Nome:
TURMA:
Data: ___/___/2020
Segue proposta de atividades para você se aproximar cada vez
mais dos conhecimentos relacionados à arte da dança. O convite é para que você
observe bem as imagens e responda as questões. Se considerar importante, anote
suas dúvidas e considerações e envie pra mim. Bom trabalho e muita saúde.
01. Para você, alguma
das imagens abaixo se refere a peso? Alguma delas a peso leve? Alguma a peso
forte? Escreva sobre suas percepções.
Imagem 1
Imagem 2 Fonte: http://glademirstocco.blogspot.com/2011/07/caindo-o-peso-das-costas.html
02. Para nossos movimentos se realizarem é necessária uma
articulação de vários elementos. Um desses elementos é o peso. Alguns
estudiosos do movimento afirmam que o peso pode ser leve ou forte?
Imagem 3
Imagem 4
Fonte: https://www.facebook.com/megabreakcrew
PERGUNTA:
Analisando esses
registros de dança (imagens 3 e 4), você percebe alguma relação com o elemento
peso? Que tal escrever um pouco a esse respeito?
R:_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
#ficaadica: As imagens 3 e 4 são registros de trabalhos de
dança de grupos goianos:
Imagem 3: Grupo Solo de Dança.
Imagem 4: Mega Break
#desafio Te convido para ficar atento (a) ao seu corpo e aos seus movimentos!
Sugestão: observe
seus movimentos do cotidiano por ao menos dois dias e perceba se você
geralmente realiza movimentos leves ou fortes.
“ O que você faz é movimento, o que você cria é dança[...]
são experiências crucialmente diferentes.” Preston-Dunlop,1995
Nesta atividade de Arte/Dança vamos dar continuidade ao estudo dos elementos constitutivos da dança. Para podermos experimentar os elementos constitutivos da dança, refletir e explorá-los em nosso corpo, vamos trabalhar o peso forte e trazer pra ele uma sensação ou sentimento que possa conduzir seu movimento. Para isso, você deve assistir aos links, responder as questões, anotar no seu caderno suas impressões e ao final, elaborar uma célula coreográfica de até dois tempos de oito, de forma que o movimento tenha claro o peso escolhido para representar o que sente e quer passar com esse movimento.
01 - A poesia não precisa ser sempre leve e suave, ela também faz parte de movimentos sociais que envolve os jovens de periferia e neste espaço eles ganham voz, como por exemplo os Slam. Veja abaixo um trecho desta poesia e/ou assista ao vídeo e depois escreva as sensações.
“Já começamos a acelerar
O coração, disparar
Começamos a rezar
"Que seja só um assalto, e que só levem o meu celular"
Acha que ainda assim é mimimi
Conversa fiada? Como já escutei muitas vezes...
Falta de vergonha na cara? Vamo ser mais didática
Então Vamo jogar estatística
Já que o óbvio parece que saiu de questão
O Brasil é o 5° pais mais violento para mulheres do mundo
Cada dia o feminicidio aumenta
E com a mulher preta a estatística é ainda mais violenta
Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro
(Trecho do poema Eu não queria ser feminista!- Tawane Theodoro)
Ou assista - https://youtu.be/Rh7siY0KYtI
Para saber mais sobre esse movimento da poesia urbana, click
nos links e aprecie
https://www.profseducacao.com.br/2019/11/12/o-que-e-slam-poesia-educacao-e-protesto/
02 – Agora, realize uma célula coreográfica de até dois tempos de oito, traga para esses movimentos os pesos que sentiram em cada texto e vídeo.
Grave sua célula coreográfica e se assista, não publique.
Dessa forma vocês poderão se ver e analisar se
conseguiram imprimir as intenções no seu movimento e continuar treinando e aperfeiçoando até estar claro o peso intencionado. Não apague esse material, você pode precisar se lembrar dele em atividades futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma