Bom dia turma! Vamos continuar com números inteiros,veja os exemplos a seguir e resolva os exercícios.
Data de entrega dos exercícios resolvidos é dia 08/07/2020,pode enviar para meu email ou entregar as atividades na escola.
email: gcaminha@prof.educacao.sp.gov.br
MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS
1) multiplicação de dois números de sinais iguais
observe o exemplo
a) (+5) . (+2) = +10
b) (+3) . (+7) = +21
c) (-5) . (-2) = +10
d) (-3) . (-7) = +21
conclusão: Se os fatores tiverem sinais iguais o produto é positivo
2) Multiplicação de dois produtos de sinais diferentes
observe os exemplos
a) (+3) . (-2) = -6
b) (-5) . (+4) = -20
c) (+6) . (-5) = -30
d) (-1) . (+7) = -7
Conclusão : Se dois produtos tiverem sinais diferentes o produto é negativo
Regra pratica dos sinais na multiplicação
SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo +
a) (+) . (+) = (+)
b) (-) . (-) = (+)
SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo -
a) (+) . (-) = (-)
b) (-) . (+) = (-)
EXERCÍCIOS
1) Efetue as multiplicações
a) (+8) . (+5) =
b) (-8) . ( -5) =
c) (+8) .(-5) =
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =
f) (+3) . (-9) =
g) (-3) . (-9) =
h) (+3) . (+9) =
i) (+7) . (-10) =
j) (+7) . (+10) =
k) (-7) . (+10) =
l) (-7) . (-10) =
m) (+4) . (+3) =
n) (-5) . (+7) =
o) (+9) . (-2) =
p) (-8) . (-7) =
q) (-4) . (+6) =
r) (-2) .(-4) =
s) (+9) . (+5) =
t) (+4) . (-2) =
u) (+8) . (+8) =
v) (-4) . (+7) =
x) (-6) . (-6) =
2) Calcule o produto
a) (+2) . (-7) =
b) 13 . 20 =
c) 13 . (-2) =
d) 6 . (-1) =
e) 8 . (+1) =
f) 7 . (-6) =
g) 5 . (-10) =
h) (-8) . 2 =
i) (-1) . 4 =
j) (-16) . 0 =
MULTIPLICAÇÃO COM MAIS DE DOIS NÚMEROS
Multiplicamos o primeiro número pelo segundo, o produto obtido pelo terceiro e assim
sucessivamente, até o último fator
exemplos:
a) (+3) . (-2) . (+5) = (-6) . (+5) = -30
b) (-3) . (-4) . (-5) . (-6) = (+12) . (-5) . (-6) = (-60) . (-6) = +360
EXERCÍCIOS
1) Determine o produto:
a) (-2) . (+3) . ( +4) =
b) (+5) . (-1) . (+2) =
c) (-6) . (+5) .(-2) =
d) (+8) . (-2) .(-3) =
e) (+1) . (+1) . (+1) .(-1)=
f) (+3) .(-2) . (-1) . (-5) =
g) (-2) . (-4) . (+6) . (+5) =
h) (+25) . (-20) =
i) ( -36) .(-36 ) =
j) (-12) . (+18) =
k) (+24) . (-11) =
l) (+12) . (-30) . (-1) =
Página dedicada para publicações de atividades, roteiros de estudos e conteúdo direcionado aos alunos da Escola Estadual Herbert Baldus.
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
7E, 8 ANOS, 9 ANOS, 1A
|
6 ANOS e 7 ANOS
|
1B,1C,1D,1E,1F, 2 ANOS,
3 ANOS |
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
PORTUGUÊS, INGLÊS, ARTES
SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
HISTÓRIA, GEOGRAFIA,FILOSOFI,SOCIOLOGIA
TERÇAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS
QUARTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA
QUARTAS-FEIRAS ÀS 20h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 10h00
|
PROJETO DE VIDA, TECNOLOGIA, ELETIVAS
QUINTAS-FEIRAS ÀS 15h00
|
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS - TODAS AS MATÉRIAS E TURMAS:
QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS NO PERÍODO DE SUA AULA. LEMBRE-SE: PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO DO PROFESSOR ACESSE (NO MENU ACIMA NEGRO) A MATÉRIA E A TURMA A QUAL FAZ PARTE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma