ESCOLA ESTADUAL HERBERT BALDUS 11/11/20
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELA
SÉRIE: 8ªA,B,C,D
Terra e Universo – Sol, Terra e Lua
Será que a Lua tem influência sobre o nosso planeta?
Vamos descobri! Por ser um satélite natural da Terra, a Lua exerce influência
sobre a natureza e as pessoas que habitam esse planeta. A maioria das mudanças
provocadas pode ser observada na praia, com a alteração das marés; ou no campo,
com o florescimento e crescimento de flores. Outro fenômeno que chama muita
atenção são os eclipses. O eclipse solar ocorre quando a Lua, durante a sua
órbita ao redor da Terra, se posiciona entre o Sol e a Terra, escondendo-o por
alguns minutos. De modo geral, o eclipse pode ser total, quando o disco inteiro
do Sol está atrás da Lua, ou parcial, quando a Lua é capaz de cobrir somente
uma parte do Sol. Já o eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o
Sol e a Lua, e a sombra da Terra encobre a Lua por alguns minutos. Isso somente
é possível quando a Lua está em sua fase cheia e os três astros encontram-se na
seguinte disposição: Sol – Terra – Lua. Em relação as fases da Lua, elas
representam os diferentes aspectos que vemos o satélite natural da Terra ao
longo de um ciclo. Isso acontece em virtude da variação da sua posição em
relação ao nosso planeta e ao Sol. A Lua apresenta quatro fases: nova,
crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 7 a 8 dias.
Atividades
Após a leitura do texto, pesquise as questões no livro
didático:
1) Entre as influências que a Lua – o satélite natural da
Terra – exerce sobre o nosso planeta, podemos citar:
a) Variações no índice de reflexão dos raios solares.
b) Oscilações no regime das marés.
c) Elevação ou interrupção das atividades vulcânicas.
d) Alteração na quantidade de massa rochosa na superfície
terrestre.
2) Com o auxílio da figura abaixo que representa a Lua em diferentes posições de sua órbita ao redor da Terra, as fases da Lua ocorrem em que ordem?
a) Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
b) Nova, Minguante, Cheia e Crescente.
c) Nova, Cheia, Crescente e Minguante.
d) Nova, Crescente, Minguante e Cheia.
3) Cite os elementos astronômicos visíveis, sua definição
e característica.
4) Será que conseguimos relacionar a maioria dos elementos
visíveis a olho nu? Verifique por meio de um desafio o “caça-palavras”. Para
auxiliá-los nesta tarefa, uma dica: apenas cinco planetas podem ser vistos
daqui da Terra sem a utilização de equipamentos.
5) De onde você acha que vem o brilho da Lua? E o das estrelas?
6) Quais fases da Lua você conhece? Como você explicaria
a ocorrência dessas fases?
7) A mídia noticiou, em 2018, o mais longo eclipse lunar
do século. Ele aconteceu no dia 27 de julho daquele ano. O que é eclipse
lunar? E eclipse solar?
8) Qual é a fase em que a Lua se encontra quando ocorre o
eclipse lunar? E qual é a fase em que a
Lua se encontra quando ocorre o eclipse solar?
Observação:
Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 4 (Sol, Terra e Lua) e atividades
caderno do aluno, volume 4, página 140. Enviar as atividades para o e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br até
18/11/20!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma