Olá,
pessoal do 6ºA!
Espero que estejam bem ;)
A
atividade a seguir é sobre modos verbais. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte
e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 06/07/2020.
Assunto: Modos verbais.
I. Primeiramente, você vai assistir a esta videoaula:
Agora anote os modos verbais e
alguns exemplos na tabela a seguir:
Modos verbais
|
Exemplos
|
Modo
|
|
Modo
|
|
Modo
|
|
II. Classifique os verbos nas
frases de acordo com a legenda:
A.
Estado da natureza
B.
Ação
C.
Estado
a)
Joana
estava triste. ( )
b)
Pedro
jogou a bola na janela do vizinho.
( )
c)
Camila
saiu sem guarda chuva. ( )
d)
Jorge
e Fernanda caíram da bicicleta. ( )
e)
Choveu muito esta
noite. ( )
f)
O
menino permaneceu imóvel na cama.
( )
g)
D.
Pedro I andou a cavalo. ( )
h)
Estudarei segunda à
tarde. ( )
i)
Trovejou bastante
durante o temporal. ( )
j)
Susana
ficou chateada com a atitude de
Otávio. ( )
III. Leia o trecho de uma
reportagem publicada na revista Terra.
Ao
sabor do vento
Decolar no
último instante possível, pousar num vale apertado entre montanhas, escapar da
colisão com paredões de pedra: houve
de tudo nesta travessia pioneira de balão da serra da Canastra, em Minas
Gerais.
Luís Patriani. Disponível em: www.revistaterra.com.br. Acesso em:
12 set. 2007.
a)
Pelo
trecho da matéria você consegue imaginar se o fato já aconteceu e está
terminado ou se continua acontecendo? Justifique.
b)
Copie
a frase em seu caderno, alterando o verbo em destaque de modo que o sentido do
trecho seja falar de algo que acontecia periodicamente.
IV. Leia o trecho.
Viagem
à Grécia – Bem-vindos à terra dos deuses, dos filósofos e artistas
Imagine que você está no século V antes
de Cristo e mora na Grécia. Imagine ainda que você está faminto. O que fazer?
Pizza com refrigerante nem pensar! Essas iguarias não são daquele tempo. Aliás,
nem os talheres tinham surgido. Os gregos comiam com as mãos. Eles se alimentavam
de pão, mingau, figo, peixe, legumes e verduras. As aves e os animais de carne
vermelha só faziam parte dos banquetes de cerimônias religiosas. Imagine agora
que você quer se divertir um pouco. Nem adianta pensar em parque de diversões.
Isso não existia na Grécia Antiga! Então, que tal um passeio pela pólis? Aposto
que você vai adorar!
Disponível em: http://ich.unito.com.br. Acesso em: 4 out.
2007.
a)
Transcreva
em seu caderno os hábitos alimentares dos antigos gregos.
b)
Como
o trecho do item anterior ficaria se o texto descrevesse os hábitos atuais dos
gregos? Que tempo verbal seria utilizado?
c)
O
texto dialoga com o leitor. Transcreva em seu caderno as marcas que confirmam
isso. Qual a função do diálogo nesse texto?
d)
Escreva
em seu caderno um verbo do texto que não esteja no modo indicativo.
e)
Em
que modo esse verbo está? Por que ele foi usado nesse texto?
V.
Leia um trecho de um texto instrucional.
Como
fazer?
De acordo com a EcoEra, para fazer a
própria máscara são necessários três materiais: tecido, linha de costura ou
cola específica para o material e elásticos. Veja o passo a passo:
*Pegue um pedaço de tecido.
*Faça um molde em papel de forma que o
tamanho da máscara cubra a boca e nariz.
*Faça a máscara usando duplo tecido.
*Prenda ou costure na extremidade da
máscara elástico ou amarras.
a)
Quais
são os materiais necessários para fazer uma máscara?
b)
Transcreva
do texto três verbos no modo imperativo.
Bibliografia: COSTA, Cibele
Lopresti. Para viver juntos: português 6ºano: ensino fundamental. São Paulo:
Edições, SM, 2009.
Obrigada J
Profª Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma