SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, queridos estudantes espero que todos estejam bem!!!
Estamos finalizando o processo de ensino aprendizagem na linguagem teatro, abordamos o contexto, práticas e processo de criação, favorecendo a construção de vocabulários e repertório entre diversas linguagens; análise tudo o que foi apresentado, revise o portfólio, suas experiências pessoais. Se ainda permanecer dúvidas e, em caso afirmativo, descreva para esclarecimentos.
3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na
peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções,
provocando reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas
de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica,
teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois
faça um desenho do teatro que mais se identificou.
ATIVIDADE II
1. Você já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos,
fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos, etc.)? Comente como foi a sua
experiência.
2. Onde você assistiu esse teatro? Foi em um ambiente fechado ou em um
local aberto? Na TV ou internet?
3. Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o
boneco “ganha vida” no palco?
4. Você conhece algum artista, grupo, coletivos cênicos paulistas,
brasileiros e/ou estrangeiros, que participaram da produção de espetáculos de
Teatro de Animação?
5. No seu bairro, cidade ou região existe algum artista, grupo ou
coletivo cênico que já participou da produção de espetáculos de Teatro de
Animação? Quais?
6. Qual é a diferença entre “arte” e “artesanato”? Comente
3ºbimestre - 02 atividades 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O cinema: Na visão
artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som
sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável,
assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o
cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com
imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o
imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do
videoclipe.
ATIVIDADE
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
Fg.04 Fg.05 Fg.06
ATIVIDADE
1.
Experimentação: Ação expressiva.
A
proposta é fazer um jogo de improvisação.
a) O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA
AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
•
EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO,
baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz
“estranha”.
• O desafio
é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a
primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a
primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O
diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando
isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla
se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem Dança - 2ºbimestre
2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à
expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas
suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos,
ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão
sempre presentes.
Nesses momentos de aprendizagem, vocês aprenderão dentre outras coisas,
as danças clássicas e modernas, em seus contextos e práticas, elementos da
linguagem e processos de criação.
Copie
o texto acima no caderno/desenho.
ATIVIDADE 1 – Para iniciar a construção dos conhecimentos sobre dança clássica e moderna, copie e responda as questões a seguir:
1. Quais estilos ou tipos de dança você conhece? Com qual você tem mais identificação?
2. Qual deles você
gostaria de praticar?
3. O que há em
comum nas formas de dança que foram lembradas por você e pelo grupo?
4. Para você, o que
é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses dois conceitos?
5. Você saberia
citar os elementos constitutivos do movimento dançado?
6. Já estudou a
história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
7. Conhece grupos
de dança paulistas, brasileiros ou estrangeiros que apresentam espetáculos de
dança clássica ou moderna? Cite alguns.
2ºbimestre – 02 atividades – 06/07 à 10/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
- Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna
Nesta situação de aprendizagem, você irá analisar e experimentar diferentes elementos da dança clássica e moderna, como por exemplo: coreografia, figurino, trilha sonora, cenário e iluminação, enfatizando sua importância para a composição cênica e apresentação coreográfica, individual e/ou coletiva.
ATIVIDADE 01 – AÇÃO EXPRESSIVA I
Faça uma pesquisa sobre os diferentes elementos
(coreografia, figurino, trilha sonora, cenário e iluminação) da dança clássica e moderna, depois desenhe sua
representação no caderno de desenho.
ATIVIDADE 02 – AÇÃO EXPRESSIVA II
Realize uma pesquisa na internet, livros, revistas etc., sobre o uso da
tecnologia na composição de dança, como data show, projetores, caixas de som,
lanternas etc.; que podem ser para a criação e apresentação de espetáculos.
Agora com as pesquisas, faça uma composição em dança utilizando os
materiais pesquisados como recursos digitais, represente no caderno de desenho.
2ºbimestre – 03 atividades – 13/07 à 17/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Discutir as experiências pessoais e
coletivas de dança vivenciada na escola e em outros contextos, problematizando
e combatendo estereótipos e preconceitos.
Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Preconceito - significa pré-julgamento, literalmente é o primeiro conceito - uma concepção que existe sem que haja fundamentação.
Estereótipo - ideia, conceito ou modelo formado antecipadamente e sem
fundamento sério ou imparcial, que se estabelece como padrão. Fonte:
Significados. Significado de Estereótipo: O que é Esteriótipo. Disponível em:
<<https://www.significados.com.br/estereotipo/>> Acesso em:
03 dez. 2019.
ATIVIDADE I
Faça um comentário no caderno em 10 (dez) linhas, sobre o tema que vamos
abordar “preconceito e estereótipo”.
ATIVIDADE II
Responda no caderno as seguintes questões:
1. Conte um pouco sobre como foram suas experiências pessoais
vivenciadas na escola em atividades envolvendo dança. Quais foram suas maiores
dificuldades para realizar ações?
2. Você considera que a prática da dança pode ser realizada por todos ou
existe alguma restrição? Por quê?
3. Você já sofreu bullying na escola por participar de atividades
artísticas? Ou presenciou outros colegas sofrendo esta prática? Comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma