OLÁ,
QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS
ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O
EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO,
ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 15/06/2020.
A
Linguagem da Dança
A dança é uma linguagem
artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o
desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio
do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas
possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e
pensamentos.
O refinamento do corpo em
movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim
como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos
âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos
desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na
rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e
sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e
que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos
que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em
aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções,
níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades
com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Nas situações de
Aprendizagem que se seguem, você conhecerá mais a respeito das diferenças entre
os elementos que compõem as danças tradicionais e as contemporâneas, seus
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros, incluindo
aquelas que envolvem recursos tecnológicos.
Copie o texto acima no caderno/desenho. (1,0) ponto
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1:
Faça uma pesquisa sobre o que é a dança tradicional e dança contemporânea.
Registre no caderno de artes/desenho. (10,0) pontos
ATIVIDADE 2: Copie
e responda as questões a seguir sobre o tema. Registre no caderno de
artes/desenho. (10,0) pontos
1. Quais os elementos que
compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentamos sempre da mesma
maneira, em qualquer situação cotidiana?
2. Os movimentos que fazemos dentro da sala de
aula, entre as carteiras, são os mesmos que fazemos no pátio da escola? O
espaço interfere em nossos movimentos?
3. Quando passeamos pelas ruas ou quando
estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos
ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4. Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos
movimentos representados nas danças? Por quê?
5. A expressão e a representação do dançarino,
ao apresentar-se para o público, é igual à sua expressão e representação no seu
dia-a-dia?
6. Você já viu ou
participou de uma apresentação de dança tradicional?
7. Dê exemplos de danças
tradicionais que você conhece.
8. Como você
caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os
dançarinos agem livremente?
9. O que você pensa sobre dança contemporânea?
10. Será que a dança
contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional; quanto aos passos e
movimentos?
11. Quais as possíveis diferenças entre dança
tradicional e dança contemporânea, em relação à música, ao figurino, aos
movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12. Tecnologias digitais podem ser utilizadas
em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13. Você já assistiu ou
conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas,
brasileiros e/ou estrangeiros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma