Boa tarde, galera do 6ºA!
Espero
que estejam bem 😊
Iniciaremos esta semana com atividades
de interpretação de texto e análise gramatical. Realizem as atividades e enviem
suas respostas para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 26/10/2020.
Assunto: interpretação
de texto; análise gramatical.
I. Leia o poema a
seguir para depois responder às questões.
TREM
DE FERRO
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que
foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
Ôô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
De ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!
Ôô...
Quando me
prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Ôô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha
sede
Ôô...
Vou mimbora vou
mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Ôô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente
Manuel Bandeira
a)
O poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, é escrito em versos e dividido em
estrofes. Quantas estrofes tem o poema?
b)
A poesia é escrita em primeira pessoa: “eu preciso”; “(eu) vou correndo”; “Que
(eu) levo”.
Quem
é essa primeira pessoa? Isto é, quem é que está falando, na poesia?
c)
Por que o trem de ferro, no início da poesia, não andava depressa?
d)
Além de estar com bastante “fogo na fornalha”, qual o outro motivo que faz o
trem andar rapidamente?
e) Leia ritmadamente os seguintes versos, realçando a pronúncia e a separação silábica:
fffo |
|
bi |
|
|
ggge |
|
chcho |
fffo |
|
po |
|
|
ggge |
|
vvo |
f)
E os versos seguintes (“Passa ponte/Passa poste/Passa pasto”), o que eles
sugerem?
g)
O que mais chama a atenção nesse texto é o ritmo. O que sugere o ritmo da
poesia?
h)
Ao ler a poesia, o leitor é levado a se sentir no campo, observando o trem
passar, ou a se sentir viajando de trem, sentando na janelinha?
II. Enriquecendo o
vocabulário
a)
Levando em conta a leitura e a compreensão do texto, o que você entendeu por:
fornalha:
ingazeira:
Ouricuri
b)
O sufixo -ista indica ocupação,
ofício, profissão. Quais as profissões indicadas pelo sufixo -ista que aparecem na poesia?
c)
Cite outras dez profissões com o sufixo -ista.
d)
Cite um outro sufixo que também indica ocupação, ofício.
Em seguida, cite cinco profissões com esse
sufixo.
sufixo:
profissões:
III. Observe a
transformação:
Homem
cruel – a crueldade do homem
Transformamos
adjetivo (cruel) em substantivo derivado (crueldade) por meio do sufixo -dade que significa “estado”,
“qualidade”.
Transforme
os adjetivos em substantivos servindo-se de um dos seguintes sufixos: -dade, -ência, -ez, -eza, -ície, -ice.
a)juiz clemente:
b)paisagem bela:
c)homem calvo:
d)letra pequena:
e)mãe paciente:
f)menina meiga:
g)cão fiel:
IV. Temos, a seguir,
um texto de Mário Quintana. Como você vai perceber, todos os sinais de
pontuação foram substituídos por □. Você deve substituir esses espaços e colocar
um desses sinais: vírgula, ponto final, dois-pontos, travessão, ponto de
interrogação, ponto de exclamação e reticências.
ESSA NÃO □
Lili
teve conhecimento dos antípodas □ na escola □ Logo que chegou em casa □ começou
a deitar sabença para cima da cozinheira □ Falou □ falou □ e □ como visse que
Sia Hortênsia não estava manjando nada □ ergueu no ar o dedinho explicativo □
□
Imagine só que quando aqui é meio-dia lá na China é meia-noite □
□
Credo □ Eu é que não morava numa terra assim □
□
Mas por que □ Sia Hortênsia □
□
Uma terra onde o dia é noite □ Cruzes □
Bibliografia: NICOLA, José de. Atividade
e criatividade – a redação passada a limpo. v.1. São Paulo: Editora Scipione,
1991.
Observações: Leiam as questões da atividade com bastante atenção. Se tiver
dúvidas, não deixe de perguntar.
Até mais,
Profª Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma