OLÁ,
QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS
ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O
EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO,
ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 15/06/2020.
A
Linguagem da Dança
A dança é uma linguagem
artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o
desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O
domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais,
novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e
pensamentos.
O refinamento do corpo em
movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim
como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos
âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos
desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na
rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e
sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e
que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos
que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em
aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções,
níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades
com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Nesses momentos de
aprendizagem, você vai fazer uma viagem no território das danças africana,
indígena e afro- -brasileira, e se aproximar das diversidades, dos diferentes
povos e suas etnias.
Copie o texto acima no caderno/desenho. (1,0) ponto
Copie o texto acima no caderno/desenho. (1,0) ponto
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1 – Faça
uma pesquisa sobre os fatores do movimentos na dança: TEMPO, PESO, FLUÊNCIA E
ESPAÇO. Registre no caderno de artes/desenho. (10,0) pontos
ATIVIDADE 2 – Copie e responda os questionamentos, sobre as diferentes formas de expressão,
representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e
afro-brasileiras. E das composições de danças, seus artistas, grupos e
coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas, e fatores de movimento
(tempo, peso, fluência e espaço). (10,0) pontos
1. Você costuma prestar
atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você
fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta corretamente?
Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo
você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os
fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de
dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do
espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos
de danças paulistas? Quais?
7. Você já assistiu
apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão,
representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena
você conhece?
9. Você já assistiu
apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão,
representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança
afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na
dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é
divergente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma