SEI - SEMANA DE
ESTUDOS INTENSIVOS
Olá, queridos estudantes espero que todos estejam
bem!!!
Estamos finalizando o processo de ensino
aprendizagem na linguagem teatro, abordamos o contexto, práticas e processo de
criação, favorecendo a construção de vocabulários e repertório entre
diversas linguagens; análise tudo o que foi apresentado, revise o
portfólio, suas experiências pessoais.
Os
alunos que ainda não realizaram as atividades, segue um resumo do 2ºbimestre e
3ºbimestre, sobre o que foi abordado para serem entregues pelo email: natnas@prof.educacao.sp.gov.br
- COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 16/10/2020
SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM TEATRO
3ºbimestre - 01 atividade 10 à 14 Agosto
A palavra “teatro” vem do grego Theatron e significa “panorama (lugar de onde se vê), lugar onde as pessoas estão juntas para assistir um espetáculo artístico”.
Desde as antigas civilizações, já temos registro da existência do
teatro, que já era um local onde se faziam encenações e danças nas quais se
acreditava poder controlar o divino e as forças sobrenaturais, para assim,
manipular eventos da natureza, como chuvas, colheitas e farturas.
O teatro é uma das artes mais completas, pois o ator, quando entra na
peça, pode encenar vários personagens e representar uma gama de emoções,
provocando reações diversas no público.
ATIVIDADE I
Copie no caderno o texto acima, depois faça uma pesquisa sobre as formas
de processos: criação coletiva e colaborativa em teatro.
ATIVIDADE II
Responda os questionamentos abaixo, justifique sua resposta.
1. Como imagina que é um processo de teatro colaborativo?
2. Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais
onde costumam acontecer? Conte como foi.
3. O que você entende por produção cultural? O que você entende por
intervenção cênica?
4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?
3ºbimestre - 02 atividades 21 à 25 Setembro
Teatro, cinema e tecnologia
O teatro: é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas, considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público.
O cinema: Na visão
artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com som
sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável,
assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação.
A linguagem cinematográfica é poética e o
cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes.
A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com
imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o
imaginário do espectador, integrando ao palco, a estética do filme ou do
videoclipe.
ATIVIDADE
1.Leia o texto acima e copie no caderno/artes, depois faça as atividades abaixo:
a) Você gosta de assistir filmes? Qual gênero você mais gosta (drama, comédia, suspense, ação ou romance)? Comente sobre algum filme que você já assistiu.
b) Observe as silhuetas abaixo e identifique quais histórias pertencem:
3ºbimestre - 03 atividades - 28/09 à 02/10
ATIVIDADE:
1. Experimentação: Ação expressiva.
A proposta é fazer um jogo de improvisação
O desafio é que cada integrante deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, por exemplo.
• PEÇA AJUDA DA FAMILIA, FAÇA UM ÁUDIO, VÍDEO OU ESCREVA O DIÁLOGO.
• EXEMPLOS DO JOGO: A atividade consiste em um DIÁLOGO IMPROVISADO, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”.
• O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ORDEM ALFABÉTICA. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”.
• O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla se desejar.
Exemplo de diálogo:
jogador 1 - Amigo, você por aqui?
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 -“Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco?
jogador 2 - Hortelã com abacaxi
2. Após analisar os conceitos sobre teatro, responda as questões abaixo:
a) Como foi seu processo de criação nessas experiências teatrais da atividade? Quais foram as dificuldades e os desafios? Justifique sua resposta.
b) Escreva um texto explicando o que você aprendeu, o que achou difícil ou interessante na linguagem do teatro.
SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 2ºBIMESTRE
SITUAÇÃO APRENDIZAGEM: LINGUAGEM DANÇA
2ºbimestre – 01 atividades – 08/06 à 12/06
ATIVIDADE 1 - Copie o texto no caderno/desenho.
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança
possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares
entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de
repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de
sensações, sentimentos e pensamentos.
O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à
expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas
suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos,
ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão
sempre presentes.
ATIVIDADE 2 -Antes de iniciar a experiência prática de dança, responda aos questionamentos indicados abaixo:
1. Para você, qualquer pessoa pode dançar? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas?
2. Você já ouviu falar sobre “dança coral”? Como você imagina que ela
seja?
3. Faça uma pesquisa sobre o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban?
2ºbimestre – 02 atividades – 29/06 à 03/07
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
ATIVIDADE – Copie no caderno e responda os questionamentos indicados a seguir, justifique sua resposta.
2. Em sua região existem grupos de dança? Quais?
3. Conhece danças típicas e/ou tradicionais de alguma região? Quais?
4. Para você o que é dança regional? Você se interessa por dança? Qual?
5. Você gosta de dançar? 6. Dança é somente para profissional ou todos
podem dançar?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢ Linguagem
Dança
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades.
Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à
naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida,
padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento
profundo sobre algo ou alguém.
Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem
fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas.
ATIVIDADE
Registre no caderno e leia os conceitos acima indicados e responda aos questionamentos, justifique sua resposta.
2. Considerando as características próprias de cada cultura, como você
acha que se define os movimentos da dança e a forma de se dançar?
3. Para você, existe um corpo apto e outro inapto para a prática da
dança?
4. Dança é só para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo
físico?
5. Qual é a idade ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de
impedir alguém de dançar?
6. Você já sofreu algum preconceito por ter participado de alguma
atividade artística (dança, teatro etc.)?
7. Já presenciou algum colega sofrendo este tipo de preconceito?
8. Você já desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo
dança, teatro, artes visuais e música?
9. Como foi a sua experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma