OLÁ, QUERIDOS ESTUDANTES ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO DO CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA, PARA O 2ºBIMESTRE, POR FAVOR ASSIM QUE CONCLUÍREM:
ENVIEM PARA O EMAIL: natnas@prof.educacao.sp.gov.br - COLOQUE SEU NOME COMPLETO, ANO/SÉRIE .
ENVIAR ATÉ: 15/06/2020.
A
Linguagem da Dança
A dança é uma linguagem
artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o
desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O
domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais,
novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e
pensamentos.
O refinamento do corpo em
movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim
como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos
âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos
desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na
rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão.
As danças têm funções e
sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e
que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos
que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em
aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções,
níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades
com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Nesses momentos de
aprendizagem, vocês aprenderão dentre outras coisas, as danças clássicas e
modernas, em seus contextos e práticas, elementos da linguagem e processos de
criação.
Copie o texto acima no caderno/desenho. (1,0) ponto
Copie o texto acima no caderno/desenho. (1,0) ponto
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 1 –
Para iniciar a construção dos conhecimentos sobre dança clássica e moderna,
copie e responda as questões a seguir: (10,0) pontos
1. Quais
estilos ou tipos de dança você conhece? Com qual você tem mais identificação?
2. Qual deles
você gostaria de praticar?
3. O que há em
comum nas formas de dança que foram lembradas por você e pelo grupo?
4. Para você, o
que é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses dois
conceitos?
5. Você saberia citar os elementos constitutivos do
movimento dançado?
6. Já estudou a história da dança tradicional e
contemporânea? Comente.
7. Conhece grupos de dança paulistas, brasileiros ou estrangeiros
que apresentam espetáculos de dança clássica ou moderna? Cite alguns.
ATIVIDADE 2 –
APRECIAÇÃO DE IMAGENS
Observe as imagens: copie e responda as questões a
seguir: (10,0) pontos
Fonte: Pixabay Autor: Rudy and Peter
Skitterians - O Lago dos Cisnes.Disponível em: https://pixabay.com/pt/
photos/bal%C3%A9-lago-de-cisnes-bailarina- dan%C3%A7of2124649. Acesso em 18 jan. 2020.
Dança Moderna/ Fonte: Pixabay Autor: Rudy and Peter Skitterians
1.Como são os movimentos?
Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes? Por quê?
2. Quanto aos figurinos,
quais são as diferenças percebidas por você?
3. Sobre a utilização do
espaço, quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de colocar seu nome completo e série/ano turma