foi feito a distributiva )
80 . Θf + 20 . Θf = 800 + 1200
100 . Θf = 2000
Θf = 2000
100
Θf = 20 °C
Resp.: A temperatura de equilíbrio térmico é de 20 °C.
2) Em um experimento, utiliza-se um calorímetro de capacidade térmica igual a 100 cal/°C, que contém 500g de água a 20 °C. Coloca-se dentro desse calorímetro um bloco de ferro à 100 °C, e verifica-se que o equilíbrio térmico ocorreu à 25 °C. Sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/g.°C, e o do ferro igual a 0,1 cal/g.°C, calcule a massa do bloco de ferro.
Resolução:
1°) verifica-se que são três corpos trocando calor: o calorímetro, a água e o bloco de ferro. Assim, temos: Q1 + Q2 + Q3 = 0
2°) dados dos corpos que trocam calor:
Calorímetro: Àgua: Bloco de ferro:
C = 100 cal/°C m = 500g m = ?
Θi = 20°C Θi = 20°C Θi = 100°C
Θf = 25°C Θf = 25°C Θf = 25°C
c = 1 cal/g.°C c = 0,1 cal/g.°C
3°) substituir os valores na fórmula:
Q1 + Q2 + Q3 = 0
C . ( Θf - Θi ) + m .c . ( Θf - Θi ) + m . c . ( Θf - Θi ) = 0
100 . ( 25 - 20 ) + 500 . 1 . ( 25 -20 ) + m . 0,1 . ( 25 - 100 ) = 0
4°) calcular a pergunta do problema. Isso é uma equação do 1° grau. Devemos isolar a variável.
100 . 5 + 500 . 5 + 0,1.m . ( - 75 ) = 0
500 + 2500 - 7,5.m = 0
3000 - 7,5.m = 0
- 7,5.m = - 3000
m = -3000
- 7,5
m = 400g
Resp.: A massa do bloco de ferro é de 400g.
Pessoal! não se esqueçam da aula passada, que C = m . c, pro isso que para o calorímetro a fórmula foi C . ( Θf - Θi ) e não m .c . ( Θf - Θi ).
C = capacidade térmica, relaciona-se a toda massa do material.
c = calor específico, relaciona-se a cada grama de material.
Agora faça os exercícios.
Exercícios.
1) Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, foram misturados 200 g de água, inicialmente a 20 °C, e 400 g de ouro, inicialmente a 80°C. Sabendo que os calores específicos da água e do ouro são, respectivamente, 1 cal/g°C e 0,03 cal/g°C. Determine a temperatura final aproximada da mistura.
a) 24°C
b) 20°C
c) 30°C
d) 38°C
e) 36°C
2) A respeito das grandezas e equações da calorimetria, marque o que for correto.
a) A unidade de medida da capacidade térmica, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), é J/°C.
b) O calor específico é a quantidade de calor necessária para que 100 g de uma substância qualquer sofra variação de 1 °C.
c) A unidade de medida do calor específico, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), é cal.g/°C
d) A quantidade de calor nunca será levada em consideração na análise das trocas de calor para elementos em um calorímetro.
e) O calorímetro impede as trocas de calor com o meio externo e proporciona o estudo das trocas de calor apenas dos objetos que são estudados.
3) Quando misturamos 1,0 kg de água (calor específico sensível = 1,0 cal/g°C) a 70°C com 2,0 kg de água a 10°C, obtemos 3,0 kg de água a:
a) 10°C
b) 20°C
c) 30°C
d) 40°C
e) 50°C
4) Colocam-se 500 g de ferro, a 42°C, num recipiente de capacidade térmica
desprezível contendo 500 g de água a 20°C. determine a temperatura final de
equilíbrio térmico. O calor específico do ferro é 0,1 cal/g°C.
a) 12°C
b) 18°C
c) 20°C
d) 22°C
e) 25°C
5) Um bloco de uma material desconhecido e de massa 1kg encontra-se à temperatura de 80°C, ao ser encostado em outro bloco do mesmo material, de massa 500g e que está em temperatura ambiente (20°C). Qual a temperatura que os dois alcançam em contato? Considere que os blocos estejam em um calorímetro.
a) 30°C
b) 40°C
c) 50°C
d) 55°C
e) 60°C
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