SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, queridos estudantes espero que todos estejam bem!!!
Estamos finalizando o processo de ensino aprendizagem na linguagem teatro, abordamos o contexto, práticas e processo de criação, favorecendo a construção de vocabulários e repertório entre diversas linguagens; análise tudo o que foi apresentado, revise o portfólio, suas experiências pessoais. Se ainda permanecer dúvidas e, em caso afirmativo, descreva para esclarecimentos.
3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na peça,
pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções, provocando
reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica, teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois faça um desenho do teatro que mais se identificou.
ATIVIDADE II
Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de
matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja
presencialmente, pela internet e/ou tv?
2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de
matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja
presencialmente, pela internet e/ou tv.
3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de
matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações
seja presencialmente, pela internet e/ou tv.
4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos
teatrais destes grupos?
5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos
teatrais destes grupos?
6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional
destes artistas e grupos?
3ºbimestre - 02 atividades - 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O teatro: é uma das
formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio
de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a
peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando
reações diversas no público.
O cinema: Na visão
artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som
sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável,
assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o
cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do videoclipe.
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10
ATIVIDADE:
1. Experimentação: Ação expressiva.
A proposta é fazer um jogo de improvisação
O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.
• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem Dança 2ºBIMESTRE
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à
expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas
suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos,
ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão
sempre presentes.
Nesses momentos de aprendizagem, você vai fazer uma viagem no território
das danças africana, indígena e afro- -brasileira, e se aproximar das
diversidades, dos diferentes povos e suas etnias.
Copie
o texto acima no caderno/desenho.
ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre os fatores dos movimentos na dança:
TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E ESPAÇO. Registre no caderno de artes/desenho.
ATIVIDADE 2 – Copie e responda os questionamentos, sobre as diferentes formas de
expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas
e afro-brasileiras. E das composições de danças, seus artistas, grupos e
coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e fatores de movimento
(tempo, peso, fluência e espaço).
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula?
Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale
sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas
impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas?
Quais?
7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente
sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9. Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim,
comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas
impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e
afro brasileira? E o que é divergente?
2ºbimestre – 02 atividades – 06/07 à 10/07
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
Nesta situação de aprendizagem, você irá investigar e experimentar
procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a
construção de vocabulários e repertórios próprios.
ATIVIDADE 01
Faça uma pesquisa sobre o que é improviso na dança e anote no caderno,
depois responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. O que é improviso? Você já se viu em momento da vida em que tive que improvisar?
2. O que você acha que seria improvisar em dança? Precisa de estudo
antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?
3. Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um
espetáculo?
4. Quais estilos você gosta de dançar?
5. Você gosta de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e
padrões? Você consegue dar um nome a este “jeito”?
6. Você já tentou dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma?
Como foi?
7. Você já assistiu a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?
8. Você já assistiu a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados
ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de
perder a competição?
9. Do que você brincava quando era criança? Se lembra de alguma
brincadeira ou jogo? Explique.
10. Você conhece alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou
africanas? Qual?
11. Você conhece alguma dança coletiva ou individual com raízes
indígenas ou africanas? Qual?
12. Você acredita que brincadeiras infantis podem gerar ideias para
criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?
ATIVIDADE 02
Pesquise e anote no caderno sobre as diferentes formas de improvisação,
composição e processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras
manifestações de expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira,
depois preencha o quadro abaixo.
BRINCADEIRAS |
JOGOS |
DANÇAS
COLETIVAS |
Bolinha
de gude |
Barra
manteiga |
Capoeira |
Cabo de
guerra |
Chicotinho
queimado |
Cateretê |
Escravo
de jó |
Kameshi
Mpuku Ne |
Jongo |
Kakopi |
Ikindene |
Kizomba |
Mamba |
Jogo da
onça |
Ko/lá
San Jon |
Peteca |
Labirinto |
Kuarup |
Pular
corda |
Mbube
Mbube |
Maracatu |
Pular
elástico |
Queimada |
Toré |
Terramar |
Tobdaé |
Ussuá |
Matriz
Cultural |
Indígena |
Africana |
Afro-brasileira |
Brincadeiras |
|||
Jogos |
|||
Danças
Coletivas |
|||
2ºbimestre – 03 atividades – 22/06 à 26/06
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre danças
folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras, escolha (06)
seis opções de
cada dança e depois represente no caderno de desenho sua produção da
pesquisa com colagem ou desenho e se desejar de outra forma.
Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê (do extremo norte do Brasil), Folguedos Populares, Dança dos Tapuias e Pássaros Branco etc.
Danças Africanas: Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o Ahouach, o Guedra, o Schikatt, a Gnawa, a Kizomba e o Semba.
Danças Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de reis, Boi da manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril Dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque e Samba Enredo., Carnaval .
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