CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ANÁLISE DE POEMA E ANÁLISE GRAMATICAL

Boa tarde, galera do 6ºA!

Espero que estejam bem 😊

 

Iniciaremos esta semana com atividades de interpretação de texto e análise gramatical. Realizem as atividades e enviem suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.

 

Assunto: interpretação de texto; análise gramatical.

 

I. Leia o poema a seguir para depois responder às questões.

 

TREM DE FERRO

 

Café com pão

Café com pão

Café com pão

 

Virge Maria que foi isso maquinista?

 

Agora sim

Café com pão

Agora sim

Voa, fumaça

Corre, cerca

Ai seu foguista

Bota fogo

Na fornalha

Que eu preciso

Muita força

Muita força

Muita força

 

Ôô...

Foge, bicho

Foge, povo

Passa ponte

Passa poste

Passa pasto

Passa boi

Passa boiada

Passa galho

De ingazeira

Debruçada

No riacho

Que vontade

De cantar!

 

Ôô...

Quando me prendero

No canaviá

Cada pé de cana

Era um oficiá

Ôô...

Menina bonita

Do vestido verde

Me dá tua boca

Pra matá minha sede

Ôô...

Vou mimbora vou mimbora

Não gosto daqui

Nasci no sertão

Sou de Ouricuri

Ôô...

 

Vou depressa

Vou correndo

Vou na toda

Que só levo

Pouca gente

Pouca gente

Pouca gente

 

Manuel Bandeira

 

a) O poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, é escrito em versos e dividido em estrofes. Quantas estrofes tem o poema?

 

b) A poesia é escrita em primeira pessoa: “eu preciso”; “(eu) vou correndo”; “Que (eu) levo”.

Quem é essa primeira pessoa? Isto é, quem é que está falando, na poesia?

 

c) Por que o trem de ferro, no início da poesia, não andava depressa?

 

d) Além de estar com bastante “fogo na fornalha”, qual o outro motivo que faz o trem andar rapidamente?

 

e) Leia ritmadamente os seguintes versos, realçando a pronúncia e a separação silábica:

fffo

 

bi

 

 

ggge

 

chcho

 

fffo

 

po

 

 

ggge

 

vvo

 O que eles sugerem?


f) E os versos seguintes (“Passa ponte/Passa poste/Passa pasto”), o que eles sugerem?

 

g) O que mais chama a atenção nesse texto é o ritmo. O que sugere o ritmo da poesia?

 

h) Ao ler a poesia, o leitor é levado a se sentir no campo, observando o trem passar, ou a se sentir viajando de trem, sentando na janelinha?

 

II. Enriquecendo o vocabulário

 

a) Levando em conta a leitura e a compreensão do texto, o que você entendeu por:

 

fornalha:

ingazeira:

Ouricuri

 

b) O sufixo -ista indica ocupação, ofício, profissão. Quais as profissões indicadas pelo sufixo -ista que aparecem na poesia?

 

c) Cite outras dez profissões com o sufixo -ista.

 

d) Cite um outro sufixo que também indica ocupação, ofício.

   Em seguida, cite cinco profissões com esse sufixo.

  

   sufixo:

   profissões:

                       

III. Observe a transformação:

Homem cruel – a crueldade do homem

 

Transformamos adjetivo (cruel) em substantivo derivado (crueldade) por meio do sufixo -dade que significa “estado”, “qualidade”.

 

Transforme os adjetivos em substantivos servindo-se de um dos seguintes sufixos: -dade, -ência, -ez, -eza, -ície, -ice.

 

a)juiz clemente:

b)paisagem bela:

c)homem calvo:

d)letra pequena:

e)mãe paciente:

f)menina meiga:

g)cão fiel:

 

IV. Temos, a seguir, um texto de Mário Quintana. Como você vai perceber, todos os sinais de pontuação foram substituídos por □. Você deve substituir esses espaços e colocar um desses sinais: vírgula, ponto final, dois-pontos, travessão, ponto de interrogação, ponto de exclamação e reticências.

 

ESSA NÃO □

 

                        Lili teve conhecimento dos antípodas □ na escola □ Logo que chegou em casa □ começou a deitar sabença para cima da cozinheira □ Falou □ falou □ e □ como visse que Sia Hortênsia não estava manjando nada □ ergueu no ar o dedinho explicativo □

                        □ Imagine só que quando aqui é meio-dia lá na China é meia-noite □

                        □ Credo □ Eu é que não morava numa terra assim □

                        □ Mas por que □ Sia Hortênsia □

                        □ Uma terra onde o dia é noite □ Cruzes □

 

Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

 

Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar.

Até mais,

Profª Maria Margarida

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma