CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ANÁLISE DE POEMA

Boa tarde, pessoal do 2ºE!

Espero que estejam bem ;)

 

Esta semana aproveitaremos uma aula do CMSP para analisarmos um poema de Castro Alves, poeta já estudado anteriormente. Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.

 

 

Assunto: análise de poema; recursos estilísticos.

 

I. Acompanhe à videoaula e responda às questões a seguir.


a) Em sua opinião, o que é preciso para que um poema seja considerado excelente?

 

b) O que é linguagem conotativa e denotativa?

 

c) O que você sabe sobre a vida e a obra do poeta Castro Alves?

 

d) Descreva a 3ª geração do Romantismo à qual pertence a obra de Castro Alves? Podemos afirmar que alguns temas trabalhados por essa geração se aproxima da escola literária Realismo? Explique.

 

e) Sobre o poema O “adeus” de Teresa: quantas estrofes o poema possui? E quantos versos?

 

f) Quais palavras rimam no poema? E que efeito as rimas provocam no ritmo do poema?

 

g) A pontuação chama a atenção no poema. Observe:

 

[...]

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

 

Passaram tempos... sec'los de delírio           
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
...Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..."
Ela, chorando mais que uma criança,

 

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

 

Neste trecho, qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?

 

h) Escolha um verso no poema em que a mulher não é retratada de forma idealizada. Justifique sua escolha.

 

i) No verso “A valsa nos levou nos giros seus”, o eu lírico – quem fala no poema – cria uma imagem, algo bastante visual.

Que imagem foi criada?

 

j) O que é metonímia?

 

k) Podemos encontrar metonímia em:

(   ) O talento de Machado de Assis é mundialmente reconhecido.

(   ) Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras.

(   ) Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis.

(   ) Sempre gostei dos livros de Machado de Assis.

(   ) Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.

 

II. Nas frases abaixo, há exemplos de metonímia. Explique por quê.

 

a) Esse rapaz é um bom volante.

b) A infância deve ser amparada.

c) Os revolucionários queriam o trono.

d) Ele vendeu algumas cabeças de gado.

e) Ele é um bom garfo, por isso está engordando.

f) Há muitas famílias sem teto.

 

III. Classifique as figuras de palavras de cada frase abaixo, usando o código:

(a) metáfora

(b) metonímia

 

a) (   ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.” (Vinicius de Moraes)

b) (   ) Sua voz é canção para meus ouvidos.

c) (   ) Ele gosta de declamar Cecília Meireles.

d) (   ) “Eu sem você/ Sou chama sem luz.” (Vinicius de Moraes)

e) (   ) “Teu sorriso é uma aurora.” (Castro Alves)

f) (   ) O vento gelado era um chicote em meu rosto.

 

IV. Leia as frases abaixo e sublinhe as palavras empregadas em sentido figurado ou metafórico.

 

a) Ele pegou um livro e mergulhou na leitura.

b) A bola rolava no tapete verde do estádio.

c) Meu coração é um barco perdido na noite.

d) Ele estava afundado nos problemas.

e) O espinho da saudade machucava seu coração.

 

Bibliografia: TUFANO, Douglas. Português fundamental: gramática. São Paulo: Moderna, 2001.

Aprender sempre, 2020. Caderno do professor, 2ª série, vol. 3.

 

Observações: Leiam os textos com calma, para poder realizar as atividades de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!

 

Até mais,

Profº Maria Margarida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma