Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem ;)
A atividade a seguir é sobre argumentação. Por favor, enviem suas
respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 06/07/2020.
Assunto: argumentação;
operadores argumentativos.
I. Assista
a este vídeo do programa Quebrando o Tabu:
Depois
de assistir ao vídeo, anote os argumentos a favor e os argumentos contra a
afirmação O Brasil é um país racista.
O Brasil é um país racista.
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Argumentos a
favor
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Argumentos
contra
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II.
Observe os operadores argumentativos em destaque nos enunciados abaixo,
substituindo-os por outros que mantenham o mesmo sentido original dos textos.
a.
Uma vez que não o encontrei,
resolvi telefonar.
b.
Caso você precise desabafar,
ligue para mim.
c.
Embora não merecesse, recebi a
promoção.
d.
Joana não foi tão esforçada quanto deveria.
e.
Fiz a dieta conforme orientou
a nutricionista.
f.
Preparamos muita comida a fim de
que todos possam se alimentar.
g.
Eu me sinto segura assim que fecho
a porta da minha casa.
h.
Passou de ano, portanto ganhará
um presente.
i.
Tem carta de motorista, entretanto,
não dirige.
j.
Terminarei amanhã porque estou
atrasado.
k.
Gosta de serra, mas também de mar.
III.
Leia a tirinha de Hagar, a seguir:
Folha
de São Paulo, set./2010
Sobre
os valores semânticos dos operadores argumentativos presentes nessa tirinha,
analise as afirmações a seguir:
I.
O elemento “se” empregado no primeiro balão indica uma condição para a
oração principal.
II.
A conjunção aditiva “e” no segundo balão tem valor alternativo, colocando
o vendedor em situação de escolha.
III.
Na fala do vendedor no terceiro balão, a conjunção “mas” estabelece oposição
recriminando a proposta feita pelo cliente (Hagar).
Está(ão)
correta(s), apenas:
a.
I e II
b.
I e III
c.
II e III
d.
apenas a I
e.
apenas a III
IV.
Leia os trechos a seguir e indique as alternativas conforme os enunciados:
São
séculos de história, mas as salas de aula não mudaram muito. Mesas e
cadeiras ordenadas em linhas, uma lousa, mochilas e cadernos espalhados. Tudo
como você e seus pais estão acostumados. Mesmo assim, o inglês Julian Germain
acreditava que havia algo além do visível. E ele viajou por mais de vinte
países para tentar encontrar. “Meu objetivo era mostrar de forma direta o
espaço e os alunos, de todas as idades, em todas as aulas, da forma mais
detalhada possível”. Depois de oito anos, o fotógrafo acabou com uma
coleção de 450 retratos que reflete a complexidade cultural e econômica de cada
nação. [...]
Luiz Romero. Revista Super
Interessante. São Paulo: Abril. jan/2013, p. 67.
Em
“mas, as salas de aula não mudaram muito” (linhas 1-2), pode-se afirmar que o
termo em destaque introduz a ideia de:
a.
Asseverar a inferência de um argumento enunciado anteriormente, declarando a
não aceitação desse fato.
b.
Contraposição
c.
Relacionar a ideia de concordância entre dois segmentos.
d.
Restringir ao que acaba de ser enunciado, acrescentando uma informação
indicadora de negação.
e.
Aceitar o que foi enunciado, desconsiderando provisoriamente a informação dada.
Bibliografia: Aprender sempre – 2ª série do ensino médio:
Língua Portuguesa. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2020.
Observações: Façam a atividade
com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de
dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for
possível.
Obrigada J
Profª Maria Margarida
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