Boa tarde, pessoal do 2ºE!
Espero
que estejam bem ;)
Nesta semana a atividade é uma produção
textual. Enviem seus textos para o e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br, até o dia 03/11/2020.
Assunto: produção
textual – artigo de opinião.
I. Faça um artigo
de opinião a partir da proposta de vestibular a seguir.
(UFRN – adaptado) O Ministério da
Educação e Cultura (MEC) decidiu publicar um caderno especial, intitulado A EDUCAÇÃO DE QUE PRECISAMOS, composto
de uma seleção de artigos de opinião escritos por vestibulandos. Para a redação
do artigo, o participante deverá
fundamentar-se, no mínimo, em dois desafios do século XXI, presentes no
esquema reproduzido abaixo.
Avanços científicos
e tecnológicos |
|
Novas profissões
e novas formas de trabalho |
|
Tolerância, ética
e diversidade |
|||||
|
|
|
|
|
|
||||
DESAFIOS DO SÉCULO XXI |
|||||||||
|
|
|
|||||||
Novas formas
de aprendizagem baseadas nas novas tecnologias da informação e da comunicação |
|
Preservação da
vida na Terra |
|||||||
PROPOSTA DE
REDAÇÃO
Imaginando-se
na condição do vestibulando interessado em participar dessa publicação, redija
um artigo de opinião em que você apresente e defenda, com argumentos, a
educação que a escola deve oferecer para atender às transformações e aos
desafios do século XXI.
II. Faça a revisão
de seu texto, seguindo as orientações a seguir.
REVISANDO O
ARTIGO DE OPINIÃO
Após
a produção do texto, revise-o e, se necessário, reescreva-o. Seguem algumas
dicas para apoiá-lo nesta etapa de revisão:
→O
título está adequado ao assunto?
→Atendeu
ao contexto de produção, considerando:
•
Gênero;
•
Público-alvo;
•
Lugar onde vai circular;
•
Posição social do autor?
→Elementos estruturais do texto:
•
Posicionou-se claramente frente à questão polêmica?
•
Os argumentos estão desenvolvidos para defesa de seu ponto de vista?
•
Concluiu o texto retomando o posicionamento assumido na tese?
→Análise
linguística:
•
Empregou a linguagem adequada ao gênero?
•
Atendeu às normas de convenção da escrita?
•
Utilizou organizadores textuais (conjunções, advérbios e locuções) para
articular os argumentos entre si?
ATENÇÃO!
Esta atividade consta no livro didático adotado pela escola – a proposta está na página 346.
Bibliografia: ABAURRE, Maria
Luiza M. Português: contexto,
interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016. p. 346.
SP
Faz Escola, 2020. Caderno do aluno, 2ª
série do ensino médio, língua portuguesa.
Observações: Leiam as orientações com calma, para poder realizar a atividade de maneira adequada. Caso tenham dúvidas, perguntem!
Até
mais,
Profº
Maria Margarida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma