CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 26 de julho de 2020

Atividade de recuperação

Olá turma do 6°E!
Leia os textos e responda as questões:
Envie as atividades através do e-mail:jesusoliveira@prof.educacao.sp.gov.br
ou entregue na escola. É necessário entregar as atividades, pois estamos fechando o 2° bimestre.

Longa História curta (Rosana Pamplona)

Numa estrada estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali morava uma velha magra e pálida, com sua filha bonita e corada.
Um dia, a velha magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu burro preto e velho numa carroça branca e nova, fecharam a porta larga e clara, pegaram a estrada estreita e escura e foram para uma cidade grande e sossegada, onde havia uma feira pequena, mas movimentada.
Ali chegando, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada desceram da carroça branca e nova e amarraram o burro preto e velho num poste fino e comprido com uma corda grossa e curta. Depois, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua sacola grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia. Então a magra e pálida, e sua filha bonita e corada puseram às costas o saco com as frutas belas e cheirosas e fugiram do feirante feio e fedido.
Mas, quando a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram à carroça branca e nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado ao poste fino e comprido com a corda grossa e curta, havia escapulido.
Então correram todos: o fedido e feio feirante atrás da pálida e magra ve3lha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca carroça, atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história curta.

Questão 1
O uso de adjetivos indicando contradições provoca um efeito de
a)_comparação entre os elementos do texto.
b)_repetição desnecessária de significados.
c)_alteração dos sentidos das palavras.
d)_generalização das personagens.
Leia o texto a seguir:
Feias sujas e imbatíveis

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar? Férias, sol e praias, são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais, rápido e claro, para passarem livremente por todos os cômodos de nossas casas. Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Questão 2
O emprego dos adjetivos “feias, sujas e imbatíveis”, no título do texto contribui para
a)_alertas sobre as doenças que as baratas podem causar.
b)_descrever características repulsivas das baratas.
c)_pontuar o quão resistentes as baratas são.
d)_ressaltar as qualidades das baratas.
Questão 3
{...)Aproveitam a celebração de seus processos bioquímicos {...}”, a expressão em destaque faz referência a:
a)_baratas. c)_deserto.
b)_casas. d)_rua.


Leia o poema
Receita para espantar a tristeza

Faça uma careta
e mande a tristeza
Pra longe, pro outro lado
Do mar ou da rua.

Vá para o meio da rua
E plante bananeira
Faça alguma besteira

Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela
E procure o melhor amigo

Para um longo e apertado abraço.(Roseana Murray)

4_Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto , é
a)_ “Vá para o meio da rua c)_”E mande a tristeza
E plante bananeira” Pra longe, pro outro lado”.

b)_ “Depois estique os braços d)_”E procure o melhor amigo
Apanhe a primeira estrela”. Para um longo e apertado abraço”.

5_ Quantos versos e quantas estrofes tem o poema?---------------------------------------------------------------------------------------------------------
6_ Na frase “Depois estique os braços”. Qual é a classe gramatical da palavra em negrito?----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia o texto a seguir e responda as questões ,07, 08e 09

Mamãe tinha dois filhos lindos. Acabaram se casando com duas moças que … bem, a mama~e nunca acha que elas são boas o bastante para seus filhos lindos. Pois eles se casaram, e cada casal foi morar numa cidade, um em São Paulo e o outro em Belo Horizonte. Aí mama~e ficou viúva e tinha de escolher com quem ela iria viver.
_Na casa de que filho a senhora vai viver, dona Santinha?
_Ah, minha filha, o meu problema é que uma nora quer que eu vá para São Paulo e a outra quer que eu vá para Belo Horizonte…
_Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!
_Nem tanto, minha querida. A de São Paulo quer que eu vá para Belo Horizonte e a de Belo Horizonte quer que eu vá para São Paulo.
(Ziraldo)
7_Na frase “Mamãe tinha dois filhos lindos”, as palavras dois e lindos, referem-se a filhos.
A que classe gramatical pertence cada uma das palavras destacadas acima?

a)_substantivo e numeral. c)_artigo e numeral.
b)_numeral e adjetivo. d)_adjetivo e substantivo.

8_O que torna o texto engraçado é que:
a)_as noras de dona Santinha são simpáticas.
b)_a mãe tem dois filhos lindos.
c)_a nora de São Paulo quer que dona Santinha vá para Belo Horizonte, e a de Belo Horizonte quer que ela vá para São Paulo.
d)_ cada casal foi morar numa cidade.
09_Na frase “_Ah, que simpáticas e carinhosas as suas noras, dona Santinha!”, o travessão foi usado:

a)_para introduzir uma fala. c)_para introduzir uma citação.
b)_separar comentários do narrador. d)_para dar uma opinião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma