REVISÃO
- Interpretação de texto
- Tipos de frases
- Modos verbais
01. Leia atentamente o texto e responda as questões:
Será que ele vem?
Será que todo mundo já viu um beija-flor?
É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
Ele fica beijando as flores com esse bicão.
Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
[...]
Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
- Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
[...]
Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
[...]
Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
- Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
[...]
Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
São Paulo: Moderna, 2002
a) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como o menino descreve o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Que momento da história você achou mais emocionante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Leia o texto abaixo e responda as questões.
O menino que não queria crescer
Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.
a) Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:
( ) uma ordem
( ) uma certeza
( ) uma dúvida
b) Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.
( ) Quem era Peter Pan ?
( ) Dá asas a sua imaginação.
( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.
c) Na frase: Ela finalmente conta para todos.
O verbo está no indicativo e expressa:
( ) uma ação de Dona Benta.
( ) um estado de Dona Benta.
( ) uma característica de Dona Benta.
d) Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma história.
03. Leia o texto abaixo e responda a questão.
O sapo
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. ―Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: ―Você vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
No trecho, “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!”, o ponto de
exclamação no final da frase exprime:a) entusiasmo
b) espanto
c) raiva
d) tristeza
04. O que expressam esses tipos de frases?
a) declarativa
__________________________
b) interrogativa
__________________________
c) exclamativa
__________________________
d) imperativa
__________________________
05. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.
a) Estamos felizes.
____________________________________________________________
b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________
c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________
d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________
Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma