CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Tema: Sistema Solar, Via Láctea e Universo


ESCOLA  ESTADUAL HERBERT BALDUS  11/11/20

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: ANGELA

Série: 9ªA,B

Tema: Sistema Solar, Via Láctea e Universo

Você sabe quais são os planetas do Sistema solar? Com seus satélites naturais e outros corpos celestes, como asteróides e os cometas, além de gases e poeiras interplanetárias, estes sete planetas, juntamente com a Terra e o Sol formam o Sistema Solar. Todos estes corpos se mantêm girando em torno do Sol pela ação da força de atração gravitacional. Os planetas têm dois movimentos principais: um de translação e um de rotação, assim como a Terra. Os planetas podem ser divididos em dois grupos. Os planetas interiores, também chamados de planetas rochosos ou telúricos, estão mais próximos do Sol e são constituídos principalmente por rochas, ou seja, matéria sólida. É o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas exteriores também chamados de planetas gasosos, planetas gigantes gasosos ou planetas jovianos são os mais afastados e tem muito mais matéria gasosa do que sólida. É o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Atividades

1) Após a leitura, pesquise no livro didático:

Sobre a estrutura do Sistema Solar, marque a afirmativa correta:

a) Somente a Terra apresenta movimento de rotação e translação.

b) Os planetas rochosos possuem mais matéria gasosa do que sólida.

c) Os planetas gasosos podem ser chamados de planetas gigantes gasosos.

d) Os planetas jovianos podem ser chamados de planetas interiores.


2) Assinale a alternativa que cita apenas planetas rochosos do sistema solar.

a) Terra, Vênus, Urano e Netuno.

b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio.

c) Vênus, Marte, Plutão e Urano.

d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.


3) Planetas gasosos, conhecidos também como planetas jovianos ou gigantes, são astros do Sistema Solar, orbitando ao redor do Sol.  A principal característica desses planetas, de forma geral, é a sua composição: são constituídos por gases como hélio e hidrogênio. Em virtude de sua composição, esses planetas são menos densos que os planetas rochosos. Cite três planetas jovianos.


4) Qual é a composição do Sistema Solar? Por que ele se chama assim?


5) Faça uma leitura da imagem acima e descreva o que ela representa.


6) Existem elementos que não estão presentes na imagem mas que fazem parte do Sistema Solar? Dê exemplos.


7) Cite uma característica que já saiba a respeito de cada planeta.


8) Determine o seu “endereço” no Universo, identificando onde você mora:

a) Galáxia.

b) Planeta.

c) Hemisfério norte ou sul.

d) Hemisfério oriental ou ocidental.

 

Observação: Pesquisar as atividades no livro de Ciências, Capítulo 5 (Sistema solar, Via Láctea e Universo) e atividades caderno do aluno volume 4, página 139. Enviar as atividades para o e-mail: angelapaulasantos@prof.educacao.sp.gov.br  até 18/11/20!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma