CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARGUMENTAÇÃO


Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem ;)

A atividade a seguir é sobre argumentação. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 06/07/2020. 

Assunto: argumentação; operadores argumentativos.


I.  Assista a este vídeo do programa Quebrando o Tabu:
Depois de assistir ao vídeo, anote os argumentos a favor e os argumentos contra a afirmação O Brasil é um país racista.

O Brasil é um país racista.
Argumentos a favor
Argumentos contra











II. Observe os operadores argumentativos em destaque nos enunciados abaixo, substituindo-os por outros que mantenham o mesmo sentido original dos textos.

a. Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.
b. Caso você precise desabafar, ligue para mim.
c. Embora não merecesse, recebi a promoção.
d. Joana não foi tão esforçada quanto deveria.
e. Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.
f. Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.
g. Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.
h. Passou de ano, portanto ganhará um presente.
i. Tem carta de motorista, entretanto, não dirige.
j. Terminarei amanhã porque estou atrasado.
k.  Gosta de serra, mas também de mar.

III. Leia a tirinha de Hagar, a seguir:
 Folha de São Paulo, set./2010

Sobre os valores semânticos dos operadores argumentativos presentes nessa tirinha, analise as afirmações a seguir:
I.  O elemento “se” empregado no primeiro balão indica uma condição para a oração principal.
II.  A conjunção aditiva “e” no segundo balão tem valor alternativo, colocando o vendedor em situação de escolha.
III. Na fala do vendedor no terceiro balão, a conjunção “mas” estabelece oposição recriminando a proposta feita pelo cliente (Hagar).

Está(ão) correta(s), apenas:
a. I e II
b. I e III
c. II e III
d. apenas a I
e. apenas a III

IV. Leia os trechos a seguir e indique as alternativas conforme os enunciados:

São séculos de história, mas as salas de aula não mudaram muito. Mesas e cadeiras ordenadas em linhas, uma lousa, mochilas e cadernos espalhados. Tudo como você e seus pais estão acostumados. Mesmo assim, o inglês Julian Germain acreditava que havia algo além do visível. E ele viajou por mais de vinte países para tentar encontrar. “Meu objetivo era mostrar de forma direta o espaço e os alunos, de todas as idades, em todas as aulas, da forma mais detalhada possível”. Depois de oito anos, o fotógrafo acabou com uma coleção de 450 retratos que reflete a complexidade cultural e econômica de cada nação. [...]
Luiz Romero. Revista Super Interessante. São Paulo: Abril. jan/2013, p. 67.

Em “mas, as salas de aula não mudaram muito” (linhas 1-2), pode-se afirmar que o termo em destaque introduz a ideia de:
a. Asseverar a inferência de um argumento enunciado anteriormente, declarando a não aceitação desse fato.
b. Contraposição
c. Relacionar a ideia de concordância entre dois segmentos.
d. Restringir ao que acaba de ser enunciado, acrescentando uma informação indicadora de negação.
e. Aceitar o que foi enunciado, desconsiderando provisoriamente a informação dada.

Bibliografia: Aprender sempre – 2ª série do ensino médio: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2020.

Observações: Façam a atividade com calma; leiam o enunciado para saber responder às questões. Em caso de dúvidas, deixem os comentários aqui no blogger, responderei assim que for possível.

Obrigada J
Profª Maria Margarida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma