CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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segunda-feira, 20 de julho de 2020

REVISÃO


Olá, pessoal do 2ºE!
Espero que estejam bem :)

Nesta semana, vocês irão revisar o conteúdo através de questões de múltipla escolha de vestibulares. Aproveitem a semana para realizar atividades que ainda não fizeram; principalmente a atividade da semana passada, em que há uma proposta de produção textual. Por favor, enviem suas respostas para o seguinte e-mail: mmaraujo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/07/2020. 

Assunto: Questões de alternativas para revisar conteúdos estudados no semestre.

1. (PUC/ Campinas-SP)
“Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques.”
Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:
a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
c) expressão preocupada com o senso de medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.
d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

2. (Fuvest-SP) Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar:

"[...] escreveu o que é mais poema
que romance, e poema menos
que um mito, melhor que Vênus."

Segundo Bandeira, em Iracema,
a) Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas.
b) o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário.
c) a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia.
d) ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica.
e) estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito.

3. (Ifsp)  Leia o poema de Francisco Otaviano.

Ilusões da Vida
            Quem passou pela vida em branca nuvem,
            E em plácido repouso adormeceu;
            Quem não sentiu o frio da desgraça,
            Quem passou pela vida e não sofreu;
            Foi espectro de homem, não foi homem,
            Só passou pela vida, não viveu.

Este poema pertence à estética romântica porque
a) sugere que o leitor, para ser feliz, viva alienado e distante da realidade.   
b) são explícitas as referências a alguns cânones do Catolicismo.   
c) expõe os problemas sociais que afetavam a sociedade da época.   
d) nele se percebe a vassalagem amorosa, isto é, a submissão do homem em relação à mulher.   
e) sugere que é importante viver, de forma intensa e profunda, as experiências da existência humana.   

4. (Uepa) leia o texto para responder à questão.

Mãe penitente

Ouve-me, eu fui uma perdida;
Foi este o meu destino, a minha sorte...
Por esse crime é que hoje perco a vida,
Mas dele em breve há de salvar-me a morte!
E minh'alma, bem vês, que não se irrita,
Antes bendiz estes mandões ferozes.
Eu seria talvez por ti maldita,
Filho! sem o batismo dos algozes!
Porque eu pequei... e do pecado escuro
Tu foste o fruto cândido, inocente,
- Borboleta, que sai do – lodo impuro...
- Rosa, que sai de- pútrida semente!
Filho! Bem vês... fiz o maior dos crimes
- Criei um ente para a dor e a fome!
Do teu berço escrevi nos brancos vimes
O nome de bastardo - impuro nome.
Por isso agora tua mãe te implora
E a teus pés de joelhos se debruça.
Perdoa à triste - que de angústia chora,
Perdoa à mártir - que de dor soluça!
[...]

A fala do sujeito poético exprime uma das formas da violência simbólica denunciada por Castro Alves. No poema, mais do que os maus-tratos sofridos fisicamente, é denunciada a consequência:
a) da humilhação imposta pelos algozes que torturam a mulher chicoteando-a.
b) da subordinação da mulher negra que serve aos desejos sexuais do senhor de engenho.
c) do erotismo livre que leva a mulher a realizar
seus desejos sem pensar em consequências.
d) do excesso de religiosidade que leva a mulher negra a uma confissão de culpa.
e) da tortura psicológica que obriga a mãe a abandonar o filho.

5. (PUC-SP) Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.
b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.
c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.
d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.
e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heroica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

6. (Fuvest)Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

a) Ele é uma espécie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a seguir, até sua transformação final em símbolo sublimado.
b) Enquanto cínico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenando o próprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.
c) A personalidade assumida de sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor.
d) Este herói de folhetim se dá a conhecer sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.
e) Nele, como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

7. (Unifesp) O crack vicia para sempre na primeira vez em que seus componentes químicos inundam o cérebro do usuário. A pessoa passa a roubar e matar, se preciso, para satisfazer as demandas psíquicas e físicas impostas pela abstinência. Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras crises dos viciados, _____ fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa. 
______ isso, as autoridades em Brasília sentem-se modernas e libertárias ao atender a anseios dos organizadores das “marchas da maconha”. Tudo a favor da liberdade de expressão, mas sem esquecer que as drogas leves são a porta de entrada para o crack e sua trágica rota sem volta. 
(Veja, 22.06.2011. Adaptado.)

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por
a)      de que a – Sobre
b)      que a – Para
c)      cuja – Enquanto
d)     em que a – Com
e)      onde a – Após

8. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

a) explicação
 
b) concessão
 
c) comparação
 
d) modo
 
e) consequência

9. (Fuvest-SP) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.
1.      "Porém já cinco sóis eram passados (....) dali nos partíramos."
2.      (....) estivesse doente faltei à escola.
3.      (...) haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4.      Pedro será aprovado (...) estude.
5.      (...) chova sairei de casa.
As conjunções retiradas são, respectivamente:
a) quando, embora, mesmo que, desde que, ainda que.
b) que, como, embora, desde que, ainda que.
c) como, que, porque, ainda que, desde que.
d) que, ainda que, embora, como, logo que.
e) que, quando, embora, desde que, já que

10. (Encceja/ EM-MEC)

Cunhantã
Vinha do Pará
Chamava Siquê.
Quatro anos. Escurinha. O riso gutural da raça.
Piá branca nenhuma corria mais do que ela.

Tinha uma cicatriz no meio da testa:
 Que foi isso Siquê?
Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuíra:

 Minha mãe a madrasta estava costurando
Disse vai ver se tem fogo
Eu soprei eu soprei eu soprei não vi fogo
Aí ela se levantou e esfregou com minha cabeça na brasa

Riu, riu, riu

Uêrêquitáua.
O ventilador era a coisa que roda.
Quando se machucava, dizia: Ai Zizus!
(Manuel Bandeira)

Entre as varias características da personagem Siquê presentes no poema, há uma que é feita por meio de uma comparação, que ocorre no verso:
a)      Tinha uma cicatriz no meio da testa.
b)      Piá branca nenhuma corria mais do que ela.
c)      Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuíra.
d)     Quando se machucava, dizia: Ai Zizus!


Observações: Leiam as questões com calma para escolherem a melhor alternativa. Tentem fazer a atividade sem buscar por resoluções de imediato. 

Obrigada ;)
Profª Maria Margarida

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