OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA (ADAPTADAS) E SE POSSÍVEL ACOMPANHE O CENTRO DE MÍDIAS TODAS AS 2ªF - AULA DE ARTE, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 29/06/2020.
CONTINUAÇÃO AULA ANTERIOR: DANÇA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ➢
fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço)
ATIVIDADE 1 – Faça uma pesquisa sobre cada um dos
fatores do movimento: TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E ESPAÇO NA DANÇA. E
responda as questões: (10,0) pontos
1. Quando falamos sobre a linguagem da dança,
o que você destacaria de importante nela?
2. Você já ouviu falar em
coreografia? Se sim, registre com suas palavras para que ela serve.
3. O que o movimento que fazemos
ao dançar tem de diferente dos movimentos que fazemos com o corpo no dia-a-dia?
4. Quando falamos em dança,
lembramos de música e movimento! Para você, como será que estes movimentos são
criados?
5. O que você sabe sobre os
fatores de movimento – tempo, peso, fluência e espaço? Comente.
ATIVIDADE 2 – Assista ao
vídeo e observe os movimentos em solo, duetos e do corpo de baile. Analise como
se locomovem pelo ambiente e como exploram os fatores do movimento. Em seguida
responda aos questionamentos. (10,0) pontos
APRECIAÇÃO I
• “The Concert (or The Perils
of Everybody)”, fragmento da obra criada por Jerome Robbins do Canal
Balletoman.com–“Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y7GKaBKZ6EA&list=RDY7GKaBKZ6EA&start_radio=1&t=3. Acesso em: 06 nov. 2019.
1. O que chamou mais a atenção nesta apresentação?
Será que os “erros” que aconteceram durante a apresentação são propositais ou
realmente foram acidentais?
2. Quando observamos a ação em
cena, dá para perceber que existe uma relação entre o som, o movimento e o
espaço? Por quê?
3. É possível perceber na
apresentação a categoria: ESPAÇO? Como as bailarinas utilizam este fator do
movimento na dança?
4. E sobre a categoria TEMPO,
podemos perceber como se desenvolve na apresentação? É rápido, moderado ou
lento?
5. Como você percebe o fator PESO?
É leve, forte ou apresentam uma variação?
6. E a FLUÊNCIA, é livre ou
controlada?
7. Para você, estas categorias do
movimento ocorrem separadamente, ou tudo está inter-relacionado nesta
apresentação?
- APRECIAÇÃO II
Assista aos dois vídeos a seguir,
para responder aos próximos questionamentos:
- “Thought of You – by Ryan Woodward”,
do canal do artista e animador: Ryan Woodwar – “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OBk3ynR btsw –
Acesso em 07 nov. 2019.” Embora seja uma animação, podemos observar a
movimentação dos personagens pelo ambiente. Repare que esta coreografia conta
uma história!
- “Thought of you” do canal de
André Sena – “Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=K6T6EDtz5H8
Acesso em 07 nov. 2019.”
Agora, faça uma análise e
comparação dos elementos dos movimentos apresentados, registre suas ideias,
conceitos e observações, refletindo sobre:
1. Qual dos dois você mais gostou
de assistir? Por quê?
2. O que podemos perceber sobre
os fatores do movimento nesta coreografia?
3. Dentro da categoria ESPAÇO,
quais são os elementos utilizados na movimentação? Exemplifique quando isso
ocorre na apresentação.
4. Percebemos que existe um determinado ritmo
na apresentação, isto possui influência pelo Tempo, Peso e Fluência? Eles
variam durante a apresentação ou continuam se mantendo da forma desde o início
até ao término da apresentação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma