Boa tarde, pessoal do 2ºE!
Espero
que estejam bem ;)
Esta semana aproveitaremos uma aula do
CMSP para analisarmos um poema de Castro Alves, poeta já estudado anteriormente.
Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.
Assunto: análise de
poema; recursos estilísticos.
I. Acompanhe à videoaula
e responda às questões a seguir.
a)
Em sua opinião, o que é preciso para que um poema seja considerado excelente?
b)
O que é linguagem conotativa e denotativa?
c)
O que você sabe sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves?
d)
Descreva a 3ª geração do Romantismo à qual pertence a obra de Castro Alves?
Podemos afirmar que alguns temas trabalhados por essa geração se aproxima da
escola literária Realismo? Explique.
e)
Sobre o poema O “adeus” de Teresa:
quantas estrofes o poema possui? E quantos versos?
f)
Quais palavras rimam no poema? E que efeito as rimas provocam no ritmo do
poema?
g)
A pontuação chama a atenção no poema. Observe:
[...]
E ela entre beijos murmurou-me:
"adeus!"
Passaram tempos...
sec'los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
...Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..."
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me:
"adeus!"
Neste
trecho, qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?
h)
Escolha um verso no poema em que a mulher não é retratada de forma idealizada.
Justifique sua escolha.
i)
No verso “A valsa nos levou nos giros
seus”, o eu lírico – quem fala no poema – cria uma imagem, algo bastante
visual.
Que
imagem foi criada?
j)
O que é metonímia?
k)
Podemos encontrar metonímia em:
( ) O talento de Machado de Assis é
mundialmente reconhecido.
( ) Machado de Assis fundou a Academia
Brasileira de Letras.
( ) Dom
Casmurro foi escrito por Machado de Assis.
( ) Sempre gostei dos livros de Machado de
Assis.
( ) Leio Machado de Assis desde o Ensino
Médio.
II. Nas frases
abaixo, há exemplos de metonímia. Explique por quê.
a)
Esse rapaz é um bom volante.
b)
A infância deve ser amparada.
c)
Os revolucionários queriam o trono.
d)
Ele vendeu algumas cabeças de gado.
e)
Ele é um bom garfo, por isso está engordando.
f)
Há muitas famílias sem teto.
III. Classifique as
figuras de palavras de cada frase abaixo, usando o código:
(a)
metáfora
(b)
metonímia
a)
( ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.”
(Vinicius de Moraes)
b)
( ) Sua voz é canção para meus ouvidos.
c)
( ) Ele gosta de declamar Cecília
Meireles.
d)
( ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.”
(Vinicius de Moraes)
e)
( ) “Teu sorriso é uma aurora.” (Castro
Alves)
f)
( ) O vento gelado era um chicote em
meu rosto.
IV. Leia as frases
abaixo e sublinhe as palavras empregadas em sentido figurado ou metafórico.
a)
Ele pegou um livro e mergulhou na leitura.
b)
A bola rolava no tapete verde do estádio.
c)
Meu coração é um barco perdido na noite.
d)
Ele estava afundado nos problemas.
e)
O espinho da saudade machucava seu coração.
Bibliografia: TUFANO,
Douglas. Português fundamental: gramática.
São Paulo: Moderna, 2001.
Aprender
sempre, 2020. Caderno do professor, 2ª série, vol. 3.
Observações: Leiam os textos
com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham
dúvidas, perguntem!
Até
mais,
Profº
Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma