OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ARTES VISUAIS
Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos
Para ampliação de seu
repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades.
Intervenção
artística:
Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e
mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de
espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, 12
políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à
reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como
meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as
instalações.
Modos
de documentação em Arte: A Arte pode ser documentada por meio de registros em
documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos,
desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca
Nacional.
Performance: Tem como principal
característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o
próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das
diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).
Parangolé: São objetos artísticos
(capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da
experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de
obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de
desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre
expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista,
incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as
fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra
e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e
artes visuais.
Metaesquemas: são a célula original
da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos
anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do
abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”,
para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de
pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço
tridimensional.
ATIVIDADE
Leia os conceitos acima, copie ou faça impressão e depois responda as questões abaixo:
Pesquise e responda:
1. Quem foi Hélio Oiticica?
2. Em
qual linguagem foi proposta a apresentação das obras de Hélio Oiticica?
3. Ele
usava registros durante o processo de criação? Quais?
Frase de Hélio Oiticica citada no vídeo. Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica” indicado a seguir:
Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4 Acesso em: 06
jul.2020.
Em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos. Apresente os vídeos indicados a seguir, para um segundo momento de apreciação e reflexão.
Leia os conceitos acima, copie ou faça a
impressão da atividade e depois responda as questões:
1. Qual seria a melhor forma de preservar um acervo como esse, e qual foi a escolha da família de Hélio Oiticica?
2. Hélio
Oiticica realizava projetos? Quais?
3. As
obras de Hélio Oiticica são híbridas?
4. Quais
são as linguagens exploradas em seus trabalhos?
5. Qual a
importância da música no processo de criação de Hélio Oiticica?
6. Fale
sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?
7. Como
as obras dele interferem na moda e na publicidade? 14
8. Se as
performances são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a
divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou
em um museu?
9. Para
você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e
performances?
Para
saber mais:
Hélio
Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas
anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento
das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.
A
performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da
Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria
impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu
de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte
Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é
o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em
vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o
roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente.
Quando um
museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes
quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias,
filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus
especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte
Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte
Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente,
fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de Brumadinho, em
Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros
e estrangeiros criadas depois de 1960.
A relação
entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção – ou entre a
obra e seu registro – é central para as poéticas contemporâneas e sugere o
desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor
obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos,
discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartões postais: (retirado do
material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola, 2009, p 39)
Instituto
Inhotim. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/blog/ Acesso em: 15 jul.
2020.
CONTINUAÇÃO DA SEI
– SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
· Os alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo sobre o 2ºbimestre e 3ºbimestre, para serem entregues.
SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO
3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na
peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções,
provocando reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas
de processos: criação coletiva e colaborativa em teatro.
ATIVIDADE II
Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. Como imagina que é um processo de teatro colaborativo?
2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais
onde costumam acontecer? Conte como foi.
3. O que você entende por produção cultural? O que você entende por
intervenção cênica?
4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?
3ºbimestre - 02 atividades 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.
O cinema: Na visão
artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som
sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável,
assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o
cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com
imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o
imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do
videoclipe.
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
3ºbimestre - 03 atividades 28/09 à 02/10
ATIVIDADE:
1. Experimentação: Ação expressiva.
A proposta é fazer um jogo de improvisação.
a) O
desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma
diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos,
experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por
exemplo.
• PEÇA
AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
•
EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO,
baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz
“estranha”.
• O
desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo
assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e
a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O
diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando
isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla
se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1
- Amigo, você por aqui?
jogador 2
- Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1
- Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2
-“Da hora mano!”
jogador 1
- Então, vamos tomar um suco, qualquer dia
desses?
jogador 2
- Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1
- Gosta de que tipo de suco?
jogador 2
- Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões
abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SEI – SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à
12/06
SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM DANÇA
ATIVIDADE 1 - Copie o texto no caderno/desenho.
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança
possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares
entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de
repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de
sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à
expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas
suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos,
ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão
sempre presentes.
ATIVIDADE 2 -Antes de iniciar a experiência prática de dança, responda aos questionamentos indicados abaixo:
1. Para você, qualquer pessoa pode dançar? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas?
2. Você já ouviu falar sobre “dança coral”? Como você imagina que ela
seja?
3. Faça uma pesquisa sobre o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban?
2ºbimestre – 02 atividades – 29/06 à 03/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
ATIVIDADE – Copie no caderno e responda os questionamentos indicados a seguir, justifique sua resposta.
1. O que é dança para você? Quais estilos você conhece?
2. Em sua região existem grupos de dança? Quais?
3. Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais?
4. Para você o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual?
5. Você gosta de dançar? 6. Dança é somente para profissional ou todos podem dançar?
2ºbimestre – 03 atividades – 20/07 à 24/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades.
Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à
naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida,
padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento
profundo sobre algo ou alguém.
Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem
fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas.
ATIVIDADE
Registre no caderno e leia os conceitos acima indicados e responda aos questionamentos, justifique sua resposta.
1. Você acha que existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as diferentes épocas?
2. Considerando as características próprias de cada cultura, como você
acha que se define os movimentos da dança e a forma de se dançar?
3. Para você, existe um corpo apto e outro inapto para a prática da
dança?
4. Dança é só para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo
físico?
5. Qual é a idade ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de
impedir alguém de dançar?
6. Você já sofreu algum preconceito por ter participado de alguma
atividade artística (dança, teatro etc.)?
7. Já presenciou algum colega sofrendo este tipo de preconceito?
8. Você já desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo
dança, teatro, artes visuais e música?
9. Como foi a sua experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
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