CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 27 de outubro de 2020

AULA DE ARTE PROFª NATALIA - SEMANA 26/10/2020 À 30/10/2020

 OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!

AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS), PARA O 4ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:

ENVIEM DÚVIDAS OU COMENTÁRIOS PARA: natnas@prof.educacao.sp.gov.br  - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .

ENVIAR ATÉ: 30/10/2020

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ARTES VISUAIS

Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

Escultura: Objetos artísticos com formas espaciais, portanto com três dimensões: comprimento, largura e altura. Dentre os diversos estilos de escultura presentes nas artes visuais, destacamos a escultura abstrata cuja representação se distancia da realidade, sem perder totalmente a referência simbólica original e a escultura alegórica que representa ideias, emoções, sentimentos, virtudes e /ou atributos da humanidade.

Grafite: Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc.

Intervenção artística: Esta prática artística que se espraia pela arte pública, urbana e a Land Art têm como objetivo, intervir numa situação, num local, num objeto, de forma a provocar uma reação, seja ela sentida, pensada, percebida ou de transformação. Ela se apropria dos espaços urbanos ou naturais, quase sempre interagindo com algo que já existe. O grafite e os adesivos (stickers) são os mais comuns.

Outras modalidades da arte pública contemporânea: Dentro da grande variedade de modalidades artísticas existentes, destacamos: as fontes multimídia - chafarizes que utilizam águas que se movimentam, luzes, música e projeções, para criar uma apresentação para o público e a Land Art - prática artística realizada diretamente na natureza, utilizando os elementos encontrados no local, criando produções de diferentes formas e tamanhos. As intenções artísticas são muito semelhantes às das intervenções.

Arte Pública: Refere-se às obras de livre acesso, tanto aquelas que estão dentro de espaços tradicionais para sua exposição (museus e galerias), quanto aquelas realizadas ou expostas em espaços não tradicionais (ruas, praças, parques etc.).

ATIVIDADE

Leia os conceitos acima, copie ou faça impressão e depois responda as questões abaixo:

1. Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.

2. Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?

3. Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou, que utilizam o grafite.

4. Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?

5. O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?

6. Dê exemplos de alguma escultura que existe na sua cidade (escola, praça etc.).

7. O que é intervenção artística? Dê exemplos.

8. Existe alguma intervenção artística na sua cidade (escola, praça etc.)?

9. Como você define a Arte Pública Contemporânea?

10. Dê exemplos de outras modalidades de arte pública, que existem na sua cidade (escola, praça etc.).


CONTINUAÇÃO DA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Os alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo sobre o que foi abordado do 3º e 2ºbim. para serem entregues.

PARA: natnas@prof.educacao.sp.gov.br  - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .


SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO

3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto

A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê),lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.

Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim, manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.

O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções, provocando reações diversas no público.

 ATIVIDADE I

Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica, teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois faça um desenho do teatro que mais se identificou.


ATIVIDADE II

Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.

1.Sabe o que significa espaço cênico? Já assistiu teatro de rua? Comente sua experiência. 

2.Conhece algum artista ou grupo de teatro contemporâneo? Existe no seu bairro, cidade ou região artistas ou grupo de teatro contemporâneo?

3.Costuma assistir a espetáculos de teatro? Onde? Na internet, na tv, ao vivo?

4.Existe no seu bairro, cidade ou região locais próprios para apresentações teatrais?

5.Escreva o que você acha que seria dramaturgia - teatral, dramaturgia televisiva e/ou dramaturgia cinematográfica.

6.Costuma consultar programação teatral? Onde? Internet, cartazes espalhados pela cidade, diretamente nos centros culturais e teatros etc.?

7.Já participou da criação e produção de espetáculos teatrais? Onde? Igreja, escola, centros culturais, projetos sociais etc.?

 

3ºbimestre - 02 atividades -  21 à 25 Setembro

Teatro, cinema e tecnologia

 O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.

O cinema: Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável, assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.

A linguagem cinematográfica é poética e o cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.

A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do videoclipe.

 ATIVIDADE

1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:

 a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.

b)  Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:

 
         Fg.01                        Fg.02                        Fg.03   

           
                



          Fg.04                         Fg.05                           Fg.06    


          

      Fg.07                   Fg.08 

3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10

ATIVIDADE:

1. Experimentação: Ação expressiva.

A proposta é fazer um jogo de improvisação

O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.

• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.

• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.

• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.

• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.

Exemplo de diálogo:

jogador 1 - Amigo, você por aqui?

jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?

jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!

jogador 2 -“Da hora mano!”

jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?

jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.

jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?

jogador 2 - Hortelã com abacaxi

2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:

a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade?  Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.

b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.


SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança


A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.

O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.

As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.

Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.

Nas situações de Aprendizagem que se seguem, você conhecerá mais a respeito das diferenças entre os elementos que compõem as danças tradicionais e as contemporâneas, seus artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros, incluindo aquelas que envolvem recursos tecnológicos.


ATIVIDADE 1: Faça uma pesquisa sobre o que é a dança tradicional e dança contemporânea, registre a pesquisa e o texto acima no caderno/desenho.

ATIVIDADE 2: Copie e responda as questões a seguir sobre o tema. Registre no caderno de artes/desenho. 


1. Quais os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma maneira, em qualquer situação cotidiana?

2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?

3. Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?

4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?

5. A expressão e a representação do dançarino, ao apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu dia-a-dia?

6. Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional?

7. Dê exemplos de danças tradicionais que você conhece.

8. Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?

9. O que você pensa sobre dança contemporânea?

10. Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional; quanto aos passos e movimentos?

11. Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea, em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?

12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?

13. Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?

 

2ºbimestre – 02 atividades – 29/06 à 03/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança


ATIVIDADE – Copie no caderno e responda os questionamentos indicados a seguir, justifique sua resposta.

1. Você já realizou alguma improvisação durante as produções de arte? E em produções de dança?

2. Será que é possível improvisar na dança? Dê exemplos.

3. É possível, por meio da dança, transmitir uma mensagem? De que forma os dançarinos fazem isso?

4. Você já viu ou participou de brincadeiras de dança contemporânea?

5. Você conhece jogos de dança contemporânea? Existem semelhanças e diferenças entre jogos desportivos, como o futebol, e jogos de dança contemporânea?

6. Você já assistiu a danças coletivas contemporâneas pela TV, internet ou ao vivo?

7. Diante do que você já assistiu, apreciou, pesquisou e analisou sobre dança contemporânea nas aulas de arte, ou em outros locais, você reconhece a influência de outras culturas nestes espetáculos e ensaios? Quais?

8. Você considera que fatos, notícias, temas e situações atuais poderiam se transformar em coreografias?

9. Quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais você conhece? Dê exemplos.

10. De quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais você já participou? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

11. Quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais você conhece? Dê exemplos.

12. De quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais você já participou? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

13. Você já estudou sobre as matrizes estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura brasileira? Comente.

14. Você já participou de algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte (teatro, dança, música, artes visuais)? Comente sobre suas experiências.

 

2ºbimestre – 03 atividades – 20/07 à 24/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém.

Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas.

ATIVIDADE I

Registre no caderno e leia os conceitos acima indicados e responda aos questionamentos, justifique sua resposta.

1. Você acha que existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as diferentes épocas?

2. Considerando as características próprias de cada cultura, como você acha que se define os movimentos da dança e a forma de se dançar?

3. Para você, existe um corpo apto e outro inapto para a prática da dança?

4. Dança é só para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo físico?

5. Qual é a idade ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de impedir alguém de dançar?

6. Você já sofreu algum preconceito por ter participado de alguma atividade artística (dança, teatro etc.)?

7. Já presenciou algum colega sofrendo este tipo de preconceito?

8. Você já desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo dança, teatro, artes visuais e música?

9. Como foi a sua experiência com dança na escola ou em outro ambiente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma