CRONOGRAMA DE POSTAGENS


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quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Segunda atividade de química para nota do terceiro bimestre

 

Vamos fazer a nossa segunda atividade para nota do terceiro bimestre.                                      

Caderno do aluno – 3º bimestre. Página 32

Valor: 5,0 pontos.

Enviar até o dia: 25/09/2020

Email: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

 

Atividade 2 – Processo de Produção de Ferro-Gusa e Cobre

2A – Realize uma pesquisa e responda as seguintes situações-problema:  

1.    De onde é extraído o ferro?

2.    Há muito tempo, utilizamos alguns objetos metálicos. No entanto, você sabe como eles são produzidos e como é possível transformar um minério em metal?

3.    O que determina o uso de um metal para a produção de um utensílio? Poe exemplo, por que se utiliza o cobre nos fios elétricos e não o ferro?

2B – Pesquise informações sobre o funcionamento de um alto forno para a produção de ferro. Elabore um resumo com as orientações abaixo:

·         Matérias-primas utilizadas;

·         Processo de produção;

·         Método de separação entres escória e o ferro-gusa;

·         Impacto ambiental.

 

2C – Faca um resumo do vídeo: “Transformação do minério em ferro e em aço.”

Link: https://youtu.be/gdDBQn607hU

2D – O texto abaixo é sobre a produção do ferro, ação e cobre, faça a leitura e respondas as questões.

Produção do ferro, aço e cobre

 O Ferro (Fe) é o 4º elemento mais abundante na crosta terrestre, porém não é encontrado isolado na natureza, podendo ser extraído de minérios como a hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), pirita (FeS2), siderita (FeCO3) e limonita (Fe2O3.H2O).

O processo mais empregado para a produção do ferro é o alto forno, no qual é usado o carvão coque, rico em carbono (C). A queima desse carvão tem a função de fornecer energia para a transformação e interagir com o oxigênio(O2) para formação de monóxido de carbono (CO), representada na reação:

2 C(s) + O2(g) → 2 CO(g) + energia

O monóxido de carbono formado reage com o óxido de ferro (FeO), formando o ferro metálico:

FeO(s) + CO(g) + energia → Fe(l) + CO2(g)

Nessa produção adiciona-se também o calcário (CaCO3), que, devido ao calor do alto forno, decompõe-se em óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2):

CaCO3(s) + energia → CaO(s) + CO2(g)

O óxido de cálcio interage com as impurezas do minério, formando a escória, que é separada do ferro gusa ou ferro de primeira fusão. A escória é utilizada pela indústria para a fabricação de cimento. Mesmo após esse processo, o ferro gusa apresenta alguns contaminantes, como traços de carbono (C), silício (Si) e fósforo (P). Essa composição torna o ferro quebradiço.

O ferro gusa é levado para a aciaria, que é uma unidade da siderúrgica na qual ocorre a transformação de ferro gusa em aço através da retirada das impurezas e adição de outros compostos, como o níquel (Ni), cromo (Cr), molibdênio (Mo) e manganês (Mn), produzindo diversos tipos de aços com características bem distintas.

Por sua vez, o cobre (Cu) é um metal relativamente raro – não é encontrado na natureza na forma metálica, sua obtenção se dá através da calcosita (Cu2S). O minério é britado e moído, passa pelo processo de ustulação, que é o aquecimento do minério moído na presença de gás oxigênio. Nessa etapa, o enxofre (S), que estava preso ao cobre, une-se ao oxigênio, formando o gás dióxido de enxofre (SO2):

Cu2S(s) + O2(g) + energia → 2Cu(l) + SO2(g)

O metal produzido nessa etapa tem aproximadamente 98,5% de pureza e recebe o nome de cobre blister. O cobre exigido pela indústria elétrica deve ser puríssimo; para isso, ele é submetido ao processo de eletrólise. Sua produção envolve um longo processo e gera uma imensa quantidade de resíduos sólidos. Elaborado especialmente para São Paulo Faz Escola.

Questões:

1.    Qual a função do carvão na produção do ferro?

2.    Cite uma transformação física e uma transformação química.

3.    Quais são as semelhanças e diferenças observadas nos processos de produção de ferro, aço e cobre?

4.    Qual desses metais tem mais valor comercial? Justifique sua escolha.

 

Orientações:

 

·         Leia com atenção as atividades.

·         Dúvidas: elizangelamoura@prof.educacao.sp.gov.br

·         Respeitar o prazo de entrega.

·         Bom estudo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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