OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF - AULA DE ARTE, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 27/07/2020.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Analisar e experimentar diferentes
elementos das danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira e discutir
as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros
contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. Relacionando
as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética.
Para a ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns
conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Preconceito - significa pré-julgamento, literalmente é o primeiro conceito -
uma concepção que existe sem que haja fundamentação.
Estereótipo - ideia, conceito ou modelo formado antecipadamente e sem
fundamento sério ou imparcial, que se estabelece como padrão. Fonte:
Significados. Significado de Estereótipo: O que é Esteriótipo. Disponível em:
<<https://www.significados.com.br/estereotipo/>>
Acesso em: 03 dez. 2019.
ATIVIDADE
A - Faça um comentário no caderno em 10
(dez) linhas, sobre o tema que vamos abordar “preconceito e
estereótipo”.
B - Responda no caderno as seguintes
questões:
1.Qual é sua impressão a respeito dos
espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros. Comente.
2. Qual é a importância do universo
cênico para a coreografia? E qual a importância do figurino e do cenário na
coreografia?
3. Nos dias atuais, ainda encontramos
preconceito em relação às apresentações afros e indígenas? Por quê?
4. Existe preconceito em relação à
linguagem de dança na escola? Quais? 14. Na sociedade, ainda encontramos
preconceito em relação à dança? Cite exemplos. 15. Quais são os estereótipos
para ser dançarino ou para dançar? A dança é só para magros e jovens?
5. Conte um pouco sobre como foram suas experiências pessoais
vivenciadas na escola em atividades envolvendo dança. Quais foram suas maiores
dificuldades para realizar ações?
6. Você considera que a prática da dança pode ser realizada por todos ou
existe alguma restrição? Por quê?
7. Você já sofreu bullying na escola por participar de atividades
artísticas? Ou presenciou outros colegas sofrendo esta prática? Comente.
ATIVIDADE II
Avaliação e Recuperação
Finalizado o processo de criação e ensino aprendizagem das atividades, analise tudo o que foi abordado, suas
experiências pessoais, assim como a problematização e o combate ao preconceito
e estereótipos que foram apresentados.
Se ainda permanecer dúvidas e, em caso
afirmativo, descreva-os para esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma