Data: semana – 30 de junho até 03 de julho
Número de aulas: 4
Contato e entrega de atividades: via e-mail paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br e sempre uma cópia no caderno.
Você pode tirar foto do que foi feito no caderno, pode enviar no Word ou no corpo do e-mail.
Orientações para entrega de Atividades.
- Coloque o nome completo, o ano (Ex. 7E) e a data de resolução em cada folha do caderno;
- Coloque o Título da Atividade no Início (semana de XX até XX de junho - título da atividade);
- Ao terminar toda a atividade, tire foto (legível) de cada folha e envie para o meu email (paulacelestino@prof.educacao.sp.gov.br), você pode fazer no Word também ou outro editor de texto, mas sempre deixe uma cópia no CADERNO;
- No email, colocar o título da atividade no campo "ASSUNTO" e no corpo da mensagem o NOME COMPLETO E ANO/SÉRIE.
Prazo para Entrega: 08/07/2020
Máquinas Térmicas e o Mundo Moderno.
https://youtu.be/eHzUdI1uMLo - Máquinas Térmicas
https://youtu.be/vgzrSXOUo-A - Tipos de Combustíveis
https://youtu.be/GykS4PMSTrc - Tecnologia no Cotidiano
Atividade I
Contextualização.
Texto 1: Os combustíveis fósseis são originados pela decomposição de matérias orgânicos. São considerados recursos naturais não renováveis. Os mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. São usados para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas). A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis.
Fonte: Poluição por Combustíveis Fósseis, disponível em:
Texto 2: Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável, matéria orgânica de origem vegetal ou animal, empregada na geração de energia e que, portanto, podem substituir, parcial ou totalmente, os combustíveis fósseis. No Brasil, os principais biocombustíveis utilizados são o etanol, obtido da cana-de-açúcar e, o biodiesel, obtido de óleos vegetais ou de gorduras animais. O Brasil é pioneiro na produção e uso de biocombustíveis e cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis.
Texto 3: Carlos Klink lembrou que o governo busca promover o desenvolvimento sustentável de baixo carbono com o estímulo às tecnologias limpas, novas práticas produtivas e o desenvolvimento e disseminação do conhecimento.
Fonte: Políticas ambientais, disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/9263-pol%C3%ADticas-ambientais-em-debate
Fichas de Combustíveis
Cada célula representa uma ficha, lembre-se que para o fluxograma, essas fichas preencherão apenas os itens “Nome” e “Características”.
Os outros itens deverão ser pesquisado e preenchidos dentro de cada grupo, como o exemplo logo acima.
Bom trabalho.
Atividade II
Testes mecânicos
I) Magnetismo: materiais com propriedades magnéticas tendem a responder à presença de um campo magnético. Ao aproximar um imã magnetizado de um material magnético, haverá uma resposta: seja atração ou repulsão. Já materiais diamagnéticos (não magnéticos), quando expostos a um campo magnético não interagem com tal, ou seja, não são nem atraídos, nem repelidos.
II) Transmitância da luz: é a quantidade de luz que o material permite atravessá-lo. Material transparente é aquele é permite que toda ou quase toda luz o atravesse (como a água, por exemplo), material translúcido é aquele permite que apenas uma parcela da luz o atravesse (água turva, por exemplo), material opaco é aquele que não permite que a luz o atravesse (como uma tinta).
III) Densidade: ou massa específica, é a razão entre a massa e o volume. Materiais mais densos que a água tendem a afundar, já os menos densos tendem a boiar.
IV) Porosidade: os poros são cavidades preenchidas com água, que podem ser vistas a olho nu. Uma forma de identificar a quantidade de poros superficiais é imergir o material em água e observar a quantidade de água absorvida, desta forma quanto mais difícil for secá-lo, mais poroso é o material.
V) Resistência ao Impacto: indica a quantidade de energia necessária para levar um corpo de prova à fratura. Quando a fratura apresenta superfície lisa é dita frágil, já quando há a presença de pequenas deformações é dita dúctil.
VI) Dureza: Mohs definiu dureza como a capacidade de um material em riscar outro material. Quando mais duro o material, maior é a sua capacidade de riscar outros materiais, o diamante, por exemplo, é capaz de riscar praticamente todos os material, por isso é considerado o mais duro.
VII) Ductilidade: é a capacidade do material em se deformar até sua fratura, ou seja, é maleável. Um material que se deforma facilmente, sem apresentar trincas aparentes é dito dúctil.
VIII) Resistência Elétrica: é a capacidade do material em impedir a passagem de corrente elétrica quando exposto à uma diferença de potencial. Quanto maior for a resistência elétrica mais isolante é o material.
Na sequência você encontra as instruções e a tabela preencha conforme solicitado, após análises de todos os dados obtidos.
Orientações para a atividade:
Bom trabalho.
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