OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF - AULA DE ARTE, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 20/07/2020.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LINGUAGEM DANÇA:
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de
dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira
ATIVIDADE
I – AÇÃO EXPRESSIVA I
Nesta
ação expressiva, você vai vivenciar duas brincadeiras de improvisação e criação
de movimentos corporais como fonte para a construção de vocabulários e
repertório pessoal.
- Convide seus familiares a participar das atividades.
- Com as explicações abaixo: realize as brincadeiras.
1.Matriz
indígena – Toloi Kunhügü
(ou gavião e passarinhos) utilizando giz de lousa desenhe círculos no chão que
representam os ninhos dos passarinhos. Escolha uma pessoa para ser o gavião e
explique que os outros serão os passarinhos. Oriente os que serão (passarinhos)
a andar de um lado para outro movimentando todas as partes do corpo em nível
médio e alto e variando o ritmo de rápido para moderado.
A
pessoa (gavião) deve entrar na brincadeira movimentando o seu corpo em nível
baixo e ritmo lento (agachado). Em determinado momento se levanta e tenta
agarrar os (passarinhos) que fogem e se escondem em seus ninhos (entram no
círculo), ficando a salvo do gavião. Se o gavião pegar um passarinho, este
ficará preso no ninho do gavião e não poderá mais sair de lá. O vencedor será o
último passarinho livre que se tornará o gavião para a próxima partida.
2.
Matriz africana – Mamba (cobra)
Escolha uma pessoa para ser a Mamba (cobra), explique que a cobra corre pelo
espaço e tenta apanhar os outros participantes da brincadeira. Quando um
jogador é pego, ele segura nos ombros ou na cintura do jogador que representa a
cobra e assim vão formando uma fila atrás do jogador. Somente o primeiro
jogador (a cabeça da cobra) pode pegar outros jogadores. Os jogadores pegos,
que já fazem parte do corpo da cobra, podem ajudar bloqueando ou não permitindo
que os adversários passem pelo corpo da serpente. O último que não foi pego é o
vencedor.
ATIVIDADE
II – AÇÃO EXPRESSIVA II
Faça
um momento de reflexão e análise sobre os movimentos corporais realizados nas
brincadeiras. Comente como foi sua experiência das brincadeiras.
Sugestão
de espetáculo:
Samwaad:
Rua do Encontro. Fonte:
Ivaldo Bertazzo. “Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma