CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 27 de outubro de 2020

AULA DE ARTE PROFª NATALIA - SEMANA 26/10/2020 À 30/10/2020

 OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!

AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS), PARA O 4ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:

ENVIEM PARA: natnas@prof.educacao.sp.gov.br  - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .

ENVIAR ATÉ: 30/10/2020

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ARTES VISUAIS

Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, 12 políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.

Modos de documentação em Arte: A Arte pode ser documentada por meio de registros em documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos, desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca Nacional.

Performance: Tem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).

Parangolé: São objetos artísticos (capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e artes visuais.

Metaesquemas: são a célula original da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”, para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço tridimensional.

ATIVIDADE

Leia os conceitos acima, copie ou faça impressão e depois responda as questões abaixo:

Pesquise e responda:

1. Quem foi Hélio Oiticica?

2. Em qual linguagem foi proposta a apresentação das obras de Hélio Oiticica?

3. Ele usava registros durante o processo de criação? Quais?

Frase de Hélio Oiticica citada no vídeo. Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica” indicado a seguir:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4 Acesso em: 06 jul.2020.

 [...] a sucessão de obras é para fazer inteligível o que sou, eu passo a me conhecer através do que faço, na realidade eu não sei o que eu sou, porque se é invenção eu não posso saber. Se eu já soubesse o que seria essas coisas, elas já não seriam mais invenção. Se elas são invenção, a existência delas é que possibilita a concreção da invenção.

Em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos. Apresente os vídeos indicados a seguir, para um segundo momento de apreciação e reflexão. 

Leia os conceitos acima, copie ou faça a impressão da atividade e depois responda as questões:

1. Qual seria a melhor forma de preservar um acervo como esse, e qual foi a escolha da família de Hélio Oiticica?

2. Hélio Oiticica realizava projetos? Quais?

3. As obras de Hélio Oiticica são híbridas?

4. Quais são as linguagens exploradas em seus trabalhos?

5. Qual a importância da música no processo de criação de Hélio Oiticica?

6. Fale sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?

7. Como as obras dele interferem na moda e na publicidade? 14

8. Se as performances são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou em um museu?

9. Para você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e performances?

 

Para saber mais:

Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.

A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente.

Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias, filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente, fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros criadas depois de 1960.

A relação entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção – ou entre a obra e seu registro – é central para as poéticas contemporâneas e sugere o desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos, discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartões postais: (retirado do material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola, 2009, p 39)

Instituto Inhotim. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/blog/ Acesso em: 15 jul. 2020.

 

CONTINUAÇÃO DA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

·    Os alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo sobre o 2ºbimestre e 3ºbimestre, para serem entregues.

SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO                            

                               3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto

A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.

Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim, manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.

O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções, provocando reações diversas no público.

ATIVIDADE I

Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas de processos: criação coletiva e colaborativa em teatro.

ATIVIDADE II

Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.

1. Como imagina que é um processo de teatro colaborativo?

2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer? Conte como foi.

3. O que você entende por produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?

4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?


3ºbimestre - 02 atividades 21 à 25 Setembro

Teatro, cinema e tecnologia

O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.

O cinema: Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável, assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.

A linguagem cinematográfica é poética e o cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.

A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do videoclipe.

  ATIVIDADE

1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:

 a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.

b)  Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:

 
         Fg.01                        Fg.02                        Fg.03   

           
                



          Fg.04                         Fg.05                           Fg.06    


          

      Fg.07                   Fg.08 

 

 

3ºbimestre - 03 atividades 28/09 à 02/10

 

ATIVIDADE:

1. Experimentação: Ação expressiva.

A proposta é fazer um jogo de improvisação.

 

a) O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.

• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.

• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.

• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.

• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.

Exemplo de diálogo:

jogador 1 - Amigo, você por aqui?

jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?

jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!

jogador 2 -“Da hora mano!”

jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?

jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.

jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?

jogador 2 - Hortelã com abacaxi

 

2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:

a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.

b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.

  

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06

SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM DANÇA


ATIVIDADE 1 - Copie o texto no caderno/desenho. 


A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.

O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.

As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.

Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.

ATIVIDADE 2 -Antes de iniciar a experiência prática de dança, responda aos questionamentos indicados abaixo: 

1. Para você, qualquer pessoa pode dançar? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas?

2. Você já ouviu falar sobre “dança coral”? Como você imagina que ela seja?

3. Faça uma pesquisa sobre o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban?

2ºbimestre – 02 atividades – 29/06 à 03/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança

ATIVIDADE – Copie no caderno e responda os questionamentos indicados a seguir, justifique sua resposta.

 “Sabemos que a expressão do corpo por meio da dança tem história e é um documento parte da cultura e da sociedade. A dança é feita de muitas danças: as danças sagradas (muito antigas em homenagem aos Deuses, à natureza), as ritualísticas (as dos orixás, as indígenas), as danças clássicas (o balé, as indianas), as danças de salão (forró, funk, valsa), as danças populares (frevo, maracatu, Bumba-meu-Boi), as danças de rua (break) só para citar alguns exemplos.”

1. O que é dança para você? Quais estilos você conhece?

2. Em sua região existem grupos de dança? Quais?

3. Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais?

4. Para você o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual?

5. Você gosta de dançar? 6. Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?

2ºbimestre – 03 atividades – 20/07 à 24/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança

 

Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém.

Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas.

ATIVIDADE

Registre no caderno e leia os conceitos acima indicados e responda aos questionamentos, justifique sua resposta.

1. Você acha que existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as diferentes épocas?

2. Considerando as características próprias de cada cultura, como você acha que se define os movimentos da dança e a forma de se dançar?

3. Para você, existe um corpo apto e outro inapto para a prática da dança?

4. Dança é só para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo físico?

5. Qual é a idade ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de impedir alguém de dançar?

6. Você já sofreu algum preconceito por ter participado de alguma atividade artística (dança, teatro etc.)?

7. Já presenciou algum colega sofrendo este tipo de preconceito?

8. Você já desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo dança, teatro, artes visuais e música?

9. Como foi a sua experiência com dança na escola ou em outro ambiente?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma