CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 29 de junho de 2020

MODOS VERBAIS


Olá, pessoal do 6ºA!
Espero que estejam bem ;)

A atividade a seguir é sobre modos verbais. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 06/07/2020. 

Assunto: Modos verbais.

I. Primeiramente, você vai assistir a esta videoaula: 



Agora anote os modos verbais e alguns exemplos na tabela a seguir:

Modos verbais
Exemplos
Modo

Modo

Modo



II. Classifique os verbos nas frases de acordo com a legenda:
A.    Estado da natureza
B.     Ação
C.    Estado

a)      Joana estava triste. (   )
b)      Pedro jogou a bola na janela do vizinho. (   )
c)      Camila saiu sem guarda chuva. (   )
d)     Jorge e Fernanda caíram da bicicleta. (   )
e)      Choveu muito esta noite. (   )
f)       O menino permaneceu imóvel na cama. (   )
g)      D. Pedro I andou a cavalo. (   )
h)      Estudarei segunda à tarde. (   )
i)        Trovejou bastante durante o temporal. (   )
j)        Susana ficou chateada com a atitude de Otávio. (   )

III. Leia o trecho de uma reportagem publicada na revista Terra.

Ao sabor do vento

Decolar no último instante possível, pousar num vale apertado entre montanhas, escapar da colisão com paredões de pedra: houve de tudo nesta travessia pioneira de balão da serra da Canastra, em Minas Gerais.

Luís Patriani. Disponível em: www.revistaterra.com.br. Acesso em: 12 set. 2007.

a)      Pelo trecho da matéria você consegue imaginar se o fato já aconteceu e está terminado ou se continua acontecendo? Justifique.
b)      Copie a frase em seu caderno, alterando o verbo em destaque de modo que o sentido do trecho seja falar de algo que acontecia periodicamente.

IV. Leia o trecho.

Viagem à Grécia – Bem-vindos à terra dos deuses, dos filósofos e artistas

Imagine que você está no século V antes de Cristo e mora na Grécia. Imagine ainda que você está faminto. O que fazer? Pizza com refrigerante nem pensar! Essas iguarias não são daquele tempo. Aliás, nem os talheres tinham surgido. Os gregos comiam com as mãos. Eles se alimentavam de pão, mingau, figo, peixe, legumes e verduras. As aves e os animais de carne vermelha só faziam parte dos banquetes de cerimônias religiosas. Imagine agora que você quer se divertir um pouco. Nem adianta pensar em parque de diversões. Isso não existia na Grécia Antiga! Então, que tal um passeio pela pólis? Aposto que você vai adorar!

Disponível em: http://ich.unito.com.br. Acesso em: 4 out. 2007.

a)      Transcreva em seu caderno os hábitos alimentares dos antigos gregos.
b)      Como o trecho do item anterior ficaria se o texto descrevesse os hábitos atuais dos gregos? Que tempo verbal seria utilizado?
c)      O texto dialoga com o leitor. Transcreva em seu caderno as marcas que confirmam isso. Qual a função do diálogo nesse texto?
d)     Escreva em seu caderno um verbo do texto que não esteja no modo indicativo.
e)      Em que modo esse verbo está? Por que ele foi usado nesse texto?

V. Leia um trecho de um texto instrucional.

Como fazer?

De acordo com a EcoEra, para fazer a própria máscara são necessários três materiais: tecido, linha de costura ou cola específica para o material e elásticos. Veja o passo a passo:

*Pegue um pedaço de tecido.
*Faça um molde em papel de forma que o tamanho da máscara cubra a boca e nariz.
*Faça a máscara usando duplo tecido.
*Prenda ou costure na extremidade da máscara elástico ou amarras.


a)      Quais são os materiais necessários para fazer uma máscara?
b)      Transcreva do texto três verbos no modo imperativo.

Bibliografia: COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português 6ºano: ensino fundamental. São Paulo: Edições, SM, 2009.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for possível.

Obrigada J
Profª Maria Margarida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma