SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, queridos estudantes espero que todos estejam bem!!!
Estamos finalizando o processo de ensino aprendizagem na linguagem teatro, abordamos o contexto, práticas e processo de criação, favorecendo a construção de vocabulários e repertório entre diversas linguagens; análise tudo o que foi apresentado, revise o portfólio, suas experiências pessoais. Se ainda permanecer dúvidas e, em caso afirmativo, descreva para esclarecimentos.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na
peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções,
provocando reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas
de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica,
teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois
faça um desenho do teatro que mais se identificou.
Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1.Sabe o que significa espaço cênico? Já assistiu teatro de rua? Comente sua experiência.
2.Conhece algum artista ou grupo de teatro contemporâneo? Existe no seu
bairro, cidade ou região artistas ou grupo de teatro contemporâneo?
3.Costuma assistir a espetáculos de teatro? Onde? Na internet, na tv, ao
vivo?
4.Existe no seu bairro, cidade ou região locais próprios para
apresentações teatrais?
5.Escreva o que você acha que seria dramaturgia - teatral, dramaturgia
televisiva e/ou dramaturgia cinematográfica.
6.Costuma consultar programação teatral? Onde? Internet, cartazes
espalhados pela cidade, diretamente nos centros culturais e teatros etc.?
7.Já participou da criação e produção de espetáculos teatrais? Onde? Igreja,
escola, centros culturais, projetos sociais etc.?
3ºbimestre - 02 atividades - 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O cinema: Na visão
artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som
sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável,
assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o
cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com
imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o
imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do
videoclipe.
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10
ATIVIDADE:
1. Experimentação: Ação expressiva.
A proposta é fazer um jogo de improvisação
O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.
• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da
dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como
pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de
repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de
sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à
expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas
suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos,
ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão
sempre presentes.
Nas situações de Aprendizagem que se seguem, você conhecerá mais a
respeito das diferenças entre os elementos que compõem as danças tradicionais e
as contemporâneas, seus artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e
estrangeiros, incluindo aquelas que envolvem recursos tecnológicos.
ATIVIDADE 1: Faça uma pesquisa sobre o que é a dança tradicional e dança contemporânea, registre a pesquisa e o texto acima no caderno/desenho.
ATIVIDADE 2: Copie e responda as questões a seguir sobre o tema. Registre no caderno de artes/desenho.
1. Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos
movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras,
são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos
movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa,
utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo
interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados
nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o
público, é igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia?
6. Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?
7. Dê exemplos de danças tradicionais que você conhece.
8. Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras
para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9. O que você pensa sobre dança contemporânea?
10. Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança
tradicional; quanto aos passos e movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança
contemporânea, em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço
onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança
individual ou coletiva? Quais?
13. Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos
e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?
2ºbimestre – 02 atividades – 29/06 à 03/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
ATIVIDADE – Copie no caderno e responda os questionamentos
indicados a seguir, justifique sua resposta.
1. Você já realizou alguma improvisação durante as produções de arte? E em produções de dança?
2. Será que é possível improvisar na dança? Dê exemplos.
3. É possível, por meio da dança, transmitir uma mensagem? De que forma
os dançarinos fazem isso?
4. Você já viu ou participou de brincadeiras de dança contemporânea?
5. Você conhece jogos de dança contemporânea? Existem semelhanças e
diferenças entre jogos desportivos, como o futebol, e jogos de dança
contemporânea?
6. Você já assistiu a danças coletivas contemporâneas pela TV, internet
ou ao vivo?
7. Diante do que você já assistiu, apreciou, pesquisou e analisou sobre
dança contemporânea nas aulas de arte, ou em outros locais, você reconhece a
influência de outras culturas nestes espetáculos e ensaios? Quais?
8. Você considera que fatos, notícias, temas e situações atuais poderiam
se transformar em coreografias?
9. Quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais
você conhece? Dê exemplos.
10. De quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas
culturais você já participou? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos
culturais?
11. Quais danças coletivas ou outras manifestações da dança
contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais você conhece? Dê
exemplos.
12. De quais danças coletivas ou outras manifestações da dança
contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais você já participou?
Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?
13. Você já estudou sobre as matrizes estéticas e culturais (indígena,
africana, europeia) que formaram a cultura brasileira? Comente.
14. Você já participou de algum projeto temático na escola envolvendo
diferentes linguagens da arte (teatro, dança, música, artes visuais)? Comente
sobre suas experiências.
2ºbimestre – 03 atividades – 20/07 à 24/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Relacionar as
práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na
escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e
preconceitos.
Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à
naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida,
padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento
profundo sobre algo ou alguém.
Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem
fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas.
ATIVIDADE I
Registre no caderno e leia os conceitos acima indicados e responda aos questionamentos, justifique sua resposta.
1. Você acha que existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as diferentes épocas?
2. Considerando as características próprias de cada cultura, como você
acha que se define os movimentos da dança e a forma de se dançar?
3. Para você, existe um corpo apto e outro inapto para a prática da
dança?
4. Dança é só para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo
físico?
5. Qual é a idade ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de
impedir alguém de dançar?
6. Você já sofreu algum preconceito por ter participado de alguma
atividade artística (dança, teatro etc.)?
7. Já presenciou algum colega sofrendo este tipo de preconceito?
8. Você já desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo
dança, teatro, artes visuais e música?
9. Como foi a sua experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma