CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


domingo, 26 de julho de 2020

Revisão gramatical


                                                            REVISÃO

- Interpretação de texto
- Tipos de frases
- Modos verbais
                            
01. Leia atentamente o texto e responda as questões:


                                                          Será que ele vem?



          Será que todo mundo já viu um beija-flor?
        É um passarinho pequenininho, muito pequeno mesmo. Tem um bico enorme, fininho, comprido, parecendo uma agulha. É isso mesmo: igualzinho a uma agulha. Enorme, fininha, comprida.
          Ele fica beijando as flores com esse bicão.
        Cada vez que um beija-flor beija uma flor, não está só beijando, não. Está almoçando também, ou jantando. A comida está lá dentro da flor. Ela atravessa aquele bicão todo e depois chega na barriga dele.
        Eu vivia querendo pegar um beija-flor pra poder ver o jeito dele, o bico, as penas, os pezinhos, tudo bem de perto, mas não tinha jeito. Era só ir chegando com a mão e ele voava pra outra flor. Eu corria o jardim inteiro e não adiantava nada. Ficava cansado, com sede, com fome, a roupa toda suja de cair em cima dos canteiros e nada.
         [...]
         Até que um dia entrou um beija-flor no quarto do meu tio. [...] Ah, até que enfim, lá estava ele, sem perigo de sumir, sem jeito de fugir, batendo o peito na vidraça. Dessa vez eu ia fechar a mão com um beija-flor lá dentro. Eu chamava:
        - Vem cá, beija-flor, vem, eu quero te ver aqui, de pertinho, juntinho, pertinho de mim. Vem cá, vem cá...
         [...]
       Enquanto conversava com ele, eu tive uma ideia. Uma ideia ótima, a melhor dos meus seis anos. Pensei tudo depressa e fiz mais depressa ainda, correndo, voando, o coração batendo forte, as pernas tremendo. Eu sabia, tinha certeza: o beija-flor não ia escapar.
                                     
                                                                    Viviana de Assis Viana. Será que ele vem?
                                                                                                                                                              São Paulo: Moderna, 2002


a) Por que o menino queria pegar o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Como o menino descreve o beija-flor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Copie um trecho do texto que confirma que o menino já havia tentado pegar um beija-flor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que o menino fez na tentativa de que o beija-flor se aproximasse dele?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Que momento da história você achou mais emocionante?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


02. Leia o texto abaixo e responda as questões.
                                                  
                                         O menino que não queria crescer

      Quem era Peter Pan? Nem mesmo Dona Benta conhecia, a avó mal sabia do mundo! Depois de mandar vir um livro da capital, ela finalmente conta para todos no Sítio do Picapau Amarelo a história do menino que não queria crescer. Dá asas a imaginação e parte com a turma do sítio para mil aventuras na Terra do Nunca, na companhia da fada Sininho, Wendy, Capitão Gancho, crocodilos, sereias e piratas nesta deliciosa versão publicada em 1930 por Monteiro Lobato.


a)      Grife o verbo na frase: Nem mesmo Dona Benta conhecia.
         O verbo grifado está no modo indicativo para exprimir:

        ( ) uma ordem
        ( ) uma certeza
        ( ) uma dúvida

b)    Identifique a frase em que o verbo está no modo indicativo.

       ( ) Quem era Peter Pan ?
       ( ) Dá asas a sua imaginação.
       ( ) Mil aventuras na Terra do Nunca.

c)    Na frase: Ela finalmente conta para todos.
       O verbo está no indicativo e expressa:

      ( ) uma ação de Dona Benta.
      ( ) um estado de Dona Benta.
      ( ) uma característica de Dona Benta.

d)   Os verbos no indicativo analisados anteriormente,compõem um texto que objetiva:

      ( ) noticiar um fato.
      ( ) divulgar um livro.
      ( ) contar uma história.


03. Leia o texto abaixo e responda a questão.

                                                                 O sapo

    Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. ―Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: ―Você vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.



No trecho, “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!”, o ponto de
exclamação no final da frase exprime:

a) entusiasmo
b) espanto
c) raiva
d) tristeza


04. O que expressam esses tipos de frases?

a) declarativa
__________________________

b) interrogativa
__________________________

c) exclamativa
__________________________

d) imperativa
__________________________



05. Escreva abaixo de cada frase o modo verbal correspondente.

a) Estamos felizes.
____________________________________________________________

b) Se ele dormisse cedo,acordaria com disposição.
____________________________________________________________

c) A criança brinca na gangorra.
____________________________________________________________

d) Preste atenção nas aulas.
____________________________________________________________


                           
            
                 Enviar respostas para o e-mail: maraazevedo@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma