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Você já participou da elaboração e/ou execução de projetos artísticos individuais e/ou colaborativos de intervenção na escola ou na comunidade? Conte um pouco sobre suas experiências.
Arte pública Mediação cultural Monumentos históricos:
Arte pública -Mediação cultural- Monumentos históricos.
Arte pública – Refere-se a obras expostas em espaços públicos (abertos ou fechados). São obras fisicamente acessíveis ao público, modificando a paisagem circundante, de modo temporário ou permanente, fugindo do caráter elitista ou restrito a museus e galerias. O termo entrou para o vocabulário da crítica de arte na década de 1970, conectada às políticas de financiamento criadas para a arte em espaços públicos. Projetos de intervenções urbanas e grafites são alguns exemplos.
MEDIAÇAÕ CULTURAL
A mediação cultural não se define somente pelo conjunto de ações e atitudes voltadas a “aproximar” o público (indivíduos, coletividade na vida escolar ou social) de diferentes culturas. Antes de tudo, ela deve ser compreendida como uma categoria teórico-metodológica caracterizada por visões de mundo, atuações e tomada de posição em espaços/territórios, em que também se fazem presentes posições distintas, nem sempre concordantes. Mediação Cultural Dessa forma, a mediação cultural se configura dialogicamente, em territórios discursivos e no embate de possibilidades contextuais que caracterizam as várias esferas/campos de atuação da vida humana. Portanto, para além dos museus, a mediação cultural envolve diferentes linguagens, mídias, discursos, patrimônios e relações sociais.
Por exemplo, envolve as diferentes interações sócio-históricas materializadas em cada processo de produção/consumo e nas relações de poder entre os diferentes indivíduos afetados – produtores culturais, curadores, críticos de arte, historiadores, professores etc. É importante, portanto, que o “mediador” não se considere uma “ponte” entre dois mundos. A mediação cultural dever ser fundamentada contextualmente: ela deve ser aperfeiçoada na percepção crítica e ética do mediador. Nessa medida, o mediador não pode desconhecer seus interlocutores, as características de esfera/campo de atuação e a especificidade do público. Com isso, seu desafio é potencializar a experiência estética e estésica em relações dialógicas, no contato com ou outro, com a arte, com diferentes práticas de linguagem e expressões culturais.
DESAFIO
1-ESBOÇANDO
Agora que você já sabe o que é arte pública, faça no seu caderno um esboço/desenho de uma obra públicaque você conheça. Dica: você pode pesquisar em livros, revistas, internet uma imagem já existente de uma obra escolhida e realizar um desenho de observação. Use sua criatividade!
2-CRIANDO SIGNIFICADO
O que você entende por mediação cultural? Você já participou de alguma visita monitorada em algum espaço expositivo? Como foi essa experiência? Se você realizasse um projeto de mediação artística em sua escola, como seria? Anote em seu caderno essas reflexões.
3-MOMENTO DE REFLEXÃO
Pesquise em livros, revistas, jornal, internetetc.: 1. Quais são as principais diferenças entre os órgãos de tombamento de obras e prédios? 2. Quais características um prédio ou obra deve possuir para ser passível de tombamento? 3. Por que é importante o tombamento de prédios e obras? Anote suas impressões em seu caderno.
DESAFIO
4-PESQUISA
Pesquise em livros, revistas, jornais, internet etc., textos e imagens
sobre arquitetos ilustres de São Paulo e suas obras.
4. Pesquisa
Finalizada a pesquisa, elabore um texto apresentando
sua opinião sobre:
1. Qual é a importância dos prédios projetados por
esses arquitetos para a sociedade?
2. Será que esses prédios/monumentos eram
importantes apenas quando foram construídos?
Justifique sua
resposta.
5-TRABALHANDO EM GRUPO.
Utilize suas redes sociais para conversar com seus
colegas mais próximos e realizar (de maneira
virtual) a elaboração de um esboço de um projeto
colaborativo visando à intervenção e à mediação
cultural na escola.
Dica: Criem um fôlder, convidando para uma
possível exposição coletiva de artes visuais que
vocês realizarão na escola quando voltarem as aulas
presenciais.
NESTA AULA VOCÊ APRENDEU:
Monumentoshistóricos;
• Arte pública;
• Mediação cultural;
• Processos colaborativos e sua logística.
ARTE MINIMALISTA
OBRA: MONUMENTO MINIMO
ARTISTA: NELI AZEVEDO
A ARTISTA NELI AZEVEDO REALIZA ESTA INTERVENÇAO URBANA EM
VARIAS CIDADES DE DIFERENTES PAISES.
SÃO INÚMERAS ESCULTURAS EM GELO COLOCADAS EM ESPAÇOS
PUBLICOS ONDE ATRAEM A ATENÇAO DOS PASSANTES.
ALEM DESTA INFORMAÇAO SERIA INTERESSANTE QUE VOCÊ ASSISTISSE
UM VÍDEO CURTO SOBRE ESTA OBRA DISPONIVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=PezEqvq0c2U
PARA COMPLETAR E REFLETIR SOBRE A OUTRA PROPOSTA DA NELI AZEVEDO:
https://www.youtube.com/watch?v=Mdeae3nV8TI
AGORA VAMOS REFLETIR SOBRE A OBRA DA ARTISTA PENSANDO NAS
SEGUINTES QUESTÕES:
1.QUAL A INTENÇAO DA ARTISTA AO FAZER ESTAS INTERVENÇÃOES
ARTISTICAS?
2. O QUE ACONTECE COM AS ESCULTURAS QUANDO SÃO EXPOSTAS?
3. QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTA OBRA?
4. COMO SÃO FEITAS ESTA ESCULTURAS?
5. SE VOCÊ PUDESSE SUGERIR UM TEMA PARA A ARTISTA PRODUZIR,
QUE TEMA SERIA? POR QUÊ?
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