OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS ÀS 2ªF - AULA DE ARTE PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 29/06/2020.
CONTINUAÇÃO AULA ANTERIOR: LINGUAGEM DANÇA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Objetos de Conhecimento: Contextos e
práticas
ATIVIDADE
I - AÇÃO EXPRESSIVA I
Escolha uma música de sua preferência. Nesta atividade, procure movimentar/dançar e experimentar/vivenciar, ações corporais baseadas nos fatores do movimento: FLUÊNCIA, ESPAÇO, PESO E TEMPO; citadas abaixo e depois registre no caderno de desenho, como foi sua experiência da dança, suas ações corporais e os movimentos dançados; faça o registro com desenhos.
Escolha uma música de sua preferência. Nesta atividade, procure movimentar/dançar e experimentar/vivenciar, ações corporais baseadas nos fatores do movimento: FLUÊNCIA, ESPAÇO, PESO E TEMPO; citadas abaixo e depois registre no caderno de desenho, como foi sua experiência da dança, suas ações corporais e os movimentos dançados; faça o registro com desenhos.
(10,0) pontos
Só leitura:⇣⇣⇣⇣⇣⇣
Só leitura:⇣⇣⇣⇣⇣⇣
1. FLUÊNCIA
• Movimento corporal livre
(fluente, continuado, expandido) ocorre quando o movimento não pode parar,
dando a sensação de fluidez;
• Movimento corporal
controlado (contido, cortado, limitado) ocorre quando o movimento pode ser
interrompido a qualquer momento, dando a sensação de pausa;
2. ESPAÇO
• onde o dançarino atua e cria;
um lugar que lhe pertence. Existem o espaço imaginário e o espaço como limite
da ação. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do
movimento:
• Forma direta: quando o movimento
mantém uma trajetória, tem uma atenção direta no espaço e emprega movimentos
retos e lineares;
• Forma flexível: quando o movimento é
definido como arredondado, ondulante, plástico, indireto. Além disso, são
usadas várias partes do corpo, indo a diferentes lugares (espaço
tridimensional) ao mesmo tempo.
• O espaço informa ao dançarino a trajetória
da ação no ar, e verificam-se, ainda, três níveis de movimento: o baixo (que
vai do deitar ao engatinhar), o médio (que vai do engatinhar, sentar e ficar de
pé) e o alto (que vai da ponta dos pés aos saltos em altura).
3. PESO
• auxilia na conquista da
verticalidade, na assertividade. O peso pode demonstrar um aspecto mais físico
da personalidade de quem realiza esse movimento.
4. TEMPO
• Indica o ritmo das ações e apresenta
os acontecimentos um após o outro, podendo ser sustentado (lento) ou súbito
(rápido). Se a ação durar longo tempo, o movimento será lento.
ATIVIDADE 2 - AÇÃO EXPRESSIVA II
Realize uma pesquisa em livros,
revistas, internet etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem
indígenas, africanas e afro-brasileiras, escolha (06) seis opções de cada
dança e depois represente no caderno de desenho sua produção da pesquisa. (10,0) pontos
Danças Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula,
Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina,
Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do
Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de reis, Boi da manta, Bumba Meu
Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal,
Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote,
Pastoril Dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque
e Samba Enredo., Carnaval .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma