CRONOGRAMA DE POSTAGENS


7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
6 ANOS e 7 ANOS
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS, 
3 ANOS
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES

SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA

TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA 

TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS 

QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA

QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS

QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00

PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS: 
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE


terça-feira, 27 de outubro de 2020

AULA DE ARTE PROFª NATALIA - SEMANA 26/10/2020 À 30/10/2020

OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!

AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS), PARA O 4ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:

ENVIEM DÚVIDAS OU COMENTÁRIOS PARA: natnas@prof.educacao.sp.gov.br  - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .

ENVIAR ATÉ: 30/10/2020

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ARTES VISUAIS

Nas artes visuais, o estilo é o que permite categorizar uma obra de arte e relacioná-la a outras. Ou seja, quando falamos em estilo de uma obra visual, estamos falando sobre os elementos que a caracterizam e seus diferentes aspectos que podem ser: uma época ou um momento histórico da produção artística. Um mesmo artista pode ter diferentes estilos

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Desenho - Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.

Pintura - técnica de empregar pigmento a uma superfície, para colori-la, dando-lhe tons e texturas. Mais especificamente é a arte de pintar uma superfície, como papel, tela ou uma parede.

Modelagem - Técnica baseada em moldar manualmente materiais flexíveis e modeláveis, dando-lhes forma tridimensional.

Esculturas - Objetos tridimensionais, obtidos por meio da manipulação e utilização de ferramentas e manipulação de materiais sólidos, rígidos, maleáveis e/ou moldáveis.

Elementos Constitutivos: ponto, linha, forma, textura, volume, escala e cor. É o que dá significado ao trabalho do artista.


ATIVIDADE

Leia os conceitos acima, copie ou faça a impressão da atividade e depois responda as questões:

1. Considerando a pintura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

2. Considerando o desenho da cultura indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre eles?

3. Considerando a modelagem das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

4. Considerando a escultura das culturas indígena brasileira e latino-americana, e da cultura africana, quais as diferenças entre elas?

5. Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes nas culturas indígena (brasileira e latino-americana).

6. Cite outras modalidades artísticas, das artes visuais, presentes na cultura africana.

7. Quais diferenças existem entre as modalidades artísticas, das artes visuais, da cultura indígena (brasileiras e latino-americana) e da cultura africana?

8. Quais elementos constituem a pintura, o desenho, a escultura e a modelagem produzidas pela cultura indígena (brasileira e latino-americana)?


 CONTINUAÇÃO DA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Os alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo sobre o que foi abordado do 3º e 2º bimestre, para serem entregues.

SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO

3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto

A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.

Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim, manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.

O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções, provocando reações diversas no público.

 ATIVIDADE I

Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas de espetáculos teatrais: teatro de bonecos, teatro de sombras, mímica, teatro de máscaras, teatro convencional, teatro musical e teatro circo. Depois faça um desenho do teatro que mais se identificou.

ATIVIDADE II

Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.

1. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv?

2. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz africana, vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

3. Quais artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz afro-brasileira vocês conhecem? Ou já tiveram contato em apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv.

4. Como você acha que acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?

5. Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?

6. Como você acha que acontece a organização da atuação profissional destes artistas e grupos?


3ºbimestre - 02 atividades -  21 à 25 Setembro

Teatro, cinema e tecnologia

 

O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.

O cinema: Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável, assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.

A linguagem cinematográfica é poética e o cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.

A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do videoclipe.

 ATIVIDADE

1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:

 a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.

b)  Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:

 
         Fg.01                        Fg.02                        Fg.03   

           
                



          Fg.04                         Fg.05                           Fg.06    


          

      Fg.07                   Fg.08 

3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10

ATIVIDADE:

1. Experimentação: Ação expressiva.

A proposta é fazer um jogo de improvisação

O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.

• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.

• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.

• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.

• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.

Exemplo de diálogo:

jogador 1 - Amigo, você por aqui?

jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?

jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!

jogador 2 -“Da hora mano!”

jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?

jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.

jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?

jogador 2 - Hortelã com abacaxi

2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:

a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade?  Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.

b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.


SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança 2ºBIMESTRE

 2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06 

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos.

O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.

As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.

Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.

Nesses momentos de aprendizagem, você vai fazer uma viagem no território das danças africana, indígena e afro- -brasileira, e se aproximar das diversidades, dos diferentes povos e suas etnias.

Copie o texto acima no caderno/desenho. 

ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre os fatores dos movimentos na dança:

TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E ESPAÇO. Registre no caderno de artes/desenho. 


ATIVIDADE 2 –
 Copie e responda os questionamentos, sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras. E das composições de danças, seus artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço). 

 1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?

2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?

3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?

4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?

5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?

6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?

7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?

8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?

9. Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?

10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?

11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é divergente?

 

 2ºbimestre – 02 atividades – 06/07 à 10/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança

 LINGUAGEM DANÇA: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação.

Nesta situação de aprendizagem, você irá investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

 ATIVIDADE 01

Faça uma pesquisa sobre o que é improviso na dança e anote no caderno, depois responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.

1. O que é improviso? Você já se viu em momento da vida em que tive que improvisar?

2. O que você acha que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

3. Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?

4. Quais estilos você gosta de dançar?

5. Você gosta de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Você consegue dar um nome a este “jeito”?

6. Você já tentou dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?

7. Você já assistiu a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?

8. Você já assistiu a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?

9. Do que você brincava quando era criança? Se lembra de alguma brincadeira ou jogo? Explique.

10. Você conhece alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?

11. Você conhece alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?

12. Você acredita que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?

ATIVIDADE 02

Pesquise e anote no caderno sobre as diferentes formas de improvisação, composição e processos de criação em dança, brincadeiras, jogos e outras manifestações de expressão de matriz indígena, africana e afro-brasileira, depois preencha o quadro abaixo.

 

BRINCADEIRAS

JOGOS

DANÇAS COLETIVAS

Bolinha de gude

Barra manteiga

Capoeira

Cabo de guerra

 Chicotinho queimado

Cateretê

Escravo de jó

Kameshi Mpuku Ne

Jongo

Kakopi

Ikindene

Kizomba

 Mamba

Jogo da onça

Ko/lá San Jon

Peteca

Labirinto

Kuarup

Pular corda

Mbube Mbube

Maracatu

Pular elástico

Queimada

Toré

Terramar

Tobdaé

Ussuá

 

Matriz Cultural

Indígena

Africana

Afro-brasileira

Brincadeiras

Jogos

Danças Coletivas

 

2ºbimestre – 03 atividades – 22/06 à 26/06

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM     Linguagem Dança

 ATIVIDADE - AÇÃO EXPRESSIVA II

Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras, escolha (06) seis opções de cada dança e depois represente no caderno de desenho sua produção da pesquisa com colagem ou desenho e se desejar de outra forma.


Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz, Sairê (do extremo norte do Brasil), Folguedos Populares, Dança dos Tapuias e Pássaros Branco etc.


Danças AfricanasEntre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o Ahouach, o Guedra, o Schikatt, a Gnawa, a Kizomba e o Semba.


Danças Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de reis, Boi da manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril Dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque e Samba Enredo., Carnaval .

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma