COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
ANO/SÉRIES(s): 1 anos B, C, D, E e F
PERÍODO/SEMANA: DE 16 à 20/11/2020
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
· Inferir relações de causa e efeito com base nas relações entre variáveis sobre a saúde individual e coletiva.
· Reconhecer fatores que influenciam a saúde no Brasil.
· Identificar as relações entre os diversos acontecimentos que levaram ao conceito de vacina e imunidade e reconhecer a importância da vacinação no combate ás doenças, a partir da análise de estatísticas.
ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO DO BIMESTRE
- Questões a serem respondidas na conversa com os alunos sobre:
- O que é vacina para você?
- Você sabe que doenças essas vacinas previnem?
- Cite vacinas que você já tomou.
- Cite três formas de prevenir doenças.
- Quantos calendários de vacinação existem no Ministério da Saúde (Brasil)?
- Quantas vacinas existem no calendário da criança?
- Quantas vacinas existem no calendário do adolescente?
- Quais são as doenças preveníveis por vacina existe no calendário?
- Quem pode ser vacinado?
- Como está o seu cartão de vacina?
- Onde as vacinas são oferecidas para atualização do cartão de vacinas?
METODOLOGIA(S)/ RECURSOS:
- Caderno do aluno;
- Aula CMSP;
- Texto “Calendário Vacinal”.
ORIENTAÇÃO(ES) DO PROFESSOR(A) AO ALUNO:
1 – Ler o texto “Calendário Vacinal”.
2 – Para responder as perguntas use seus conhecimentos, se necessário fazer pesquisa na internet ou livros.
CALENDÁRIO VACINAL
Crianças e adolescentes são ótimos agentes de saúde. Divulgam no ambiente familiar o que aprenderam na escola, sendo também formadores de opinião em casa. Assim, a escola é um excelente espaço para diálogo, mobilização e informação sobre vacinas, assunto importante para toda a família.
Nosso objetivo é aproveitar a permanência do aluno na escola para que o mesmo apreenda conceitos sobre educação em saúde, em especial, a prevenção das doenças por meio da vacinação, sobretudo por considerar que essa ação pode se tornar em instrumento de educação na transformação de atitudes no seio da família.
Ao iniciar a vida educando, a criança traz consigo conceitos relativos à saúde, oriundos da família, de outros grupos de relação mais direta ou da mídia, a exemplo das campanhas de vacinação que têm como protagonista o Zé Gotinha, conhecido e querido pelas crianças que traz saúde e previne doenças1.
O adolescente como sujeito hígido, saudável e pela sensação de invulnerabilidade e indestrutibilidade interrompe a prática de vacinação que existia na infância, na qual a família mantinha a governabilidade sobre a saúde do mesmo. Entretanto, existem adolescentes prováveis suscetíveis às várias doenças para as quais existem vacinas eficazes. Além do mais, sabe-se que nem sempre é fácil convencer o adolescente a se vacinar.
A vacinação é um dos temas que deve ser desenvolvido nos ensinos fundamental e médio, visto que se encontra entre as ações de natureza eminentemente protetora da saúde. Para tanto, é importante o acompanhamento e orientação do calendário de vacinas, e conhecimento das doenças que podem ser prevenidas por vacina da infância e adolescência. Desta forma, as famílias e a escola são aliadas da saúde para a obtenção do esquema vacinal de acordo com os calendários de vacinação para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.
Não estou achando o email do prefessor (a) de biologia!!!!!!!!!
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